Booking.com

 
 
 

Uma viagem de férias simplesmente inesquecível na Malásia

Malásia

Quando se planeia, o destino de férias escolhido raramente coincide com o inicialmente idealizado. Com a viagem de férias à Malásia foi assim e ainda bem que as coisas são planeadas, o resultado final é sempre bem mais gratificante.

O Planeamento

 

Ora bem, o destino inicialmente escolhido era Cabo Verde e começou com uma promoção numa vitrine de uma Agência de Viagens que oferecia uma semana neste tão popular destino em Portugal, a partir de 559 euros por pessoa.

Certo é que os 559 euros bem depressa se tornaram em oitocentos e picos por pessoa e ao comparar com outros destinos eis que surge a possibilidade de uma nova viagem a Cuba, com uma semana a ficar perto dos 900 euros por pessoa.

 

A saída da viagem para Cuba seria de Madrid ao passo que o voo para Cabo Verde saia de Lisboa, enfim mais seiscentos quilómetros de viagem de carro que nem incomodam muito já que o combustível é sensivelmente mais barato em Espanha e não existem portagens. O custo do estacionamento no aeroporto, comparativamente ao Aeroporto de Lisboa é praticamente igual. Acréscimo de custos, apenas o de mais combustível e uma noite de estadia em Madrid, algo que não se resolva sem grandes despesas adicionais.

 

Quando já estava tudo praticamente decidido, numa das pesquisas de preços de voos para diversos destinos, surge um Voo Madrid – Kuala Lumpur a 650 euros por pessoa na Emirates e, como que por instinto contactei imediatamente os companheiros de Viagem e procedemos à reserva dos Voos. De uma semana de férias inicialmente prevista passava 14 dias. Faltava agora garantir o Alojamento na Malásia, escolher os locais a visitar, estudar e garantir as viagens entre destinos na Malásia – nada que não se consiga com enorme facilidade com as ferramentas que temos disponíveis nos dias de hoje.

 Malásia

Para além dos 4 dias em Kuala Lumpur, Langkawi foi o destino para os restantes 10 dias. Para além da quantidade de atividades para ocupar o tempo, a possibilidade de aproveitar para viajar até à Tailândia, nomeadamente aa Satun, assim como o baixo custo dos voos de ligação entra Kuala Lumpur e Langkawi (50 Euros) foram fatores determinantes na escolha.

Langkawi

 

 

A Viagem 

A Viagem iniciou-se com uma ida até Madrid, um dia antes da data de saída do Voo. Escolhemos o alojamento em Barajas, praticamente ao lado do Aeroporto internacional de Barajas.

 

Depois de deixar o carro no Parque de estacionamento do Aeroporto, apenas foi necessário apanhar o autocarro que garante o transporte do estacionamento para os diversos terminais do Aeroporto (gratuito) e daí apanhar o Metro para a estação de Barajas, sair e andar cerca de 200 metros até ao Hostal Avenida Barajas, uma unidade de alojamento simples, barata mas com tudo o necessário para a nossa estadia.

 

No dia seguinte bastou fazer o caminho inverso até ao Terminal 4 do Aeroporto de Barajas de onde apanhamos o Voo da Emirates com destino a Kuala Lumpur, Malásia, não antes sem uma escala de sensivelmente 3 horas no Dubai.

 

Kuala Lumpur

Kuala Lumpur

Do Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur até ao Hotel localizado em Bukit Bintang bastou apanhar o KLIA Ekspres, uma viagem de Comboio de 35 minutos que custa RM35 por pessoa (8,45 Euros) até Bandar Tasik Selatan e, desta estação apanhar a Star Line até Hang Tuah, seguindo-se o Monorail até Bukit Bintang, sair da estação e caminhar 50 metros até à entrada do Meliá Kuala Lumpur. De Bandar Tasik Selatan até ao Hotel gastamos cerca de 80 cêntimos cada em transportes.

 Kuala Lumpur

Poderíamos ter optado por uma viagem de táxi do Aeroporto até ao Hotel, a mesma, com os custos divididos por 4 pessoas não ficaria muito mais cara, no entanto o fato de termos encontrado informações bem claras e detalhadas relativamente aos transportes públicos em KL juntamente com um feed back bastante positivo que quem já visitou KL, levou-nos a optar pelos transportes públicos em vez dos táxis.

