Booking.com

 
 
 

Costa Rica

Para umas férias de ultima hora e, perante uma oferta de voos de Madrid para San José bastante atrativa, a Costa Rica foi o destino escolhido para duas semanas de férias durante o mês de Janeiro de 2015.

 

 

Destino ideal para quem realmente gosta da Natureza, um pouco à pressa, definimos um itinerário para percorrer ao longo de sensivelmente duas semanas.

Na sequência destas duas semanas de férias na Costa Rica compilamos algumas informações que esperamos serem uteis par si, especialmente se está a planear visitar a Costa Rica num futuro próximo.

 

O balanço final das duas semanas de estada neste magnífico país da América Central não poderia ser melhor – Uma experiência única mas algo cansativa pois mesmo em duas semanas para ver tudo o que inicialmente pretendíamos ver “foi necessário correr”. Pelo caminho fizemos alguns desvios no programa inicialmente traçado, perdemos mais tempo em certos locais que o inicialmente previsto, outros gostaríamos de ter mais alguns dias pois ficamos com a sensação que ficou algo mais para ver….

 

San José

San José

A primeira impressão com que ficamos de San José é a de uma cidade bastante movimentada, barulhenta, com transito caótico e nada bonita. A Avenida Secunda – principal artéria que percorre o centro da Cidade é um bom exemplo disso – Atravessar a estrada aqui é uma verdadeira aventura.

 

Generic Banner 800X600

Ao contrário da maioria das críticas e comentários relativamente a San José, considerado por muitos como um local passagem ou um ponto de partida para as férias na Costa Rica, onde os turistas se abastecem antes de partir à descoberta do país, é uma cidade que vale a pena explorar ao pormenor. Para San José agendamos os dois primeiros dias e o dia antes da viagem de regresso, o ideal mesmo seria mais um dia.

 Museu Nacional de San José

Ao chegarmos à Plaza de la Democracia começamos a ver e sentir o verdadeiro charme de San José. Zona algo mais calma, é aqui que encontramos, um pouco mais a este, uma das atrações imperdíveis de San José, o Museu Nacional da Costa Rica – um Museu impressionante onde poderá ver uma impressionante coleção de objetos pré-históricos, pré-colombianos, entre muito outros itens.

 Palácio Nacional

A nordeste do Museu Nacional encontramos a Assembleia Legislativa ou Palácio Nacional como é conhecido esta magnifica construção que serve de sede do Parlamento costa-riquenho.

 

A norte do Parlamento, o Parque Nacional é outro dos locais de interesse a visitar em San José. Excelente local para explorar ou simplesmente relaxar um pouco, este parque tem como principal ponto de interesse o Monumento Nacional.

 

O Edifício metálico, datado de 1890 é outra atração a contemplar com atenção, esta é mais uma construção que reflete a prosperidade dos produtores de café da época colonial, um imponente edifício construído na sua totalidade em partes metálicas pré-fabricadas. Todas as peças que formam este imponente edifício foram fabricadas na Bélgica, enviadas para a Costa Rica tendo o edifício sido montado em 1892.

 

Excurses

 

 

Para além do Edifício Metálico há muitas outras maravilhas da arquitetura colonial para admirar ao pormenor, nada como percorrer não só a Avenida Secunda mas também outras ruas e avenidas que percorrem a zona central de San José.

 

O Parque Morazán é outro dos locais a visitar assim como o Jardim Zoológico Simon Bolivar, o melhor local para ter uma ideia aproximada da enorme diversidade da fauna da Costa Rica.

 Museu do Ouro Pré Colombiano

Outro dos locais cuja visita recomendamos vivamente é o Museu del Oro Pré-Colombiano onde poderá ver uma surpreendente coleção de artefactos de ouro e não só da era pré-colombiana.

 

O Parque Central é outro dos locais de passagem durante a visita a San José. O mais antigo parque da cidade, construído em 1885, é um excelente local para relaxar e ver o tempo passar. Destaque para o pavilhão central de forma redonda com pilares em arco, uma construção onde certamente tirará algumas fotos.

