Booking.com

 
 
 

Atrações a não perder na Guatemala

A rica herança maia aliada ao esplêndido património ecológico, com uma vasta e variadíssima flora e fauna, em conjunto com um clima bastante agradável e ameno, faz da Guatemala um autêntico paraíso para umas férias simplesmente inesquecíveis.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias na Guatemala

banner 320x50 pt

 

 

Ruínas Tikal

Tikal

Localizado em El Petén, Tikal é a joia da coroa das ruínas maias na Guatemala.

Com a sua localização em pleno meio da selva, Tikal foi colonizada por volta de 700 aC.

Tikal

O local floresceu durante o período clássico, entre 200 e 900 dC, servindo como um centro de comércio e economia, crescendo a uma população de quase 100 mil habitantes antes de seu declínio.

Embora o conhecimento local deste espaço tenha continuado, foi em grande parte ignorada pelo governo e pessoas de fora até uma expedição enviada em 1848 pelo governo da Guatemala, quando Tikal lentamente ganhou impulso com os estrangeiros e exploradores que se aventuraram na selva.

Atualmente os turistas ficam em êxtase: Num dia de viagem de Flores ou El Remate, Tikal é acessível para muitos visitantes. O melhor horário para a visita é de manhã cedo ou à noite - quando a selva fica mais fresca e menos lotada de turistas. Pontos imperdíveis incluem o Templo do Grande Jaguar, a Acrópole e o Templo das Inscrições.

Excursões e actividades na Guatemala

 

 

 

El Ceibal

El Ceibal

Estrategicamente localizada acima do rio Pasión, El Ceibal (ou Seibal) já foi uma rota importante para o comércio no Golfo do México, e é uma das mais bem preservadas cidades maias de Peten.

El Ceibal

Os arqueólogos reverenciam a elegante construção cerimonial datada de 900 a.C., uma das mais antigas arquiteturas monumentais conhecidas do mundo maia.

A maioria dos visitantes, no entanto, vai se lembrar de El Ceibal pelas suas estelas e esculturas extremamente detalhadas, muitas esculpidas depois de 800 d.C., quando o resto do império maia já estava em estado de colapso. Normalmente feitos em pedra dura, esses detalhados retratos e glifos foram influenciados por civilizações estrangeiras, e são extraordinariamente belos. É por isso que El Ceibal é muitas vezes chamado de "Galeria de Arte Maia".

A cidade foi construída em vários terraços elevados com vista para o rio, e é relativamente pequena, cobrindo cerca de um quilômetro quadrado. Fique pelos menos duas ou três horas explorando.

Excursões e actividades na Guatemala

 

 

 

Lago Petén Itzá

Lago Petzen Itzá

Segundo maior lago da Guatemala, com a sua cintilante extensão no coração da Bacia de Petén, este foi um dos primeiros berços da civilização mesoamericana.

As florestas tropicais exuberantes em sua orla são o lar de pelo menos 27 sítios arqueológicos, além de Flores, capital do Departamento de Petén. Já conhecida como Tayasal pelos maias Itza, Flores também foi a sua capital regional, e foi a última cidade maia a ser tomada pelos espanhóis em 1697.

Vale a pena ficar alguns dias por aqui, não só para desfrutar do lago, como também para explorar a região.

Contrate um cayuco (pequenos barcos motorizados) para visitar atrações como ruínas, o jardim zoológico Petencito, a Reserva Natural Cerro Cahuí, "El Museo" - um pequeno museu arqueológico -, e outras cidades ao longo das margens do lago.

Excursões e actividades na Guatemala

 

 

 

 

Vulcão Pacaya

Vulcão Pacaya

O Pacaya é considerado o vulcão mais ativo da Guatemala, e acredita-se que tenha entrado em erupção pela primeira vez a cerca de 23 mil anos atrás.

O Pacaya entrou em erupção várias vezes desde então e está ativo desde 1965. Ele alcança mais de 2,5 km de altura no pico e faz parte do Arco Vulcânico da América Central.

