Farol da Ponta da Piedade, Lagos

Ponta da Piedade

A Ponta da Piedade, com as falésias mais altas da costa sul, a 51 metros acima do nível do mar, abriga um farol cuja construção não foi nada pacifica já que obrigou à demolição da Ermida da Senhora da Piedade, local de romaria marítima.

O Farol da Ponta da Piedade foi erigido entre 1912 e 1913, no local das ruínas da ermida de Nossa Senhora da Piedade, entrando ao serviço em 1913, com um aparelho ótico de quarta ordem que emitia cinco relâmpagos agrupados a cada dez segundos do alto de uma torre de cinco metros, a 51 metros de altitude.

A fonte luminosa original era um candeeiro de petróleo que em Dezembro de 1923, passa a ser de ocultações, com uma ocultação de 2,5 segundos a cada 69,5 segundos.

Em 1952, o farol da Ponta da Piedade foi eletrificado com energia da rede pública, sendo substituído o candeeiro de petróleo uma lâmpada elétrica, com um alcance original de 15 milhas náuticas, posteriormente aumentado para 18 milhas náuticas.

Quatro anos depois foi montado um novo aparelho de incandescência elétrica, com o farol a ser automatizado em 1983.

Situado num dos mais belos locais naturais do Algarve, o Farol da Ponta da Piedade é juntamente com o farol do Cabo de São Vicente, dos mais fotografados no Algarve e mesmo em Portugal.

Consiste numa torre quadrangular amarela, de alvenaria com edifício anexo. Possui lanterna vermelha.

Location

A nossa App Android

Hotelbooking QR

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Online

Temos 64 visitantes e 0 membros em linha