Destinos imperdíveis em Portugal

Monsanto

Do norte ao sul, do litoral ao interior, passando pelas arquipélagos dos Açores e da Madeira, Portugal, apesar do seu território relativamente pequeno comparativamente a outros países da Europa, é um país riquíssimo em lugares apaixonantes e bastante interessantes para visitar.

 

Destinos imperdíveis no Algarve

Começamos pela região mais a sul de Portugal continental, destino de verão e praia por excelência, o Algarve é, de facto, a região portuguesa com maior diversidade de paisagem litoral que, em conjunto com as condições climatéricas bastante amenas e a enorme oferta turística de alojamento, fazem do Algarve um destino de férias bastante apetecível não só durante o verão, como também ao longo do resto do ano.

Por aqui há sempre muito por fazer, se durante o verão a praia, as atividades ligadas ao mar e a noite são os principais atrativos, no resto do ano há as excelentes condições climatéricas para as atividades ao ar livre, onde se destacam as caminhadas pelo litoral ou interior, a pesca, os passeios de bicicleta, o golfe…e muito mais. Fora da estação alta ainda a vantagem de ser possível encontrar verdadeiras pechinchas em termos de alojamento para férias.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias no Algarve

banner 320x50 pt

Em vez de destacarmos os conhecidíssimos destinos algarvios, hoje damos destaque a algumas das localidades, muitas das vezes esquecidas pelos visitantes.

 

Alte

Alte

Freguesia portuguesa do concelho de Loulé, Alte é uma daquelas localidades cuja visita é praticamente obrigatória.

Parte integrante dos roteiros dos turistas internacionais, Alte é conhecida como a Aldeia mais típica e preservada do Algarve (e mesmo de todo o Portugal), de facto os seus 94,3 quilómetros quadrados de área, apesar de já algo turístico têm ainda muito de típico para mostrar.

A Aldeia de Alte, sede da freguesia, situa-se no centro do Algarve, exatamente no limite entre o Barrocal e a Serra.  A aldeia destaca-se pela suas casas pintadas nas cores típicas da região (ocre, almagre, azulão, antracite, destacando-se de um fundo branco), as açoteias, as tradicionais chaminés e as ruelas pavimentadas em calçada portuguesa.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Alte

banner 320x50 pt

 

 

Salir

Elevada a vila em 20 de Maio de 1996, Salir ocupa uma área de 187,75 km² e tem cerca de 2.775 habitantes.

Uma aldeia com uma longa história, Salir foi habitada pelos celtas e , mais tarde pelos árabes que no período do Califado Almóada, no século XII,  construíram o castelo de Salir de que hoje apenas restam ruínas e que se julga ter sido incendiado e reconstruido por duas vezes.

Salir foi também o local onde D. Paio Peres Correia, aguardou a chegada de D. Afonso III, para juntos, empreenderem a conquista do que ainda na província estava em poder dos mouros.

A partir dai, Salir foi sempre um ponto de referência e um local de eleição no suporte necessário à conquista do Algarve.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Salir

banner 320x50 pt

 

 

Querença

Outra das Aldeias típicas do concelho de Loulé, Querença, com os seus 33,66 quilómetros de área e os seus 759 habitantes é outro dos pontos de paragem obrigatória para aqueles que valorizam o que é típico e genuíno.

Querença situa-se num monte que dá o nome à povoação onde as casas descem pela encosta em todas as direções, situando-se no alto a Igreja Nossa Senhora da Assunção, também conhecida pela Igreja Matriz. Querença é famosa pela destilação do medronho e pelo chouriço, entre outras especialidades gastronómicas.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Querença

banner 320x50 pt

 

 

São Brás de Alportel

São Brás

Concelho algarvio predominantemente rural, São Brás é um autêntico convite à descoberta do verdadeiro Algarve, um excelente destino para as suas férias em qualquer altura do ano onde a tranquilidade e a autenticidade estão permanentemente presentes.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em São Brás de Alportel

banner 320x50 pt

 

 

Aljezur

Aljezur

Sede de um município com 323,50 km² de área e 5 884 habitantes, Aljezur tem uma  extensa orla litoral, toda ela inserida  no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, e servida com algumas das praias mais paradisíacas do Algarve.

