Booking.com

 
 
 

Férias em Fez

Fez

Considerada a primeira das cidades imperiais, Fez encerra no seu âmago, a concretização da história de um país, bem como a sua capital espiritual e religiosa, ou não fosse Fez designada de a cidade sagrada de Moulay Idriss, o primeiro mensageiro da fé islâmica em Marrocos.

Declarada Património Mundial da Humanidade, a cidade de Fez divide-se em dois lados totalmente distintos: Fez El Jdid (“Cidade Nova”), construída aquando do protetorado; e Fez El Bali (“Cidade Velha”), cujos elementos dignos de visita, entre outros são a Medina, o Mausoléu de Moulay Idriss e Foundouk El Nejjarine.

Como Chegar a Fez:

Aeroportos em Destaque

Aeroporto Fes-Saiss (FEZ)

 

Onde Ficar em Fez:

 

Fez / Férias em Fez

Fez

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Fez, Marrocos

As melhores promoções de Férias em Marrocos

 

 

Fez El Jdid concentra a maior e a mais complexa Medina do mundo árabe, um enorme labirinto de vielas apertadas e tortuosas, congestionadas pelo vaivém dos homens e mulheres usando a Gelabha, vestimenta típica do pais, uma espécie de túnica até aos pés com capuz.

 

Madrasa Bou Inania, antigo estabelecimento cultural e religioso, é a maior e mais luxuosamente decorada Madrasa alguma vez construída pelos Merinidas. Disposto em torno de um pátio mourisco quadrangular e revestido a mármore e a ónix, a Madrasa Bou Inania é um dos poucos edifícios religiosos islâmicos abertos a não muçulmanos e igualmente digno de visita.

 

Igualmente merecedor de visita é Foundouk El Nejjarine, um dos mais famosos edifícios de Fez. Classificado monumento histórico em 1916 e atualmente Património Mundial da UNESCO, subdivide-se em três andares, sendo que o primeiro pertence ao Museu de Madeira, de gestão privada.

 

Contudo, é Zaouia de Mulei Edrici II, o túmulo do segundo governante edricida, o Santuário mais venerado de Fez e de todo o pais de Marrocos, sendo o principal atrativo a sua cúpula piramidal que cobre o tumulo do Santo e o seu minarete poli cromado que lhe confere um perfil majestoso.

 

O que fazer em Fez:

Excursões e Actividades em Fez

 

A não perder em Fez:

 

Bab Boujloud

O Bab (que significa "portão" em português) Boujloud foi construído pelos franceses durante a ocupação do Marrocos em 1913.

Serve como porta de entrada para o coração das movimentadas ruas da medina de Fez. Logo a seguir fica o portão original do século 12, construído com uma entrada indireta em uma inclinação para bloquear o acesso de aríetes. O Bab Boujloud é feito no grandioso estilo mourisco andaluz. Seus grandes arcos em ferradura são decorados com mosaico Fassi de azulejos azuis do lado de fora e verdes por dentro.

Do arco principal, dois minaretes são revelados à distância: um é parte da mesquita Sidi Lazzaz, do século 20, enquanto o menor, com duas esferas douradas no topo, data do século 14 e faz parte da recentemente restaurada Madraça Bou Inania. Durante todo o dia, a área em torno do Bab Boujloud fica movimentada, e é um dos melhores pontos da cidade para observar o vai e vem quotidiano do Marrocos, com mulas e ciclomotores enchendo as ruas, tanto quanto os residentes locais.

 

 

 

Madraça Attarine

Localizada na entrada do enorme mercado de especiarias e perfumes de Fez, a requintada Madraça Attarine (a "Madraça dos perfumistas") se destaca em um cenário impressionante de barracas em ruínas e pedras gastas dos souks ao redor.

Construída pelo Marinid Sultan Osman II Abu Said no início do século 14, a madraça já foi um importante centro de aprendizado e espiritualidade. O maravilhoso pátio central é o principal destaque de uma visita - um exemplo suntuoso da arquitetura islâmica, com pilares ornamentados, estuques esculpidos e magnífica zellige constituída de azulejos cortados à mão. Os visitantes também podem espiar a luxuosa sala de orações e os redutos dos alunos com vista para o pátio.

 

 

 

Museu Dar Batha

Um dos mais notáveis museus de Fez, abrigando uma coleção vibrante de artes e ofícios marroquinos, o Museu Batha Dar (Museu das Artes Marroquinas) é uma atração que vale a pena ser incluída em qualquer roteiro turístico, oferecendo uma perspectiva única sobre o patrimônio artístico de Fez.

A vasta coleção permanente inclui de tudo, desde cerâmica pintada à mão a antigos tapetes berberes e astrolábios banhados a ouro, ao lado das joias tradicionais marroquinas, itens de barro, madeira e bordados, com artefatos que datam do século 14 até os dias atuais. Os arredores são igualmente impressionantes, já que o museu está instalado em um belo palácio hispano-mouro construído por Moulay el Hassan no século 19, e conta com um tranquilo jardim e café.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Online

Temos 64 visitantes e 0 membros em linha