Freguesia portuguesa do concelho de Loulé, com 94,33 km² de área e cerca de 2000 habitantes, Alte é considerada como a povoação mais típica do Algarve.
Inserida em pleno meio rural, Alte destaca-sepelas ruas do centro histórico que mantêm muito do seu carácter nas casas caiadas, nas janelas e platibandas debruadas a cor, nas chaminés rendilhadas e na tranquilidade envolvente.
O espaço em redor da igreja é um encantador "postal turístico" do verdadeiro Algarve.
Não deixe de visitar a Fonte Pequena, Fonte Grande e Queda do Vigário ou Cascata de Alte, cujo acesso é feito junto ao Cemitério.
Em 1871, nasceu em Alte o poeta Francisco Xavier Cândido Guerreiro, cujo retrato se encontra perpetuado nos painéis de azulejos do aprazível jardim da Fonte Pequena, juntamente com alguns dos seus poemas, o mais célebre dos quais se inicia pela seguinte quadra:
Porque nasci ao pé de quatro montes
Por onde as águas passam a cantar
As canções dos moinhos e das fontes
Ensinaram-me as águas a falar.
Procurar Hotéis com desconto e promoções de Férias em Alte, Algarve, Portugal
Promoções de Férias no Algarve
Excursões e actividades no Algarve
Património natural e cultural de Alte
Capela de São Luís
Igreja Matriz de Alte (ou Igreja de Nossa Senhora da Assunção)
Fonte Grande e Fonte Pequena
Queda do Vigário (ou Cascata de Alte)
Uma vez em Alte e após a visita, recomendamos vivamente uma incursão pela Serra do Caldeirão, seguindo pelo interior de Alte até Loulé, passando por Benafim, pela Rocha da Pena, Salir, Barranco do Velho e Querença e São Brás de Alportel.