Booking.com

 
 
 

Belize

Período Pré – Colombiano: São várias as evidências arqueológicas que comprovam a existência de civilizações tão ancestrais como os maias, que povoaram a América Central e Sul durante longos e prósperos séculos da Era Cristã.

Da cultura maia restou um grande legado, um legado em locais arqueológicos como os de Caracol, uma das cidades maias mais importantes, Lamanai, Santa Rita, Nim Li Punit, e especialmente Altum Ha, cujos vestígios arqueológicos revelaram numerosos tesouros da época maia, tendo sido preponderante na ajuda dos cientistas e arqueólogos a descobrir mais alguns segredos da época pré-colonial.

 

 

Período Colonial

No inicio do século XVII, apesar da investida da armada espanhola de Cristovão Colombo, composta por Pinta, Niña e Santa Maria, e das subsequentes tentativas de anexar o atual Belize ao seu já vasto império, os galeões espanhóis, repletos de ouro, prata e madeiras exóticas, foram alvo de fortes e frequentes ataques piratas pelos navegadores britânicos, que perduraram até 1798, ano em que ambos se defrontaram na Batalha de São Jorge Caye.

 

A vitória da armada inglesa culminou na declaração de Belize enquanto colónia britânica, ao contrário da restante area que compõe a América Central. Ao longo do século XIX e de forma gradual, o atual Belize tornou-se numa sociedade multiétnica, sobretudo pelos casamentos entre autóctones e colonos britânicos, e moderna e organizada especialmente pelo uso das madeiras exóticas em construções de casas.

 

 

Independência

Aquando do início do século XX, as consequências provenientes da catastrófica crise económica mundial, afetaram em grande parte, a até então, relativa prosperidade do mais recente membro das Honduras Britânicas, nomeadamente o aumento em mais de 40.000 habitantes ilegais, que eram frequentemente requeridos para trabalhar nas artes da madeira; em igual numero o aumento de desempregados; e os efeitos devastadores da passagem do furacão em Belize City no ano de 1931.

 

Tais acontecimentos despoletaram um forte sentimento de independência, incrementado, no ano de 1954, pelo alargamento do direito ao voto aos cidadãos do sexo feminino. A resposta, no ano de 1961 por parte do Reino Unido foi imediata, e treze anos mais tarde, o título de colónia das Honduras Britânicas foi substituído pelo actual nome de Belize, culminando no ano de 1981, com a declaração de independência. Tanto princípios como ideais de uma recente democracia permanecem, ainda, nas mentalidades dos locais e, tal como é habitual no decorrer de um pais recentemente independente, surgiram alguns dissabores, cujos efeitos ainda se fazem sentir nos dias de hoje, nomeadamente a Proclamação Territorial por parte da Guatemala.

 

Aquando da declaração da independência da Guatemala no ano de 1821, esta afirmou ter herdado da coroa espanhola, a antiga colónia das Honduras Britânicas. Trinta anos mais tarde, o governo britânico em simultâneo com o da Guatemala assinou um tratado que definia, de forma ideológica, as fronteiras entre os dois países. Desde então, e com o intuito de recuperar a sua herança, a Guatemala já solicitou a revisão da mesmo tratado nos anos de 1930, 1945, 1999 e, recentemente em 2008, ano em que foi assinado o acordo referente à possibilidade da realização de um referende nacional, regulado pelo Tribunal Internacional da Justiça.

 

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Belize

Férias em Belize, América Central

Excursões e actividades em Belize

 
Promoções
 
Hotéis

 

ref-booking-large
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Excurses

 

 

Online

Temos 24 visitantes e 0 membros em linha

Voos

 

My Hotelbooking