Cuba

Cuba

Um regresso no tempo, uma viagem incrível aos anos 50 num autêntico paraíso natural, um verdadeiro Museu do tamanho de um país, enfim, existem muitas formas de descrever este magnifico país caribenho que outrora foi um dos resorts prediletos dos Estados Unidos.

Férias em Cuba

Cuba map

A maior ilha das Caraíbas e um dos últimos países socialistas do mundo, Cuba é um país conhecido pelas sua música, pelos seus míticos lideres Che Guevara e Fidel de Castro, pelos seus poetas, pelos seus famosos charutos, pelo rum, pelos seu bem conservado parque automóvel dos anos 20 aos anos 50 que circula diariamente pelo país, pela exuberante natureza, belas praias e excelente marisco.

Cuba
Capital : Havana
Área : 109 886 km²
População : 11 389 562
Governo : Estado Unitário
Língua oficial : Espanhol
Moeda : Peso cubano (CUP)
Fronteiras marítimas : Golfo do México, Mar do Caribe, Oceano Atlântico

 

O clima em Cuba

Cuba

Clima tropical com elevada humidade. A época ciclónica decorre de 1 de Junho a 30 de Novembro, com maior incidência nos meses de Setembro a Outubro.

Os meses de Janeiro a Junho são caracterizados pela ocorrência de chuvas frequentes.

 

 Pinar del Rio, Cuba

Língua Oficial em Cuba

Castelhano. O Inglês é também falado, sobretudo no setor turístico.

 

Moeda local / Sistema Bancário

A moeda utilizada para pagamentos é o peso cubano convertível (CUC), que tem paridade ao Dólar Americano e uma cotação atual aproximada de 1€=1,06 CUC.

A moeda local, comummente chamada de “moneda nacional”, é o peso cubano (CUP) e tem atualmente um valor fixo de 1 CUC=25 CUP para compra e 1 CUC=24 CUC para venda.

O Euro tem curso legal em Havana, Varadero, Cayo Coco, Cayo Guillermo e Cayo Largo del Sur.

Recomenda-se trazer dinheiro em numerário, de preferência Euros (€), pois para a reconversão dos dólares é imposta uma sobretaxa extra de 10%.

Não é possível utilizar cartões de crédito dos EUA, nem efetuar transferências na respetiva moeda (Dólar Americano). O Cartão American Express não é permitido em Cuba.

A maioria dos estabelecimentos comerciais não aceita cartões, sendo a sua utilização quase exclusiva a hotéis de luxo, restaurantes e lojas estatais nas grandes cidades e polos turísticos.

OS cartões Visa são comummente aceites, já os Mastercard só são aceites ocasionalmente.

Para levantamentos de moeda local não são aceites os cartões Mastercard, como o Maestro, sendo aconselhável um cartão multibanco Visa ou Visa Electron.

Os interessados deverão informar-se, junto dos seus estabelecimentos bancários, sobre a possibilidade de os seus cartões serem utilizados em Cuba. Uma vez em território cubano, poderão recorrer aos principais bancos comerciais cubanos (Banco Financeiro Internacional, Banco Metropolitano e Banco Internacional de Comércio SA).

Em princípio, não há limite para o montante de divisas importadas ou exportadas, apesar de qualquer quantia superior a 5.000 USD ter que ser declarada à entrada e saída do país.

 

 

Como chegar a Cuba

O principal aeroporto internacional é em Havana, mas existem aeroportos em outras cidades do país, como Varadero.

Aeroportos em Destaque

Juan Gualberto Gomez Airport - Varadero(VRA)

Aeroporto Internacional José Martí - Havana (HAV)

Aeroporto Internacional de Jardines del Rey - Cayo Coco (CCC)

Abel Santamaria Airport – Santa Clara(SNU)

Aeroporto Internacional Ignacio Agramonte - Camagüey (CMW)

Antonio Maceo Airport - Santiago de Cuba (SCU)

Jaime Gonzalez Airport – Cienfuegos (CFG)

Frank Pais Airport - Holguin(HOG)

Guantanamo (GAO)

Bayamo (BYM)

Las Tunas (VTU)

 

 

Regime de entrada e estada em Cuba

É exigido visto de entrada que pode ser obtido na Embaixada de Cuba em Lisboa.

Existem rigorosas restrições aduaneiras, incidindo em particular sobre alimentos (ex: queijos, enchidos) e artigos elétricos, por norma confiscados.