Aljezur é uma vila cuja antiguidade é atestada pelos muitos vestígios arqueológicos que têm sido encontrados. O seu território é habitado desde os tempos pré-históricos.

Fundada no século X pelos árabes que aqui permaneceram até à conquista cristã, deixando importantes marcas tais como o castelo, a sua cisterna, a toponímia, e muitas lendas e histórias populares.

Uma vila que vale a pena ser explorada ao pormenor, percorrendo as ruelas de calçada do seu centro histórico, subindo até ao topo do monte onde foi estrategicamente erguido o Castelo de Aljezur. A nível de património histórico destaca-se ainda a Igreja da Misericórdia de Aljezur, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Alva ou Igreja Nova e o Castelo de Arrifana, em Arrifana.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Aljezur

banner 320x50 pt

 

 

Monchique

Monchique

Sede de um município com 395,30 km² de área e 6 045 habitantes, Monchique situa-se na mais popular serra algarvia, sendo outra vila de visita obrigatória por aqueles que valorizam o típico e a autenticidade de cada destino.

O concelho de Monchique está dividido em 3 freguesias:  Alferce, Marmelete e Monchique, todas elas com uma natureza exuberante que, por si só, é motivo de sobra para justificar a visita.

O Centro histórico de Monchique é local privilegiado para observar a arquitetura tradicional algarvia, nas paredes brancas do casario, nas cantarias, nas manchas de cor das portas e janelas, embora exibam as típicas chaminés de saia, tão diferentes do litoral.

Para apreciar bem a beleza da cidade de Monchique, importa ir até ao largo de São Sebastião. O casario branco parece descer em degraus pelas encostas da serra, pequeno presépio envolto em verdes, flores e frescura.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Monchique

banner 320x50 pt

 

 

Moncarapacho

Moncarapacho

Menos conhecida que muitas outras vilas ou aldeias tradicionais algarvias, Moncarapacho é um dos melhores exemplos de uma vila típica do Barrocal algarvio, erguida entre colinas suaves, onde proliferam hortas e pomares e não falta a presença das figueiras, amendoeiras e romãzeiras.

Destaca-se como sendo a maior e mais antiga freguesia do concelho de Olhão, ainda anterior a este concelho.

Entre o património histórico de Moncarapacho, destacam-se a Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia, o Museu Paroquial e a Capela de Santo Cristo.

Destaque ainda para a Casa-Museu Dr. José Fernandes Mascarenhas, localizada na R. 5 de Outubro, nº 47.

Ao redor de Moncarapacho existem diversos montes onde em tempos se localizaram ermidas e que atualmente são ótimos miradouros. Destaque para a Ermida ou Igreja de S. Sebastião dos Matinhos, em Bias-Norte, o Cerro de São Miguel situado a 4 Km ao noroeste de Moncarapacho que é um dos mais espetaculares miradouros do Algarve. Do altos dos seus 411 metros é possível apreciar uma das mais belas panorâmicas do Algarve, sendo possível ver o litoral desde Albufeira a Espanha.

Ainda no Cerro de São Miguel, a Ermida de S. Miguel, situada na encosta norte do Cerro, proporciona uma bela vista de S. Brás do Alportel.

A nordeste de Moncarapacho,  situa-se o Cerro da Cabeça que, para além de panoramas que abrangem um vasto arco do litoral, tem a curiosidade de ser perfurado por numerosas grutas que são as mais profundas do Algarve (gruta da Senhora, do Garrafão, dos Mouros, da Ladroeira Grande e Ladroeira Pequena) e algares (algar Maxila, 90 m; algar da Medusa, 78; algar do João, 60m; algar do Próximo, 35m; etc.). Tudo isto é atualmente apenas acessível a espeleólogos.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Moncarapacho

banner 320x50 pt

 

 

Estoi

Estoi

Localidade do concelho de Faro, com 46,59 km² de área e 3 652 habitantes, Estoi é uma verdadeira joia no Algarve que se tornou conhecida pelas Ruínas romanas de Milreu ou Ruínas de Estoi.

