Sobre Andorra

Hotelbooking

O Principado de Andorra está situado na vertente mediterrânica dos Pirinéus Orientais entre Espanha e França, sulcado pelos rios Valira (Valira do Norte e Valira do Oriente, que se juntam para formar o Gran Valira), com altitude média de 1.996m (ponto mais alto 2.942m), e superfície total de 468 km2.

O território de Andorra está dividido administrativamente em 7 "parròquies" – Canillo, Encamp, Ordino, La Massana, Andorra la Vola, Sant Julià de Lòria, Escaldes-Engordany –, cabendo aos "comuns" (Câmaras Municipais) a sua representação e administração.

A capital do Principado é Andorra la Vella.

O Principado de Andorra tem uma democracia parlamentar, com Governo próprio e dois Chefes de Estado: o Co-Príncipe francês (Presidente da República francesa) e o Co-Príncipe episcopal (Bispo da vizinha cidade espanhola de La Séu de Urgell).

O clima de Andorra é mediterrânico montanhoso, caracterizado por verões quentes e Invernos frios e com neve. Os maiores nevões ocorrem entre Dezembro e Março.

A língua oficial é o catalão, mas são igualmente falados o castelhano, o português e o francês.

A moeda local é o euro. As principais formas de pagamento são o dinheiro e cartões de crédito, embora, excecionalmente, possa haver dificuldade em efetuar pagamentos com alguns cartões eletrónicos. Existe rede ATM.

 

Regime de entrada e estada

Documentos exigidos à entrada:

- Cidadãos de países membros da UE: documento nacional de identidade ou passaporte.

- Cidadãos de outros países: passaporte ou equivalente.

Autorização de residência pode ser obtida, desde que se apresente contrato de trabalho (sujeito a um regime de quotas), prova de meios próprios de subsistência, ou ainda no âmbito do reagrupamento familiar.

Regime de Vistos: Isenção de visto para os cidadãos da União Europeia.

 

 

Restrições Aduaneiras/ Sanitárias à Importação de Produtos:

Andorra tem duas fronteiras, do lado francês, em Pas de la Casa, e do lado espanhol, em Farga de Moles, a seguir à cidade espanhola de La Seu de Urgell. Ambas estão abertas em permanência ( www.duana.ad ).

Andorra não é um Estado membro da União Europeia. Como consequência das diferenças de taxas e impostos, por vezes importantes entre Andorra e os países vizinhos, Espanha e França, estes últimos exercem um apertado controle aduaneiro à saída de Andorra, em especial no que se refere a tabaco, bebidas alcoólicas, perfumaria e cosméticos.

Para evitar fortes multas há que respeitar as quantidades e valores máximos, cuja lista de franquias a seguir se indica:

Produtos agrícolas:

Café: 1.000 g de café ou 400 g de extractos;

Chá: 200 g de chá ou 80 g de extractos;

Álcool (*): 1,5 l de licores com mais de 22 graus ou 3 l de licores ou aperitivos de menos de 22 graus ou de vinhos espumosos / 5 l de vinho de mesa;

Tabaco (*): 300 cigarros ou 150 cigarrilhas ou charutos (de menos de 3 g por peça), ou 75 charutos (de mais de 3 g por peça), ou 400 g de tabaco para cachimbo;

Outros:

Até um valor de 300 euros por pessoa (os menores de 15 anos, até um valor de 150 euros), desde que não ultrapasse:

• 2,5 kg de leite em pó;

• 3 kg de leite condensado;

• 6 kg de leite fresco;

• 1 kg de manteiga;

• 4 kg de queijo;

• 5 kg de açúcar e doces;

• 5 kg de carne.

Produtos industriais:

Perfumes:

• 75 g de perfumes

• 375 ml de colónias

Outros:

• Até um valor de 900 euros (menores de 15 anos, até um valor de 450 euros)

Quantidades e valores máximos por pessoa.

(*) Para estes produtos os menores de 17 anos não beneficiam de qualquer franquia.

Quando regressem à União Europeia, os viajantes podem levar, por pessoa, e sem custos adicionais, as quantidades de produtos comprados em Andorra, acima indicadas.

Devem ser declarados na alfândega todos os produtos que ultrapassem os limites acima indicados. Não é autorizada a cumulação de franquias, nem em valor, nem entre viajantes, nem entre produtos agrícolas e industriais.

O álcool, o tabaco, o café, o chá, os perfumes e as colónias estão limitados em quantidade e não é tido em conta o valor. Por outro lado, há outros produtos, como o leite, a manteiga, o queijo, o açúcar, os doces, em que é tido em conta cumulativamente o valor e a quantidade.

Não é necessário declarar nas alfândegas comunitárias os produtos que não ultrapassem os limites indicados, desde que os produtos se destinem a uso pessoal.

As quantidades permitidas podem variar de acordo com a idade do viajante.

