Booking.com

 
 
 

Roteiros do Algarve: Da Praia da Luz ao Cabo de São Vicente

Praia da Luz

 Mais um roteiro altamente recomendável e no mínimo apaixonante.

Da Aldeia da Luz até ao Cabo de São Vicente, sempre pelas estradas e caminhos junto ao litoral irá encontrar inúmeras praias paradisíacas, cenários de cortar a respiração e muito muito mais.

 

Praia da Luz, Lagos, Algarve

 Aldeia da Luz

Aldeia da Luz

A Aldeia da Luz é uma pequena e pacata localidade pertencente ao Concelho de Lagos. Excelente ponto de partida para este espetacular itinerário algarvio que vale a pena explorar ao pormenor.

 Transferes Aeroporto

A pequena e bela Igreja, a Avenida marginal com os seus bares, restaurantes e pequenas lojas de comércio com a bela praia como pano de fundo é certamente um local onde passará algum tempo.

 As melhores excursões

Pelo conteúdo dos placards publicitários, ficamos com a certeza da nacionalidade da maioria dos veraneantes que escolhem esta pacata vila do barlavento algarvio, como destino para as suas férias – os britânicos.

 Burgau

 

 

Praia de Burgau / Burgau

Finda a visita à Aldeia da Luz ou Praia da Luz, seguimos da direção oeste para a próxima paragem - A pequena mas bela vila piscatória de Burgau.

 

Burgau

Burgau

 As ruas estreitas deixam antever alguma dificuldade em encontrar estacionamento para o carro, mas, enfim, com um pouco de sorte encontra-se sempre um estacionamento perto da praia, onde poderemos apreciar ao pormenor a beleza desta localidade, assim como as artes tradicionais das pesca.

 

Burgau

Burgau

 

 

 

Praia de Cabanas Velhas - Almádena

 Cabanas Velhas - Almádena

Cabanas Velhas - Almádena

 

Alguns quilómetros mais à frente, encontramos uma das mais belas e recatadas praias do concelho de Vila do Bispo, a Praia de Almádena ou Cabanas Velhas, que vale a pena uma paragem e visita ao pormenor.

Cabanas Velhas - Almádena

Praia de Cabanas Velhas - Almádena

 

Cabanas Velhas - Almádena

Praia de Cabanas Velhas - Almádena

 

 

Forte de São Luís de Almádena

Forte de São Luis de Almádena

Forte de São Luís de Almádena

 

Um pouco mais à frente, o que resta do Forte de São Luís de Almádena, uma antiga fortificação estrategicamente construída no topo de uma arriba.

 

Apesar do seu estado de conservação – Certamente que merecia mais atenção por parte das autoridades competentes no sentido de uma melhor conservação, assim como a história desta fortificação.

 

Ao que se sabe esta fortificação foi construída em 1632, por conta própria, por D. Luís de Sousa, Conde do Prado, e então Governador e Capitão-General do Reino do Algarve, para proteger a almadrava da pesca de atum dos ataques de corsários e piratas.

 

Danificada no Sismo de 1755, foi abandonada em 1849. Os vestígios do antigo complexo incluem dois meios-baluartes, um fosso, uma porta de armas, aquartelamentos, uma capela dedicada a São Luís, e duas baterias, uma baixa e outra alta.

 

Vale a pena às ruinas desta fortificação algarvia, nem que seja pelas espetaculares vistas da Praia de Almádena a este e da Boca o Rio a Oeste, assim como do magnifico traçado do litoral desta parte da Costa Vicentina

Forte de São Luis de Almádena

Forte de São Luís de Almádena

 

 

 

Forte de São Luis de Almádena

Forte de São Luís de Almádena

 

Forte de São Luís de Almádena

Forte de São Luís de Almádena

 

 

Boca do Rio

Boca do Rio

Boca do Rio

O cenário da Boca do Rio visto do Alto da Arriba onde se encontra o Forte de São Luís de Almádena é qualquer coisa, no entanto, é igualmente surpreendente a vista de toda a área envolvente deste magnifico vale da costa Vicentina.

Vale bem a pena dedicar algum tempo a explorar os pequenos e grandes pormenores desta área.

