Booking.com

 
 
 

Férias no Sri Lanka

Sri Lanka

A Ilha do Sri Lanka emerge das águas verdes esmeralda do Oceano Indico, para uns como a Lágrima da Índia e para outros como a Ilha de Dharma ou A Pérola do Oriente, ou simplesmente Ceilão.

É uma terra onde pode estar frente a frente com um elefante selvagem, ver a graciosidade felina de um leopardo, ou observar uma tartaruga enquanto deposita os ovos numa praia… Pode fazer parte de um sonho, mas no Sri Lanka, é parte da realidade.

A ilha tem no seu âmago uma beleza e uma intensidade que são constantemente evocados por quem a visitou e é ai que reside o seu encanto…

A Natureza

yala-national-park

O Sri Lanka oferece uma grande variedade de paisagens dentro do seu território. Dependendo da época, a vegetação muda, dos bosques perenes do tipo seco-misto no noroeste, para as pradarias de altos pastos no leste.

As monções influenciam de maneira notável, provocando altos índices de humidade que propiciam uma flora tropical muito variada entre elas a manga, o mangostão, palmeiras, pé de papaia, a sapodilha, o rambutão e os coqueiros. Não podemos esquecer como parte da paisagem vegetal de Sri Lanka as plantações de chá e os cafezais.

A fauna é também muito variada e, na actualidade, está fortemente protegida pelo governo que tem criado numerosos Parques Nacionais e Reservas Naturais (que não podem ser visitados, para que os animais possam viver com tranquilidade no seu próprio ambiente). Podemos contemplar cervos, javalis, numerosas raças de macacos, chacais, leopardos, ursos, búfalos, crocodilos, sambhures e, especialmente, elefantes.

 

Quando e como ir

A melhor época para quem quer visitar a costa oeste e sul de Sri Lanka é entre os meses de Dezembro a Março e a costa leste é no mês de Setembro.

Os meses de Maio a Agosto são igualmente recomendáveis, contudo torna-se bastante difícil visitar qualquer atracão turística ou mesmo uma cidade pela variedade de eventos religiosos, e torna-se numa missão quase impossível arranjar alojamento.

No geral, e em toda a sua costa, o Sri Lanka é um excelente destino para quem quer fazer praia.

Aeroportos em destaque no Sri Lanka

http://ad.zanox.com/ppv/?43746485C454428751

Aeroporto Internacional de Bandaranaike (CMB), Mattala Rajapaksa International Airport (HRI), Ratmalana (RML), SLAF Ampara (GOY), SLAF Anuradhapura (ADP), SLAF Batticaloa (BTC), SLAF China Bay (TRR), SLAF Palaly (JAF)

 

 

Onde Ficar no Sri Lanka

Sri Lanka

Ao longo do litoral do Sri Lanka existem vários destinos interessantes com uma interessante oferta turística de alojamento, a preços bastante competitivos e que vão de encontro a todos os interesses e orçamentos. Colombo - a Capital, apesar de ser uma grande cidade e constantes obras de melhoramento e modernização é pouco mais do que isso mas, como um dos principais pontos de entrada no Sri Lanka, é incontornavelmente um dos pontos de visita. Kandy, a cidade das montanhas e capital do budismo Cingalês tem o seu charme próprio e vale a pena a visita.

Aqui encontra a melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias no Sri Lanka

banner 320x50 pt

 

Destinos de Férias em Destaque no Sri Lanka:

 

Colombo / Férias em Colombo

Colombo

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Colombo, Sri Lanka

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Kandy / Férias em Kandy

Kandy

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Kandy, Sri Lanka

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Nuwara Eliya / Férias em Nuwara Eliya

    Nuwara Eliya

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Nuwara Eliya, Sri Lanka

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Negombo / Férias em Negombo

Negombo

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Negombo, Sri Lanka

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Galle / Férias em Galle

Galle

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Galle, Sri Lanka

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Hikkaduwa / Férias em Hikkaduwa

    hikkaduwa

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Hikkaduwa, Sri Lanka

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Mirissa / Férias em Mirissa

Mirissa

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Mirissa, Sri Lanka

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Unawatuna / Férias em Unawatuna

    Unawatuna

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Unawatuna, Sri Lanka

banner 320x50 pt

 

 

 

 

 

Colombo

Colombo

A capital de Sri Lanka, Colombo, é uma cidade moderna que soube combinar elementos de oriente e ocidente. Em pleno centro da cidade encontra-se o Lago Beira ao que rodeiam os melhores hotéis. Desde o lago, passeando por Galle Face, o passeio marítimo, podemos contemplar entardecer inesquecíveis, assim como a Igreja de Santo André. Nos arredores de Lighthouse Clock Tower, situa-se a zona comercial e colonial conhecida como o Distrito do Forte porque funcionava como cidade durante a ocupação portuguesa e holandesa.

Nele podemos ver os principais órgãos do governo. Para “viver” no ambiente da cidade tem que recorrer a Perrah, onde encontrará os bazares com objectos variados e multicores.