Uma das erupções mais notáveis foi em 2010, quando o Pacaya entrou em erupção várias vezes em um dia, espalhando cinzas em várias cidades, incluindo parte da Cidade da Guatemala. Escolas e o aeroporto foram afetados pela nuvem de cinzas, fazendo com que o presidente declarasse estado de calamidade. A situação tornou-se ainda mais complicada por causa da torrencial tempestade tropical Agatha, que causou inundações e deslizamentos de terra na região.

Em março de 2014, o Pacaya entrou em erupção novamente, e discutiu-se a evacuação de milhares de pessoas que viviam perto da base do vulcão. Esta erupção espalhou uma outra enorme nuvem de cinzas no ar e fez com que vários voos fossem desviados.

Excursões e actividades na Guatemala

 

 

 

Lago Atitlan

Lago Atitlan

Considerado um dos mais belos lagos do mundo, o Lago Atitlán, localizado nas Terras Altas de Guatemala, é o lago mais profundo da América Central, cercado por três vulcões. Criado a partir de um vulcão (o lago preenche uma caldeira que entrou em erupção há mais de 84.000 anos atrás!), o terreno fértil ao redor do lago é o lar de inúmeras agriculturas, incluindo café e milho.

Lago Atitlan

Além de apreciar esse encantador cenário, outras opções para desfrutar da paisagem natural incluem aventuras ecológicas, como caminhadas guiadas pelo vulcão San Pedro, e caiaque.

Para aqueles que querem explorar a pé, a Reserva Natural Atitlán é lar de centenas de borboletas, cafezais e até uma cachoeira. Se atividades aquáticas são do seu interesse, pegue um barco pelo lago até uma das tradicionais aldeias Maias, como Santiago Atitlan.

Excursões e actividades na Guatemala

 

 

 

Chichicastenango

Chichicastenango

A 135 quilómetros da Cidade da Guatemala, perto do Lago Atitlan, Chichicastenango é um dos locais cuja visita consideramos imperdível na Guatemala, vale bem a pena a viagem de 3 horas.

Este povo indígena é conhecido pelo seu mercado, que é realizado às quintas-feiras e domingos.

É considerado o maior mercado da América Central, os vendedores comercializam aqui diversos itens coloridos como cerâmica artesanal, plantas medicinais, incenso, cal para a preparação de tortilhas, machetes, flores, comida e muito mais. Os visitantes também podem comprar roupas tradicionais, máscaras e outros itens que promovem a cultura da região.

Chichicastenango

Além do mercado, também existem locais históricos para serem explorados. Próximo ao mercado fica uma igreja de 400 anos de idade, Santo Tomas, construída em cima de uma plataforma do templo pré-colombiano. Há também a Cofradia de Pascual Abaj, uma antiga pedra esculpida onde padres Maias realizam rituais.

Excursões e actividades na Guatemala

 

 

 

 

Vulcão Acatenango

Acatenango

Elevando-se a cerca de 4 mil metros, Acatenango é o terceiro vulcão mais alto da Guatemala e um dos mais altos da América Central.

A primeira erupção do Acatenango foi em 1924 - relativamente recente em comparação com muitos outros, embora algumas evidências de sua atividade vulcânica remontem aos tempos pré-históricos. Outras erupções ocorreram pouco depois, mas ele permaneceu em silêncio até uma erupção em 1972. Desde então, o Acatenango foi declarado inativo.

O Acatenango é parte do grande Fuego-Acatenango, ou a sequência de fendas vulcânicas, que inclui Yepocapa, Pico Maior de Acatenango, Meseta e Fuego. O Acatenango tem duas cimeiras principais: Yepocapa, a cimeira norte a 3830 metros, e Pico Mayor, o cone sul e mais alto com 3976 metros de altura.

Excursões e actividades na Guatemala

 

 

 

 

 

Reserva Natural Atitlan

    panajachel

Localizada nos arredores de Panajachel, a Reserva Natural Atitlan ocupa uma antiga plantação de café que foi lentamente recuperada pela Mãe Natureza.

Os trilhas levam os visitantes às copas e passam por uma cascata e plataforma de observação, onde é possível ver pássaros tropicais, macacos-aranha brincando nas árvores ou pisotes vagando em busca de algo para comer. A reserva também tem um jardim de borboletas, um aviário, um jardim de ervas e uma pequena praia privada.

Talvez a atividade mais popular dentro do local seja o arvorismo, onde os visitantes voam em tirolesas através das árvores em oito cabos diferentes.

