Booking.com

 
 
 

Tikal

A Guatemala é considerada por muitos, o berço da civilização maia cujo principal centro se situa na região de Petén, justificando assim as tão únicas características culturais guatemaltecas no quadro da cultura centro-americana.

Durante longos séculos, mais precisamente entre o ano de 2500 a. C. até ao século X, os maias desenvolveram uma das civilizações mais avançadas da América Pré-Colombiana, com a criação de grandes artistas e, sobretudo intelectuais que dominaram as matemáticas, sendo capazes de realizar complexos cálculos astronómicos.

 

Para além das ciências, outra característica da civilização maia era a sua organização política e territorial, através da subdivisão em cidades-estados, cidades como Mixco Viejo, Utathan ou até mesmo Tayasal.

 

Tal facto tornou-se preponderante, aquando da chegada do militar espanhol Pedro de Alvarado no ano de 1524 ao território guatemalteco, uma vez que permitiu adiar a invasão e consequente conquista espanhola.

 

Somente no ano de 1542, a atual Guatemala se organiza sob a designação de “Capitania Geral”, incluindo as províncias das Honduras, Nicarágua e Costa Rica apesar de, durante os trezentos anos de domínio espanhol, o poder político se ter concentrado na igreja, de tal forma que foi na Guatemala que se estabeleceu, no ano de 1742, o primeiro arcebispado da América Central.

 

o contínuo fraco desenvolvimento comercial sucedem-se uma série de motins que perduraram até 16 de Setembro de 1821, ano da declaração da Independência das colónias centro-americanas, incluindo a própria Guatemala. No entanto, no ano seguinte esta foi anexada pelo império mexicano até 1823, passando posteriormente a fazer parte das Províncias Unidas da América Central até 1839.

 

Desde então, sucederam-se ditaduras sob a forma de governos liberais ou conservadores, terminando ambos em sucessivas revoluções, sendo a revolução de 1871 uma das mais benéficas para todo o território guatemalteco.

A subida ao poder de Justo Rufino Barrios em 1873 permitiu a criação e continuidade de um programa de desenvolvimento económico, baseado no investimento em grandes propriedades produtoras de café.

 

O mesmo programa teve continuidade com as ditaduras posteriores, a primeira de Manuel Estrada Cabrera (1898-1920), e a segunda de Jorge Ubico (1931-44), ambas caracterizadas pelo favorecimento dado aos investidores americanos.

 

Os contínuos confrontos entre as duas ideologias predominantes do país, liberais e conservadores, caracterizam desde a década de 60 até aos dias de hoje, a designada história contemporânea da Guatemala, desde as primeiras guerrilhas entre a extrema-direita e esquerda, passando pelos sucessivos golpes de estado por parte dos militares que instauraram uma politica de repressão e injustiça. Desde então, todos os confrontos registados têm adiado a oportunidade de os Guatemaltecos viverem num ambiente social justo rodeado de paz.

 

Como Chegar à Guatemala:

Principais Aeroportos da Guatemala

Aeroporto de la Aurora (GUA)

Aeroporto de Puerto Barrios (PBR)

Aeroporto Internacional Mundo Maya (FRS)

Coban Airport (CBV)

Retalhuleu Airport (RER)

 

Onde Ficar na Guatemala:

 

Aqui encontra a melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias na Guatemala

banner 320x50 pt

Excursões e actividades na Guatemala

 
Promoções
 
Hotéis

 

ref-booking-large
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Excurses

 

 

Online

Temos 85 visitantes e 0 membros em linha

Voos

 

My Hotelbooking