Férias em San José - Costa Rica

San José

San José é a capital do país, principal cidade da Província de San José e a cidade mais populosa da Costa Rica.

Localiza-se no Centro da Costa Rica e serve normalmente de ponto de entrada no país pelos turistas que têm como destino uma das cidades junto à praia ou La Fortuna para visitarem o Vulcão Arenal.

 

Circuitos de Férias e Grandes Viagens para a Costa Rica

Apesar de tudo vale a pena ficar em San José durante um ou dois dias para conhecer a Capital da Costa Rica ao pormenor.

 

Plaza de la Democracia

Ao chegarmos à Plaza de la Democracia começamos a ver e sentir o verdadeiro charme de San José.

 

Zona algo mais calma, é aqui que encontramos, um pouco mais a este, uma das atrações imperdíveis de San José, o Museu Nacional da Costa Rica – um Museu impressionante onde poderá ver uma impressionante coleção de objetos pré-históricos, pré-colombianos, entre muito outros itens.

 

A nordeste do Museu Nacional encontramos a Assembleia Legislativa ou Palácio Nacional como é conhecido esta magnifica construção que serve de sede do Parlamento costa riquenho.

 

A norte do Parlamento, o Parque Nacional é outro dos locais de interesse a visitar em San José. Excelente local para explorar ou simplesmente relaxar um pouco, este parque tem como principal ponto de interesse o Monumento Nacional.

 

O Edifício metálico, datado de 1890 é outra atração a contemplar com atenção, esta é mais uma construção que reflete a prosperidade dos produtores de café da época colonial, um imponente edifício construído na sua totalidade em partes metálicas pré-fabricadas. Todas as peças que formam este imponente edifício foram fabricadas na Bélgica, enviadas para a Costa Rica tendo o edifício sido montado em 1892.

 

Para além do Edifício Metálico há muitas outras maravilhas da arquitetura colonial para admirar ao pormenor, nada como percorrer não só a Avenida Secunda mas também outras ruas e avenidas que percorrem a zona central de San José.

 

O Parque Morazán é outro dos locais a visitar assim como o Jardim Zoológico Simon Bolivar, o melhor local para ter uma ideia aproximada da enorme diversidade da fauna da Costa Rica.

 

Outro dos locais cuja visita recomendamos vivamente é o Museu del Oro Pré-Colombiano onde poderá ver uma surpreendente coleção de artefactos de ouro e não só da era pré-colombiana.

 

O Parque Central é outro dos locais de passagem durante a visita a San José. O mais antigo parque da cidade, construído em 1885, é um excelente local para relaxar e ver o tempo passar. Destaque para o pavilhão central de forma redonda com pilares em arco, uma construção onde certamente tirará algumas fotos.

 

Ao lado do Parque Central, a este, encontrará a igreja de San José ou Catedral Metropolitana, como é conhecida. Não deixe de fazer uma visita pormenorizada a esta magnifica catedral.

 

No lado oposto da Rua, em frente ao Parque Central, o Teatro Popular Mélico Salazar é outra das construções que despertam a atenção de que por aqui passa pela sua beleza. De estilo neoclássico a construção deste teatro remonta aos anos 20. Vale a pena observar com atenção todos os pormenores da fachada deste belo monumento nacional costa-riquenho.

 

O “Cementerio de Obreros” localizado no lado sul da cidade é o local onde estão depositados os restos mortais de alguns dos costa-riquenhos mais importantes da história.

 

O Teatro nacional é mais uma das bela construções históricas de San José que vale a pena uma paragem para observar a fachada e interior. Outra das construções que, em conjunto com o Teatro Nacional formam o que é conhecido como o coração da arquitetura de San José é o Grande Hotel Costa Rica, um Hotel de 4 estrelas inaugurado em 1930 e que mantém, na medida do possível, a decoração original.

 

O Mercado Nacional de Artesania, situado no lado oeste da Plaza de La Democracia foi um dos primeiros locais de paragem no centro de San José, um mercado bastante colorido de peças de artesanato e todo o tipo de bugigangas, ideal para comprar as recordações da Costa Rica.

 

Se houver oportunidade assista ainda às danças tradicionais costa-riquenhas, um espetáculo cheiro de cor e carater. Um dos melhores locais para assistir ao Tierra Tica Show é o Restaurante Ram Luna que organiza este espetáculo normalmente às Quartas-feiras.

