Booking.com

 
 
 

Férias no Vietname: Informações úteis

Férias no Vietname

Tendo em conta a ocorrência de roubos a estrangeiros, sobretudo por esticão, considera-se adequado evitar andar com o passaporte, sugerindo-se que o viajante circule apenas com uma fotocópia do mesmo para efeitos de identificação.

Nos  transportes públicos, tuk tuks e táxis de mota, deve ter-se cuidado com os bens pessoais, sugerindo-se a utilização dos cofres dos hotéis para deixar os objectos de valor.

A título preventivo e apenas para facilitar a prestação de auxílio em caso de necessidade, aconselha-se a todos os nacionais que viajem para este país que informem previamente a Embaixada de Portugal em Bangkok.

 

Documentação: Passaporte (com validade mínima de 6 meses) e visto de entrada a tratar com pelo menos 10 dias de antecedência (necessária cópia do passaporte) e uma taxa a pagar localmente (aprox. 25 USD).

 

É necessário visto.

Os cidadãos portugueses que pretendam deslocar-se ao Vietname devem ser portadores de passaporte cujo prazo de validade mínimo seja, à data de entrada no país, de, pelo menos, 6 meses.

 

Idioma: A língua oficial é o Vietnamita mas no entanto o inglês é o idioma comercial.

 

Clima:

Sul: tropical.
Norte: chuvoso e quente de Maio a Setembro e quente e seco de Outubro a Março.

 

Devido à sua morfologia geográfica é sempre possível encontrar no Vietname um local quente e ensolarado, se estiver preparado para o procurar.

O clima é geralmente quente e húmido, mas o norte e as zonas costeiras arrefecem ligeiramente até Janeiro. O clima é determinado por duas monções: a de Inverno, que vem de nordeste, entre Outubro a Março, e traz um Inverno frio a todas as zonas a norte de Nha Trang, mas seco e quente a Sul. De Abril ou Maio a Outubro, a monção de sudoeste traz consigo um tempo mais quente, húmido mas chuvoso a quase todo o país, com excepção das zonas escudadas pelas montanhas.

 

Temperatura Média em ºC

Hanoi

Jan         Fev        Mar       Abr        Mai        Jun         Jul          Ago        Set         Out        Nov       Dez

27           27         28         29         29          30          30          31          30           30         30          28

Roupa: Recomenda-se roupa ligeira e fresca durante todo o ano, com excepção dos meses de Outono/Inverno, se a viagem for para o norte, em que deverá usar roupa mais quente.

 

Hora Local: + 6 horas ( Abril a Outubro )

+ 7 horas ( Novembro a Março )

 

Tempo de viagem: Não existem voos directos de Portugal. O tempo previsto para o voo Lisboa – Hanoi é cerca de 18 horas, com escala numa capital europeia.

 

Saúde: Não são necessárias vacinas.

 

Corrente eléctrica: A corrente é de 220V, 50 Hz, pelo que é necessário adaptador com terminal de terra padrão americano.

 

Moeda: Dong (VND) 1 € = aprox. 26,40 VND

Podem trocar-se euros em bancos, hotéis e agentes de câmbio autorizados.

A utilização de cartões de crédito está generalizada nas principais cidades.

 

Condições de segurança
 

As condições de segurança nos centros urbanos são relativamente boas, não obstante, têm-se registado pequenos delitos nas grandes cidades e estâncias turísticas.

A ocorrência de casos de pessoas infectadas com gripe aviaria não se afigura, até ao momento, alarmante. Recomendam-se cuidados gerais como evitar o contacto com as aves ou de ingestão de carne mal cozinhada das mesmas.

A legislação vitenamita é particularmente severa em relação ao tráfico de drogas, incluindo a pena de morte. É igualmente severa quanto ao transporte de certos medicamentos.

 

Cuidados de saúde
 

Rede Sanitária: Fora dos grandes centros urbanos não é satisfatória.

A ocorrência de casos de pessoas infectadas com gripe aviaria não se afigura, até ao momento, alarmante. Recomendam-se cuidados gerais como evitar o contacto com as aves ou de ingestão de carne mal cozinhada das mesmas.

Seguros: É recomendável a subscrição de um bom seguro de saúde.

 

Comunicações

A rede telefónica fora da capital não é eficiente.

 

Compras: No Vietname existe uma variedade de artigos de laca em estilo chinês, mas também são comuns os objectos em laca e as cerâmicas inspiradas em temas relacionados com os elefantes. Podem ser adquiridos maravilhosos tecidos bordados, como vestidos, toalhas e colchas, e belos selos de madeira lavrada, pinturas sobre bambu e jóias artesanais.

Dos artigos mais famosos são de destacar os tapetes de parede (que no norte são designados por coi e lac no sul) e os chapéus de bambu em formato cónico, sobretudo na região de Hue.

 

Turismo do Vietname: http://www.vietnamtourism.com

 

Informações úteis
 

Não existe representação diplomática portuguesa no Vietnam, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Bangkok.

 

Postos Honorários de Portugal no Vietnam:

Consulado Honorário de Portugal em Hanói

level 3,number 214 Thuy Khue Street, Tay Ho District,  Hanói

Telefone: + (844) 462 971 396

Nº Emergência: + (844) 907 560 568

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Consulado Honorário de Portugal em Ho Chi Minh

66/11 Pham Ngoc Thach, Q3, Ho Chi Minh

Consul Honorário: Afonso Vieira

Telefone: + (848) 3820 0623

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Secretária do Consulado Honorário: Ms Karin

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro:
http://www.portaldascomunidades.mne.pt/

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:
http://www.mne.gov.pt/mne/pt/ministerio/CorpoDiplomatico/

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Online

Temos 92 visitantes e 0 membros em linha