Booking.com

 
 
 

Férias na Indonésia

Os deveres sociais e religiosos têm evoluído ao longo dos tempos, constituindo atualmente um código de conduta a que os indonésios chamam adat, ou lei tradicional. O islamismo é a religião predominante no país, embora integre alguns elementos próprios do budismo hindu, da adat e do animismo.

 

Sobretudo em Java existem centenas de locais onde, segundo os indonésios, se concentra a energia espiritual, a qual pode ser absorvida pelos crentes. Apesar de um prolongado período colonial, os missionários só conseguiram converter ao cristianismo alguns pequenos grupos de indonésios, como foi o caso dos batakes de Sumatra, dos toraques de Sulawesi, e de 95% da população da ilha de Flores.

 

Neste arquipélago são faladas mais de 300 línguas, pertencentes, na sua maior parte, ao tronco linguístico malaio- polinésio. Este grupo inclui numerosas línguas e dialectos regionais.

 

A língua oficial é o bahasa indonésio, próximo do malaio, integrando numerosos vocábulos estrangeiros, o que testemunha os contactos com outras culturas que o país tem mantido ao longo da sua história. Nos últimos anos, os jovens têm utilizado o bahasa indonésio para criar um vernáculo novo e moderno chamado bahasa prokem, no entanto para os mais velhos esta língua é quase ininteligível.

 

Batik, a arte de cobrir a roupa de cera e tingi-la com espetaculares desenhos coloridos é praticado em toda a Indonésia, sobretudo em Yogyakarta e Java. Existem ainda outras formas de arte tradicionais, como o ikat, que consiste numa espécie de malha com fios coloridos, o songket, um tecido de seda debruado com fios de ouro ou prata, e o kris, em que são frequentemente utilizadas jóias. São igualmente formas de arte populares o teatro wayang (marionetas), tipicamente javanês, e a gamelan (música hipnótica em que predominam os instrumentos de percussão) são igualmente formas de arte populares.

 

A cozinha javanesa é inspirada em grande parte na culinária chinesa, embora alguns pratos, como o Padang, de Sumatra, sejam genuinamente indonésios. Os vendedores de refeições rápidas (batatas, frutos secos e biscoitos) e de fruta são uma presença constante na Indonésia. O arroz, base de todas as refeições, é comido em sopas ou como acompanhamento de pratos quentes e bastante condimentados, saladas e picles. O nasi goreng (arroz frito) é o prato mais comum, embora o sate (espetada de carnes sortidas com molho de amendoim picante), o gado-gado (rebentos de feijão e legumes em molho de amendoim) e o marisco sejam também pratos bastante apreciados. A variedade de frutos tropicais cultivados neste país deslumbraria o hortelão mais exigente. Esta variedade inclui ananás, duriões, goiabas, jacas, mangas, papaias, carambolas e rambuteiras.

 

 

Festivais e eventos

Face à enorme diversidade étnica, não surpreende que a Indonésia apresente um elevado número de acontecimentos culturais ao longo do ano.

 

Em Sumba, as simulações de combates, cujas origens remontam à era das guerras selváticas, realizam-se em Fevereiro e Março.

 

Na véspera do Caka, a festa do Ano Novo em Bali (Março-Abril), as estátuas dos deuses são retiradas dos templos e transportadas até ao mar para serem lavadas, enquanto os tocadores de tambor fazem os espíritos malignos regressarem ao reino das trevas. Durante a festividade de Galungan, celebrada em Bali em data móvel, até os deuses descem à terra para tomar parte nos festejos.

 

Na ilha de Larantuka realiza-se uma procissão pascal; em Ruteng, ilha de Flores, travamse duelos de chicote durante o mês de Agosto, e no centro de Sulawesi decorrem as cerimónias fúnebres de Toraja, sobretudo entre Agosto e Outubro. Uma vez que, na sua maioria, os indonésios são muçulmanos e muitas festividades obedecem ao calendário lunar, as datas sofrem anualmente um atraso de 10 ou 11 dias em relação ao ano anterior.

 

 
Promoções
 
Hotéis

 

ref-booking-large
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Excurses

 

 

Online

Temos 43 visitantes e 0 membros em linha

Voos

 

My Hotelbooking