 

Recomendamos ainda uma visita a locais como o Parque Sábana, o Mercado Central ou o belo Edificio Correos

Barrio Amon, um dos Bairros mais antigos de San José, é outro dos locais que deverá visitar. Ao percorrer este bairro poderá contemplar as magnificas casas construídas pelos barões do Café da Costa Rica. Aqui é possível encontrar uma variada combinação de estilos arquitetónicos desde a Colonial à Caribenha.

 

Pueblo Antiguo

Pueblo Antiguo é outro dos locais de visita obrigatória. Trata-se de um espaço ao ar-livre que tenta recriar um pouco da história da Costa Rica com a criação de réplicas de construções famosas, uma Estação de Caminho de ferro com algumas locomotivas antigas, um parque de diversões, um espaço dedicado à história da produção do açúcar e café com réplicas de cabanas e áreas de secagem, torra e moagem do café.

 

 

Onde ficar em San José

Existem várias opções em termos de alojamento hoteleiro em San José, não fosse esta metrópole e capital do país o principal centro populacional e de negócios da Costa Rica.

Apesar de considerarmos uma boa escolha de hotel a que fizemos em San José, depois de conhecer o Gran Hotel Costa Rica, ficamos com alguma pena de não ter sido a nossa opção pelo menos, por uma noite…

Recomendamos vivamente a escolha de um dos hotéis do centro da Cidade pela proximidade das principais atrações.

 

Hotéis em San José / Férias em San José

San José

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em San José, Costa Rica banner 320x50 pt

A não perder em San José:

 

Excursões e actividades em San José

 

 

Mercado Central

Mercado Central

O animado Mercado Central de San José foi fundado em 1880. Para entretenimento gratuito e uma verdadeira ideia da atmosfera local, não há melhor lugar na cidade!

O mercado tem mais de 200 barracas, vendendo de lembranças e botas de cowboy a remédios à base de plantas e artesanato. Lá dentro você também vai encontrar cafés e bares para uma parada bem-vinda entre as compras. Pegue alguns grãos de café para uma lembrança saborosa.

 Excursões e actividades em San José

 

 

Museo de Los Ninos

Museo de Los Ninos

O Museo de Los Ninos da Costa Rica é uma experiência interativa divertida para toda a família. Situado em uma cidade de brinquedo em um castelo alegremente pintado, que na verdade é uma histórica prisão militar antiga, as exposições práticas abrangem uma abundância de temas.

As crianças vão adorar as 40 exibições explorando o espaço, diversão na fazenda à moda antiga, história, música, ciência e ecologia, e vida cotidiana na Costa Rica.

 Excursões e actividades em San José

 

 

Museu de Jade

Museu de Jade

O jade da Costa Rica é mundialmente famoso, e o Museu de Jade sem dúvida exibe a maior coleção do mundo desta pedra preciosa.

Neste museu você não só vai ver uma enorme variedade de joias e artefatos de jade, como também descobrir por que a pedra preciosa era reverenciada em tempos pré-colombianos, e como ela foi usada e comercializada. Há exemplos de jade de todas a América, incluindo do império maia.

Excursões e actividades em San José

 

 

 

Museu do Ouro

Museu do Ouro

Mais de 1600 artefactos pré-colombianos, incluindo a primeira moeda de Costa Rica, cerâmica artesanal e um guerreiro em tamanho natural, estão alojados neste museu que foi inaugurado em 1985.

A coleção do museu exibe obras indígenas que datam de 500 a 1500 d.C., incluindo joias tradicionais e peças culturalmente relevantes, provenientes de outros países latino-americanos. A mostra no segundo andar explora a influência desses artefatos no desenvolvimento social e cultural da nação, bem como uma história da moeda da Costa Rica. Sinalizações em espanhol e Inglês orientam facilmente os visitantes através dos corredores cheios de história.

Excursões e actividades em San José

 

 

 

Museu Nacional

O Museu Nacional, situado no quartel da Fortaleza Bellavista, tem orgulhosamente exibido, desde 1950, artefactos indígenas e pré-colombianos, obras de arte religiosa e peças geológicas e arqueológicas ligadas à história rica e colorida da Costa Rica.