 Catedral de San José

Ao lado do Parque Central, a este, encontrará a igreja de San José ou Catedral Metropolitana, como é conhecida. Não deixe de fazer uma visita pormenorizada a esta magnifica catedral.

 

No lado oposto da Rua, em frente ao Parque Central, o Teatro Popular Mélico Salazar é outra das construções que despertam a atenção de que por aqui passa pela sua beleza. De estilo neoclássico a construção deste teatro remonta aos anos 20. Vale a pena observar com atenção todos os pormenores da fachada deste belo monumento nacional costa-riquenho.

 

O “Cementerio de Obreros” localizado no lado sul da cidade é o local onde estão depositados os restos mortais de alguns dos costa-riquenhos mais importantes da história.

 Teatro Nacional

O Teatro nacional é mais uma das bela construções históricas de San José que vale a pena uma paragem para observar a fachada e interior. Outra das construções que, em conjunto com o Teatro Nacional formam o que é conhecido como o coração da arquitetura de San José é o Grande Hotel Costa Rica, um Hotel de 4 estrelas inaugurado em 1930 e que mantém, na medida do possível, a decoração original.

 

O Mercado Nacional de Artesania, situado no lado oeste da Plaza de La Democracia foi um dos primeiros locais de paragem no centro de San José, um mercado bastante colorido de peças de artesanato e todo o tipo de bugigangas, ideal para comprar as recordações da Costa Rica.

 Tierra Tica Show

Se houver oportunidade assista ainda às danças tradicionais costa-riquenhas, um espetáculo cheiro de cor e carater. Um dos melhores locais para assistir ao Tierra Tica Show é o Restaurante Ram Luna que organiza este espetáculo normalmente às Quartas-feiras.

 

Recomendamos ainda uma visita a locais como o Parque Sábana, o Mercado Central ou o belo Edificio Correos

Barrio Amon, um dos Bairros mais antigos de San José, é outro dos locais que deverá visitar. Ao percorrer este bairro poderá contemplar as magnificas casas construídas pelos barões do Café da Costa Rica. Aqui é possível encontrar uma variada combinação de estilos arquitetónicos desde a Colonial à Caribenha.

 

Pueblo Antiguo

Pueblo Antiguo

Pueblo Antiguo é outro dos locais de visita obrigatória. Trata-se de um espaço ao ar-livre que tenta recriar um pouco da história da Costa Rica com a criação de réplicas de construções famosas, uma Estação de Caminho de ferro com algumas locomotivas antigas, um parque de diversões, um espaço dedicado à história da produção do açúcar e café com réplicas de cabanas e áreas de secagem, torra e moagem do café.

Pueblo Antiguo

 

Onde ficar em San José

Existem várias opções em termos de alojamento hoteleiro em San José, não fosse esta metrópole e capital do país o principal centro populacional e de negócios da Costa Rica.

 

Apesar de considerarmos uma boa escolha de hotel a que fizemos em San José, depois de conhecer o Gran Hotel Costa Rica, ficamos com alguma pena de não ter sido a nossa opção pelo menos, por uma noite…

 

Recomendamos vivamente a escolha de um dos hotéis do centro da Cidade pela proximidade das principais atrações.

 

São José, Costa Rica

San José

Procurar Hotel com desconto e promoções de Férias em São José, Costa Rica

banner 320x50 pt

 

Cartago

Cartago

Situada a uma curta viagem de 22 quilómetros de San José, Cartago situa-se no massivo montanhoso central de San José. Cartago é um cidade antiga com uma longa história.

 

Foi a partir desta Cidade que a Costa Rica começou a ser explorada e desenvolvida, com os exploradores espanhóis a estabelecerem aqui o seu governo e nomearam Cartago como capital da província da Costa Rica. Ao longo da história a Cidade de Cartago sofreu varias destruições provocadas por terramotos, erupções do Vulcão Irázu assim como inundações, no entanto, o povo de Cartago voltou a reerguer a cidade, contudo apenas algumas das construções coloniais sobrevieram até aos dias de hoje .