 

Boca do Rio

Boca do Rio

 

Boca do Rio

Boca do Rio

 

 

Salema

Salema

Praia de Salema

 

Salema é uma localidade bastante interessante onde se nota algum crescimento a nível do Turismo, especialmente turistas oriundos do estrangeiro.

 

 

Salema

Praia de Salema

 

 

 

Praia da Figueira

Praia da Fugueira

Praia da Figueira

 

Beleza, tranquilidade, partilha com a natureza, enfim, a Praia da Figueira é uma daquelas praias especiais no Concelho de Vila do Bispo e no Algarve e um daqueles locais que conquistam qualquer visitante, proporcionando o momento especial que faz toda a diferença numas férias.

 

O estacionamento fica a cerca de 500 metros da praia, seguindo-se uma agradável caminhada por um trilho estreito atravessando um vale com uma beleza simplesmente espetacular.

 

Encostas verdejantes, áreas de pinhal, imponentes rochedos com enormes grutas e, junto à ribeira alguns pomares mantêm qualquer um entretido ao longo do percurso até ao areal.

 

 

Praia da Figueira

 Praia da Figueira

 

A praia é bastante tranquila dando a sensação de estarmos numa ilha deserta, devido à ausência de veículos na paisagem e perante todo o majestoso cenário envolvente.

 

O areal é delimitado por arribas de cores quentes com formas muito curiosas, onde se avistam, a nascente, as ruínas de uma fortificação do séc. XVI. Também aqui o calhau rolado é usado pelos banhistas na construção de pequenos abrigos semicirculares de pedra que funcionam como corta-vento.

 

Tal como muitas outras praias do Concelho de Vila do Bispo, a Praia da Figueira é mais uma das praias altamente recomendáveis pela sua beleza e tranquilidade.

 

 

Acesso: Viário alcatroado a partir da povoação da Figueira (sinalizada na EN 125), seguindo na direção da fortaleza durante cerca de 1 km. Estacionamento pequeno e não ordenado, a 500m da praia, sem equipamentos de apoio. Orientação: sudeste.

 

 

 

 

Praia das Furnas

Praia das Furnas

Praia das Furnas

 

Localizada a nascente do Zavial a pequena Praia das Furnas deve o seu nome ao recorte da arriba, onde se formam furnas: enormes sapas (cavidades escavadas na base da arriba) e grutas.

 

Praia das Furnas

Praia das Furnas

 A praia das Furnas é mais um daqueles locais exclusivos quer em termos de beleza, quer em termos de tranquilidade na Costa Vicentina.

 

 

Praia do Barranco

Praia do Barranco

Praia do Barranco

 

Mais um dos recantos “de luxo” em termos de tranquilidade, das praias do Algarve, contudo, esta praia é extremamente ventosa, devido à sua localização.

A praia do Barranco surge na desembocadura de um dos vales mais bonitos da região, com encostas cobertas por um matagal alto de zimbro onde surgem imponentes afloramentos calcários e uma estreita várzea ocupada por árvores de fruto e vegetação ribeirinha.

 

 

 

 

Praia da Ingrina

Ingrina

 Praia da Ingrina

 

Um areal pequeno, agradável e bastante recatado que vale a pena visitar e desfrutar o sol e o mar quando as condições climatéricas o permitam.

 

Zavial

 

 

Praia do Zavial

Zavial

Praia bastante agradável e muito procurado por surfistas, sendo o troço nascente da praia mais tranquilo, com arribas muito recortadas e formações rochosas a que localmente se chamam furnas.

É possível aceder a este troço da praia caminhando pelo areal ou pelo topo da arriba. Nas imediações do Zavial podem ser visitadas as ruínas de uma fortificação do séc. XVII.

 

 

 

 Praia do Martinhal

Martinhal

 

Localizada a nascente da vila de Sagres, a praia do Martinhal apesar de abrigada é bastante ventosa.

Apesar do vento constante as águas são calmas tornando a Praia do Martinhal um dos locais ideais para a prática de windsurf no Algarve.

 

O mergulho é outra das atividades ideais nesta praia onde é possível fazer uma visita subaquática aos ilhotes que se situam ao largo da praia e são famosos pelas suas reentrâncias rochosas e grutas submarinas.