 

Condições de segurança em Cuba

Apesar de níveis de criminalidade baixos e da proteção dos turistas por polícia especializada, existem registo de furtos e roubos. Como tal, aconselha-se os viajantes a usarem de precaução em locais de pouco movimento e luminosidade, principalmente após o pôr do sol.

 

Onde ficar em Cuba:

Havana, Santiago de Cuba, Camagüey, Holguín, Varadero, Santa Clara e Trinidad são os destinos mais populares, Cayo Coco e Cayo Largo são também excelentes destinos caso o objetivo principal da sua estada em Cuba seja única e exclusivamente o descanso e a praia.

 

Aqui encontra a melhor seleção de Hotéis em Cuba

 

Como organizar a viagem de Férias a Cuba

Existem vários pacotes promocionais  de viagens para Cuba disponibilizados por Agências de Viagem / operadores turísticos que poderá consultar em “Circuitos”, “Pacotes de Férias” ou visitando nossa secção de Agências de Viagens.

 

 

Como se deslocar em Cuba

Certamente que aqui vai chegar via pacote de férias vendido por operador turístico em virtude das enormes dificuldades e restrições em organizar toda a viagem e estada diretamente. O seu operador turístico disponibilizará várias opções de excursões por Cuba, no entanto existem mais opções para descobrir o destino para além de incluído num grupo organizado.

O Transporte ferroviário é abrangente nas, no entanto algo moroso. Existe também serviços de transporte de passageiros em Autocarros intercidades (http://www.viazul.com).

Os táxis são uma boa alternativa e, tendo em conta a disponibilidade dos taxistas, são uma alternativa bastante prática e de custo acessível.

Caso alugue uma viatura em Cuba e se veja envolvido em acidente com danos pessoais para terceiros, sujeitar-se-á a um longo processo de averiguações.

 

 

Cuidados de saúde

Os cuidados de saúde em Cuba podem ser considerados razoáveis, existindo clínicas para prestação de serviços médicos a estrangeiros e/ou turistas.

A prática observada em clínicas e hospitais é a de os turistas e/ou estrangeiros saldarem primeiro as contas à saída das unidades hospitalares, ocupando-se as companhias de seguros posteriormente da parte compensatória.

Não existem acordos de Segurança Social sendo aconselhável que os viajantes sejam portadores de seguros de viagem reconhecidos pelas instituições de saúde locais.

No dia 1 de agosto de 2016, foram diagnosticados dois novos casos de vírus Zika em Cuba, em residentes da cidade oriental de Holguín sem antecedentes de viagens ao exterior.

Como destino de viajantes, Cuba é razoavelmente seguro e há muito que erradicou doenças tropicais típicas, como a febre-amarela ou a malária.

 As que ainda existem têm uma gravidade média relativa, como por exemplo o dengue ou a febre chikungunya.

Aconselha-se que o viajante faça uma “consulta do viajante” nas instituições especializadas, como o Instituto de Higiene e Medicina Tropical.

 

Seguros

É obrigatória, a partir de 1 de Maio de 2010, a subscrição de uma apólice de seguro de viagem que permita fazer face a possíveis problemas, em especial na área da saúde. Aconselha-se a que, para além dos gastos com tratamentos e hospitalização, o seguro efetuado cubra eventuais despesas de repatriamento.

O principal hospital, em Havana, preparado para receber estrangeiros é a Clínica Cira García (Calle 20 y Av. 41 - tel: (+53) 7.204.03.30).

 

 

Telecomunicações

A rede telefónica é abrangente e inclui numerosos telefones públicos, nomeadamente para cartões pré-pagos.

É possível alugar telemóveis na empresa Cubacel, com cobertura limitada.

Existem acordos de "roaming" entre as três operadoras portuguesas e Cuba, que permitem o uso regular, embora com custos elevados, dos telemóveis portugueses. O custo das chamadas internacionais a partir da rede fixa é elevado.

Para chamadas internacionais deve marcar-se 119 + código de área do país + código de área da cidade/região (se houver) + telefone.

 

 

O que fazer em Cuba / O que Visitar em Cuba

Cuba - Cayo Largo

Belas praias, uma natureza exuberante e imensas cidades e locais históricos, vai ser extremamente difícil limitar-se a ficar à beira mar desfrutando do sol e da praia mas, caso o faça, estará a cometer um erro terrível.

 El Nicho

Ao longo de toda a ilha uma série de cavernas que se diz terem sido outrora esconderijos de piratas, que podem ser visitadas e  exploradas quase ao pormenor.

 

O Baconao é uma  região localizada a aproximadamente 20 km de Santiago de Cuba com sua área total é de 84.600 hectares, Reserva Mundial da Biosfera da Unesco é um dos excelentes Parques Nacionais para explorar ao pormenor em Cuba.

