Booking.com

 
 
 

Férias em Viana do Castelo

Férias em Viana do Castelo

Procurar hotel com desconto e promoções de férias em Viana do Castelo

Situada junto da foz do Rio Lima, a 65 km a norte do Porto e a 50 da fronteira de Valença, Viana do Castelo é um dos mais espetaculares destinos de férias na região norte de Portugal e no Minho.

Uma cidade moderna com raízes antigas, Viana do Castelo fica no norte de Portugal, espremida entre o estuário do Rio Lima e as ondas selvagens do Atlântico.

Fundada no séc. XIII por Afonso III, rei de Portugal, com o nome de Viana da Foz do Lima, o mar foi sempre a sua razão de ser de Viana do Castelo.

 

A Praça da República, as suas belas fontes e a Igreja da Misericórdia - uma mescla de arquitetura românica e renascentista de três andares - formam o coração medieval da cidade. Juntamente com a catedral do século 15, as praças antigas e mansões manuelinas contrastam nitidamente com a moderna marina à beira-mar.

Mas Viana é mais conhecida por seu Santuário de Santa Luzia, uma igreja no topo de uma colina com vista para o Atlântico. Ela é acessível por um funicular do centro da cidade, que sobe os 250 metros da colina. A elaborada construção desta igreja Neobizantina começou em 1903, com base em um projeto de Miguel Ventura Terra, que foi inspirado na Sacré Coeur, de Paris.

 

O porto de Viana do Castelo chegou a ter 70 navios mercadores e, na época dos Descobrimentos (sécs. XV e XVI), dos estaleiros de Viana saíram naus e caravelas para as rotas das Índias e das Américas, que regressavam carregadas de açúcar, pau preto, marfim e outras preciosidades exóticas.

 

Um vianense, João Álvares Fagundes, foi o pioneiro da navegação na Terra Nova, no Atlântico norte. Viria, sem o saber, a abrir o caminho ao culto das muitas maneiras de comer bacalhau em Portugal.

 

Em meados do séc. XX viria a ser construída uma frota bacalhoeira nos estaleiros de Viana do Castelo para a pesca do bacalhau nas águas frias dos mares do norte. O túmulo de João Álvares Fagundes encontra-se na capela do Santo Cristo, no interior da Igreja Matriz de Viana do Castelo.

 

Até ao séc. XVI, o burgo foi exclusivo do povo, não podendo instalar-se aqui a nobreza. Abrindo-lhe, por fim, as portas, Viana enriqueceu-se com palácios brasonados, igrejas e conventos, chafarizes e fontanários que constituem uma herança patrimonial notável, digna de visita.

 

Em 1848 a rainha D. Maria II elevou Viana a cidade com o novo nome de Viana do Castelo. Cidade bonita, extrovertida e alegre, Viana do Castelo tem sabido conservar a riqueza das suas tradições de raiz popular.

 

As festas da Senhora d´Agonia, uma das mais belas romarias de Portugal, são uma explosão de alegria que ninguém deve perder.

 

Viana do Castelo é um dos quatro municípios que integram o Vale do Lima. Nesta região, percorrer a Rota dos Gigantes é uma forma de conhecer os locais onde nasceram quatro grandes figuras históricas que levaram Portugal aos quatro cantos do mundo.

 

João Alvares Fagundes (o Descobridor), de Viana do Castelo, explorou e descobriu Terra Nova no Atlântico Norte, importante zona de pesca do bacalhau.

 

Fernão de Magalhães, o Navegador, de Ponte da Barca, comandou a primeira viagem de circum-navegação provando que a Terra é redonda.

 

Em Ponte de Lima nasceu o Beato Francisco Pacheco (O Santo), Mensageiro da Companhia de Jesus e um dos primeiros missionários jesuítas no Japão.

 

Originário de Arcos de Valdevez era o Padre Himalaya, o inventor, estudioso científico das energias renováveis que representou Portugal na Exposição Universal de St. Louis, nos Estados Unidos.

 

Aqui encontra a melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Viana do Castelo

Férias em Viana do Castelo

 

Mais informação em http://www.valedolima.com

 

 

 
Promoções
 
Hotéis

 

ref-booking-large
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Excurses

 

 

Online

Temos 56 visitantes e 0 membros em linha

Voos

 

My Hotelbooking