A praia é essencialmente arenosa, com dunas altas no centro e vegetação de sapal a estender-se para o interior do vale. Para nascente as arribas voltam a surgir, com muito calhau rolado na praia, que é utilizado pelos banhistas para construir abrigos que funcionam como corta-vento.

Encontram-se aqui as ruínas dum importante centro oleiro romano e, nas ilhotas, vestígios de tanques para salga de peixe.

Para nascente do Martinhal, surge a Praia dos Rebolinhos, encaixada entre arribas e orientada a sul. Podem observar-se nesta praia matos litorais bem conservados e uma enorme abundância de calhau rolado, os chamados Rebolinhos. É deserta, de acesso pedonal através do empreendimento turístico que aí se situa e sem equipamentos de apoio ou vigilância.

 

Praia da Mareta

Mareta

 

Com um areal extenso encaixado entre arribas calcárias, a Praia da Mareta é a primeira praia da costa meridional, situada numa ampla baia a nascente do cabo de São Vicente que a protege dos ventos e ondulações.

 

 Fortaleza de SagresFortaleza de Sagres

Ponto de paragem obrigatório para praticamente todos os visitantes, a Fortaleza de Sagres, também conhecida como Castelo de Sagres ou Forte de Sagres, localiza-se numa posição dominante na Ponta de Sagres.

 

Fortaleza de Sagres

 

Da sua falésia escarpada tem fabulosas vistas das enseadas de Sagres, do cabo de São Vicente a claro das imensidão do Oceano Atlântico

 

 

Praia do Tonel

Praia do Tonel

Praia do Tonel

 Ao lado da Fortaleza de Sagres, a Praia do Tonel é mais um dos excelentes recantos para desfrutar do sol, no Concelho de Vila do Bispo, no Algarve.

 

 

 

 Forte de BelicheForte de Beliche - Sagres

 

O Forte de Santo António de Beliche, popularmente referido apenas como Fortaleza de Beliche é mais um dos ponto de paragem obrigatórios neste roteiro do Algarve.

 

Forte de Beliche

 Forte de Beliche

Construído em data não determinada, pensa-se que foi construído durante o reinado de D. Manuel I ou de D. João III, mas anterior a 1587, uma vez que se encontra desenhado no mapa desta região algarvia aquando do ataque do corsário inglês Francis Drake, que o destruiu. Tinha como função controlar aquele ancoradouro e proteger os pescadores que ali mantinham uma armação de pesca de atum.

 

A fortificação atual remonta a uma reconstrução por determinação de Filipe III de Portugal (1621-1640), tendo sido reinaugurado em 1632 conforme inscrição epigráfica sobre o portão de armas.

 

O terramoto de 1755 causou-lhe grandes danos, tendo sido progressivamente abandonada.

 

Foi recuperada ao final da década de 1950 e atualmente encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público.

Encerrado desde a década de 1990 pela ameaça de desmoronamento da encosta sobre a qual se ergue, em 2013 a Câmara Municipal de Vila do Bispo planeia a sua recuperação e reabertura.

 

Praia do Beliche

Praia do Beliche

 

Praia abrigada dos ventos de norte e oeste que parece ter sido escavada nas arribas altas, localizada numa na ampla enseada definida pela Ponta de Sagres e Cabo de S. Vicente, a Praia de Beliche é um dos recantos preferidos dos amantes do Surf e Bodyboard no Algarve.

 

Praia do Beliche

 Praia do Beliche

 

 

 

Cabo de São Vicente

Cabo de São Vicente

Dispensa quaisquer apresentações, aquela que é uma das principais atrações turísticas do Algarve e ponto mais ocidental da Europa.

Para além das espetaculares vistas do traçado das arribas de Sagres, ou da imensidão do Oceano Atlântico, poderá visitar o farol do Cabo São Vicente ou Farol de D. Fernando.

 Cabo de São Vicente

 Cabo de São Vicente

Cabo de São Vicente

 Cabo de São Vicente

 

Promoções de Férias no Algarve

banner 320x50 pt

 

Excursões e actividades no Algarve

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Online

Temos 96 visitantes e 0 membros em linha