As 10 melhores coisas para fazer no Sri Lanka

Sri Lanka

Conhecida como Ceilão até 1972, o Sri Lanka é uma ilha com uma área de 65 610 km² situada ao sul da Índia, com territórios costeiros para a baía de Bengala a leste, oceano Índico a sul e a oeste, e o estreito de Palk a noroeste, que o separa da Índia.

Viajar é mais do que uma simples paixão, é uma necessidade, um verdadeiro vício que parece insaciável e o Sri Lanka é um dos destinos mais espetaculares para visitar, daqueles que há sempre algo mais para surpreender o viajante.

Sri Lanka

País de história milenar, uma cultura bastante rica e um povo bastante acolhedor, o Sri Lanka é marcado pela sua enorme riqueza e diversidade natural que vai desde mantos verdes a perder de vista, até às suas paradisíacas praias, a maioria delas dignas de cartões postais.

Há muito para ver e fazer no Sri Lanka, um magnifico destino onde o tempo de viagem disponível é sempre o maior problema para quem visita este belo país, no entanto, de modo a aproveitar ao máximo as suas férias aqui, deixamos algumas das sugestões daquilo que poderá ver e fazer durante a sua visita.

Conhecido como a “Joia do Oceano Índico”, o Sri Lanka é abençoado com paisagens espetaculares e locais culturais e históricos bem conservados.

A ilha evoluiu quase tanto como a vizinha Índia, apesar de recentes guerras e da crise econômica internacional.

A costa é cercada por praias de areia dourada e o reino em forma de lágrima é o lar de uma população compacta e diversificada de acolhimento dos habitantes locais cingaleses, tâmiles e muçulmanos.

Do relvado do Templo da Relíquia do Dente Sagrado aos reservatórios de água artificiais construídos pelos primeiros governantes cingaleses na cidade sagrada de Anuradhapura ao Templo da Caverna de Dambulla e às Terras Altas Centrais do Sri Lanka, é óbvio que a ilha tem mais do que sua parcela justa de pontos turísticos de alto nível.

 

01 – Cidade Antiga de Sigiriya / Ancient City of Sigiriya

Sigiriya

Sigiriya localiza-se na Província Central do Norte do Sri Lanka e é um dos ponto de visita mais populares do Sri Lanka, especialmente pelos turistas interessados pela cultura local e ruínas arqueológicas.

Na prática, Sigiriya conta apenas com uma atração principal, e que atração… nada mais, nada menos que a famosa Fortaleza em Lion Rock – Fortaleza esta que inclui vários jardins e palácios construídos no século 5 dC pelo rei Kasyap.

Rezam os pergaminhos da história que, após uma tentativa fracassada de assassinar e usurpar seu pai, o rei Kasyap fugiu para Sigiriya tendo mandado construir esta fortaleza para defender futuras invasões, incluindo a possível vingança de seu próprio pai.

Principais atrações de Sigiriya: A Fortaleza, Jardins de água, Lion Rock, Murais

 

 

 

02 - Templo da Relíquia do Dente Sagrado em Kandy

Templo Relíquia Dente Sagrado

O Templo da Relíquia do Dente Sagrado, ou Sri Dalada Maligawa, como é conhecido localmente, é um dos destinos mais visitados em Kandy.

O diz-se que o santuário budista mais sagrado possui uma relíquia dentária sagrada de Buda, mais precisamente o seu canino direito, que foi preservado com segurança.

Não é de admirar que o Templo da Relíquia do Dente Sagrado, habitando os restos corpóreos de Buda, seja considerado um monumento privilegiado, não apenas entre a população budista no Sri Lanka, mas em todo o mundo. É parcialmente devido à presença do templo em Kandy que foi inscrito no Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura.

O templo tem uma história muito longa, que remonta à última parte do século XVI. De acordo com a crença popular, o trabalho de construção foi concluído em 1595, por Vimaladharmasuriya I.

Ao longo da história, registaram-se constantes mudanças estruturais e arquitetónicas, devido a invasões portuguesas, calamidades naturais e atentados terroristas.

O dano mais significativo ao templo resultou de ataques terroristas em 1998. A magnitude do dano físico foi considerável mas mesmo assim, foi possível restaurar o templo para o seu estado anterior.

A estrutura atual do templo é cercada pelo Palácio Real, pelo auditório e Mahamaluwa. Existe também um que limita toda a área.

O dente sagrado que é exibido ao publico a cada seis anos, é guardado num Chedi feito em ouro puro.

Todas as quartas-feiras, monges e sacerdotes realizam um banho simbólico da relíquia, com uma preparação feita de flores perfumadas e água perfumada. A água sagrada é então distribuída entre as pessoas que estão presentes, acreditando-se que contém poderes curativos.

 

 

03 – A Cidade Sagrada de Anuradhapura

Anuradhapura

Uma das antigas capitais do Sri Lanka, a cidade sagrada de Anuradhapura é popular pelas suas ruinas bem preservadas e restos da antiga Lanka. A cidade situa-se na província do Norte, a  aproximadamente 205 quilômetros ao norte de Colombo. É limitada pelo rio Malvathu Oya. Devido à rica história e cultura associada a este lugar, Anuradhapura foi adicionada à lista do Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1982. A maioria deste site sagrado de 40 quilómetros quadrados apresenta hoje vários mosteiros.