Para além das Ruinas Romanas, vale a pena percorrer e explorar ao pormenor o Núcleo histórico da Aldeia de Estoi, assim como uma visita ao Palácio de Estoi ou Casa de Estoi com os seus jardins, fontes e estatuária. Imóvel nobre reestruturado no final do século XIX e que é o melhor exemplo do género no distrito de Faro, onde atualmente existe a Pousada de Faro, também conhecida como Pousada do Palácio de Estoi.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Estói

banner 320x50 pt

 

Odeleite

Uma bonita e pacata aldeia do Concelho de Castro Marim cujo casario se estende ao longo da encosta do cerro, terminando nas margens da ribeira de Odeleite, destino ideal para aqueles que buscam paz e tranquilidade num meio rural, próximo do Guadiana.

O Miradouro junto à Nacional 122, proporciona uma vista formidável sobre a barragem de Odeleite onde é possível apreciar uma paisagem vasta e harmoniosa. Para quem deseja passar bons momentos, fazer caminhadas, ou simplesmente relaxar apreciando uma esplêndida vista, inspirando a tranquilidade e o ar puro da serra Algarvia, o Miradouro de Odeleite é o sítio ideal para o fazer.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Odeleite

banner 320x50 pt

Ainda no Algarve, Santa Bárbara de Nexe, Tavira, Alcoutim ou Castro Marim são outros locais que valem uma visita mais detalhada.

 

 

O incrível Alentejo

Alentejo

Paz, tranquilidade, boa comida, bons vinhos e paisagens espetaculares de planície a perder de vista. Onde quer que vá, seja no litoral, mais para o interior, ou junto à fronteira com Espanha, há sempre algo de especial que faz toda a diferença numa férias passadas nesta bela região portuguesa.

 

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias no Alentejo

banner 320x50 pt

 

 

Ficam aqui apenas alguns destaques a visitar entre muitos outros destinos alentejanos:

 

Serpa

Famosa pelos seus saborosos queijos, Serpa é uma cidade raiana portuguesa pertencente ao Distrito de Beja, com cerca de 12 800 habitantes.

Povoada antes do domínio dos Romanos, foi durante o domínio romano que Serpa conheceu uma notável evolução, em especial a nível agrícola. Sob o domínio dos Mouros Serpa foi conquistada por D. Afonso Henriques, tendo sido perdida por várias vezes nas constantes lutas da Reconquista.

Foi definitivamente constituída como concelho por D. Dinis, que também mandou reconstruir o seu castelo e cercar Serpa por uma cintura de muralhas, em 1295.

Do seu vasto património histórico destacam-se a Igreja de Santa Maria, o Castelo de Serpa, a     Ermida de Santa Luzia, as Muralhas de Serpa, a Igreja de Santa Iria, a Barragem romana do Muro dos Mouros, o Palácio dos Condes de Ficalho ou Casa do Castelo, a Torre do Relógio, o Mosteirinho ou Convento do Mosteirinho, a Igreja de Santa Maria ou Igreja Matriz de Serpa, o Núcleo intramuros da Vila de Serpa, a Igreja de São Francisco, o Museu do Relógio (Serpa) e o Museu Arqueológico de Serpa.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Serpa

banner 320x50 pt

 

 

Marvão

Marvão

Uma localidade alentejana merecedora de uma visita mais pormenorizada, destacam-se em Marvão o Castelo de Marvão, o Cruzeiro da Estrela, a Igreja de Santa Maria (Santa Maria de Marvão), o Pelourinho de Marvão, o  Palácio Bourbon e Valle ou Palácio dos Barros Castelo-Branco Barba Mouzinho e Mattos, o Solar dos Mattos Mouzinhos ou Solar dos Pinto Pereira de Faria Fraústo, Todo o aglomerado urbano dentro do perímetro do Castelo de Marvão e das Muralhas de Marvão e o Convento de Nossa Senhora da Estrela.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Marvão

banner 320x50 pt

 

 

 

Monsaraz

Monsaraz

Freguesia alentejana do concelho de Reguengos de Monsaraz, Monsaraz foi conquistada aos mouros, em 1167, pelos homens de Geraldo Sem Pavor.

