Booking.com

 
 
 

Parque Nacional da Peneda-Gerês

Férias no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Gerês

Procurar hotel com desconto e promoções de Férias no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Os adeptos de férias na Natureza encontram no Parque Nacional da Peneda-Gerês um ótimo pretexto para uma das mais espetaculares viagens de férias em Portugal.

Gerês

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é o único parque nacional de Portugal (embora existam muitos parques naturais, paisagens protegidas e reservas em todo o país). Ele está localizado no norte de Portugal, e integra as cidades de Viana do Castelo, Braga e Vila Real.

 

Situado na região norte de Portugal (Minho-Lima, Cávado, Alto Trás-os-Montes) o Parque Nacional da Peneda-Gerês abrange os concelhos de Arcos de Valdevez, Montalegre, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Melgaço, totalizando uma área de 70 290 hectares, doa quais 5 275 ha pertencem ao Estado (Matas Nacionais sob gestão do ICN), 45 577 ha são terrenos baldios e a restante área é propriedade privada.

 

O P.N.P.G. é a única área protegida nacional que possui a categoria de Parque Nacional, o nível mais elevado de classificação das áreas protegidas.

 

O parque possui uma considerável variedade de fauna, tais como veados, cavalos selvagens, lobos, aves de rapina, etc., e flora, assim como pinheiros, teixos, castanheiros, carvalhos e várias plantas medicinais.

 

As bacias hidrográficas dos rios Lima, Homem e Cávado, que atravessam e retalham este território, condicionaram a ocupação humana desta região de chuvas abundantes e regulares e de elevados índices de humidade do ar. A elevada pluviosidade conduz, por vezes, à formação de lagoas em zonas elevadas, como é o caso da Lagoa do Marinho (vista panorâmica em 270°).

 

O Parque engloba as Serras do Gerês, Peneda e Amarela, com cotas que ultrapassam os 1500 metros. A região é essencialmente constituída por rochas graníticas, podendo ocorrer ainda xistos e depósitos sedimentares.

 

Ideal para longas e saudáveis caminhadas em permanente partilha com a natureza, encontrará alguns locais onde é possível contemplar cenários simplesmente estonteantes, como é o caso do miradouro da Pedra Bela.

 

O parque foi inaugurado na primavera de 1971 em um esforço para proteger as terras, a flora e a fauna portuguesas.

A geografia do parque é marcada por vários cumes de montanhas - entre elas Peneda, Soajo, Amarela e Gerês. Estas formam uma barreira entre a planície da costa litorânea ao oeste e planaltos ao leste; estas montanhas seguem na Espanha, onde são conhecidas como Xurés. Enquanto o parque incentiva o turismo, a visitação é limitada para proteger os recursos do parque - na verdade, existem apenas seis pequenos parques de campismo.

 

Como chegar

Com transporte próprio, a entrada no Parque Nacional da Peneda-Gerês pode ser feita por 4 estradas principais.

- Por Lamas de Mouro, vindo de Melgaço, pela EN 202 e EN 202-3.

- Por Entre-Ambos-os-Rios (em direção a Soajo e Lindoso), vindo de Ponte da Barca, pela EN 203 e 304.

- Por Rio Caldo (em direção a Caldas do Gerês e Portela do Homem), vindo de Amares (EN 308 e EN 308-1) ou de Póvoa de Lanhoso (EN103 e EN 308-1).

- Em direção a Pitões das Júnias e Tourém vindo de Montalegre (EN 308).

 

Onde ficar no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Parque Nacional da Peneda-Gerês

Gerês, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Caniçada são os destinos de férias mais populares do Parque Nacional da Peneda-Gerês contando com a oferta turística mais abrangente e variada, no entanto existem outros destinos também bastante interessantes, localidades situadas no interior do parque, onde a vida quotidiana mantém raízes firmes na tradição rural portuguesa. Castro Laboreiro, Lindoso, Pitões das Júnias, Soajo, Vilarinho das Furnas, Fafião, Pincães e Xertelo são bons exemplos, todos estes locais de visita imperdível.