Outro dos excelentes locais para visitar é a Ciénaga de Zapata, que ocupa a totalidade da península de Zapata e algumas regiões vizinhas. Reserva da Biosfera UNESCO, está limitada a sul pela enseada de la Broa, a oeste pelo golfo de Batabanó, a leste pela baía dos Porcos e a norte pela Carretera Central, que acabou por ser o limite artificial que a separa da ampla planície de Habana-Matanzas. Tem cerca de 4500 km²  de áreas, sendo uma das maiores reservas de água doce de Cuba.

 

Outro dos parques nacionais imperdíveis em cuba é o Alexandre von Humboldt, também Património UNESCO desde 2001. Com uma área de 711.4 km² situada no extremo oriental de cuba, o Parque Nacional Alexandre von Humboldt situa-se entre as províncias de Guantánamo e Holguín e conta com vários ecossistemas, tais como  a zona costeira, pântanos e restingas, arrecifes, florestas secas e florestas tropicais com o “El Toldo”.

 

O Arquipélago de Sabana-Camagüey é outra das joias naturais de Cuba que merece ser explorado ao pormenor. Formado por cerca de  2.517 cayos e ilhas, o arquipélago estende-se ao longo de 475 quilómetros. Um  verdadeiro paraíso natural com um ecossistema que compreende a Reserva da Biosfera Baía de Boa Vista, o Parque Nacional Caguanes e as zonas húmidas do norte da província de Ciego de Ávila. Encontram-se nesta zona um total de 35 espaços protegidos com mais de 200 espécies de animais.

Relativamente às ilhas e cayos que compõem o arquipélago, as mesmas dividem-se em duas secções, Sabana e Camagüey e incluem por exemplo, o  Cayo Blanco, Cayo Inglés, Cayo Fragoso, Cayo Santa María, Cayo Caiman Grande, Cayo Guillermo, Cayo Coco, entre muitos outros.

 

A nível de Cidades a visitar, destaques para a Capital Havana, Santiago de Cuba e Trinidad.

 

Santiago de Cuba - A Capital da Revolução

Santiago de Cuba

A Capital dos Heróis da República de Cuba, Santiago de Cuba é uma cidade histórica, musical e festiva. Capital da província homónima, localizada na região, Santiago é a região mais montanhosa e a mais caribenha de Cuba.

 Foi em Santiago que nasceu a Revolução Cubana e onde foi declarada vitória em 1959.

Com uma arquitetura colonial única que lhe valeu o estatuto de património UNESCO em 1988, Santiago é uma cidade de beleza única onde as belas mansões coloniais e palácios marcam a fisionomia da cidade.

Santiago de Cuba é também paixão pela música. Berço do bolero expoentes da musica cubana como Compay Segundo, Ñico Saquito e Sindo Garay nasceram em Santiago; cultural por excelência, a província também viu o nascimento de José María Heredia, um dos poetas cubanos mais reconhecidos do mundo.

Entre carnavais, música trova e rum cubano, a sua viagem a Santiago de Cuba será uma experiência bastante gratificante. O carnaval de Santiago é aquele com as maiores raízes e tradições da ilha, animado como poucos no mundo é uma oportunidade perfeita para descobrir os costumes e as tradições de Santiago.

 

 

Havana - a bela e incrível Capital

Havana

New 7 wonders
Em Maio de 2015, Havana foi oficialmente reconhecida como uma das 7 cidades maravilha do Mundo, pela New7Wonders,
juntamente com as cidades de Vigan, Doha, La Paz, Durban, Beirute e Kuala Lumpur.

 

Havana, a pérola das Caraíbas e Capital cubana é indescritível, uma verdadeira maravilha histórica e cultural.

Declarada uma das sete cidades maravilha do mundo pela New7Wonders em Maio de 2015, Havana tem algo para todos é uma cidade de beleza e espetacularidade única onde a vida decorre entre música, tradição, cultura, monumentos nacionais e atrações naturais de valor incalculável.

A dança e  os sons cubanos contagia não só locais como  também turistas, os costumes e tradições permanecem intactos, com novas celebrações de caráter nacional e internacional que surpreendem qualquer visitante que chega a Havana e não é de estranhar que muitos tornem esta cidade no destino favorito no Caribe.

Havana está localizada no oeste de Cuba e, embora seja a mais pequena de todas as províncias, com mais de 2.000.000  é a mais povoada de toda a ilha.