 

A opção pela zona de Bukit Bintang não poderia ter sido melhor, bastante central, com a estação de Monorail mesmo ao lado, o Mega Centro comercial Berjaya Times Square em frente e imensas lojas de comércio ao longo da rua, assim como uma das paragens do Go KL, um autocarro turístico tipo hop on / hop off, gratuito que percorre as principais ruas do centro de Kuala Lumpur. Até um supermercado Seven Eleven mesmo ao lado do hotel para algumas compras de bens essenciais a custo mais baixo que no Hotel.

 

Não sendo uma das cidades mais populosas da Ásia, Kuala Lumpur conta com cerca de 1.6 milões de habitantes, é uma Cidade bastante organizada, limpa quando comparada com algumas mega cidades asiáticas já visitadas, e acolhedora, bastante vocacionada para receber bem os visitantes e garantir que todos passam ou visitam as principais atrações da Cidade.

 

O primeiro dia foi dedicado a uma visão geral da cidade e a situarmo-nos perante as principais atrações de KL, pelo meio uma visita ao nosso vizinho do lado, o Berjaya Times Square.

 Pataling Street

O dia passou a correr e ao cair da noite, foi apanhar a ligação até Passar Seni (Monorail e LRT) e dai caminhar até à famosa Petaling Street em plena Chinatown onde existe o mais incrível mercado de rua em Kuala Lumpur. Aqui é possível encontrar cópias perfeitas de modelos mas mais conceituadas marcas de Roupa, malas, carteiras, Relógios… e muito mais tudo negociável e sendo possível comprar grande parte dos artigos a preços realmente incríveis.

 

Para recarregar energias, nada como parar num dos restaurantes chineses de rua para o Jantar.

 

Os restantes dias foram dedicados às visitas das principais atrações de Kuala Lumpur:

Batu Caves

Batu Caves em Selangor, local de um templo e santuário hindu que atrai milhares de fiéis e turistas, especialmente durante o festival Hindu anual, Thaipusam.

Batu Caves

Numa enorme montanha de calcário localizada a norte de Kuala Lumpur, Batu Caves tem três cavernas principais onde se localizam templos e santuários hindus.

Batu Caves

A principal atração é a grande estátua do deus hindu na entrada, além da íngreme subida de 272 degraus até à entrada da caverna principal e de onde é possível ver o impressionante horizonte do centro da cidade.

Batu Caves

 

 

Petronas Twin Towers

Petronas Twin Towers

Elevando-se a uma altura de 451,9 metros, a estrutura gémea de 88 andares é a joia da coroa Kuala Lumpur.

 Petronas Twin Towers

Depois da visita às exposições interativas que mostram a viagem, desde a ideia até a conclusão segue-se uma súbita de 170 metros num elevador futurista até ao Skybridge, uma estrutura de ligação entre as torres e ponte mais alta do mundo onde é possível temos uma panorâmica incrível da cidade.

 Petronas

Para além da ida ao Skybridge, ainda regressamos durante a noite para tiramos algumas fotos da entrada, visitar o centro comercial e assistir ao espetáculo de luzes que tem lugar diariamente por volta das 22H00.

Petronas

 

 

 

Central Market

O Central Market em Jalan Hang Kasturi, a poucos minutos de distância de Petaling Street, um famoso marco da cultura e do património da Malásia foi outros dos lugares visitados.

 

 

KL Tower

KL Tower e Reserva Florestal Bukit Nanas

KL Tower

Realizamos ainda a subida até ao topo da “KL Tower” – Torre de Kuala Lumpur, local onde certamente conseguirá as melhores vista panorâmicas de Kuala Lumpur e das Petronas Twin Towers.

O passeio pela area de Menara -Bukit Nanas Forest - a mais antiga reserva florestal no país, acabou por não se realizar devido à forte chuva com que fomos brindados no dia da Visita à KL Tower.

 

Little India Brickfields, um concentrado da cultura indiana onde existem inúmeras casas de adoração e centros de massagem foi outra das atrações de Kuala Lumpur de não deixamos de visitar, assim como Jalan Tuanku Abdul Rahman onde existe a maior concentração das tradicionais lojas de comércio de Kuala Lumpur.

 Putrajaya

A estadia em Kuala Lumpur ficou completa com uma vista pormenorizada a Putrajaya, a capital administrativa da Malásia que está situada a 70 quilômetros ao sul de Kuala Lumpur.

 Putrajaya

A cidade foi fundada em 19 de outubro de 1995, convertendo-se na capital mais nova do mundo.

