Férias no Turquemenistão

 Turquemenistão

O Turquemenistão como destino de férias é um desafio aos mais audazes, aqueles que gostam de aventura, natureza  e dão valo ao contacto com culturas diferentes.

Turquemenistão

Antiga república da ex. União Soviética,  Turquemenistão  é o país mais meridional da  Ásia Central e divide fronteiras com o Cazaquistão a noroeste, Uzbequistão a nordeste e leste, Afeganistão a sudeste, Irão ao sul e sudoeste, e o Mar Cáspio a oeste.

Turquemenistão
Capital : Asgabate
Área : 488 100 km²
População : 5 373 502
Governo : República presidencialista
Línguas oficiais : Russo, Turcomeno
Moeda : Manat turcomeno (TMT)
Países vizinhos : Afeganistão, Cazaquistão, Irão, Usbequistão

 

Com uma área de 488 100km²,  e uma população de 5.171.943 habitantes o Turquemenistão tem um clima continental com amplitudes térmicas acentuadas. Durante os meses de Julho e Agosto a temperatura pode chegar aos 50º . Entre Dezembro e Fevereiro as temperaturas são frequentemente inferiores a 0º.

 

O Turquemenistão localiza-se numa das áreas de deserto mais seca do mundo, com o Deserto de Karakum a cobrir a maior parte do território, onde as temperaturas ultrapassam os 40ºC com relativa facilidade.

A temperatura mais alta registrada em Ashgabat, capital foi 48°C, enquanto em Kerki, no interior do país nas margens do rio Amu Dária, os termómetros já atingiram 51,7°C.

Com mais de 80% do território a ser ocupado pelo Deserto de Karakum, as áreas montanhosas localizam-se no leste e no sul. Os rios ausentes na maior parte do território, encontram-se nas regiões fronteiriças. O rio Amu Dária forma parte da fronteira com o Uzbequistão, enquanto o Rio Murgab nasce no Afeganistão.

Ao percorrer o Turquemenistão estará a andar por territórios que já foram rotas conhecidas de civilizações antigas. Merv, atualmente designada Mary, foi uma das grandes cidades do mundo islâmico e ponto de paragem na famosa Rota da Seda.

País predominantemente desértico, são as vastas reservas de petróleo e gás natural que constituem a base da economia do Turquemenistão, no entanto existe agricultura em  oásis irrigados. Metade das áreas irrigadas são ocupadas com a plantação do algodão, da qual o Turquemenistão já figurou entre o top 10 dos maiores produtores mundiais.

 

Como chegar ao Turquemenistão

Aeroportos em destaque:

Ashgabat Airport (ASB)

Companhia com sede em Turquemenistão: Turkmenistan Airlines

 

Regime de entrada e estada no Turquemenistão

Para viajar para o Turquemenistão é necessária a obtenção de um visto de entrada junto dos respetivos postos consulares. O passaporte deve ter uma validade superior a 6 meses após a data final da viagem constante do visto.

Os estrangeiros devem registar obrigatoriamente, no prazo de 24 horas após a sua entrada no país, os respetivos vistos junto da delegação local do Ministério do Interior. O incumprimento desta obrigação poderá levar à expulsão do país ou mesmo detenção.

É obrigatório transportar sempre consigo o passaporte e o respetivo visto. A sua inexistência quando solicitado pela polícia poderá levar à detenção. Os controles são frequentes.

 

 

 

Onde ficar no Turquemenistão

Um dos 3 hotéis

A oferta hoteleira disponível no Turquemenistão é incrivelmente escassa, daí este ser um destino de visita recomendável apenas aos viajantes mais experientes e verdadeiros aventureiros.

Hotel

 

Organize as suas viagens de férias aqui

Para além de algumas informações acerca de cada destino, partilhamos aqui algumas ferramentas que utilizamos para organizar as nossas viagens para que também o possa fazer de forma fácil e rápida, economizando algum tempo e dinheiro.
Desde a simples reserva de Pacotes de Férias, Circuitos Turísticos ou Cruzeiros para aqueles que não gostam de ter muito trabalho no planeamento, até às reservas de  voos, hotéis ou outro tipo de alojamento, aluguer de carro e contratação de seguro de viagem, especialmente para aqueles que gostam realmente de escolher tudo e planear as férias ao pormenor.
Disponibilizamos ainda a possibilidade de reservar antecipadamente alguns passeios turísticos e ingressos para atrações no destino, poupando assim tempo e evitando filas de espera nas principais atrações do destino escolhido para as próximas férias.

travel 2 icon

 

Pacotes de Férias

tracking route icon

 

Circuitos

cruise icon
 

Cruzeiros

Transport Airplane icon
 

Voos

Household Bed icon
 

Hotéis

car icon
 

Aluguer de Carro

colosseum icon
 

Passeios Turísticos

insurance icon
 

Seguro de Viagem

 

 

 

 

Cidades mais populosas do Turquemenistão:

Ashkhabad, Türkmenabat, Daşoguz, Mary, Balkanabat, Baýramaly, Türkmenbaşy, Tejen, Abadan, Magdanly

 

A moeda local é o Manat turcomano.

 

 

 

 

 

Condições de segurança no Turquemenistão

As zonas de fronteira estão encerradas a estrangeiros com exceção das zonas de passagem, só podendo ser visitadas mediante autorização especial.

A partir da 23.00 horas todos os estabelecimentos, incluindo bares, restaurantes, cinemas, etc., devem estar encerrados. Deverá adotar as habituais precauções em matéria de segurança.