Trata-se de uma das mais belas vilas alentejanas, situada dentro das muralhas defensivas do castelo, numa colina junto ao guadiana.

O castelo de Monsaraz desempenhou ao longo dos séculos o papel de sentinela do Guadiana, vigiando a fronteira com Castela. A vila chegou a administrar três freguesias: a Matriz de Santa Maria da Lagoa, Santiago e São Bartolomeu.

Em 2007 Monsaraz foi uma das finalistas na escolha das 7 Maravilhas de Portugal.

Monsaraz é de uma beleza única e , acima de tudo, uma simpática vila alentejana com uma atmosfera bem especial. Sem dúvida uma das mais espetaculares vilas alentejanas cuja visita resulta sempre numa experiência única e inesquecível.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Monsaraz

banner 320x50 pt

 

 

Santa Susana

Freguesia de Alcácer do Sal com 166,22 km² de área e cerca de cem habitantes, essencialmente idosos, Santa Susana é uma autentica joia alentejana.

Santa Susana é uma simpática aldeia alentejana com dez ruas, uma taberna que só abre ao fim da tarde, e dois estabelecimentos comerciais – uma pequena oficina de automóveis e um  restaurante, o Restaurante Coelho, com uma residencial onde se pode pernoitar por 25 euros durante a época alta.

Para completar um cenário marcado pela tranquilidade tipicamente alentejana, as casas existentes são todas de rés-do-chão, todas elas caiadas de branco com barra azul e grandes chaminés.

Considerada uma das mais belas aldeias do Alentejo, durante os meses de verão a agitação é constante na estrada nacional que atravessa a localidade, com turistas que passam a caminho da praia da Comporta ou do Carvalhal.

Em termos gastronómicos, destacam-se as migas à alentejana com coelho frito e o arroz de cabidela

A igreja matriz, de estilo barroco e com mais de quinhentos anos, a ponte submersa do século XVIII, o cruzeiro com uma cruz de granito e o teatro comunitário (que os moradores chamam de «teatrinho»), onde se organizam aulas de yoga semanais e ocasionais concertos musicais, são os únicos monumentos.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Alcácer do Sal

banner 320x50 pt

 

 

Évora

Évora

Dispensa apresentações esta importantíssima cidade Património da Humanidade UNESCO, capital do distrito homónimo no Alentejo.

Évora é um autêntico livro de história de arte portuguesa, uma magnifica cidade alentejana que justifica plenamente alguns dias de férias para conhecer ao pormenor todo o património.

Nada como percorrer as ruas estreitas a pé, calmamente, contemplando as casas brancas na busca dos monumentos e dos inúmeros pormenores que revelam a história de Évora e a riqueza do seu património.

Évora é atualmente um dos pontos obrigatórios de passagem pela larga maioria de turistas que visitam Portugal.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Évora

banner 320x50 pt

 

 

Beja

Principal cidade do baixo Alentejo, Beja foi fundada pelos Celtas em 400 A.C.. Ao longo dos tempos foi dos romanos e dos Árabes até ser definitivamente reconquistada pelos cristãos em 1162 .

Beja conta com um rico e vasto património histórico que merece ser explorado ao pormenor.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Beja

banner 320x50 pt

 

 

 

Elvas

Elvas

Outra das cidades alentejanas de visita obrigatória, especialmente pelos adeptos da história, Elvas localiza-se apenas a pouco mais de 8 quilómetros da cidade de Badajoz, em Espanha e foi a mais importante praça-forte da fronteira portuguesa, a cidade mais fortificada da Europa, tendo sido por isso cognominada "Rainha da Fronteira".