Existem duas opções de passeios de tirolesa, dependendo do espirito de aventura de cada um.

Para aqueles que querem ficar por mais de um dia de viagem, a reserva oferece áreas de acampamento e seis quartos com varandas privadas.

Excursões e actividades na Guatemala

 

 

 

Antígua Guatemala

Antígua

Antígua, a antiga capital da Guatemala, a 45 quilómetros da Cidade da Guatemala é considerada um dos maiores e importantes centros turísticos do país.

Em Antígua terá uma oportunidade única de percorrer a herança hispânica e indígena, cuja beleza e originalidade vale o título desde 1979 de cidade do Património da Humanidade pela UNESCO.

A Praça Maior é o ponto de partida ideal para se visitar a cidade, pois é deste local que divergem as principais atracões, como por exemplo o Palácio dos Capitães, um edifício datado do século XVI cujos preciosos portais albergam a actual sede de governo regional e, um pouco mais a leste, a Catedral de Santiago, construída entre os séculos XVI e XVII.

Igualmente merecedor de visita é o Arco de Santa Catarina e a Igreja de Nossa Senhora da Mercê, considerado um dos templos mais bonitos da cidade motivado pela esplêndida fachada barroca, e o Convento dos Capuchinhos, datado do século XVIII, que atualmente acolhe um Museu que demonstra como se desenvolveu a vida religiosa durante o período colonial e a Igreja de São Francisco do século XVI.

Excursões e actividades na Guatemala

 

 

 

 

 

Chicken Bus

Chicken Bus

Autocarros bastante característicos da Guatemala, apesar de nada confortáveis, vale a pena a experiência de entrar num destes coloridos e atraentes autocarros e fazer alguns quilómetros.

Excursões e actividades na Guatemala

 

 

 

Café da Guatemala

Café da Guatemala

Algo qua faz as delicias dos apreciadores de café.

 

Excursões e actividades na Guatemala

 

 

 

 

Ruinas de Copan

Ruina de Copán

Património Mundial da Humanidade UNESCO, o Parque das Ruínas de Copan, subdivide-se em duas partes, o Grupo Cerimonial e o Grupo das Sepulturas, e entre ambas, destacam-se as pirâmides do Grupo Principal, a escalinata de Hieróglifos com mais de 2500 glifos, as Estrelas da Praça Maior, onde delicadas gravuras apresentam aspetos da cosmovisão dos maias ou, simplesmente, a Acrópolis e a Praça Ocidental junto ao templo das inscrições.

As Ruinas de Copan situam-se no extremo oeste das Honduras, próximo á fronteira da Guatemala.

A cidade de Copan remonta ao período pré-colombiano e é atualmente um dos maiores sítios arqueológicos do período clássico da civilização maia.

Excursões e actividades na Guatemala

 

 

 

 

 

Lívingstone

Livingstone

Livingstone, ou Buga, como é carinhosamente chamada pelos locais, é o berço da cultura Garafuna na qual, os “caribes negros” (nome designado aos locais de Livingstone), se estabeleceram no ano de 1795, mantendo orgulhosamente, até aos dias de hoje, as suas tradições e costumes distintos do restante país.

Completado com um idioma próprio, Livingstone relembra no visitante algumas características caribenhas, mais do que a própria América Latina, sendo este, sem margem para dúvida, uma das razões pelas quais esta região surge no topo do itinerário de muitos visitantes.

Excursões e actividades na Guatemala

 

 

 

 

 

Rio Dulce

Rio Dulce

O nome é, sem dúvida, o mais apropriado pelas suas aguas translúcidas e frescas, cuja tranquilidade e serenidade, envolta por uma beleza natural, transforma este tão único lugar, no refugio ideal para a realização de diversas atividades outdoor ou simplesmente relaxar e aproveitar o sol, assim como o local arqueológico dos templos maias Quirigua, que conta com as esculturas mais refinadas desta mística civilização, chegando a medir mais de 10 metros.

Excursões e actividades na Guatemala

 

 

 
Promoções
 
Hotéis

 

ref-booking-large
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Excurses

 

 

Online

Temos 56 visitantes e 0 membros em linha

Voos

 

My Hotelbooking