 

Numa cidade que vive basicamente da agricultura o Mercado Municipal de Cartago poderá ser o ponto de partida ideal para a descoberta do Cartago.

 Basilica de Nossa Senhora de Los Angeles

Se a capital do pais passou a ser San José, Cartago manteve-se como o centro religioso da Costa Rica pelo que não deverá continuar a suas viagem sem explorar minimamente o património religioso de Cartago onde se destaca logo a bela Basílica de Nuestra Señora de los Ángeles, um destino habitual de inúmeros peregrinos oriundos de todos os pontos da Costa Rica.

 

Numa Basílica que está para a Costa Rica como Fátima está para Portugal, de acordo com as lendas a Virgem Maria terá feito aqui a sua aparição em 1635. Local de fé onde diz-se que os milagres acontecem regularmente, não deixe de visitar a admirar ao pormenor toda a beleza arquitetónica da Basílica de Nuestra Señora de los Ángeles, sentir toda a energia da fé e, quem sabe, presenciar algum dos milagres da Nuestra Señora de los Ángeles.

 

Não sendo um dos destinos para ficar durante as férias na Costa Rica, Cartago, uma cidade que está na Rota do Parque Nacional do Vulcão Irazu, Parque Nacional do Vulcão Turrialba e Parque Guayabo é um local que justifica uma paragem breve para visitar.

 

 

Turrialba

Turrialba

Num vale fértil de um vulcão, Turrialba, uma localidade bastante calma que outrora foi uma das mais importantes estações na rota da selva que ligava San José à costa atlântica.

 

Centro de cultivo de café, cana de açúcar e banana, Turrialba não tem muito para oferecer ao visitante em termos de atrações turísticas, a não ser o facto de ser um excelente ponto de partida para inúmeras excursões de aventura, nomeadamente a nível de passeios de caiaque e rafting.

 

 

Vulcão Irazú

Vulcão Irazu

Após quilómetros de estrada ao longo da cordilheira central da Costa Rica que pareciam não nos levar a nenhum lado, por um autêntico jardim de cores e vegetação exuberante, com alguma chuva tropical e nevoeiro à mistura chegamos finalmente chegamos ao topo do Vulcão Irazú, mais concretamente ao miradouro de onde se pode vislumbrar a cratera onde se forma o belo lago com águas de cor verde.

 Irazú

Com 3432 metros de altitude o Irazú é o ativo mais alto da Costa Rica. Desde 1723 foram 23 as erupções deste vulcão. A ultima grande erupção do Irazú começou em 1963 e prolongou-se até 1965, cobrindo com cinzas a capital e a maior parte das terras altas centrais da Costa Rica.

 

O vulcão Irazú manteve-se inativo até 1994, altura em que ocorreu uma pequena erupção, causada por abundantes chuvas que desestabilizaram a cratera do vulcão.

 

Este vulcão é uma das atrações imperdíveis na Costa Rica. Caso não opte por alugar carro para passar as suas férias a explorar a Costa Rica, poderá, desde San José utilizar os transportes públicos de San José, já que existe um autocarro direto da Capital até ao Cume do Irazú.

 

 

Puerto Limon

Puerto Limon

Depois de estamos a 3432 metros acima do nível do mar, naquele que foi até à altura o grande momento desta viagem – a visita ao majestoso Vulcão Irazú, seguimos para este onde será feita a primeira abordagem ao litoral da Costa Rica – Puerto Limon, uma cidade com uma atmosfera típica caribenha. Puerto Limon é um dos melhores pontos de partida para explorar o Parque Nacional Tortuguero, em especial o Canal Tortuguero.

 

A localidade costeira mais importante da Costa Rica, foi em Puerto Limon que Cristóvão Colombo chegou em 1502. Puerto Limon é bastante movimentada, principalmente nos dias em que os navios de cruzeiro atracam no Porto, trazendo imensos visitantes a este destino costa-riquenho.

