Booking.com

 
 
 

Ilha do Sal - Férias em Cabo Verde

Férias na Ilha do Sal – Férias em Cabo Verde, o convite à interação com o mar...

Atualmente dedicada quase na exclusividade ao turismo, a ilha do Sal deve o seu nome à indústria que aqui prosperou entre os séculos XVIII e meados do séx. XX.

Ilha do Sal - Férias em Cabo Verde

Terra de maravilhosas praias de areia branca, de águas cálidas e transparentes e recifes de coral, a ilha do Sal oferece condições únicas para umas inesquecíveis e excelentes férias de Praia em Cabo Verde, assim como prática de uma vasta variedade de desportos ligados ao mar e à praia como o surf, windsurf e kitesurf, mergulho, pesca e natação.

Ilha do Sal - Férias em Cabo Verde

Apesar da sua origem vulcânica, a ilha é plana, assemelhando-se à superfície lunar, e tem um clima quente e tropical seco, que permite ao turista desfrutar das praias paradisíacas ou das famosas salinas durante 365 dias por ano.

A ilha do Sal é o principal ponto turístico do país, sendo responsável por mais de 50% das dormidas de todo o arquipélago.

 

A visita à baia da Murdeira, Rabo de Junco, Baia de Joaquim Petinha, Buracona, Ponta Preta, bem como a Gruta do Amor, entre outros, é obrigatória para quem visita esta ilha.

Mapa Ilha do Sal

Possui um aeroporto internacional com ligação aos principais mercados emissores.

 

Como se deslocar na Ilha do Sal

Uma estrada asfaltada percorre a ilha a todo o comprimento, ligando Santa Maria, no Sul, a Espargos sendo necessário cerce se 25 min. de automóvel a percorrer a distância.

 

Em Espargos, a estrada desvia para Pedra de Lume (Leste) e para Palmeira (Oeste).

 

Existem transportes públicos regulares entre as duas principais povoações (100$); para Pedra de Lume e Palmeira os transportes são ocasionais e os horários imprevisíveis.

 

Aconselhamos, por isso, que se desloque de táxi: Espargos/Santa Maria (700 a 1.000$), Espargos/ Pedra de Lume (300$) e Espargos/ aeroporto (150$ a 200$).

 

Consegue alugar um automóvel a partir de 3.600$/dia, deixando uma caução de 20.000$.

 

Um Pouco de História

Consta que antes de Diogo Gomes e António Noli terem avistado o Sal, em 1460, a ilha já era conhecida pelos mouros devido às suas ricas salinas – de onde, aliás, provém o seu nome. No entanto, a aridez que a caracteriza fez com que o povoamento inicial de Cabo Verde tenha passado ao lado do Sal que, durante séculos, serviu apenas de pastagem para rebanhos de cabras, habitat de flamingos e tartarugas e, esporadicamente, habitação para os escravos que exploravam as salinas ao sabor das flutuações da procura internacional desta matéria-prima.

 

Só em meados do séc. XIX é que a exploração intensiva do sal para exportação (Brasil e África) determinou o povoamento consistente do Sal. Mas, a prosperidade efetiva da ilha começou, realmente, em 1939, com a construção de um aeroporto vocacionado, de início, para o reabastecimento de aviões de longo curso e, depois, usado como infraestrutura para o desenvolvimento turístico da ilha.

 

Hoje, o Sal é a ilha do arquipélago de Cabo Verde onde o turismo está mais desenvolvido. Os seus 10 mil habitantes distribuem-se entre Santa Maria, situada no extremo Sul da ilha, e Espargos, a capital, situada no centro, a 2 km do aeroporto.

 

Rejuvenesça nos banhos das salinas...

Pedra do Lume é, sem dúvida, um dos locais de visita obrigatória na Ilha do Sal. Esta localidade, situada abaixo do nível da água do mar, é um lago de sal dentro da cratera de um vulcão há muito extinto.

 

Inativas desde o final do século XX, as salinas conservam, ainda hoje, alguns artefactos usados na extração e transporte do sal. Deixe-se “mergulhar” nestas águas e rejuvenesça nesta memorável experiência.

 

Onde Ficar

A oferta de hotéis, aparthotéis, pensões e residenciais é muito variada e concentra-se principalmente em Santa Maria, embora em Espargos existam alternativas mais baratas e em Murdeira haja um aldeamento turístico.