 

 

04 – Hikkaduwa

Hikkaduwa

A divertida e descontraída localidade de Hikkaduwa situa-se na costa sul do Sri Lanka, a 20 quilómetros ao noroeste de Galle e a cerca de 100 quilómetros de Colombo.

Hikkaduwa foi uma das primeiras praias que foram descobertas na ilha, por turistas em 1960.

A cidade está localizada em torno da estrada principal, que liga Colombo a Galle. Um dos destinos turísticos mais famosos do distrito de Galle, a praia intocada, juntamente com água cristalina e a variedade de desportos aquáticos e atividades disponíveis aqui captaram com sucesso a atenção de turistas de todo o mundo.

 

05 – Reserva Florestal de Sinharaja

Sri Lanka

A última floresta tropical primária do Sri Lanka, a Reserva Florestal de Sinharaja, está localizada na zona húmida perto das terras baixas do sudoeste da ilha. Especificamente, está localizado perto de Sabaragamuwa, a 100 km de Colombo. É de grande importância internacional, já que foi adicionado à lista de sítios do Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1988. A importância desta reserva é entendida pelo facto de abrigar mais de 60% das espécies típicas de árvores do Sri Lanka. Além disso, a vida selvagem encontrada aqui sozinha compreende 50% das espécies do Sri Lanka.

 

06 – Templo da Caverna de Dambulla

Templo da Caverna de Dambulla

De longe, de todos os templos em cavernas existente no Sri Lanka, o mais impressionante é o Templo da Caverna Dambulla.

Situado na cidade de Dambulla, a 150 km ao leste de Colombo e localizado nas áridas planícies do norte, estas cavernas formam o mais espetacular complexo de templos em cavernas da Ásia, o maior e mais bem preservado.

Localmente, também é conhecido como o Templo de Dambulla, com estruturas rochosas que se elevam até 150 metros de altura, com vista para as planícies circundantes. Figura na Lista do Património Mundial da UNESCO desde 1991.

 

07 – Centro histórico de Galle e suas fortificações

Galle

Fundada no século 16, esta cidade foi conquistada por navegadores portugueses, levados até aqui por uma tempestade.

Foi chamada Point de Galle, após o controlo holandês em 1640  passando a fazer parte da Dutch East India Company. Os britânicos chegaram no século 18 e conquistaram a cidade fortificada que os holandeses construíram. Hoje o Forte Galle ainda está vivo e vibrante e é um ótimo lugar para visitar. É também um Património Mundial da UNESCO e, como consequência, conta com bastante turismo. Na ponta sul da ilha do Sri Lanka, a cerca de 20 quilómetros de Galle, situa-se a excelente praia de Unawatuna.

 

08 – Udawalawe Elephant Transit Home

Elephant Transit Home

 Udawalawe National Park - Província de Sabaragamuwa

Propriedade da DWLC, ou pelo Departamento de Conservação da Vida Selvagem, o Elephant Transit Home foi estabelecido em 1995 como parte do Parque Nacional Udawalawe com o objetivo de ser local de reabilitação de crias órfãs de elefantes, colocando-os de volta à natureza. O Transit Home está situado a cerca de 170 km a sudeste de Colombo. Com o financiamento da Federação Livre Nascida do Reino Unido, o Transit Home foi aberto em 2003.

 

 

09 – Antiga cidade de Polonnaruwa

Polonnaruwa

Localizado no norte do Sri Lanka, Polonnaruwa é a segunda cidade mais antiga da ilha.

Polonnaruwa sucedeu a Anuradhapura como capital do Ceilão no final do século X, após o abandono de Anuradhapura na sequência da invasão e destruição. A sua proximidade com a costa leste foi fundamental no seu desenvolvimento ao longo dos anos, enquanto o rio Mahaweli, na fronteira, ajudou no seu desenvolvimento econômico e agrícola. Devido a esses fatos importantes, foi adicionado à lista de Patrimônio Mundial da UNESCO em 1982. Também é considerado por muitos especialistas e historiadores como um dos mais importantes centros budistas.

 

10 – Região dos Planaltos centrais do Sri Lanka

Planaltos Centrais

Uma das últimas inclusões na lista de Sítios do Patrimônio Mundial da UNESCO foi a região dos Planaltos Centrais do Sri Lanka.

Localizados na zona húmida do centro do sul da ilha, eles consistem em algumas das regiões conservadoras mais importantes do país, incluindo o Parque Nacional Horton Plains, a Área Protegida de Peak Wilderness e a Floresta de Conservação Knuckles. Esta área situa-se a cerca de 2.500 metros acima do nível do mar, e hospeda uma variedade extraordinária de flora e fauna ameaçadas que não são encontradas em nenhum outro lugar do país. Essa é a razão pela qual foi considerado um ponto de acesso à biodiversidade ecologicamente rico.

Mapa Sri Lanka

 

 

 

A nossa App Android

Hotelbooking QR

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Online

Temos 49 visitantes e 0 membros em linha