Atrações turísticas do Concelho de Aljezur, Algarve

Aljezur

Destino amplamente conhecido pelo seu excelente clima e belas praias o Algarve é uma região onde há sempre muito para ver e para fazer.

Independentemente do destino escolhido para ficar instalado durante as suas férias encontrará imensas atrações que fazem toda a diferença e tornam as suas férias no Algarve numa experiência única e bem especial.

Município com 323,50 km² de área e 5 884 habitantes, Aljezur tem uma extensa orla litoral, toda ela inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, e servida com algumas das praias mais paradisíacas do Algarve.

Aljezur é uma vila cuja antiguidade é atestada pelos muitos vestígios arqueológicos que têm sido encontrados. O seu território é habitado desde os tempos pré-históricos.

Fundada no século X pelos árabes que aqui permaneceram até à conquista cristã, deixando importantes marcas tais como o castelo, a sua cisterna, a toponímia, e muitas lendas e histórias populares.

Uma vila que vale a pena ser explorada ao pormenor, percorrendo as ruelas de calçada do seu centro histórico, subindo até ao topo do monte onde foi estrategicamente erguido o Castelo de Aljezur. A nível de património histórico destaca-se ainda a Igreja da Misericórdia de Aljezur, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Alva ou Igreja Nova e o Castelo de Arrifana, em Arrifana.

Deixamos aqui as principais atrações turísticas do concelho de Aljezur, no Algarve

 

Praias do Concelho de Aljezur

A nível de praias, o Concelho de Aljezur é um verdadeiro paraíso, contando com praias praticamente intocadas, envoltas em cenários verdadeiramente estonteantes.

 

 

Praia de Vale Figueiras

Vale Figueiras

 

 

 

Praia de Vale dos Homens

Vale dos Homens

 

 

 

Praia do Monte Clérigo

Monte Clérigo

 

 

Praia da Carriagem

Carriagem

 

 

Praia do Canal

Praia do Canal

 

 

Praia da Bordeira

Bordeira

 

 

Praia do Amado

Amado

 

 

Praia da Amoreira

Amoreira

 

 

Praia da Arrifana

Arrifana

 

 

Praia de Odeceixe e Praia das Adegas

Odeceixe

 

 

Património Histórico e Cultural de Aljezur

 

 

Castelo de Aljezur

Castelo de Aljezur

Construção militar árabe datada do século X, o castelo de Aljezur está estrategicamente localizado no topo de um cerro. Possui um pano de muralha extenso, com duas torres, e no interior uma cisterna abobadada de origem árabe, assim como vestígios de habitações e casernas.

O Castelo de Aljezur foi conquistado pelos cristãos no século XIII, tendo desempenhado importantes funções defensivas até ao século XVIII.

Apesar do estado de conservação algo deficiente, este castelo oferece a todos os visitantes a oportunidade de desfrutarem de uma magnífica vista sobre toda a área circundante.

Durante uma visita a Aljezur vale bem a pena subir até ao topo para visitar este castelo e desfrutar da bela paisagem.

GPS: 37.316442, -8.805352

 

 

Igreja Matriz de Aljezur

Igreja Matriz de Aljezur

Uma bela igreja de três naves com capela--mor, duas capelas colaterais e duas laterais. Na capela-mor encontra-se um retábulo do início do século XIX com uma excelente imagem da padroeira da vila: Nossa Senhora da Alva.

Igreja Matriz de Aljezur

Para além dos retábulos laterais de estilo neoclássico, podem ainda apreciar-se algumas telas maneiristas provenientes da antiga igreja matriz e uma imagem de São Sebastião, do século XVI.

A Igreja Matriz de Aljezur substituiu a antiga Igreja Matriz, um templo medieval de estilo gótico que ficou praticamente destruído durante o terramoto de 1755.

O templo atual foi construído entre o final do século XVIII e os primeiros anos do século XIX, segundo o estilo neoclássico.

Aberta ao culto.

Horário das missas: quarta, quinta e sexta-feira às 11h00; domingo às 12h00; terceira segunda-feira de cada mês às 11h00.

Contacto: Tel. 282 998 204 (Paróquia de Aljezur)

GPS: 37.316415, -8.795525

 

 

Museu Municipal de Aljezur

Museu Municipal de Aljezur

Outro dos locais que vale bem a pena a visita, o Museu Municipal de Aljezur está instalado num edifício do século XIX, outrora sede dos Paços do Concelho.

Inclui uma galeria de arte que recebe exposições temporárias, para além do núcleo de arqueologia com achados oriundos de todo o concelho e o núcleo etnográfico que reproduz uma casa antiga e exibe uma interessante coleção de utensílios agrícolas.

Aberto ao público (entrada paga).