 Putrajaya

Como balanço final da estadia em Kuala Lumpur, a satisfação de termos, pela primeira vez desde que viajamos juntos, conseguido visitar todas as atrações que inicialmente planeamos, termos feito imensas compras e feitas as contas cada dia que passamos aqui (Estadia, refeições, transportes, ingressos nas atrações e compras) ficou à volta de 75 euros por pessoa.

Petronas

 

 

 

Langkawi

Langkawi

Seguiu-se a viagem de Kuala Lumpur para Langkawi, desta vez com a companhia aérea Malaysia Air, uma viagem de pouco mais de uma hora.

 Langkawi

Em Langkawi escolhemos ficar em Kuah em vez de Cenang que é o principal destino turístico deste arquipélago. Kuah é um dos principais pontos de entrada e saída de Langkawi uma vez que é aqui que se encontra o Porto marítimo.

 Langkawi

Langkawi goza do estatuto duty free, logo é destino habitual de muitas famílias oriundas de outros pontos da Malásia e mesmo da Tailândia que aqui se deslocam regularmente para fazer compras a preços mais baixos.

 Kuah

De fato, nesta viagem de férias à Malásia, compras foi algo que não faltou e compras sem o exagero que é a sobrecarga de impostos a que estamos habitualmente sujeitos. Normalmente nos destinos que escolhemos ou não existe nada que pela sua utilidade, originalidade a compra ou os preços são altos, aqui aconteceu o contrário, de tal modo que fomos obrigados a comprar malas novas.

 

A ideia era deixar as antigas em Langkawi mas a falta de espaço para as compras obrigou-nos a trazer todas as malas até Madrid. Ainda bem que o limite de peso na bagem de porão por passageiro nesta viagem estava nos 30 kg.

Nem o fato da maioria das praias serem propriedade dos mais luxuosos resorts da ilha ou da para publica mais próxima estar a cerca de 9 quilómetros de Kuah nos impediu de fazer férias de praia em Langkawi.

 

Aqui os 10 dias de estadia passados em visitas às ilhas, praia e compras.

 

Transporte em Langkawi

O Autocarro não é o meio de transporte recomendado para se deslocar na ilha de Langkawi, devido à pouca regularidade das carreiras. Há uma estação de Autocarros em frente ao Hotel Bayview City em Kuah.

 

A maneira mais fácil de dar a volta a ilha é de motoreta, que pode ser contratada por cerca de 25RM a 40RM por dia. As estradas são excelentes, bem preservadas e fora Kuah, são pouco movimentadas a condução aqui é feita pelo lado esquerdo da faixa de rodagem.

 

O transporte público em Langkawi é, em grande parte, fornecido por táxis. As tarifas dos Táxis são calculadas com base no destino. O melhor é procurar a ajuda na receção do resort para organizar reservas e tarifas com os motoristas de táxi.

 

Os táxis do aeroporto custam cerca de 14 RM para Kuah cidade e cerca de 12 RM para Pantai Kok ou Pantai Cenang. Poderá comprar um coupom no balcão de aeroporto antes de sair do terminal e usá-lo para pagar o motorista de táxi.

 

Os táxis estão constantemente disponíveis e as tarifas do Kuah Jetty são:

a cidade de Kuah RM 5

ao Aeroporto de RM 15

a Pantai Cenang / Pantai Tengah RM 12

Pantai Kok a RM 20

 

Os carros podem ser alugados facilmente em Kuah ou nos resorts de praia. As tarifas são razoáveis com preços desde 70 RM a 150RM por dia, dependendo da classe do veículo.

 

Encontrar carro de aluguer com condutor é também algo fácil, com muitos proprietários do carro em Langkawi que desejam ganhar uma renda extra a disponibilizarem-se ao seu serviço assim que chegar a Langkawi.

 

As excursões em Langkawi

 

Pulau Payar Marine Park, Langkawi

Pulau Payar

Simplesmente imperdível!

Pulau Payar

30 km a sudeste de Langkawi, a cerca de 1 hora de distância de barco, está aquele que é o melhor parque marinho na costa oeste da Malásia. Pulau Payar Marine Park é a escolha ideal para um passeio e a garantia de um dia inesquécivel.

 Pulau Payar

Este bem-preservado parque marinho desabitado estende-se ao longo de várias ilhas, sendo Pulau Payar a maior ilha do paque. A Sua base é a plataforma flutuante ancorada em Pulau Payar, mas a verdadeira atração desta plataforma encontra-se debaixo de água.

