Booking.com

 
 
 

 Nepal

O que conhecemos hoje como Nepal era, até recentemente, um agrupamento de pequenos principados independentes que dominavam pequenas áreas, principalmente na região do Vale de Kathmandu.

Os principados comerciavam com o Tibete e com a Índia. A cultura nepalesa desabrochou durante o reinado da dinastia Malla, que subiu ao poder no século XIII d.C. e que reinou até 1769. Em 1482 o reino foi dividido entre 3 irmãos e 1 irmã. Cada um ficou com uma cidade do Vale, – Kathmandu, Baktapur, Patan e Banepa – e cada um estabeleceu uma dinastia que competia com as outras em beleza arquitetónicas. Grande parte dos templos e Durbars (praça dos palácios reais) são deste período. Em 1769 após uma campanha militar que durou 10 anos, Prithvi Narayan Shah, regente de uma região chamada de Gorkha, a 3 dias de caminhada a oeste de Kathmandu, conquistou o Vale de Kathmandu e unificou o país estabelecendo uma dinastia que reina o Nepal até hoje.

 

Da pré-história á Cultura Kirati

A pré-história do Nepal não é clara até o século VIII a.C. Conta a lenda que o Vale de Kathmandu foi, nas suas origens, um belo lago onde flutuava a flor de lótus e por onde emanava uma luz mágica. O patriarca chino Manjushri decidiu, diante de tanta beleza, drenar a água do lago para que a flor pousasse no solo. No lugar que o lótus posou, o patriarca construiu um templo, a estupa de Swayambhunath e uma pequena aldeia de madeira denominada Manjupatan. Para quem desconhece esta lenda, até que contém alguma verdade até porque alguns geólogos comprovaram que o Vale esteve, na antiguidade, coberto de água.

No século VIII a.C. aparece a Cultura Kirati, com a invasão destes povos que fundaram no vale um reino no qual governaram 28 monarcas sendo Yalambar o mais famoso. Os Kirati eram avezados comerciantes e ganadeiros.

 

Os Reinos de Lichhavis, os Takuris os Mallas e os Reinas

Após a cultura Kirati, teve inicio o reino dos Lichhavis, procedentes da Índia, e reinaram desde o século IV ao VII d.C.

Os Takuris tiveram como principal monarca Amshurvarma, sucedendo-o a Dinastia Gupta que conseguiu tornar este país, um reinado independente.

Do século XIII ao XVIII subiram ao poder os Mallas que consolidaram a hegemonia do Nepal.

Em meados do século XIX, Jung Bahadur Rana assumiu o poder assassinando o monarca legítimo que governava sob o título de Primeiro-ministro Rana. Os Rana governaram durante um século até que em 1940 uma revolta popular acabou com esta ditadura.

 

Do regresso do Rei Tribhuvan Bir Bikram á democracia multipartidária

Em 1951 regressa ao Nepal o rei Tribhuvan Bir Bikram que falece quatro anos depois e é substituído pelo seu filho Mahendra Bir Bikram Shah. O país ingressa na Organização das Nações Unidas. Em 1959 promulga-se uma nova Constituição e celebram-se as primeiras eleições do país e vence o Partido do Congresso. Todavia, um ano depois, o monarca acaba com a incipiente democracia declarando ineficaz o sistema parlamentar.

A partir de 1961 proclama-se um sistema de democracia dirigida sem partidos políticos. Em 1972 morre o rei e é sucedido pelo seu filho Birendra que continua com a mesma política do seu pai. Em 1980 uma consulta popular retifica o poder do rei desprezando a democracia parlamentar.

Em 1990 o rei dissolve a Assembleia e forma-se um novo governo com K.P. Bhattaral como primeiro-ministro. O monarca apresenta uma nova Constituição na que se estabelece a democracia multipartidária.

 

Onde Ficar no Nepal

Nepal

Kathmandu, a capital, cidade mais populosa e principal ponto de entrada no Nepal, é também o destino que conta com a mais vasta e variada oferta de alojamento turístico no “Teto do Mundo”.

Existem, contudo, outros destinos interessantes para ficar alguns dias, como, Pokhara, assim como outros destinos ao longo da sua viagem de férias à descoberta do Nepal.

Aqui encontra a melhor oferta de Hotéis com desconto e promoções de Férias no Nepal

banner 320x50 pt

 
Promoções
 
Hotéis

 

ref-booking-large
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Excurses

 

 

Online

Temos 84 visitantes e 0 membros em linha

Voos

 

My Hotelbooking