 

 

Transportes no Turquemenistão

A companhia aérea "Turqueminstan Air Lines" assegura viagens com países terceiros.

 

 

Cuidados de saúde no Turquemenistão

As clínicas privadas praticam preços elevados, em especial com utentes estrangeiros.

As vacinas deverão estar em dia : tuberculose, difteria, poli, hepatite A e B e febre tifoide.

É aconselhável consultar um médico antes de viajar e realizar um seguro de saúde que cubra todas as despesas médicas, incluindo o repatriamento.

 

 

 

O que fazer no Turquemenistão / O que Visitar no Turquemenistão

 Turquemenistão

 

A Cidade-oásis de Merv

Merv

A Cidade-oásis de Merv, inserida do Parque Nacional Histórico e Cultural da "Merv Antiga" declarado Património UNESCO desde 1999 é um dos destinos de visita obrigatória no Turquemenistão.

O Parque Nacional Histórico e Cultural da "Merv Antiga" revela restos de quatro mil anos de história humana e vários monumentos ode se destacam as Fortalezas de Erk-Kala, de Giaur-Kala, e de Kyz-Kala, o Mausoléu do Sultão Sanjar, a Cidadela do Sultão Kala e o Mausoléu de Muhammad ibn Zeid.

A Cidade-oásis de Merv, espalhada ao longo de um areal de 120 km², foi a segunda maior cidade do mundo muçulmano e um importante centro de comércio na rota da seda até ser destruída 1221 pelas hordas guerreiras de Gêngis Khan. De visita imperdível é o mausoléu do sultão Sanjar, construído em 1140 e o armazém de gelo do século XII, em que se podia guardar blocos de gelo por até 2 anos.

 

Kutluk-Timur

Minarete

Uma das famosas atrações do Turquemenistão é o Kutluk-Timur, o minarete mais alto da Ásia Central, com 62 metros de altura, localizado na cidade de Köneürgenc, 500 km ao norte de Asgabate, nos limites do deserto de Karakorum.

Mausoleu

 

 

 

Parque nacional de Kugitang

Turquemenistão

No parque nacional de Kugitang, no estremo sudeste do Turquemenistão, perto da fronteira com o Usbequistão e Afeganistão guarda uma atração das mais interessantes do país - pegadas das patas de dinossauros enormes, com cerca de 80 cm.

Para além das pegadas destes gigantescos seres que habitaram a terra, o parque nacional de Kugitang conta ainda com várias cavernas com estalactites, assim como a montanha de Ayribaba, cujo topo está coberto com neve praticamente ao longo de todo o ano.

 

 

Asgabate, a capital

Asgabate

Com uma população inferior a 1 milhão de habitantes, Asgabate é a maior cidade do país, capital, centro politico, económico e cultural do Turquemenistão.

Asgabate está situada entre o deserto de Kara Kum e a Serra de Kopet Dag, a cerca de 250 quilómetros de distância da segunda maior cidade do Irão, Mashhad.

Uma cidade relativamente jovem, Asgabate desenvolveu-se a partir de uma aldeia com o mesmo nome, criada pelo russos em 1818.

Fortemente devastada por um terramoto em 1948,  o centro da Asbagate e grande parte da cidade foi reconstruida com fortes estruturas anti sismo, em aço.

Das atrações turísticas relevantes de Asgabate destacam-se o Museu das Belas Artes Turcomano, Museu do Tapete Turcomano, o Museu de História do Turquemenistão e Museu Nacional de História de Asgabate.

A o edifício da Academia de Ciências do Turcomenistão, um importante instituto de ensino superior é também digno de visita.

Mesquita

A nível de grandes mesquitas destacam-se a Mesquita Azadi (que se assemelha à Mesquita Azul de Istambul), a Mesquita de Omar Khezrety, e a futurista Mesquita Iraniana.

Mesquita

 

Arco da neutralidade

Outro dos destaques da cidade é o Arco da neutralidade, um monumento que dificilmente passa despercebido a qualquer visitante. Trata-se de um grande tripé sobre o qual há uma estátua de ouro do ex-presidente Saparmurat Niyazov. A estátua, construída em ouro, gira, do modo a estar sempre de face para o sol durante o dia.

Destaque ainda para o Palácio Türkmenbaşı, sede presidencial e o Palácio Rukhiyet

Existem ainda numerosas fontes e repuxos de água espalhados ao longo de toda a cidade, contrastando com a enorme falta de água na maioria do país.

 

 

 

Nisa

Nisa

Não muito distante de Asgabate, a 18 quilómetros de distância situa-se a antiga cidade de Nisa, capital do antigo e poderoso reino de Parthien, no século III.

Em Nisa poderá visitar as ruinas de edifícios importantes, mausoléus e santuários, e muitas obras de arte em mármore.

A fortaleza de Nisa foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2007.

Grande parte de artefactos e documentos encontrados durante as escavações de Nisa, encontram-se atualmente nos Museus da Capital.

 

 

Lista do Património UNESCO do Turquemenistão

Parque Nacional Histórico e Cultural da "Merv Antiga" (1999)
Kunya-Urgench (2005)
Fortalezas Partas de Nisa (2007)

 

Informações úteis:

Não existe representação diplomática portuguesa no Turquemenistão, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Ankara.

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro:  - http://www.portaldascomunidades.mne.pt/

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal: - http://www.min-nestrangeiros.pt

A nossa App Android

Hotelbooking QR

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Online

Temos 207 visitantes e 0 membros em linha