Salas separadas exploram culturas antigas que datam de cerca de 12 mil anos, bem como coleções de joias, medalhões e estátuas feitas de ouro. E enquanto uma impressionante coleção de pedras e outros artefactos antigos da Costa Rica oferecem aos turistas a chance de viajar no tempo, os visitantes não podem deixar de explorar o seu terreno também. Cidadãos lutaram no quartel durante a guerra civil, em 1948, e danos causados por buracos de bala e guerra ainda podem ser vistos no pátio de estilo espanhol.

Excursões e actividades em San José

 

 

 

Teatro Nacional

Teatro Nacional

Talvez o mais famoso (e, certamente, o mais premiado) prédio público de San José, o Teatro Nacional da Costa Rica, no bairro Catedral, é o lar da comunidade cultural da nação. As apresentações de música clássica, teatro e dança ocorrem várias vezes por semana. E, embora sempre valha a pena vir para um espetáculo, a tradicional arquitetura renascentista do teatro, seus maravilhosos tetos e deslumbrantes interiores o tornam uma atração imperdível mesmo que você não consiga obter ingressos para uma sinfonia.

Os passeios gratuitos pelo prédio histórico, que foi construído in1897, acontecem diariamente às 11h e 15h, e o renomado café do teatro, com vistas pitorescas de San José, é um local perfeito para almoçar antes de sair para explorar o resto da cidade.

Excursões e actividades em San José

 

 

 

 

Casa Amarela

Construída com fundos doados por Andrew Carnegie em 1912, a Casa Amarela da Costa Rica é uma notável construção que abriga a Corte Centro-Americana de Justiça. Desde então, foi apropriada para uso como uma casa presidencial, uma instalação temporária para a Assembleia Legislativa e, mais frequentemente, pelo Ministério das Relações Exteriores e Culto.

Os viajantes podem explorar á area por conta própria ou fazer uma visita auto-guiada por um dos prédios mais famosos de San José. Uma vez por semana, especialistas em história local oferecem passeios oficiais, que incluem uma visita ao Museu Marques Manuel Maria Peralta, uma galeria que homenageia um dos diplomatas mais importantes do país, que fica no local.

Excursões e actividades em San José

 

 

 

Museu de Arte Costarriquenha

Museu de Arte Costarriquenha

Explore as obras de alguns dos maiores artistas da Costa Rica, da era colonial até a atualidade, no Museu de Arte Costarriquenha, incluindo quase todos os trabalhos do prolífico artista local Juan Manuel Sanchez.

O museu está instalado no prédio que já serviu como o principal terminal do aeroporto internacional de San Jose, e na parte externa, onde a pista ficava, encontra-se um belo jardim de esculturas, onde os visitantes podem passear e desfrutar do clima tropical. O museu frequentemente tem concertos de música de câmara no Golden Hall.

 

 

 

Parque La Sabana

Parque La Sabana

Com seus 30 hectares de espaço verde e uma rede de trilhas para caminhadas pela floresta, o Parque La Sabana é a versão de San José do Central Park de Nova York. Os amplos gramados são perfeitos para jogar frisbee ou futebol, e as trilhas e pistas de corrida, ótimas para se exercitar.

Este local já abrigou o aeroporto da cidade até os anos 1940, e hoje o antigo prédio do terminal abriga o Museu de Arte Costarriquenha. Também situado no arborizado parque fica o estádio nacional do país, onde shows e jogos de futebol são realizados e recebem até 40 mil pessoas. Mas na maioria dos dias o parque recebe grupos de residentes que chegam para um lanche próximo à lagoa e famílias que vêem para aproveitar a sombra das árvores. É um lugar relaxante para escapar das multidões e do agito urbano, e uma área perfeita para observar as pessoas e misturar-se aos residentes locais.

Excursões e actividades em San José

 

 

 

Parque Morazán

Este exuberante parque público no centro de San José recebeu o seu nome de Francisco Morazán, um general conservador que tentou unir toda a América Central em um único país. E enquanto o Parque Morazán já foi um local de má reputação em San José (costumava ser conhecido pela venda de drogas e prostituição), ele mudou totalmente nos últimos anos.

Os viajantes podem andar com segurança através dos jardins verdes que fazem do Parque Morazán um refúgio da atmosfera urbana de San José, e desfrutar do seu clima relaxante em um piquenique à tarde nos gramados sob a sombra das suas enormes árvores. O Templo de Musica, um terraço de concreto no centro da área, é o destaque de qualquer visita ao Parque Morazán, especialmente quando músicos locais estão se apresentando.