 

 

Canal de Tortuguero

Canal de Tortuguero

Em Moín poderá embarcar numa viagem incrível ao longo do Canal Tortuguero, um canal que se estende ao longo de cerca de 130 quilómetros que segue para o norte paralelo à costa caribenha, mostrando uma paisagem de beleza única e onde poderá observar toda a riqueza da fauna existente.

 

 

De Puerto Limon (Moin) ao Parque Nacional Tortuguero pelo canal

Canal de Tortuguero

De Puerto Limon, mais concretamente de Moín rumamos até ao Parque Nacional Tortuguero, o Parque Nacional mais popular e emblemático do país já que é a área mais importante para a desova das grandes tartarugas marinhas.

 A viagem, numa pequena embarcação ao longo do canal é simplesmente espetacular, uma autêntica aventura onde emoções fortes é algo que não falta.

 

Algumas centenas de metros após avistarmos alguns crocodilos na água, a pequena embarcação começa a roçar no fundo do canal e numa zona mais baixa tivemos inclusive que sair para a água e empurrar a barcaça….

 

 

Parque Nacional Tortuguero

Parque Nacional de Tortuguero

Basicamente constituído por uma ampla planície inundada, atravessada por um sistema natural de lagoas e canais navegáveis, com bosques de enorme densidade e grande variedade vegetal, onde se destacam os coqueiros no litoral e os bosques húmidos e pantanosos no interior.

 Canal de Tortuguero

A exuberante vegetação constitui o habitat perfeito para uma rica e variada fauna, que inclui macacos (congo, Casablanca e colorado), facilmente visíveis, assim como várias espécies de aves como o tucano, a lapa verde e as garças.

 

Também não é difícil encontrar e observar aqui crocodilos, tartarugas terrestres e de água doce, assim como de coloridas rãs, iguanas e basiliscos.

 Parque Nacional de Tortuguero

Existem ainda outras espécies animais mais raras de se avistar como o manatim, o tapir, o urso formigueiro ou o jaguar.

 Parque Nacional de Tortuguero

As extensas e retilintas praias do Parque Nacional Tortuguero são locais perfeitos para a desova das grandes tartarugas marinhas tais como a Baula, a Carey e a Verde, espécies de grande tamanho que aproveitam a escuridão na noite para desovar nas praias.

 

A época da desova das Tartarugas Carey é de julho a outubro, as Baula de Fevereiro a julho, enquanto a época da desova das Tartarugas Vedes vai de julho a outubro.

 

Brisas de La Jungla

Brisas de La Jungla

Perto de Puerto Limon, junto ao Rio Blanco, Brisas de La Jungla é um excelente parque natural onde tem ao seu dispor imensas atividades em perfeita harmonia com a natureza.

 

Poderá percorrer o “Trilho da Selva” numa agradável caminhada observado a fauna e flora local, fazer passeios a cavalo, visitar o Jardim das Helicónias ou experimentar as emoções fortes de deslizar ao longo de cabos espalhados por 12 plataformas dispostas acima das copas das árvores. Deslizar ao longo de distâncias que rondam os 300 metros a uma considerável altura do solo certamente levará a adrenalina ao limite.

 

Aqui, optamos pelas opções mais tranquilas, ou seja percorrer alguns dos trilhos da selva, miradouros e o Jardim das Helicónias. Para uma próxima oportunidade ficou o rapel acima das copas das árvores.

 

Mais sobre o Parque Natural, Brisas de La Jungla

 

Praticamente chegados aos 7 dias e nem tínhamos saído de Puerto Limon… o mal das férias é o tempo, sempre escasso e passa a correr.

 

As Bananas da Costa Rica

Bananas

Segundo maior exportador de bananas do mundo, plantações de banana é algo que não falta na Costa Rica. As plantações de banana cobrem uma área de cerca de 500 quilómetros quadrados do território.

