Férias na Guatemala: Cultura, Festivais e eventos

Guatemala

As raízes culturais da Guatemala são na sua maioria europeias.

As raizes culturais europeias estão claramente refletidas nas mais diversas áreas como a literatura, através do escritor Miguel Angel Astúrias, premiado com o Nobel da Literatura, o modo de vida guatemalteco, cujos ideais expressos por Rigoberta Menchu valeram-lhe o premio da Paz, e as crenças trazidas pelos europeus, e posteriormente pelos escravos africanos que mesclam, entre si as superstições e praticas magicas de grupos étnicos muitos distintos entre si.

Atualmente, o designado feiticeiro ou bruxo (quinboiseur) assume um papel preponderante na vida quotidiana da população e na sua maioria, estes respeitam os seus conselhos.

 

Contudo, há uma expressão artística que perdura ao longo de milhares de ano, a musica. Símbolo por excelência, a marimba é um instrumento musical artístico e de certa forma cultural pelo som peculiar produzido pelas suas teclas de madeira.

 

 

Festivais e eventos

Embora a Guatemala não tenha muitos feriados, sendo um país de maioria católica, os poucos que existem, em grande parte refletidos no Calendário litúrgico Católico, são celebrados com uma alegria contagiante, mantendo vivas as tradições existentes.

 

Entre as celebrações religiosas destacam-se a Semana Santa, celebrada com especial fervor na cidade de Antígua, onde as longas carpetes de flores são delicadamente construídas ao longo de todo o trajeto por onde passa a procissão.

 

No mês de Julho, a cidade de Coban recebe a festa religiosa de Paabanc, um especial e tradicional baile celebrado em toda a área pelos índios Kekchis, os quais manifestam a perpetuação de suas tradições e costumes.

 

As duas últimas celebrações de carácter religioso ocorrem nos meses de Novembro e Dezembro respetivamente.

O dia de Todos os Santos, celebrado a 01 de Novembro, visitam e adornam-se os cemitérios para recordar as pessoas queridas que já partiram, e no mês de Dezembro, para além do tradicional 25 de Dezembro, celebra-se a Festa Religiosa de Santo Tomas, na bonita localidade de Chichicastenango.

 

Entre os feriados de carácter histórico destacam-se o dia da Independência, no dia 15 de Setembro e a festa da Revolução a 20 de Outubro.

 

Como Chegar à Guatemala:

Principais Aeroportos da Guatemala

Aeroporto de la Aurora (GUA)

Aeroporto de Puerto Barrios (PBR)

Aeroporto Internacional Mundo Maya (FRS)

Coban Airport (CBV)

Retalhuleu Airport (RER)

 

Onde Ficar na Guatemala:

 

Aqui encontra a melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias na Guatemala

banner 320x50 pt

Excursões e actividades na Guatemala

A nossa App Android

Hotelbooking QR

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Online

Temos 81 visitantes e 0 membros em linha