 Pulau Payar

Entre na câmara de observação submarina para ver a vida marinha ao redor de um recife. Quer ficar ainda mais perto do redemoinho de peixes que fazem destes corais sua casa? Pegue numa máscara de snorkel, barbatanas e junte-se ao espetáculo!

 Pulau Payar

Se pretender fazer mergulho, o melhor local é ao longo do sistema de recifes que contorna o sul, leste e oeste de Pulau Payar.

 Pulau Payar

Curiosamente as criticas relativas às excursões a Pulau Payar não são unânimes – Há os que detestam e os que adoram, nós adoramos o dia e recomendamos, no entanto há que ter em conta alguns aspetos desta excursão, nomeadamente a comida incluída.

Pulau Payar

A comida que está incluída resume-se a uma pequena merenda da qual dificilmente comerá qualquer coisa. O melhor mesmo é levar alguma comida e reservar a merenda que lhe é entregue para alimentar os peixes.

Pulau Payar

 

 

Langkawi Cable Car & Skybridge

Langkawi Cable Car & Skybridge

A não perder por nada deste mundo.

Cable Car & Skybridge

709 Metros acima do nível do mar, o passeio de teleférico até ao segundo pico mais alto de Langkawi é verdadeiramente uma experiência a não perder.

Cable Car

Ao longo do passeio de 20 minutos, vai passar sobre cascatas em plena selva e sobre um tapete grosso de floresta virgem. Nos dias mais claros é possível ver partes da Tailândia a norte e da Indonésia em direção ao sudoeste.

Cable Car

No topo, a sky bridge oferece uma vista deslumbrante de Langkawi. Lembre-se de usar sapatos confortáveis, pois é uma caminhada até a ponte suspensa.

Cable Car & Skybridge

O teleférico está em funcionamento das 10H00 às 19H00, sujeito às condições meteorológicas. O serviço pode ser interrompido durante ventos fortes. O custo é de MYR 15 para adultos com um e MYR 5 para crianças (preços sujeitos a alteração).

 

Como chegar

De Carro ou de Taxi

O Teleférico de Langkawi está localizado na costa sudoeste da ilha principal, apenas a 30 minutos de carro da cidade de Kuah e apenas 15 minutos do Aeroporto Internacional de Langkawi. A Vila Oriental, um dos espaços comerciais mais populares de Langkawi é o local de saída do teleférico.

 

A melhor solução é a de contratar um carro ou um táxi para o dia e explorar a ilha no seu próprio ritmo.

 

 

 

Lago Dayang Bunting ou 'Tasik Dayang Bunting', Langkawi.

Langkawi - Island Hoping

Esta Ilha, a cerca de 20 km de distância da cidade deKuah, é pouco povoada de um lado e praticamente desabitada do outro, mais concretamente onde se situa o seu famoso Lago.

 Langkawi - Island Hoping

A lenda de Tasik Dayang Bunting conta que Tasik Dayang Bunting (Lago da Dama grávida) era o local de banho favorito de uma princesa celestial chamado Mambang Sari. Um príncipe, Mat Teja, apaixonou-se perdidamente por ela e enganou-a de modo a casar com ele.

 Langkawi - Island Hoping

Infelizmente, o seu filho morreu de uma misteriosa doença com a idade de sete dias. Atormentado, Mambang Sari deixou o corpo da criança no lago e voltou para a sua morada celestial.

 Langkawi - Island Hoping

Hoje, alguns acreditam que as mulheres estéreis que se banham neste lago serão abençoadas como uma criança.

Langkawi - Island Hoping

Como chegar

De barco

Em Kuah ou em Pantai Cenang, poderá alugar um barco que o levará a Pulau Dayang Bunting. A viagem demora cerca de 15 minutos. Normalmente a visita a Dayang Bunting está incluída nas Excursão Island Hoping, juntamente com Pulau Beras Basah e Pulau Singa Besar.

 

 

Kilim Mangrove Tour

Kilim Mangrove

Numa configuração que mais parece um cenário mágico de escarpados afloramentos calcários aumentando acentuadamente para fora do calmo mar de Adamam, a floresta de mangue em Langkawi é uma intrincada rede de rios e enseadas escondidas que são o lar de centenas de espécies de vida selvagem.

 Kilim Mangrove

Entre os mais populares as pipas Brahminy e as enormes águias do mar que nidificam nos penhascos.