 

Com o objetivo de facilitar o transporte deste fruto para o continente europeu, no século XIX foi construída uma linha férrea ao longo de 160 quilómetros de selva. Logo que a linha férrea foi terminada, em 1890, as plantações expandiram-se até aos limites desta linha, tendo sido fundada então a United Fruit Company, uma multinacional norte-americana que se destacou na produção e no comércio de frutas tropicais em plantações na América Latina.

 

 

Heredia

Situada 11 quilómetros a norte de San José, Heredia é mais um dos locais que poderá incluir no seu roteiro de viagem de férias na Costa Rica.

 

A Iglesia Inmaculada Concepción de Herédia, situada no parque central deverá ser um dos locais a visitar, assim como a torre de vigia espanhola datada de 1876, um dos principais símbolos da cidade.

 

No centro histórico da cidade foram poucos os edifícios coloniais que resistiram aos terramotos, no entanto, destaca-se aqui o Edifício dos Correios e telegrafo.

 

Barva

3 quilómetros a norte de Herédia encontrará Barva de Herédia, uma pequena localidade cuja bela igreja faz praticamente com que todos os turistas parem para a visitar.

 Barva

A Iglesia de Barva ou Basilica de Barva, construída 1867, é de uma beleza única e o seu interior é simplesmente esplendido.

 

Ainda em Barva de Heredia poderá visitar a plantação, fábrica e armazém de Café Britt.

 

Depois de mais algumas paragens ao longo do itinerário inicialmente definido, onde se incluiu uma pequena paragem em Alajuela e uma mais longa do Zoo Ave, Jardim Zoológico situado em Alajuela que é considerado o maior da Costa Rica e conta com uma impressionante coleção de aves, chegamos finalmente ao Parque Nacional do Vulcão Poás, mais concretamente ao topo da cratera principal.

 

Parque Nacional do Vulcão Poás

Parque Nacional Vulcão Poás Gosto

Com um cheiro a enxofre, as aguas de tons verdes da cratera principal liberta vapores e borbulha constantemente. De acordo com as lendas antigas, os nativos faziam desta cratera local de sacrifícios com o objetivo de apaziguar os deuses.

 Parque Nacional Vulcão Poás Gosto

O Poás é o vulcão ativo mais visitado da Costa Rica e desde 1828, foram observadas 39 erupções deste vulcão.

Um pouco mais a sul da cratera principal situa-se a Lagoa Botos formada numa cratera inativa do Poás.

 Parque Nacional Vulcão Poás Gosto

 

 

 

Parque Nacional Vulcão Arenal

 

Parque Nacional Vulcão Arenal Gosto

Do Parque Nacional do Vulcão Poás seguimos para outro parque dominado por um vulcão, o Parque Nacional do Vulcão Arenal, numa viagem de mais 125 quilómetros de carro em cerca de 3 horas, passando ao largo do Parque Nacional Juan Castro Blanco.

 Parque Nacional Vulcão Arenal Gosto

O vulcão Arenal está situado na Costa Rica, na província de Alajuela, com uma altitude de 1670 metros.

Era considerado extinto até que em 29 de julho de 1968,entrou em erupção depois de 400 anos de inatividade, soterrando algumas das aldeias que existiam ao longo das suas enconstas.

 Parque Nacional Vulcão Arenal Gosto

Desde sua última erupção, o vulcão emite de forma constante gases e vapores de água, com algumas explosões com emissão de materiais piroclásticos(fragmentos de rocha sólida que são expelidos para o ar pela erupção de um vulcão).

Parque Nacional Vulcão Arenal Gosto

Aqui a paisagem e toda a vegetação ao longo da base do vulcão é das mais belas e intocáveis que vimos aos longo de toda a viagem ao longo da Costa Rica.

 Parque Nacional Vulcão Arenal Gosto

A combinação da vegetação cerrada de cor verde que cobre as rochas de cor escura formadas pela lava do arenal é única.

