Farol de Vila Real de Santo António

Vila Real de Santo António Lighthouse

Vigiando a foz do Guadiana, o Farol de Vila Real de Santo António, de torre cilíndrica branca com faixas pretas, encimada por lanterna vermelha, proporciona um excelente miradouro de onde se avista a baía de Monte Gordo e as terras de Espanha.

Farol de Vila real de Santo António

O Farol de Vila Real de Santo António entrou em funcionamento em janeiro de 1923, após largos anos de discussão quanto ao método de construção, visto estar localizado num local arenoso.

Farol Vila Real de Santo António

A torre, circular, tinha 40 metros de altura e assentava sobre fundações de betão armado. A luz lá instalada, de relâmpagos, era obtida por incandescência de vapor de petróleo e tinha um alcance de 33 M. Ainda hoje está equipado com o aparelho óptico lenticular de Fresnel de terceira ordem com 500 mm de distância focal original.

Em 1927 foi eletrificado com motores geradores, e posteriormente, em 1947, ligado à rede pública de eletricidade, ano em que a máquina de relojoaria que, até então, tinha assegurado o movimento do aparelho óptico foi também substituída por motores elétricos e a lâmpada por uma outra de 3.000W.

Em 1960, os dínamos foram substituídos por alternadores e foi instalado um elevador de acesso à torre. Em 1983, a lâmpada é substituída por uma de 1.000W. Seis anos depois, o farol é automatizado, estando, portanto, desprovido de faroleiros nos dias de hoje.

Location

A nossa App Android

Hotelbooking QR

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Online

Temos 94 visitantes e 0 membros em linha