Férias no Bornéu, Malásia

Bornéu

Nas vastas florestas tropicais de Bornéu, encontra-se uma região diferente de qualquer outra.

Bornéu

Aqui, a natureza e a aventura ganham vida para varrer os visitantes para um mundo hipnotizante e intrigante. Um mundo composto de reinos animais, cavernas místicas pré-históricas, montanhas altas e jardins submarinos incríveis.

Labuan

A Malásia Oriental compreende dois estados; Sabah e Sarawak, assim como o território federal de Labuan.

 

Esta região é caracterizada por vastas extensões de floresta tropical, montanhas cobertas de névoa e majestoso Património Mundial da UNESCO como o Parque Kinabalu e o Parque Nacional Gunung Mulu.

Na selva intocada, inúmeras variedades de plantas florescem juntamente com uma grande variedade de aves e animais.

O local de mergulho internacionalmente famoso de Sipadan é outra das atrações mundialmente famosas da região.

A Malásia Oriental é também lar de inúmeros grupos étnicos, praticando antigos costumes e rituais fascinantes.

 

Localizada na região das grandes Ilhas da Sonda, na Ásia, a Ilha do Bornéu é partilhada por 3 países, Malásia, Indonésia e Brunei.

 

A parte meridional do Bornéu pertence à Indonésia, a parte setentrional à Malásia e a menor parte, encravada na parte da Malásia pertence ao Brunei.

 

Como Chegar ao Bornéu:

Aeroportos em destaque na região do Bornéu:

Aeroporto Internacional de Kota Kinabalu (BKI)

Aeroporto de Kuching (KCH)

Labuan Airport (LBU)

Miri Airport (MYY)

Sandakan Airport (SDK)

Sibu Airport (SBW)

 

Onde ficar na Região do Bornéu:

A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de férias na região do Bornéu, Malásia

Hotéis com desconto e promoções de Férias no Bornéu

 

 

 

Principais destinos de férias na Região do Bornéu, Malásia:

 

 

Kota Kinabalu / Férias em Kota Kinabalu

Kota KinabaluKota Kinabalu é a capital do estado de Sabah, na Malásia e situa-se na costa noroeste da ilha do Bornéu, de frente para o Mar da China Meridional.

Importante porto marítimo, Kota Kinabalu é uma cidade com cerca de 452.058 habitantes e a sua economia baseia-se na produção de borracha e madeira.

Cidade costeira parcialmente cercada por florestas tropicais e conhecida pelos seus movimentados mercados, Kota Kinabalu é a porta de entrada para o Parque Nacional Kinabalu, que abriga o Monte Kinabalu, com 4.095 m de altitude.

O Parque Nacional de Tunku Abdul Rahman é outra das atrações de Kota Kinabalu. Este parque nacional é composto por 5 ilhas perto da costa e abrange  belas praias, recifes de coral, floresta tropical e casas à beira-mar construídas sobre palafitas.

Perto do aeroporto, Tanjung Aru destaca-se pela magnifica praia onde o pôr do sol é, no mínimo, impressionante. Tanjung Aru destaca-se ainda pela vasta oferta de restaurantes e pela sua vida noturna algo movimentada.

Kota Kinabalu Wetland Centre e Lok Kawi Wildlife Park são outros dos locais imperdíveis em Kota Kinabalu.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Kota Kinabalu, Malásia

Hotéis com desconto e promoções de Férias na Malásia

 

 

 

 

Kuching / Férias em Kuching

KuchingKuching é a capital do Estado de Sarawak, uma cidade que nasceu nas margens do rio Sarawak, na parte noroeste da ilha de Bornéu.

Com uma população de cerca de meio milhão de habitantes que resulta numa mistura de malaios, dayaks, chineses, indianos e outros grupos étnicos, Kuching conta com vários museus de visita obrigatória como, por exemplo, o Museu Sarawak, o Museu Chinês ou o Museu do Gato, entre outros.

Istana (o antigo palácio do Rajá), o Forte Margherita, o templo Tua Pek Kong, Main Bazaar e os parques, além das muitas estátuas de gatos espalhadas pela cidade, são outros dos locais de visita obrigatória em Kuching.

