Booking.com

 
 
 

Férias noa Açores

A maior ilha do arquipélago dos Açores, com 62,1 quilómetros de comprimento e 15,8 quilómetros de largura máxima, com uma superfície total de 744,7 km2, São Miguel é habitada por mais de metade da população açoriana.

 

Ilha de São Miguel

São Miguel forma o Grupo Oriental do Arquipélago dos Açores juntamente com a ilha de Santa Maria, situada a 81 km de distância.

 

O ponto mais elevado da ilha de São Miguel é o Pico da Vara, com 1105 m de altitude.

 

Conhecida como a Ilha Verde, a paisagem de São Miguel é simplesmente deslumbrante, com os seus extensos prados vedes e floresta nos vales das ribeiras e em zonas de difícil acesso onde a criptoméria assume um papel de destaque, atingindo grandes dimensões em matas densas.

 

O que fazer em São Miguel

É na ilha de São Miguel que encontra as famosas grandes lagoas dos Açores, alojadas em caldeiras vulcânicas de considerável dimensão, destacando-se a famosíssima Lagoa das Sete Cidades, local de visita obrigatória nas suas Férias na Ilha de São Miguel. Do alto do miradouro “Vista do Rei” poderá contemplar o magnífico cenário das lagoas de tons verdes e azuis.

 Lagoa do Fogo

A Lagoa do Fogo é outra das inúmeras lagoas a visitar em São Miguel. Com um carácter mais selvagem, ocupa posição de destaque no vulcão das Furnas.

 

Os inúmeros miradouros ao longo da ilha permitem contemplar as fiadas de pequenos cones vulcânicos e extensões de terra verde que terminam abruptamente no azul do mar, de onde, nalguns casos, avista pequenas ilhotas perto da costa.

 Ilheu de Vila Franca do Campo

É o caso do magnífico Ilhéu da Vila que enquadra Vila Franca do Campo, ou do Ilhéu dos Mosteiros.

A partir do Miradouro da Lomba do Cavaleiro poderá desfrutar de uma magnifica vista sobre toda a caldeira da Povoação e as suas populares sete lombas.

 Piscinas Naturais

As piscinas naturais de águas quentes são imperdíveis em São Miguel. Caldeira Velha, Parque Terra Nostra, Recônditas, na Poça da Beija, edifício termal das Caldeiras da Ribeira Grande e Furnas são locais de visita obrigatória.

 

No litoral sul encontrará magnificas praias como as do Pópulo, Vinha da Areia e Ribeira Quente, praias muito frequentadas e convidativas ao banho no mar nos dias mais quentes mas, caso pretenda praia mais tranquilas e recatadas terá que visitar as praias da Amora, da Viola, do Lombo Gordo ou dos Mosteiros, entre tantas outras esperam por si em São Miguel.

 

Intercaladas de pontas de rocha negra, solários e mar cristalino, encontra piscinas e poças naturais em vários locais da ilha: Capelas, Calhetas e Lagoa são alguns destes locais. E, na Ponta da Ferraria, qual cereja no topo do bolo, a mãe Natureza encarrega-se de aquecer a água do mar com águas termais vulcânicas, oferecendo uma talassoterapia atlântica em ambiente natural único.

 Furnas

Entre a Povoação e as Furnas, o Nordeste e Água Retorta e sempre que o relevo acidentado e escarpado termina em falésias costeiras imponentes, o convite é de explorar os trilhos pedestres que desde tempos imemoráveis estabelecem a ligação entre os povoados e o casario plantado ao longo da linha de costa.

 

A dimensão da ilha e a diversidade de infraestruturas e serviços disponibilizados tornam São Miguel uma ilha experiencial e uma autêntica porta de entrada para a descoberta ativa do arquipélago açoriano.

 

Em terra, apreciam-se ao pormenor as paisagens únicas em caminhadas pelos inúmeros trilhos existentes mas poderá também desfrutar ao máximo de toda a beleza de São Miguel em passeios a cavalo ou de bicicleta.

 

Os dois campos de golfe de São Miguel, fazem as delícias dos adeptos desta modalidade que, além de aproveitarem o período de férias em São Miguel para a prática do desporto favorito, têm a possibilidade do contacto direto com uma Natureza aparentemente intacta.

 

Os adeptos de emoções fortes poderão optar por explorar a ilha num jipe 4x4, moto4 ou de BTT. Um voo de parapente permite captar fotografias singulares e apreciar as belas lagoas de um ângulo fora do comum. A descoberta do mundo subterrâneo da ilha faz-se numa visita à Gruta do Carvão e existem várias secções de escarpas equipadas para a prática da escalada.

 

Na Ilha Verde pode praticar-se canoagem e outros desportos náuticos em lagoas implantadas nas caldeiras de vulcões. Nalgumas lagoas e ribeiras, com a devida licença, também é possível pescar, prática que encontra um paraíso por excelência ao longo da extensa costa rochosa. O mergulho, a observação de cetáceos e a pesca de alto mar são atividades com grande desenvolvimento na Ilha de São Miguel. Na costa norte da ilha encontra os locais ideais para a prática do surf e do bodyboard.

 

Praias de areia vulcânica como as do Pópulo, Água d’Alto e Ribeira Quente, piscinas naturais dispersas ao longo da ilha e os balneários termais da Ferraria e das Furnas constituem sítios ideais para relaxar das emoções fortes e retemperar energias antes da próxima aventura micaelense.

 

 

Gastronomia

O famoso Cozido das Furnas, prato confecionado no calor natural da terra é algo que terá que experimentar, assim como os pratos de diferentes tipos de peixe fresco que abunda na ilha.

 

No marisco há também enorme variedade e curiosidades, como as cracas, crustáceo cozinhado em água do mar.

A carne proveniente do gado criado em pastagens é macia e saborosa. Nas entradas, a famosa “pimenta da terra” associa-se ao queijo fresco, mas este tipo de malagueta local marca presença em várias receitas. O bolo lêvedo, originário das Furnas, está bastante difundido e pode surgir em qualquer refeição. Na doçaria, ganharam especial fama as Queijadas de Vila Franca do Campo. Os fumadores podem terminar a refeição com um charuto ou cigarrilha fabricados localmente.

 

São Miguel tem também forte tradição no cultivo de frutas exóticas como o ananás, a anona, o araçá e o maracujá, que são comidas ao natural ou utilizadas no fabrico de licores. As estufas de ananases, espalhadas pelas áreas da Fajã de Baixo, Lagoa e Vila Franca do Campo, mantêm práticas ancestrais que podem ser descobertas numa visita guiada.

 

A não perder na Ilha de São Miguel

 

Lagoa das Furnas

A Lagoa das Furnas é um dos locais incontornáveis do arquipélago, e apresenta paisagens

de uma beleza natural e de grande paz de espírito. É nas suas margens que é confecionado uma das mais conhecidas iguarias – o cozido das Furnas, que se assume como um elemento da sua cultura.

 

Plantações de Chá

Plantação de Chá

Parecem não ter nada a mostrar ao seu visitante, mas valerá a pena fazer uma visita a uma das plantações de Chá da Ilha de São Miguel, certamente que ficará surpreendido.

 
Promoções
 
Hotéis

 

ref-booking-large
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Excurses

 

 

Online

Temos 67 visitantes e 0 membros em linha

Voos

 

My Hotelbooking