Por fim, aconselha-se ainda a que os interessados se informem junto das alfândegas comunitárias quanto às limitações específicas susceptíveis de ser aplicáveis em qualquer momento, sobretudo as relativas a produtos animais ou vegetais, a animais vivos, a espécies em vias de extinção, a medicamentos, a armas e munições, a objectos de arte e de colecção, divisas, ouro e meios de pagamento.

 

 

Condições de segurança

Boas. Por norma não há problemas de segurança.

No entanto, nos últimos anos, começaram a ter lugar roubos em hotéis e outros lugares turísticos, havendo que tomar precauções. Já houve também casos esporádicos de ataques à mão armada, a bancos e joalharias.

A prática de ski fora das pistas não é recomendável, devido ao risco de avalanches. Os passeios longos na montanha exigem boa forma física, cartas de orientação, equipamento apropriado - em especial em termos de calçado - e consulta prévia da meteorologia, uma vez que o tempo pode variar muito rapidamente.

 

Transportes

Apenas existem transportes rodoviários em Andorra e, em casos especiais, por helicóptero.

Os transportes internos são regulares e com destino a qualquer ponto do Principado. Os transportes externos têm destino a Espanha, França, Portugal (Norte).

Os acessos a Andorra via aérea efectuam-se por Barcelona e Toulouse. No Inverno e, por vezes, mesmo na Primavera e Outono, devido à neve e ao gelo, os veículos automóveis têm que, obrigatoriamente, dispor de equipamentos adequados à circulação nessas condição climáticas.

 

Cuidados de saúde

A rede sanitária é boa.

Os funcionários do regime geral de segurança social têm direito a assistência médica, ao abrigo da Convenção Internacional celebrada entre Portugal e Andorra, desde que munidos do formulário P/AND 3, que deve ser solicitado previamente junto dos Serviços portugueses de Segurança Social.

Chama-se a particular atenção dos beneficiários dos regimes especiais dos funcionários públicos (ADSE), militares, ou de outro pessoal equiparado, para o facto de não terem, em Andorra, qualquer cobertura em caso de doença ou acidente, pelo que se aconselha vivamente a que o período de permanência no Principado seja coberto por seguro de saúde e acidentes.

Os custos de saúde, não cobertos por seguro ou sistema de saúde, são muito elevados e não podem ser suportados pelos Serviços Consulares.

O Cartão Europeu de Seguro de Doença não tem qualquer validade no Principado de Andorra, que não é Estado membro da União Europeia.

Números de telefone de emergência:

Bombeiros e ambulâncias 118;

Salvamento de montanha 112,

Urgências 116;

Polícia 110;

Hospital 871000.

Endereços dos principais Hospitais e Clínicas:

- Hospital Nostra Senyora de Meritxell Av. Fiter e Rossol Escaldes - Engordany Tel. +376 871000.

 

Comunicações

Rede de Telecomunicações funciona bem.

 

Informações úteis

Endereços úteis:

Embaixada de Andorra em Lisboa

Rua do Possolo, 76, 2º andar

1315-251 Lisboa

To.: 00 351 2139137 40

Fax.: 00 351 213913749

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Outras informações e endereços úteis

- www.andorra.ad - Portal Internet propriedade do Governo d'Andorra;

- www.ccis.ad - Portal Internet da Câmara de Comercio, Indústria e Serviços d'Andorra, propriedade do Governo d'Andorra e dos Comuns de Andorra;

- www.uha.ad – Portal Internet da União Hoteleira de Andorra;

- www.skiandorra.ad – Portal Internet das Associação das Estâncias de Esqui de Andorra.

Outros telefones de interesse:

- Governo de Andorra – 875700

- Informação telefónica nacional – 111

- Informação telefónica internacional – 119

- Correios (espanhóis) – 820257

- Correios (franceses) – 820408

- Serviço de Alfândega – 879900

Notas:

Não existe Representação Diplomática em Andorra, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Madrid, Espanha.

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro:

- http://www.portaldascomunidades.mne.pt

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:

- http://www.min-nestrangeiros.pt/mne/missoes/

Para mais informação importante sobre o destino, antes de viajar, não deixe de consultar os conselhos ao viajante no portal da Comunidades

 

Antes de marcar qualquer viagem de férias não deixe de conferir as informações e alertas mais recentes sobre cada país / destino, no Portal das comunidades portuguesas.
COVID-19 - Viagens ao estrangeiro e deslocações e a Portugal

Mantenha-se a par das últimas noticias aqui!