A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de férias em Kuching, Bornéu, Malásia

Hotéis com desconto e promoções de Férias no Bornéu

 

 

 

 

Miri / Férias em Miri

MiriMiri situa-se no Estado de Sarawak,  junto ao litoral,  próximo da fronteira com o Brunei.

Segunda maior cidade do estado de Sarawak, depois da capital, Kuching, Miri  é a principal porta de entrada  para os parques nacionais Gunung Mulu, Loagan Bunut, Lambir Hills, Niah e Miri-Sibuti Coral Reef. O Parque Nacional Gunung Mulu é um dos mais populares destinos de ecoturismo na Malásia e no mundo.

Miri foi o local onde nasceu a indústria petrolífera da Malásia e, para além do petróleo, outras atividades como a produção de madeira, óleo de palma e o turismo são de extrema importância na economia desta cidade de cerca de 350.000 habitantes.

A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de férias em Miri, Bornéu, Malásia

Hotéis com desconto e promoções de Férias no Bornéu

 

 

 

 

Sandakan / Férias em Sandakan

Sandakan

Antiga Elopura, Sandakan é a capital do distrito de Sandakan em Sabah, no Borneo, Malásia e é a segunda maior cidade do estado de Sabah, depois de Kota Kinabalu. Sandakan é um dos principais portos do Borneo. A economia desta cidade baseia-se na exportação de petróleo, tabaco, café, sagu e madeira, para além de outras atividades económicas relevantes como a pesca, a construção naval o ecoturismo e algumas fábicas.

Entre as atrações turísticas de Sandakan destacam-se o Sandakan Heritage Museum, Sandakan Cultural Festival, Sandakan War Memorial, Sepilok Orang Utan Sanctuary, Turtle Islands National Park e as Cavernas Gomantong.

A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de férias em Sandakan, Bornéu, Malásia

Hotéis com desconto e promoções de Férias no Bornéu

 

 

 

 

Ranau / Férias em Ranau

RanauRanau ou Pekan Ranau é a capital do distrito homónimo, no estado de Sabah.

Situa-se a cerca de 2 horas de viagem de carro de Kota Kinabalu pelo Parque Nacional de Kinabalu.  Cidade do interior de pequena dimensão e atmosfera tranquila e recatada, com cerca de 9.000 habitantes, Ranau está associada com as trágicas “Marchas da Morte” ocorridas no final da segunda guerra mundial.

Os memoriais  da Guerra de Ranau, situado na estrada principal e o da Guerra de Kundasang, a 10 minutos de Ranau, são pontos de visita obrigatória nesta cidade que tem como principais atrações o Mount Kinabalu Park e o Poring Hot Spring, situados a cerca de 20 quilómetros da cidade.

A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de férias em Ranau, Bornéu, Malásia

Hotéis com desconto e promoções de Férias no Bornéu

 

 

 

 

 

Bintulu / Férias em Bintulu

BintuluCidade costeira localizada na região central do estado de Sarawak, Bintulu é outro dos destinos imperdíveis do Bornéu.

Entre as inúmeras atrações turísticas de Bintulu destacam-se o Parque Nacional Similajau, o Tumbina Park, a Praia Tanjung Batu, a Vila Jepake, o templo Kuan Yin Tong, a Mesquita Assyakirin, O Monumento Council Negri, e os mercados Tamu Bintulu e Pasar Utama.

Bintulu é ainda palco habitual do Borneo International Kite Festival, que se realiza anualmente na cidade.

A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de férias em Bintulu, Bornéu, Malásia

Hotéis com desconto e promoções de Férias no Bornéu

 

 

 

 

Sibu / Férias em Sibu

Sibu

A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de férias em Sibu, Bornéu, Malásia

Hotéis com desconto e promoções de Férias no Bornéu

O que fazer no Bornéu:

 

Excursões e actividades no Estado de Sabah

Excursões e actividades no Estado de Sarawak

 

 

A região do Bornéu, na Malásia, é altamente recomendável particularmente para os adeptos da natureza e vida selvagem.

