Booking.com

 
 
 

Lyon

Terceira maior cidade de França, Lyon organiza todos os anos a famosa Festa das Luzes.

Foi também a casa dos pioneiros do cinema Auguste e Louis Lumière, que patentearam o seu cinematógrafo em 1895 e são considerados os primeiros realizadores do mundo. Os irmãos Lumière captaram imagens da bonita cidade natal, situada na confluência dos rios Rhone e Saone.

Entre os impressionantes edifícios de Lyon encontra-se a Basílica de Notre-Dame de Fourvière, sítio que atrai anualmente milhão e meio de visitantes.

Região: Rhone-Alpes (Rhone-Alpes-Auvergne desde 2016)

População: 491.268 (2,18 milhões no conglomerado urbano)

Fundada pelos Romanos no século I AC, Lyon desempenhou papel importante no desenvolvimento político e religioso da Europa ao longo de muitos séculos.

Cidade inicialmente conhecida por Lugdunum, o arcebispo local foi designado Primaz dos Gauleses e vários papas foram aqui coroados.

O comércio de especiarias e seda prosperou em Lyon durante a Idade Média. A cidade desenvolveu uma reputação culinária e acabou por ser considerada a capital gastronómica da França. A sua arquitetura única, com ruas estreias conhecidas por "traboules", levou ao reconhecimento do local como Património Mundial da UNESCO.

 

Como Chegar

Lyon é servido por dois aeroportos. O aeroporto Lyon Saint-Exupéry(LYS) liga a cidade a 120 destinos em 40 países.

A estação de comboios TGV no aeroporto, com ligações ao aeroporto Paris Charles-De-Gaulle, e a proximidade da rede de autoestradas, significa que chegar ao aeroporto Lyon Saint-Exupéry é bastante simples.

A rede de elétricos, Tram Rhônexpress, une o aeroporto à estação ferroviária Part-Dieu no centro da cidade em 30 minutos.

O aeroporto Lyon-Bron, mais vocacionado para a atividade empresarial, localiza-se na parte oriental e é de fácil acesso através da estrada de circunvalação da cidade.

Os tempos de viagem por estrada desde Lyon até Genebra demoram 1h30, 2h até à estância de esqui alpino e Clermont-Ferrand, 3h até Marselha e Turim, 4h até Paris e 6h até Barcelona. Paris fica apenas a 2h de viagem por TGV (partidas a cada 30 minutos), enquanto Marselha fica a 1h40, Lille a 3h e Londres a 5h (via Eurostar). A cidade é também o centro de uma rede global de rotas de comboios expresso (TER).

 

Onde ficar

Lyon conta com uma considerável oferta de alojamento hoteleiro que vai de encontro a todos os gostos e orçamentos.

Aqui encontra a melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Lyon, França

banner 320x50 pt

 

Como se deslocar em Lyon

Lyon tem quarto linhas de metro (A, B, C e D), dois funiculares, cinco linhas de eléctrico e várias rotas de autocarro. Os bilhetes podem ser comprados em quiosques e lojas quem tenham o logótipo TCL. Há várias modalidades disponíveis, incluindo viagens de duas horas, passes noturnos e diários, bilhetes simples (válidos por uma hora em qualquer rota), bem como cadernetas de dez bilhetes.

 

O que fazer em Lyon / Locais de Visita Imperdível

 

Presqu’île

Uma estreita faixa de terra entre os rios Rhone e Saone, Presqu’île é o local onde se situam as ruas mais famosas para fazer compras, da Place Bellecour à Place des Terreaux, no sopé da colina de Croix-Rousse.

 

Basílica de Notre-Dame de Fourvière

A Basílica de Notre-Dame de Fourvière é o resta da antiga capital da Gália, mas vale bem a pena a visita.

Suba ao topo da colina de Fourvière (ou apanhe o funicular). Além da magnífica vista sobre a cidade e os Alpes, pode igualmente oservar o Teatro Galo-Romano e a Basílica de Notre-Dame de Fourvière. Esta última é conhecida como protetora da cidade e destino indispensável na lista de qualquer visitante.

 

A cidade velha (Vieux-Lyon)

A Vieux-Lyon (Velha Lyon) apresenta edifícios e moradias do Renascimento, ruas medievais e passagens estreitas que albergam alguns dos melhores "bouchons" – restaurantes típicos de Lyon.

 

La Confluence

Apanhe o barco no Bellecour (Quai des Célestins) ou nas margens do Saone (Quai de la Pêcherie) e vá a La Confluence, o mais recente bairro de Lyon pleno de arquitetura moderna. O transporte de barco funciona diariamente das 10h00 às 21h30. O bilhete único custa €2.

 

Parc de la Tête d'Or

O Parc de la Tête d'Or situado ao norte de Lyon atua como verdadeiro pulmão da cidade. Estende-se por uma área de mais de 105 hectares e é um dos maiores parques urbanos em França.