Existem várias igrejas cristãs dignas de visitar como a Catedral de Santa Lúcia situada no topo da colina, Wolvendaal Kerk com um formoso altar, a Igreja de São Pedro com uma curiosa colecção de vasilhas sagradas e a de Santo António do século XIX.

Como templos hindus destacam Pri Ponnambala Vaneshavara o templo de Shiva mais venerado pelos hindus columbinos, Sri New Kathiresan com impressionante gopuram, o Templo de Ganesha o deus-elefante com formosas esculturas do deus e o Sri Muthumariamman morada da deusa Pattini a quem se atribui numerosos milagres.

Colombo conta também com formosas mesquitas como as de Akbar, Devatagaha, Borah visitada principalmente por parsis, Military Mosque e Jamir-ul-Alfar, a mais importante da cidade.

O budismo desenvolve-se com os seus próprios templos e santuários: o Templo de Dipadutaramya com formosos murais que também se podem contemplar no Paramananda Purana Vihara, a Dagoba do Buda Jayanthi; construída para comemorar ao maestro que dá nome, a Dagoba e o Vihara de Isipathanaramaya e a Asokaramaya Vihara, ambas com formosos frescos e o Mosteiro de Varjirarama com uma bela dagoba rodeada por um agradável jardim.

São interessante também o Colégio de Treino de Monges em Maharagama, o Parque de Vihara Maha Devi famoso por suas árvores e por suas mansões, o Zoológico de Dehiwala com 15 hectares e mais de 2.000 animais, o Planetário, e o Museu Nacional e o Museu de Pedras Preciosas.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Colombo, Sri Lanka

banner 320x50 pt

 

 

 

Kandy

Kandy

Kandy é conhecida como a capital das montanhas e está situada a 115 quilómetros de Colombo. A cidade destaca-se pela sua beleza e por ser o coração do budismo Cingalês, por ser o lugar onde se guarda o Dente de Buda.

Começando o recorrido pelo Lago, artificial e rodeado de montanhas, pode-se passear por uma vereda contemplando as árvores e as mansões.

Caminhar pela cidade é uma delícia. No meio das ruas e bazares sempre animados como o Mercado Municipal com aroma das frutas tropicais, o Centro das Artes e Artesanato e o Dalada Maligawa, conjunto arquitectónico formado por pavilhões cor de rosa com tectos vermelhos onde encontra-se o Templo do Dente de Buda, principal centro religioso dos budistas. No mês de Julho enche-se de vida durante o festival que ali se celebra com milhares de peregrinos, elefantes belamente adornados, dançarinos, acrobatas e milhares de luzes. A relíquia guarda-se num cofre rodeado por outros seis cofres num santuário protegido por cristais. Ao lado do Dalada Maligawa está o Museu Nacional e o Museu Arqueológico.

Além do Templo do Dente de Buda, destacam outras construções religiosas como o Templo de Kataragama, muito animado, Templo de Vishnú, o de Pattini, de Natha Devala do século XIII, o Mosteiro de Asigiriya com uma interessante biblioteca e o Mosteiro de Malwata de finais do XVI.

Outros lugares turísticos são a Igreja de São Paulo onde segue o culto anglicano, o Castelo da Colina de onde se avista uma magnífica panorâmica da cidade, o Santuário Udawattakele situado no bosque húmido com numerosas aves, o Jardim Botânico de Peradeniya na qual se destaca o pavilhão de orquídeas, Katugastota onde pode-se desfrutar do banho diário dos elefantes e o Templo Degaldoruwa, subterrâneo e com formosos murais.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Kandy, Sri Lanka

banner 320x50 pt

 

 

Dambulla

Ao norte de Kandy podem-se visitar vários lugares turísticos como os jardins de especiarias de Dambulla, com um excepcional conjunto de templos-grutas escavados na rocha, com formosas estátuas, talhas e pinturas, onde se reúnem numerosos budistas para meditar.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Dambulla, Sri Lanka

banner 320x50 pt

 

 

 

Sigiriya

Sigiriya

Sigiriya, denominada a montanha de leão, acolhe um palácio com salões, habitações, terraços, maravilhosas pinturas do século V, lagos e jardins que se completam com uma impressionante estátua de um leão do qual somente se conserva as patas. Na base da montanha existem duas cidades fortificados rodeados pela selva.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Sigiriya, Sri Lanka

banner 320x50 pt

 

 

 

Polonnaruwa

Também nesta zona se encontra Polonnaruwa, capital do reino do século XI ao XIII. O conjunto arquitectónico levanta-se ao redor de um lago artificial e está composto por palácios, pontes, salas de reuniões, banhos reais, mosteiros, dagovas colossais e diversos templos entre os quais se destacam os de Lankatilaka e Tivanka, com formosas decorações de estuque e ladrilho e o de Vatadage, de forma circular com numerosas estátuas de Buda. Em cada uma das suas quatro entradas ergue-se uma minúscula dagova central. Os monumentos mais famosos de Polonnaruva são os Calosos de Gal Vihara, gigantescas estátuas de Buda em diversas posições talhadas em rocha.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Polonnaruwa, Sri Lanka

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Nuwara Eliya

    Nuwara Eliya

Nuwara Eliya, antigo enclave britânico, é um povoado com grande encanto que se percebe passeando pelas suas ruas onde se encontram construções tipicamente inglesas como a Casa da Rainha, o Hipódromo e a Oficina de Correios, ou navegando em bote pelo lago Gregory ou desfrutando com as árvores e jardins do Parque Vitória.