Ao longo da sua viagem por este Santuário de vida selvagem encontrará, alguns recantos paradisíacos onde poderá aproveitar algumas praias verdadeiramente incríveis.

 

Atrações na Região do Bornéu:

 

Parque Nacional de Bako

Parque Nacional de Bako

O Parque Nacional de Bako é o mais antigo parque nacional de Sarawak e, ocupando 2728 hectares, é também um dos menores.

Independentemente do facto de ser um dos menores Parques Nacionais de Sarawak, o Parque Nacional Bako reúne muita coisa, contendo, inclusive, quase todo tipo de vegetação encontrada em Bornéu.

Situado num promontório na foz dos rios Sarawak e Bako, o Parque Nacional de Bako conta com nada menos do que sete ecossistemas - de penhasco e vegetação costeira de mangue, a pântano, florestas e pastos.

Mas a maior atração é a sua vida selvagem que atrai a maioria dos visitantes - a espécie rara de macaco probóscide, lagartos e porcos barbudos, e um incrível número de plantas carnívoras que fazem do Parque Nacional o seu habitat.

Excursões e actividades no Estado de Sarawak

 

 

 

 

Annah Rais

Annah Rais

Situado 100 quilômetros ao sul de Kuching, Annah Rais é um assentamento Bidayuh no sopé das Terras Altas de Bornéu. Enquanto os cerca de 500 moradores de Annah Rais ganham a vida com o turismo e o local tenha, há tempos, entrado para o mapa turístico, eles fizeram bem em preservar a arquitetura tradicional, e os visitantes obtêm uma boa ideia de como é a vida nesses assentamentos.

Annah Rais compreende três malocas separadas, Kupo Terekan, Kupo Saba e Kupo Sijo, e os viajantes podem visitar sozinhos ou com um guia.

Cada maloca tem uma varanda coberta de bambu, chamada de awah, usada para atividades comunitárias.

As entradas espaçadas ao longo da maloca levam aos recintos de cada família. Enquanto alguns visitam Annah Rais apenas por um dia, alguns dos residentes abrem as suas casas para os visitantes como parte de um programa cultural com pernoita. Os visitantes são introduzidos a uma família local que oferece um jantar e café da manhã tradicionais, além do intercâmbio cultural.

Excursões e actividades no Estado de Sarawak

 

 

 

 

Museu de Sarawak

    Kuching City

Um dos melhores museus da ilha de Bornéu, o Museu de Sarawak é também o mais antigo, inaugurado em 1891 por Charles Burke, o segundo Rajah de Sarawak.

Situado dentro de uma construção retangular do período vitoriano, projetado para assemelhar-se a uma casa da Normandia, o interior ainda oferece a sensação de ser um museu construído no final do século 20, decorado pelo piso de madeira e bambu.

Apesar de necessitar de alguma manutenção no seu interior, o Museu de Sarawak é o lar de uma fascinante variedade de artefactos etnográficos e ecológicos relacionados à vida tribal e ambiental tradicional no estado de Sarawak. Além de réplicas de pequena escala de malocas Iban, armas tribais originais e exposições de mamíferos e répteis exóticos, de particular interesse para muitos visitantes são as exposições de cabeças e crânios humanos reduzidos que adornam várias partes do interior do museu.

Excursões e actividades no Estado de Sarawak

 

 

 

 

Museu do Gato

Museu do Gato

Uma atividade curiosa para um dia chuvoso: se você tem um gato ou é interessado no papel histórico que eles têm desempenhado na música, teatro, publicidade, mitologia e sociedades antigas em todo o mundo, então o Museu do Gato de Kuching pode ser o seu lugar.

Localizado no moderno edifício North City Hall, a apenas dez minutos do centro da cidade, você não vai encontrar um museu como esse em nenhum outro lugar no mundo, o que é bastante apropriado, já que "kucing" é, na verdade, a tradução da palavra gato em malaio.

Com mais de 2000 obras expostas, os itens variam de um gato mumificado do Egito, que acredita-se ter mais de 5000 anos de idade, até o único exemplar do mundo do Cat Bay, um gato selvagem altamente ameaçado que é nativo da ilha de Bornéu.