 Kilim Mangrove

O destaque de qualquer viagem para os manguezais é a alimentação das águias. Seu barqueiro vai jogar comida na água perto do barco e esperar que estas enormes aves que circulam ao lado, se precipitem para o seu "almoço".

 Kilim Mangrove

Kilim Mangrove

Os Passeios podem incluir caminhadas pela selva, exploração de cavernas, visitas às aldeias, mergulhos em certos locais e explorações guiadas da flora e da fauna do mangue. É tudo uma questão de decidir sobre o que melhor combina e reservar.

 Kilim Mangrove

 

Kilim Mangrove

Kilim Mangrove

A nosso passeio contratado em Tanjung Rhu Beach incluiu a paragem para almoço num dos viveiros de peixe onde pescamos o nosso e preparamos o nosso almoço e uma paragem de cerca de 45 minutos numa praia deserta.

 

Houve ainda tempo para várias visitas ao Dataran Lang ou "Eagle Square", às lojas da estação de Ferry de Langkawi, a vários passeios por Cinang ou pelas lojas da Vila Oriental, um mercado noturno em Kuah, assim como varias lojas de Kuah, assim como a tradicional massagem ao final do dia.

 

No que diz respeito a praias, Tanjung Rhu, uma praia ampla e vazia, situada no norte da ilha foi sem dúvida a melhor que visitamos por várias vezes.

 

Local do Tanjung Rhu Resort e do Four Seasons Resort e ponto de partida para os passeios no Rio Mangrove. Situada a seguir a Pantai Pasir Hitam, Tanjung Rhu tem uma das melhores faixas de praia de Langkawi e das mais calmas. O único movimento nesta praia é o dos barcos que fazem os passeios fluviais através dos manguezais.

 

A área é absolutamente isolada e a atmosfera é pacífica e silenciosa. Ladeado por penhascos de calcário, Tanjung Rhu é maravilhosamente deslumbrante e mesmo que possa ser tão quente como Hades em algumas das outras áreas de Langkawi, aqui o ar é limpo e fresco.

 

Pantai Cenang

Pantai Cenang –é a mais desenvolvida praia da costa oeste da Malásia, suas margens são umamistura linda de areia branca, mar azul-turquesa cristalinas e palmeiras verdejantes.

 

Pantai Cenang estende-se ao longo de 2 quilómetros e está alinhada com uma mistura de resorts, hotéis de luxo, chalés e restaurantes. Bastante popular durante a época alta, Pantai Cenang é ponto de partida para explorar as ilhas próximas como Pulau Rebak Kecil e Pulau Rebak Besar.

 

Apesar da nossa praia favorita ser Tanjung Rhu, Pantai Cenang foi a praia eleita para passar a maior parte do tempo ao sol e à beira mar. Na escolha pesou a considerável oferta de serviços de apoio balnear e de restaurantes existentes aqui.

 

Os 10 dias passaram a correr e foram simplesmente inesquecíveis e, à semelhança dos 4 dias em Kuala Lumpur, realizamos todas as excursões inicialmente planeadas e mais alguns passeios que não estava planeados como o passeio no Barco Pato ou o passeio de para-quedas assim como uma incrível viagem de moto de água ou uma visita a uma espetacular cascata.

 

Quanto aos custos diários por pessoa, incluindo estadia, excursões, transportes e refeições e divertimentos, à volta dos 75 euros por pessoa.

 

De 7 dias inicialmente previstos com custo total de 1800 euros por casal, com um bom planeamento e alguma sorte à mistura, acabamos por conseguir uma viagem de férias de 14 dias por 2008 euros e gastamos metade a verba que tínhamos destinado para gastos locais sem nunca nos temos privado de comprar ou fazer fosse o que fosse.

Enfim digam lá que não vale a pena planear atempadamente e detalhadamente uma viagem de férias….

 

Voos Madrid – Kuala Lumpur e Kuala Lumpur Madrid (1 Escala em Dubai) – 650 euros por pessoa na Emirates

 

Voos Kuala Lumpur – Langkawi e Langkawi Kuala Lumpur – 50 Euros por pessoa na Malaysia Airlines.

 

4 Noites num Hotel de 4 Estrelas em Kuala Lumpur – 188 Euros para duas pessoas no Meliá Kuala Lumpur

 

10 noites num 3 estrelas em Kuah (Langkawi) – 420 Euros para duas pessoas no Bella Vista Resort & Spa Langkawi.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Online

Temos 124 visitantes e 0 membros em linha