Nos 15 municípios, em particular os de Playa, Plaza de la Revolución, Centro Habana, Habana del Este e de Habana Vieja (Património Mundial pela UNESCO desde 1982), o viajante encontrará inúmeros locais de interesse arquitetónico, cultural e turístico.

Visitar Havana é algo que pode ser feito durante todo o ano com temperaturas que oscilam entre os 20,0 ° C e 29,8 ° C, o clima é prefeito para explorar todos os cantos e recantos desta pela cidade ao pormenor.

Eventos como o famoso Carnaval de Havana, o Festival Internacional de Balé de Havana  ou o Festival Internacional de Cinema Latino-Americano (no Hotel Nacional), além de congressos e simpósios de alcance global que ocorrem em muitos espaços para convenções e eventos em Havana são ótimas alturas para visitar Havana.

Na capital cubana, você encontrará uma generosa oferta turística, composta por cadeias hoteleiras nacionais e internacionais com hotéis de 2, 3, 4 e 5 estrelas, restaurantes e cafeterias com a melhor cozinha cubana e internacional para deleitar todos os paladares , agências de viagens e serviços de transporte de primeira classe.

Percorra o Malecon a pé e contemple o belo cenário desta avenida à beira mar que, em conjunto com os edifícios parcialmente restaurados da cidade antiga foram declarados declarado património cultural da humanidade em 1982 pela UNESCO.

«El Morro» e «El Castillo de la Fuerza» , fortalezas defensivas construídas para defender a cidade de ataques de piratas, visita obrigatória em Havana.

Outra das grande atrações de Havana, praticamente imperdível. Originalmente um teatro ao ar livre, Tropicana é conhecida como o “Paraíso sob as estrelas”, um verdadeiro símbolo da noite de Havana e do mundo que existe desde 1931. Todos os dias há um espetáculo com mais de 200 dançarinos e dançarinas e não há musico cubano famoso que ainda não tenha atuado na Tropicana.

 

 

 

Trinidad de Cuba – A Cidade Museu

Trinidad

Situada na província de Sancti Spíritus, Trinidad é, em conjunto com o Vale de los Ingenios, Património Mundial UNESCO desde 1988.

Trinidad

Cidade foi forjada com o suor e trabalho dos escravos, dão as suas crenças religiosas, juntamente com as raízes aborígenes e a influência dos colonizadores europeus que, hoje constituem sua identidade cultural.

A terceira cidade fundada por Diego Velázquez, Trinidad preserva praticamente inalteradas todas as características arquitetónicas coloniais.

Trinidad tem um dos mais espetaculares assentamentos coloniais da América, que lha valeu o status de Patrimônio Mundial, juntamente com o Vale dos Moinhos desde 1988 pela UNESCO, assim como o seu selo de Cidade Museu.

A industria açucareira no século XIX tronou Trinidad numa das cidades mais prósperas de Cuba.

Entre os principais locais de interesse, encontramos a Grande Praça, o Convento de San Francisco de Asís (Museu Nacional de Luta contra Bandidos), o Palácio de Stonecutting; com a  torre de vigia no seu interior; Hoje Museu Municipal de História, o Palácio do Conde Brunet, uma das primeiras casas de dois andares da cidade, conhecida como o Museu Romântico, a Casa da Música e a Igreja Maior.

 

As províncias de Cuba

 Cuba Map

 01 - Pinar del Río, 02 - Artemisa, 03 - Ciudad de La Habana, 04 - Mayabeque, 05 - Matanzas,

06 - Cienfuegos, 07 - Villa Clara, 08 - Sancti Spíritus, 09 - Ciego de Ávila, 10 - Camagüey

11 - Las Tunas, 12 - Granma, 13 - Holguín, 14 - Santiago de Cuba, 15 - Guantánamo

16 - Município Especial Isla de la Juventud

 

 

Lista do Património UNESCO em Cuba

Cidade Antiga de Havana e suas Fortificações (1982)
Trinidad e Vale de los Ingenios (1988)
Castelo de San Pedro de la Roca, Santiago de Cuba (1997)
Parque Nacional Desembarco del Granma (1999)
Vale de Viñales (1999)
Paisagem Arqueológica das Primeiras Plantações de Café do Sudeste de Cuba (2000)
Parque Nacional Alejandro de Humboldt (2001)
Centro Histórico Urbano de Cienfuegos (2005)
Centro Histórico de Camagüey (2008)

Segue o álbum do(a) Hotelbooking Cubano Pinterest.



A nossa App Android

Hotelbooking QR

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Online

Temos 345 visitantes e 0 membros em linha