Uma exposição separada é dedicada aos cinco gatos selvagens de Sarawak e Bornéu, enquanto outras áreas do museu de 1035 metros quadrados abordam os vários tipos de alimentos para gato.

Excursões e actividades no Estado de Sarawak

 

 

 

Centro de Reabilitação de Orangotangos Sandakan Sepilok

Centro de Reabilitação de Orangotangos Sandakan Sepilok

O Centro de Reabilitação de Orangotangos Sandakan Sepilok, situado próximo de Sandakan, é um dos únicos quatro lugares no mundo criados para preservar e proteger os orangotangos.

Estabelecido num canto da reserva de floresta tropical Kabili-Sepilok em 1964, o centro tem-se expandido nos últimos anos desde que as notícias do seu trabalho se começaram a espalhar, mas o número de orangotangos órfãos e abandonados continua a crescer devido à destruição permanente de seu habitat natural.

Estas criaturas cativantes, de pelo laranja e olhar esperto são atendidas no Centro de Reabilitação de Orangotangos Sandakan Sepilok até estarem suficientemente fortes ou na idade certa para voltar a viver de forma independente na selva de Bornéu.

Centro de Reabilitação de Orangotangos Sandakan Sepilok

Uma passagem elevada de madeira leva-o ao deck de observação, onde poderá ver os orangotangos que surgem da floresta para serem alimentados pelos cuidadores. O local oferece um complemento à dieta da floresta tropical com duas sessões de alimentação, às 10h e às 15h. Embora nem todos os orangotangos apareçam no horário de alimentação, este é o melhor momento para vê-los.

Excursões e actividades no Estado de Sabah

 

 

 

Caminho de Ferro do Norte do Bornéu

Estrada de Ferro Norte de Bornéu

Recentemente reaberto em 2011, após ter estado encerrado durante quase cinco anos, o Caminho de Ferro Norte do Bornéu faz parte da história dos transportes da Malásia e é o único caminho de ferro que opera atualmente no estado de Sabah.

Originalmente construída em 1896 como um meio de transporte de tabaco do interior da exuberante ilha para a distante costa, a Ferrovia Norte de Bornéu agora serve como um meio prático de levar tanto passageiros quanto carga, já empregado há quase um século.

A menos que você seja um fan incondicional dos comboios, é difícil de dizer se este caminho de ferro pode ser considerado uma atração turística ou não. Estendendo-se da cidade de Tanjung Aru perto de Kota Kinabalu até a cidade de Tenom, no belo interior, seu percurso completo leva pouco mais de duas horas, passando pelas paisagens desde a costa de Sabah até os campos que sofrem com o desmatamento.

Excursões e actividades no Estado de Sabah

 

 

 

Monte Kinabalu

Monte Kinabalu

O Monte Kinabalu ergue-se no estado oriental de Sabah, na Malásia. 4095 metros acima do nível do mar, o Monte Kinabalu é a quarta montanha mais alta do arquipélago malaio, atraindo viajantes de todo o mundo para escalar suas encostas em busca do nascer do sol perfeito.

Mas não é apenas pela vista do seu cume que os viajantes vêm para o Monte Kinabalu. Este Patrimônio Mundial da UNESCO é reconhecido como um dos locais biológicos mais importantes do mundo. Estima-se que entre 5 e 6 mil espécies de plantas façam do Monte Kinabalu e do Parque Nacional o seu lar.

Muitas plantas carnívoras e orquídeas crescem em suas encostas, que também atraem 326 espécies de aves e mais de 100 mamíferos, incluindo orangotangos, musaranhos pretos e o furão texugo de Bornéu.

Excursões e actividades no Estado de Sabah

 

 

 

 

Parque Nacional de Kinabalu

    Kota Kinabalu Park

O Parque Nacional de Kinabalu cobre a base do Monte Kinabalu como um exuberante e grosso cobertor. Compartilhando a mesma biodiversidade incrível e status de Patrimônio Mundial da UNESCO com a montanha que se eleva acima dele, o Parque Nacional de Kinabalu é reconhecido como um dos locais mais importantes do mundo para a biologia.