Horário: no inverno, de terça-feira a sábado, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. No verão, de terça-feira a sábado das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Contacto: Tel. 282 991 011 (Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur)

GPS: 37.319258, -8.803352

 

Igreja da Misericórdia de Aljezur

Igreja da Misericordia

Igreja do século XVI reconstruída após o terramoto de 1755. Apresenta um portal de estilo renascentista e um acervo artístico constituído por diversas peças de arte sacra, incluindo as bandeiras da Irmandade da Misericórdia e algumas imagens dos séculos XVII e XVIII.

Museu de Arte Sacra

Num anexo da igreja funciona um pequeno museu de arte sacra que exibe objetos relacionados com o tempo litúrgico da Igreja Católica e ainda artigos pessoais do patrono do museu, monsenhor Manuel Francisco Pardal.

Aberta ao culto.

Horário das missas: no verão, terça-feira às 18h00. No inverno, terça-feira às 17h00.

Museu aberto ao público (entrada paga).

Horário: no inverno, de terça-feira a sábado, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. No verão, de terça-feira a sábado das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Contacto: Tel. 282 998 415 (Santa Casa da Misericórdia)

GPS: 37.319272, -8.804149

 

 

Igreja Matriz de Bordeira

Igreja Matriz da Bordeira

Esta pequena e bela Igreja do século XVIII, de planta longitudinal com uma só nave e capela-mor antecedida de um arco triunfal em talha não está aberta ao publico, no entanto vale a pena uma paragem para apreciar a bela fachada.

Igreja Matriz Bordeira

Destaque para o retábulo da capela-mor e para os dois retábulos laterais executados segundo o estilo barroco, nos quais estão colocadas algumas imagens de boa qualidade. Tal é o caso das imagens de Nossa Senhora da Encarnação e de Nossa Senhora do Rosário (século XVIII), de Santo António e de São Francisco (século XVII) e de São Sebastião (século XVI).

 

 

Adega – Museu de Odeceixe

Adega Museu

Instalado numa antiga adega do início do século XX, o Museu – Adega de Odeceixe proporciona aos visitantes a oportunidade de conhecer o processo de produção do vinho e de observar os instrumentos utilizados nesta atividade.

Aberta ao público (apenas no verão).

Horário: de terça-feira a sábado, das 18h00 às 23h00.

Contacto: Tel. 282 947 255 (Junta de Freguesia de Odeceixe)

GPS: 37.432168, -8.770296

 

 

Moinho de Vento de Odeceixe

Moinho de Vento de Odeceixe

Situado no ponto mais alto da vila de Odeceixe, o antigo moinho de vento é um dos belos exemplares de moinhos de estilo mediterrânico.

Neste moinho bastante bem preservado é possível observar todo o processo artesanal de transformação dos cereais.

Aberto ao público (apenas no verão).

Horário: de terça-feira a sábado, das 10h00 às 16h30.

Contacto: Tel. 282 990 010 (Câmara Municipal de Aljezur)

GPS: 37.431204, -8.77161

 

 

 

Museu do Mar e da Terra da Carrapateira

Museu da Terra e do Mar

Uma das excelentes oportunidades para conhecer melhor as diversas atividades tradicionais da agricultura e da pesca desta região algarvia é através de uma visita ao Museu do Mar e da Terra, situado na aldeia da Carrapateira.

Este pequeno mas bastante simpático museu conta com uma exposição de caracter etnográfico e apresenta diversas fontes documentais e áudio visuais, assim como um vasto conjunto de objetos e utensílios relacionados com estas atividades.

Horário: no verão, de terça-feira a sábado, das 10h00 às 17h00. No inverno, de terça-feira a sábado, das 11h00 às 18h00.

Encerra: domingo e segunda-feira.

Contacto: Tel. 282 970 000

GPS: 37.18472, -8.893244

 

 

 

Pontal da Carrapateira

Pontal da Carrapateira

Esta é uma das atrações naturais que merece todo e mais algum destaque por toda a sua beleza e espetacularidade.

Situado entre a Praia do Amado e a Praia da Bordeira o Pontal da Carrapateira consiste numa área litoral composta por imponentes falésias entrando pelo mar.

Pontal Carrapateira

Com vários miradouros espetaculares, casas de pescadores onde são guardados os utensílios de pesca e vários pesqueiros bastante concorridos, muitos dos quais de acesso quase impossível, com cordas para ajudar a descida, o Pontal da Carrapateira é um dos locais mais belos e espetaculares da Costa Vicentina, com imensos cenários deslumbrantes.

Entre os pesqueiros mais famosos desta área destacam-se a Baía dos Tiros, a Samouqueira, a Carriagem, a Pipa, a Fonte Santa, a Atalaia e o Pontal.

A nossa App Android

Hotelbooking QR

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Online

Temos 231 visitantes e 0 membros em linha