Aqui encontra a melhor oferta de alojamento para férias na Ilha do Sal

banner 320x50 pt

 

Festas Regionais na Ilha do Sal

Palmeira - Dia de São José - 19 de Março

Alto de Santa Cruz (Espargos) - Dia de Santa Cruz - 03 de Maio

Espargos - Festa de Sto. António - 09 de Junho

Alto São João (Espargos) - Dia de São João - 24 de Junho

Hortelã (Espargos) - Dia de São Pedro - 29 de Junho

Fontona - Dia de Santa Ana - Última semana de Julho

Pedra de Lume - Dia de N. S. da Piedade - 15 de Agosto

 

Onde Comer

Tal como sucede com os alojamentos, também os restaurantes e bares se concentram em Santa Maria e em Espargos, com clara vantagem para a primeira. A maioria dos visitantes frequenta os restaurantes situados na pracinha de Santa Maria.

 

Aconselhamos que se aventure nas ruas traseiras, ou nos restaurantes situados à beira-mar, onde se cozinha bom peixe grelhado. Os hotéis também dispõem de bons restaurantes com música ao vivo.

 

 

Mergulhe nos recifes mais belos do mundo...

Ilha do Sal - Férias em Cabo Verde

Senão um dos mais belos recifes do mundo, certamente um dos mais coloridos. Mergulhe nas águas límpidas e mágicas da Ilha do Sal e envolva-se num cenário de enorme beleza que a flora e fauna marinha desta ilha criaram para si.

As águas, tépidas e turquesas desta ilha, escondem lugares de incrível formosura, desde a Buracona à Serra Negra, passando pela Pontinha ou pelo Morro Pedra, muitos são os lugares onde se poderá perder no imenso azul deste mar.

 

O que Visitar

Salinas de Pedra de Lume

Salinas

Situada na costa Leste da ilha, esta salina ocupa o bojo de uma enorme cratera de vulcão extinto cujas paredes porosas permitem a infiltração da água do mar. O acesso faz-se por um túnel artificial construído em 1804 pelo empresário Manuel António Martins, o principal responsável pela exploração comercial intensiva das salinas do Sal. Visite também as salinas de Santa Maria.

 

Buracona

Buracona

É uma fantástica piscina natural encrostada na lava negra das rochas sobranceiras ao mar. Bem perto, situa-se uma outra piscina, desta vez subterrânea, que se alcança mergulhando através de um buraco no chão. Dista 6 km, para Norte, de Palmeira.

 

Desfrute dos ventos quentes da África atlântica...

Sempre presentes no dia-a-dia, os ventos quentes de África ou alísios, que bem caracterizam o arquipélago, sopram com mais intensidade no período de Dezembro a Junho, proporcionando uma temperatura média anual de 25ºC e um cenário ideal e propício à prática de desportos que veem nestes ventos um amigo. E se para uns, estes ventos são ótimos para a prática de desportos, para outros são quase como um refresco natural ao sol abrasador que se sente ao longo do dia.

Viva a adrenalina dos desportos náuticos...

 

Os ventos, o mar e o clima fazem da ilha do Sal, tal como nalgumas outras ilhas do arquipélago, um lugar único e excecional para a prática de desportos como a vela, o windsurf e o surf, entre muitos outros. Juntam-se, ainda, as aprazíveis praias do Sal, tornando esta ilha num local paradisíaco não só para os desportistas mas também para aqueles cuja adrenalina é um estilo de vida.

 

Compras

Em Santa Maria, Espargos e no próprio aeroporto existem várias lojas de artesanato local e artigos oriundos do continente africano. Procure saber onde é que fica situada a Oficina de Artesanato, que também funciona como escola

Reserve aqui as suas viagens

hotelbooking small
 
Se realmente gosta dos nossos artigos e acha os mesmos úteis para as suas viagens de férias, reserve o seu alojamento, os seus voos, as suas viagens e as suas excursões e atividades com os nossos    
parceiros, através do nosso site.
Não paga mais por isso e está a ajudar o nosso projeto.
Obrigado! e boas viagens de férias!
botaobooking Abreu Edreams
     
Logitravel Rumbo Viator

 

 

 
Promoções
 
Hotéis

 

ref-booking-large
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
logo logitravel
Cruzeiros
 
 
 

Excurses

 

 

Online

Temos 90 visitantes e 0 membros em linha

Voos

 

My Hotelbooking