Nos arredores de Nuwara Eliya destacam-se os Jardins Botânicos de Haggala com uma formosa roseira, a Rocha da Quijada, a Reserva da Hagkala, as Plantações de chá, as Planícies de Horton, espaço natural de grande beleza onde flúem os rios Walawe, Mahaweli e Kelani, Wellimada com as cavernas de Istripura, Haputale e Bandarawela, um povoado muito pitoresco.

 

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Nuwara Eliya, Sri Lanka

banner 320x50 pt

 

Cultura

Quando o assunto é arte e música, nenhuma divisão pode ser traçada para separar o Sri Lanka da Índia e do resto do mundo. De facto, ao longo do tempo, todas as belas artes do Sri Lanka evoluíram como parte da Maior Tradição Indiana. Atualmente as novas tendências da arte vêm do Ocidente, de forma que arrulhos portugueses e hinos cristãos combinaram-se aos "ragas" do norte da Índia e aos cantos budistas e tornaram-se parte da herança musical da ilha.

O Sri Lanka não é rico apenas em música, mas em dança também. As suas formas de danças populares associadas ás tradicionais, logo se tornaram moda. A Fundação Channa e Upuli de Dança, e artistas brilhantes como Chitrasena introduziram a rica tradição do Sri Lanka, no mundo, em forma de dança.

George Keyt era um dos maiores artistas do Sri Lanka que fez sua marca através do seu estilo único e mostrou a vida do Sri Lanka em forma de arte. Sua arte era reconhecida por sua vibração e realidade.

 

 

Festivais e eventos

O Sri Lanka conta com numerosas festas e festividades que são principalmente religiosas, o que não significa que não sejam menos animadas. As ruas vestem-se de variadas cores e os habitantes vestem suas melhores roupas, enquanto que a música toca.

Em Janeiro homenageia-se o deus Sol no Thai Ponga. A primeira procissão que congrega multidões é durante o Festival Duruthu onde se comemora a visita que Buda fez a Kelaniya.

No mês de Maio, em Vesak, durante o dia de lua cheia, comemora-se o nascimento e a morte de Buda. As casas e ruas iluminam-se com lâmpadas de papel oferecendo um bonito espetáculo ao entardecer.

Em Junho celebra-se o Poson, festival em que se agradece a entrada do budismo no país. Numerosos peregrinos dirigem-se aos adornados templos de Mihintale e Anuradhapura.

Julho e Agosto são os meses em que se celebram os principais festivais no Sri Lanka.

Em Kandy, durante os dias de lua cheia, comemora-se o Esala Perahera, o mais famoso e também o mais animado, sobre tudo na última noite. As ruas da cidade inundam-se de peregrinos que caminham em procissão até o Templo do Dente de Buda, onde se guarda essa relíquia do deus. Dos quatro santuários saem as divindades principais de Kandy, acompanhados por mais de cem elefantes formosamente adornados, enquanto os músicos, acrobatas e dançarinos com enfeites de prata, brincos, cinturões e peitorais com joias seguem o ritmo insistente e rápido da música com movimentos muito estudados. Um elefante de grande tamanho leva somente o cofre onde é guardado o Dente de Buda, já que o dente jamais abandona o santuário.

O outro evento é a Peregrinação de Skanda em Kataragama. Fiéis de todos os credos sofrem com gosto as penitencias verdadeiramente cruéis para conseguir o favor de Skanda, o destruidor dos obstáculos para o qual não há nada impossível. Podem-se ver pessoas que atravessam distintas partes do corpo, sobretudo a língua, com objetos pontiagudos, prendem fogo na sua boca com pastilhas de alcanfora, dançam com arames nas costas e cordas nas pernas ou caminham sobre brasas em chamas, chegando inclusive a lançar petróleo para atravessar as chamas. Este espetáculo religioso celebra-se nas duas semanas de Julho antes da lua cheia.

O 15 de Agosto é o Festival de Madhu onde se festeja, pelos cristãos, a Virgem Maria.

Nos meses de Outubro e Novembro celebra-se o festival das luzes, Deepavali.

O Dia de Sangamitta comemora-se durante a lua cheia de Dezembro. Crê-se que nestas datas a princesa Sangamitta chegou à ilha com a raiz da Árvore da iluminação, procedente da Índia.

De Abril a Dezembro milhões de peregrinos sobem ao Pico Adão para homenagear a marca das pegadas de Buda. Conta a lenda que Adão e Eva se refugiaram no topo desta montanha de 2.600 metros de altura depois de ser expulsos do paraíso. A subida realiza-se de noite para chegar ao pico ao amanhecer.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Online

Temos 90 visitantes e 0 membros em linha