 Catarata Rio Fortuna

A sul do Arenal o Vulcão Chato, um vulcão que tem uma altura de 1.140 metros e está inativo com a sua cratera a dar lugar a uma espetacular lagoa. Daqui seguimos para a base deste vulcão inativo para visitar outra atração imperdível da província de Alajuela, a Catarata do Rio Fortuna, uma das mais espetaculares cataratas da Costa Rica, situadas a cerca de 5 quilómetros do Vulcão Arenal.

 Catarata Rio Fortuna

E estavam completados 10 dos 14 dias de férias na Costa Rica. Na prática tendo em conta que o 14º dia seria dedicado na sua totalidade à viagem de regresso, tínhamos pela frente mais 3 dias e ainda muitos locais para ver.

 

Seguimos para Puntarenas no dia seguinte, depois Parque Nacional Manuel António, mais a sul para daí regressarmos a San José o ponto de partida de umas férias bastante cansativas mas simplesmente espetaculares.

 

Infelizmente já não houve tempo para visitar a Região de Guanacaste, o seu parque Nacional.

 

De Arenal seguimos para Puntarenas passando por uma estrada que contorna O Lago Arenal, um lago artificial construído nos anos 70, importantíssimo nos dias de hoje na produção de eletricidade na Costa Rica.

 

Uma Ligeira paragem em Puntarenas e seguimos ao longo do Golfo de Nicoya até Jaco, local onde pretendíamos fazer a “Tranopy Tour”

 

Teleférico da Floresta Tropical

Rain Forest Aereal Tram

O “Rain Forest Areal Tram” ou teleférico da Floresta tropical é uma das atrações mais populares entre a maioria dos visitantes da Costa Rica.

 

Esta atração é comercializada pela Rain Forest Adventures e existem dois teleféricos, um no lado Atlântico da Costa Rica, perto de Puerto Limon e outro no lado do Pacifico, perto de Jaco Beach, este foi a opção escolhida.

 

Uma incrível viagem com mais de uma hora de duração pela selva tropical, sempre ao nível da copa das arvores onde os sons emitidos pela fauna que faz desta selva o seu habitat natural quebravam o silêncio do grupo de observadores, ouvindo-se apenas com muita frequência o disparar das maquinas fotográficas.

 

Terminado mais um magnifico passeio ainda houve tempo para visitar algumas das praias dos arredores de Jaco, regressar “à base” e aproveitar uma horita de sol na praia.

 

Parque Nacional Manuel António

Parque Nacional Manuel António

O dia seguinte começou com mais uma viagem de carro de cerca de 75 quilómetros de Jaco até ao Parque Nacional Manuel António. Aqui as praias são algo de outro mundo com os seus areais de cor castanha envoltos numa natureza bastante densa e exuberante.

 Parque Nacional Manuel António

Playa Cocal, Playa Espadilla Sur, Playa Manuel António e Playa Escondida foram algumas das praias que visitamos, cada uma das que se seguiam sempre mais belas que as anteriores.

 Parque Nacional Manuel António

Foi aqui, no Parque Nacional Manuel António que passamos o dia mais tranquilo na Costa Rica, um dia dedicado na sua totalidade à praia, natureza e relaxamento.

 Parque Nacional Manuel António

Com as férias praticamente terminadas seguimos no dia seguinte de Quepos para San José, uma viagem de cerca de 3 horas, na sua maioria pelo litoral do Pacifico. Em San José, altura de algumas compras de ultima hora e preparar as malas. Para o próximo ano há mais…

José e Susana Gonçalves

 

Reserve aqui as suas viagens

hotelbooking small
 
Se realmente gosta dos nossos artigos e acha os mesmos úteis para as suas viagens de férias, reserve o seu alojamento, os seus voos, as suas viagens e as suas excursões e atividades com os nossos    
parceiros, através do nosso site.
Não paga mais por isso e está a ajudar o nosso projeto.
Obrigado! e boas viagens de férias!
botaobooking Abreu  
     
  Rumbo Viator

 

 

 
Promoções
 
Hotéis

 

ref-booking-large
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Excurses

 

 

Online

Temos 59 visitantes e 0 membros em linha

Voos

 

My Hotelbooking