Para aqueles que não conseguem nem se imaginar escalando os trilhos desafiadores do Monte Kinabalu, o Parque Nacional de Kinabalu apresenta uma excelente alternativa.

Lar de um número estimado de 5,5 mil espécies de plantas, incluindo centenas de variedades de orquídeas e plantas carnívoras, 326 espécies de aves e mais de 100 de mamíferos, um passeio no parque não poderia ser mais diversificado.

Existem 11 km de trilhas sinalizadas e classificadas por todo o parque, muitas das quais atravessam a vegetação da floresta da montanha, apresentando coníferas, carvalhos, plantas de prado alpino e muito, muito mais.

Excursões e actividades no Estado de Sabah

 

 

 

 

Museu do Estado de Sabah

Museu do Estado de Sabah

Localizado a uma curta distância do centro da cidade de Kota Kinabalu, o Museu do Estado de Sabah explora de forma abrangente o patrimônio, a arte, a cultura e o estilo de vida de Sabah e do seu povo.

O museu é composto pelo edifício principal, juntamente com galerias que exibem vários temas, incluindo o Centro de Educação e Ciência, a Heritage Village, a Galeria de Arte de Sabah e o Museu da Civilização Islâmica. História natural, cerâmica, etnografia e arqueologia estão entre as muitas exposições, juntamente com o grande destaque, um esqueleto de baleia.

A Heritage Village (aldeia do patrimônio) apresenta habitações tribais tradicionais de diferentes grupos indígenas de Sabah, incluindo casas de bambu Kadazan e uma fazenda chinesa, tudo isto situado num lago.

O Centro de Educação e Ciência fica ao lado e tem uma interessante exposição sobre a indústria do petróleo, enquanto a Galeria de Arte de Sabah apresenta exposições de artistas locais.

Excursões e actividades no Estado de Sabah

 

 

 

 

Ilha Manukan

Ilha Manukan

A segunda maior das ilhas que compõem o Parque Nacional Abdul Rahman Tunku, Manukan fica a um curto passeio de barco de Kota Kinabalu, atraindo um grande número de residentes locais e visitantes internacionais.

A ilha Manukan possui um belo litoral, alguns deslumbrantes recifes de coral e áreas de vegetação exuberante.

A praia principal, no lado sul da ilha, é uma enorme extensão de areia branca de frente para uma baía cristalina do oceano. A água é calma e segura, tornando o mergulho e a natação os passatempos mais populares para os visitantes.

Enquanto isso, uma rede de trilhos para caminhada que leva ao interior da ilha permite que os caminhantes explorem o ambiente natural dela sem se molhar. A ilha também tem facilidades turísticas, com várias instalações e serviços disponíveis, de alojamento e restaurantes a lojas de presentes e um centro de mergulho.

Excursões e actividades no Estado de Sabah

 

 

 

 

Pântanos de Klias

Pântanos de Klias

As zonas húmidas da Península Klias são conhecidas por conter uma exuberante floresta de mangues repleta de vida selvagem singular.

Macaco

Existem aqui dezenas de espécies de aves tropicais, bem como lagartos, macacos de tromba, macacos de cauda longa e macacos prateados de Langur, todos eles endêmicos do Bornéu.

Uma visita aos pântanos é particularmente interessante ao entardecer, quando os macacos que vivem nas árvores ficam mais ativos para a alimentação.

Após o pôr do sol, é possível ver os vaga-lumes que pontilham o céu com a sua luz.

Búfalos, cobras e águias também podem ser vistos, embora o comportamento bizarro e a aparência do macaco-narigudo seja o que atrai a maioria até o local. Também pode-se ver crocodilos à espreita ao longo do rio!

Os Pântanos de Klias são uma oportunidade única, não só de estar no meio da natureza, como também de observar muitas das espécies únicas de Sabah no seu ambiente natural. Os passeios de barco pelo rio são a melhor maneira de explorar a área.