 

Bairro dos Estados Unidos

Na Europa, apenas Berlim possui mais murais do que Lyon. Os murais podem ser encontrados em todo o centro da cidade (Croix-Rousse, Quais de Saône) mas se quiser ver uma coleção verdadeiramente impressionante dirija-se ao bairro dos Estados Unidos (8º bairro). Aqui situa-se o Museu Urbano Tony-Garnier, local a céu aberto com mais de 20 enormes murais em diferentes estilos. É um local a não perder quando se está em Lyon.

 

Museu Africano de Lyon

Museu Africano de Lyon 

O mais antigo museu na França dedicado especificamente à África, o Museu Africano de Lyon (Musée Africain) foi fundado em 1863 pelos Société des Missions Africaines como um lugar para os missionários enviarem itens africanos de interesse para a França. A enorme coleção de artefatos inclui itens como máscaras rituais, estátuas e instrumentos musicais de diversos grupos culturais como o Dogon do Mali e Ashanti de Gana. O museu foi curado em exposições com base em três categorias: vida cotidiana, vida social e vida religiosa. O foco na cultura do Oeste Africano promove uma boa introdução ao assunto a qualquer pessoa interessada nesta região.

Ocupando 750 metros quadrados, o museu tem três níveis e mais de 2.000 objetos africanos em exposição, oferece muita coisa para ver. Há também uma sala de exposições para exposições temporárias originais, tanto antigas quanto contemporâneas.

Mais Informao

 

 

Teatro Antigo de Fourvière

Teatro Antigo de Fourvière

O mais antigo teatro romano da França, o Teatro Antigo de Fourvière foi construído sob as ordens de Augusto e expandido nos tempos de Adriano. Concluído em 17 aC, e com espaço para 10 mil pessoas, hoje o ele faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO de Lyon.

Restaurado no século XX, o teatro antigo é atualmente usado para receber populares eventos culturais, como o festival de verão Nuits de Fourvière, onde artistas de dança, ópera e de circo se apresentam ao lado de estrelas internacionais da música.

Situado na colina de Fourvière, perto da Basílica de Notre Dame, do teatro você também pode visualizar as ruínas do Odeon de Lyon, com o seu belo piso de mármore e pórfiro - construído no início do segundo século, com espaço para 3.000 pessoas. Atrás do teatro, você também pode visitar as ruínas de um antigo templo romano, dedicado em 160 dC à deusa Cibele.

Mais Informao

 

 

Excursões e atividades em Lyon

 

 

Locais de interesse em Lyon

Centros de convenções: Centro de Convenções CCC Lyon, Centro de Exposições e Conferências Halle Tony Garnier, Espace Tête d'Or

Estações de comboio: Estação Ferroviária Part Dieu, Gare de Lyon Perrache

Estações de metro: Estação de Metro République Villeurbanne, Estação de Metro Grange – Blanche, Estação de Metro Place Guichard, Estação de Metro Laennec, Estação de Metro Parilly, Estação de Metro Debourg, Estação de Metro Bellecour, Estação de Metro Croix-Paquet, Estação de Metro Place Jean Jaurès, Estação de Metro Guillotière, Estação de Metro Masséna, Estação de Metro Part Dieu, Estação de Metro Saxe-Gambetta, Estação de Metro Croix-Rousse, Estação de Metro Jean Macé, Estação de Metro Foch, Estação de Metro Flachet, Estação de Metro Chapennes - Charles Hernu, Estação de Metro Cusset, Estação de Metro Monplaisir-Lumière, Estação de Metro Mermoz-Pinel, Estação de Metro Hénon, Estação de Metro Sans-Souci, Estação de Metro Brotteaux, Estação de Metro Gare de Vaise, Estação de Metro Cordeliers, Estação de Metro Gratte-Ciel, Estação de Metro Vieux Lyon - Cathédrale Saint-Jean, Estação de Metro Gare de Vénissieux, Estação de Metro Perrache, Estação de Metro Laurent Bonnevay Astroballe, Estação de Metro Ampere - Victor Hugo, Estação de Metro Cuire

Estádios ou arenas: Stade de Gerland, Astroballe (arena desportiva)

Locais de interesse: Basílica de Fourviere, Tour du Crédit Lyonnais (edifício)

Museus: Museu das Belas Artes de Lyon, Institut & Musee Lumiere, Museu Africano de Lyon

Parques: Parque de la Tête d'Or

Teatros: Ópera Nacional de Lyon, Teatro Antigo de Fourvière

Áreas de negócios: La Part Dieu (área de negócios), Parque Científico La Doua

Áreas populares: Place des Terreaux

 

Distritos / Bairros em Lyon

9º arrondissement, 8º arrondissement, 7º arrondissement, 6º arrondissement, 5º arrondissement, 4º arrondissement, 3º arrondissement, 2º arrondissement, 1º arrondissement, Centro de Lyon, La Croix Rousse, Cidade Velha de Lyon, Fourvière, La Presqu'lle

 
Promoções
 
Hotéis

 

ref-booking-large
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Excurses

 

 

Online

Temos 104 visitantes e 0 membros em linha

Voos

 

My Hotelbooking