Excursões e actividades em San José

 

 

 

Plaza de la Cultura

Plaza de la Cultura

Enquanto uma praça, a Plaza de la Cultura deixa muito a desejar. Isso porque sua arquitetura sem graça e designs concretos em sua maioria tendem a torná-la uma das praças menos visualmente agradáveis nesta colorida cidade.

Ainda assim, os viajantes em busca de uma verdadeira ideia do cotidiano de San José não devem perder a movimentada praça, onde os moradores se reúnem após seus passeios de compras nos finais de semana e ficam até tarde de noite. Vendedores oferecem doces gostosos, que são perfeitos para adoçar o seu dia após enfrentar as multidões. A Plaza de la Cultura é normalmente repleta de artistas e vendedores de rua, e uma torre de polícia próxima significa que, mesmo com as multidões, ainda é um dos lugares mais seguros da cidade.

Excursões e actividades em San José

 

 

 

Prédio Metálico

Esta inconfundível estrutura foi construída em Bruxelas e importada para a Costa Rica pela França, em 1896. Após a chegada a San José, serviu como uma das primeiras escolas do país. Como o local original era principalmente de pântanos, a empresa belga construiu as peças individuais de ferro no exterior antes de montá-las no local, quando chegaram na Costa Rica.

Atualmente, o Prédio Metálico serve como uma homenagem à educação pública, e duas escolas primárias - Buenaventura Corrales e Julia Lang - ainda operam de suas salas históricas. Os visitantes podem explorar o terreno por conta própria, ou participar de um dos passeios históricos a pé da cidade para saber mais sobre este icônico edifício.

Excursões e actividades em San José

 

Escazu

A Costa Rica é conhecida por sua fauna diversificada, quedas de água de tirar o fôlego, densa floresta tropical e ilimitadas aventuras ao ar livre.

O Central Valley de Escazu apresenta aos viajantes uma Costa Rica diferente, cheia de arquitetura moderna, casas luxuosas e até mesmo um country club exclusivo.

Os visitantes dizem que este é o lugar perfeito para desfrutar do melhor da vida na cidade grande em um bairro que tem uma atmosfera de campo mais descontraída.

Os viajantes podem passear pelas principais ruas, alinhadas com lojas renomadas e boutiques exclusivas, ou saborear uma refeição em um dos restaurantes de Escazu, para um relaxante almoço ou jantar de classe mundial. Maravilhosas academias e acomodações bem-conservadas significam que os visitantes que procuram fugir da cidade por um final de semana para experimentar a verdadeira vida da Costa Rica com conforto, podem realizá-lo em Escazu.

Excursões e actividades em San José

 

 

 

Parque Nacional do Vulcão Arenal

Arenal

O mais famoso Parque Nacional da Costa Rica, o Parque Nacional do Vulcão Arenal para além de abrigar o Vulcão Arenal, um dos 10 vulcões mais ativos do mundo, compreende 16 reservas e uma dezena de fantásticas zonas ecológicas diferentes, prova da incrível biodiversidade da Costa Rica.

A visita ao Parque Nacional revela um cume ativo coberto com fluxos de lava vermelho e blocos de cinzas. Como seria de esperar, é um espetáculo emocionante e inesquecível, especialmente se você fizer uma visita durante a noite. A cratera de 140 metros de largura do Arenal estava adormecida há séculos, até sua erupção catastrófica em 1968. A sua erupção mais recente ocorreu em 1998.

 

 

 

Pontes Suspensas do Arenal

Uma viagem através das florestas tropicais exuberantes que cercam as Pontes Suspensas do Arenal pode ser perfeita para os amantes da natureza, mas não é recomendada para cardíacos. Isso porque as 16 pontes suspensas - algumas bem acima de desfiladeiros e outras se estendendo até o outro lado da selva - alinham os caminhos sinuosos desta jornada épica da Costa Rica.

Os visitantes podem passear pela densa vegetação em trilhas bem marcadas, observar as famílias de macacos se balançando no ar e os bichos preguiça relaxando nos galhos das árvores. Apesar da altura, as pontes são estáveis e seguras. E enquanto as fortes chuvas podem tornar partes do caminho mais difíceis de percorrer, uma caminhada através desta floresta em dias ensolarados é a maneira perfeita para passar várias horas em contato com a natureza.