Elvas alberga o maior conjunto de fortificações abaluartadas do mundo, as muralhas de Elvas, as quais em conjunto com o centro histórico da cidade são Património Mundial da Humanidade, título atribuído pela UNESCO a 30 de junho de 2012.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Elvas

banner 320x50 pt

 

Portalegre

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Portalegre

banner 320x50 pt

 

Almeirim

Cidade portuguesa conhecida pela sua produção de melão, pela sopa de pedra e pelas “caralhotas” – nome dado às pequenas carcaças de pão da região, Almeirim é um dos melhores destinos a visitar pelos adeptos de boa comida e bons vinhos.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Almeirim

banner 320x50 pt

 

 

Montemor-o-Novo

Cidade do Distrito de Évora com cerca de 12 000 habitantes, Montemor-o-Novo é sede de um município com 1 232,97 km² de áreae 17 437 habitantes subdividido em 7 freguesias.

Do seu património destacam-se a Anta de Nossa Senhora do Livramento, o Castelo de Montemor-o-Novo, o Convento de São Francisco, o Convento de Nossa Senhora da Saudação, a Gruta do Escoural e a Igreja Paroquial de São Brissos.

Uma cidade alentejana com uma atmosfera bastante calma e tranquila que merece uma visita mais detalhada.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Montemor-o-Novo

banner 320x50 pt

 

 

Moura

 

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Moura

banner 320x50 pt

 

 

Mourão

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Mourão

banner 320x50 pt

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

Castelo de Vide

Castelo de Vide

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Castelo de Vide

banner 320x50 pt

 

 

 

Vila Viçosa

Vila Viçosa

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Vila Viçosa

banner 320x50 pt

 

 

 

Évora Monte

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Évira Monte

banner 320x50 pt

 

 

Mértola

Mértola

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Mértola

banner 320x50 pt

 

 

 

 

 

As aldeias Históricas de Portugal

 

 

Sortelha – Aldeia Histórica de Portugal

Sortelha

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Sortelha

Hotéis com desconto em Piódão

 

 

 

Monsanto – Aldeia Histórica de Portugal

Monsanto

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Monsanto

Hotéis com desconto em Piódão

 

 

 

Almeida – Aldeia Histórica de Portugal

Almeida

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Almeida

Hotéis com desconto em Piódão

 

 

 

Idanha-a-Velha - Aldeia Histórica de Portugal

Idanha-a-velha

 

 

 

Marialva - Aldeia Histórica de Portugal

Marialva

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Marialva

Hotéis com desconto em Piódão

 

 

 

Trancoso - Aldeia Histórica de Portugal

Trancoso

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Trancoso

Hotéis com desconto em Piódão

 

 

Piódão - Aldeia Histórica de Portugal

Piodão

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Piódão

Hotéis com desconto em Piódão

 

 

Linhares da Beira - Aldeia Histórica de Portugal

Linhares da Beira

A melhor seleção de Hotéis com desconto e Promoções de Férias em Linhares da Beira

Hotéis com desconto em Piódão

 

 

Castelo Rodrigo - Aldeia Histórica de Portugal

Castelo Rodrigo

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Castelo Rodrigo

Hotéis com desconto em Piódão

 

 

Castelo Novo - Aldeia Histórica de Portugal

Castelo Novo

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Castelo Novo

Hotéis com desconto em Piódão

 

 

Castelo Mendo - Aldeia Histórica de Portugal

Castelo Mendo

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Castelo Mendo

Hotéis com desconto em Piódão

 

 

 

Belmonte - Aldeia Histórica de Portugal

Belmonte

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Belmonte

Hotéis com desconto em Piódão

 

Vila Nova da Barquinha

 

Fátima

 

Tomar

 

 

A nossa App Android

Hotelbooking QR

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Online

Temos 82 visitantes e 0 membros em linha