Excursões e actividades no Estado de Sabah

 

 

 

 

Pulau Gaya

Pulau Gaya

De praias pitorescas a assentamentos ilegais, a ilha de Gaya é o lar de uma diversidade de povos, paisagens e história, que tornam uma visita às suas margens cênicas perfeitas para qualquer viajante.

A conhecida Police Beach possui um dos trechos mais intocados de areia branca da ilha, e os viajantes dizem que é o lugar perfeito para fugir do caos da vida urbana e relaxar na praias de areia ou dar um mergulho nas cristalinas águas azuis.

Kampung Lok

Uma visita ao Kampung Lok Urai nas proximidades, uma colônia filipina que o governo do Estado se recusa a reconhecer, oferece aos viajantes uma perspetiva diferente do lado mais negro desta histórica ilha. Localizada na costa oriental de Pulau Gaya, Kampung Lok Urai é repleta de palafitas e calçadas feitas de pranchas. Embora seja considerada uma área de alto risco pela polícia, também é o lar de uma forma única de vida encontrada apenas nesta ilha popular.

Excursões e actividades no Estado de Sabah

 

 

 

 

Pulau Sapi

Pulau Sapi

Poucas praias oferecem as mesmas pitorescas areias brancas e águas azuis cristalinas que os viajantes vão encontrar em Pulau Sapi. Seus recifes de corais e águas claras a tornam ideal para snorkeling, e as épicas paisagens circundantes, de beleza incomparável, fazem dela um dos melhores locais para os viajantes em busca de um refúgio do agito urbano.

Seja desfrutando das instalações para piquenique e churrasco com a família e amigos ou assistindo aos macacos comendo caranguejos ao longo da costa, há muito para ver em uma visita a Sapi. E os viajantes não ficarão dececionados com o parapente, mergulho e aventuras submarinas que também vão encontrar por aqui.

Excursões e actividades no Estado de Sabah

 

 

 

 

 

Santuário de Macacos Proboscis da Baía de Labuk

Santuário de Macacos Proboscis da Baía de Labuk

No coração das florestas de mangue de Semawang em Sandakan, o Santuário de Macacos Proboscis da Baía de Labuk é uma reserva de propriedade privada, onde os visitantes podem observar esses seres raros e distintivos que são nativos de Bornéu.

Estima-se que cerca de 300 macacos selvagens vivam dentro deste santuário de seis quilômetros quadrados. Há também vários outros animais selvagens por aqui além dos proboscis, com macacos Silverleaf e uma avifauna fascinante, incluindo os calaus, fazendo da reserva o seu lar. Muitos visitam o Santuário de Macacos Proboscis da Baía de Labuk em uma viagem de um dia, embora também seja possível pernoitar, com passeios noturnos oferecendo aos visitantes a chance de ver vaga-lumes, javalis, esquilos voadores e crocodilos. Reservando com antecedência, é possível combinar o horário de alimentação dos macacos com outras atividades, como caminhadas na selva ou até mesmo um passeio de barco até uma vila de pescadores nas proximidades.

Excursões e actividades no Estado de Sabah

 

 

 

 

Vila Cultural Mari Mari

Vila Cultural Mari Mari

Os viajantes em busca de um verdadeiro intercâmbio cultural não precisam mais procurar: Mari Mari, uma vila cultural em uma floresta remota da ilha de Bornéu, é o lugar perfeito.

Aqui, os visitantes podem aprender sobre os povos indígenas de Sabah, explorar as suas casas tradicionais e ver como eles fazem fogo, presenciar a confeção de zarabatanas e demonstrações de tatuagem.

Além de compartilhar suas culturas e tradições, os representantes dos povos Bajau, Lundayeh, Murut, Rungus e Dusun também cozinham iguarias étnicas para os viajantes experimentarem.

Enquanto alguns visitantes dizem que o local parece um pouco turístico, outros argumentam que é a maneira perfeita de experimentar as vibrantes culturas e tradições de Bornéu numa única paragem.

Excursões e actividades no Estado de Sabah

 

A nossa App Android

Hotelbooking QR

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Online

Temos 163 visitantes e 0 membros em linha