Excursões e actividades em San José

 

 

 

Parque Nacional Vulcão Poás

Parque Natural Vulcão Poás

Não há também muitos lugares no mundo onde você pode quase tocar a borda de um vulcão ativo, mas no Parque Nacional Vulcão Poás você pode chegar perto da cratera fumegante.

Um dos vulcões mais acessíveis do mundo, o Vulcão Poás é preenchido por uma lagoa de água marinha incrível, coberto de verde e rodeado por trilhas que levam a mirantes panorâmicos e áreas de piquenique.

O parque é cheio de animais selvagens, incluindo os famosos quetzal, tucanos e beija-flores.

A melhor visibilidade é de dezembro a abril, e, principalmente, no início da manhã.

Excursões e actividades em San José

 

 

 

Vale do Rio Orosi

Vale do Rio Orosi

As densas florestas verdes, férteis plantações de café e belas montanhas do Vale do Rio Orosi atraem os observadores de pássaros, os pescadores de água doce e amantes da natureza para as margens do Rio Reventazon, bem como o lago de águas cristalinas formadas pela represa Cachi.

Os viajantes podem passar a manhã andando pela Iglesia de San Jose de Orosi, onde artefatos coloniais e pinturas religiosas espanholas forram o interior da igreja mais antiga e ainda em uso da Costa Rica. Os aventureiros vão curtir uma tarde no vulcão Irazú. Lagoas de cratera e exuberantes terras compõem o cenário perfeito para caminhadas e vistas pitorescas.

As ruínas de Ujarras, com jardins idílicos e até mesmo uma piscina pública nas proximidades são outro destino popular para viajantes e residentes. Compre seu almoço de uma das mulheres que oferecem inebriantes arepas, antes de sair para explorar as ruínas históricas e relaxar em um mergulho refrescante.

Excursões e actividades em San José

 

 

 

Parque Nacional Braulio Carrillo

Parque Nacional de Braulio Carrillo

A vasta floresta do protegido Parque Nacional Braulio Carrillo pode até ser dividida por uma das rodovias mais movimentadas do país, mas isso apenas significa fácil acesso para os viajantes, bem como a possibilidade de vistas pitorescas, sem nem precisar sair do carro.

Os viajantes preguiçosos podem percorrer a rodovia tirando fotos de paisagens exuberantes do conforto do banco de seus carros, enquanto aqueles ansiosos por um contato com a natureza podem seguir uma das muitas trilhas que levam às cachoeiras, pastos abertos e estações de montanha que pontilham a floresta tropical. Um teleférico no lado oriental do parque oferece passeios de gôndola através do denso bosque e dossel da mata, onde é possível ver bichos preguiça e outras criaturas da floresta, que chamam o Parque Nacional Braulio Carrillo de lar.

Excursões e actividades em San José

 

 

 

Sarchi

Sarchi

Capital da província de Alajuela, Sarchi é famosa por suas artes e ofícios, especialmente os seus carros de bois decorativos que lembram o auge da indústria do café da Costa Rica. Ela fica quase mil metros acima do nível do mar na Cordilheira Central, sendo totalmente dedicada ao artesanato, desde madeira e artigos de couro a têxteis.

O artesanato mais famoso é conhecido como carretas, os carrinhos pintados que se tornaram tão populares quanto as lembranças da Costa Rica ao longo dos anos. Enquanto estiver aqui, escape das lojas por um momento para visitar a bela igreja, com suas esculturas em madeira. Os jardins em frente apresentam um grande carro de bois pintado em cores vivas. O caminho para Sarchi é parte do charme deste popular destino de um dia de viagem, passando por plantações de café, fazendas de abacaxi e uma paisagem pontilhada com vulcões, aldeias e floresta tropical.

Excursões e actividades em San José

 

 

 

Copas das Árvores Sarapiqui

Copas das Árvores Sarapiqui

Você já ouviu tudo sobre a famosa biodiversidade da Costa Rica - e a floresta tropical Sarapiqui é o lugar para experimentá-la de verdade.

Lar da arara verde ameaçada de extinção, e de reservas famosas, incluindo o Parque Nacional Braulio Carrillo, a paisagem do rio fértil de Sarapiqui é melhor descoberta em um passeio de barco. A partir dos cursos de água você vê macacos, preguiças, lontras, tartarugas e todos os tipos de aves, incluindo o quetzal.

Excursões e actividades em San José

 

 

A nossa App Android

Hotelbooking QR

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Online

Temos 45 visitantes e 0 membros em linha