Mais Informao

 

Antes da partida:

1. Verifique se dispõe de passaporte válido. Alguns países exigem um prazo de validade que poderá ir até 6 meses após a conclusão da viagem e outros não aceitam passaportes temporários, se possível deixe a familiares fotocópia do passaporte e do contacto do hotel onde ficará instalado. Verifique também se os seus cartões de crédito/débito são aceites no país de destino;

2. Adquira atempadamente o bilhete e garanta as condições e os meios necessários para a viagem. Assegure-se de que dispõe dos meios suficientes para a sua permanência no país e para regressar, no caso de o seu bilhete de regresso perder a validade;

3. Verifique, junto do seu agente de viagens ou nas Embaixadas e Consulados, se necessita de um visto para entrar no país de destino. Em caso afirmativo, não parta sem obter o visto;

4. Informe-se sobre quaisquer acordos de assistência médica que possam existir com os países do seu destino;

5. Obtenha o seu Cartão Europeu de Seguro de Doença - CESD, caso se desloque para um país da União Europeia. Informe-se nos serviços ou no site da Segurança Social ou do seu subsistema de saúde;

6. Informe-se, com antecedência, quanto à necessidade de cuidados de saúde especiais (vacinas ou precauções especiais). Aconselha-se a realização de uma Consulta do Viajante (atentos a que alguns países exigem a apresentação do certificado internacional de vacinação contra a febre amarela).

Nesta consulta é informado sobre medidas preventivas (ou curativas) a adotar antes, durante e depois da viagem, em função do destino, da viagem e de quem viaja. Esta consulta é extremamente importante para todos os viajantes, em particular para grávidas, crianças, idosos e indivíduos com doenças crónicas.

Esta consulta inclui vacinação ou toma preventiva de medicação contra múltiplas doenças de risco baixo ou inexistente em Portugal, informação sobre higiene individual e cuidados a ter com a água e os alimentos que se ingerem, aconselhamento e prescrição da farmácia do viajante que pode ou deve levar consigo e informação sobre assistência médica e riscos nos destinos para que viaje.

A consulta do viajante deve ser marcada um a dois meses antes da realização da viagem. O paciente deve levar consigo o seu documento de identificação (com número de utente de serviço de saúde), o boletim individual de saúde/vacinas e o certificado internacional de vacinação (caso já tenha).

As consultas do viajante e os centros de vacinação internacional encontram-se disponíveis em todo o país. Pode localizar o mais próximo da sua área de residência no site do Serviço Nacional de Saúde.

Em complemento à informação aqui disponibilizada, recomenda-se a consulta dos portais da União Europeia (UE), com recomendações para quem se prepara para viajar no Espaço Europeu, e da Direção-Geral da Saúde.

7. Faça um seguro de viagem que inclua, preferencialmente, assistência médica, roubo, furto e despesas de repatriação. Verifique as condições contratuais e os dados mais importantes: idade e limites territoriais, notificação de queixas e prazos de validade;

8. Informe algum familiar ou amigo da data de partida e da previsível hora de chegada. Indique o país ou países de destino, moradas e números de telefone de contacto.

9. Se vai viajar para países com condições de segurança precárias, procure obter o máximo de informação possível antes da sua partida e informe a(s) Embaixada(s) e/ou o(s) Consulado(s) de Portugal do país ou países que pretende visitar, da data de inicio da viagem, dos locais onde irá permanecer e dos respectivos contactos telefónicos;

10. Registe-se na aplicação móvel gratuita “Registo Viajante”, disponível para dispositivos Android e IOS, permitindo ser imediatamente localizado e contactado em caso de emergência, como catástrofes naturais, acidentes ou atentados. Pode igualmente registar-se no Formulário Registo Viajante.

 

 

No destino:

1. A fim de evitar o extravio da documentação, é aconselhável o depósito dos originais e dos bilhetes de viagem nos cofres do hotel. É suficiente, na maior parte dos países, a exibição de fotocópia dos documentos, autenticada com selo a óleo do hotel;

2. Qualquer que seja o país de destino, deverá evitar a exibição de joias e objetos de valor. Os pequenos furtos são uma constante e toda a precaução é recomendável;

3. Evite frequentar ruas mal iluminadas de noite e não resista a uma tentativa de roubo violento;

4. Não transporte malas ou embrulhos que não lhe pertençam e mantenha sempre sob vigilância a sua bagagem;

5. Não conduza veículos de outras pessoas através de fronteiras;

6. Recuse e evite qualquer tipo de contacto, manipulação ou consumo de drogas. Poderá enfrentar, consoante a lei de cada país, multas pesadas, longas penas de prisão em condições difíceis, ou mesmo a pena de morte;

7. Nos países muçulmanos e orientais, o viajante irá deparar-se com culturas muito diferentes da ocidental, devendo observar as regulamentações locais relativas ao vestuário e formas de comportamento. O consumo de drogas e de bebidas alcoólicas é geralmente punido com pesadas penas de prisão.

8. Tenha também sempre presente que as suas atitudes poderão beneficiar ou prejudicar a imagem de Portugal.

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionando apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento.

Mais Informao

plain BLUE   bed 2   Rental Cars   Seguro de Viagem

Voos Baratos

 

Reserva de Hotel

 

Aluguer de Carro

 

Seguro de Viagem

.cycloweb
 
Promoções
 
 Allianz Assistance
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
 
Voos Baratos
Busca de Voos
 
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
Find Penguins 
Allianz 
 
 Accuweather Onboarding Logo