Hotéis no Gerês

Gerês

Procurar hotel com desconto e promoções de Férias no Gerês

Férias no Parque Nacional da Peneda-Gerês

 

 

Arcos de Valdevez

Férias em Arcos de Valdevez

Procurar hotel com desconto e promoções de férias em Arcos de Valdevez

Férias no Parque Nacional da Peneda-Gerês

 

 

 

Hotéis em Ponte da Barca

Ponte da Barca

Procurar Hotel com desconto e promoções de Férias em Ponte da Barca

Férias no Parque Nacional da Peneda-Gerês

 

 

Hotéis em Caniçada

Caniçada

Procurar hotel com desconto e promoções de Férias na Caniçada

Férias no Parque Nacional da Peneda-Gerês

 

 

Hotéis em Castro Laboreiro

Castro Laboreiro

Procurar Hotel com desconto e promoções de férias em Castro Laboreiro

Férias no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Localizada no planalto de Castro Laboreiro, em plena Serra da Peneda, a Vila de Castro Laboreiro é um dos belos lugares do Parque Nacional da Peneda-Gerês para passar uns dias de férias.

Famosa pela raça de cães Castro Laboreiro, esta vila do Concelho de Melgaço destaca-se ainda pelo seu castelo medieval do século XII (Castelo de Castro Laboreiro ou Castelo de Castro Laboredo) entre muitas outras atrações que fazem deste destino um excelente local a visitar.

 

 

 

Hotéis em Pitões das Júnias

Pitões da Júnias

Procurar hotel com desconto e promoções de Férias em Pitões das Júnias

Férias no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Não perca as Ruínas do Mosteiro de Santa Maria das Júnias, construído em 1147

 

 

 

Hotéis em Soajo

Soajo

Procurar Hotel com desconto e promoções de férias em Soajo

Férias no Parque Nacional da Peneda-GerêsA Aldeia de Soajo deve a sua enorme popularidade ao aglomerado de antigos espigueiros, assentes num afloramento rochoso, com vistas para o vale do Rio Lima. O espigueiro mais antigo data de 1782. Alguns destes espigueiros são ainda hoje utilizados pela população.

 

 

 

Hotéis em Pincães

Pinçães

Procurar hotel com desconto e promoções de férias em Pincães

Férias no Parque Nacional da Peneda-Gerês

 

 

O que visitar

A melhor forma de descobrir toda a beleza desta magnifica região de Portugal é em caminhadas pelos imensos trilhos que não parece ter fim. Quanto mais locais descobrimos, maior é a vontade de nos aventuramos por novos trilhos, partindo à descoberta de novos recantos de beleza única no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Todo o tempo aqui passado perece ser extremamente reduzido.

De carro poderá igualmente encontrar alguns locais fabulosos, mas nunca deverá cair na tentação de entrar por caminhos que não sejam as referidas estradas, garantindo assim a preservação da natureza e claro, a sua segurança.

 

Nas caminhadas deverá seguir sempre os caminhos e os trilhos existentes, caso pretenda acampar deverá faze-lo apenas nos locais designados para o efeito, os Parques de Campismo.

 

Não faça lume, leve sempre consigo o seu lixo ou coloque-o nos recipientes apropriados, Não colha plantas, flores, cogumelos, frutos ou amostras minerais, respeite sempre as indicações dos guardas, vigilantes e técnicos do Parque, não perturbe a tranquilidade do local e cumpra regulamentos de caça e pesca.

Soajo

Recomendamos vivamente uma visita a Vila de Soajo, famosa pelo seu grande número de espigueiros, construídos para proteger dos roedores. O pelourinho e a capela merecem igualmente uma visita.

Santuário de Nossa Senhora da Peneda

O Santuário da Senhora da Peneda, cuja construção remonta ao Século XVIII, é outro dos locais de visita obrigatória durante a sua estada no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Composto pelo chamado escadório das virtudes, pela igreja principal e pelo terreiro dos Evangelistas, irá encontrar neste santuário imensas semelhanças ao Bom Jesus já que foi o santuário bracarense que serviu de inspiração na construção do Santuário da Senhora da Peneda.

São Bento de Porta Aberta

O Santuário de São Bento da Porta Aberta é outro dos pontos de paragem obrigatória - Construído no século XIX, é famoso pelos painéis de azulejos na capela-mor.

Mata de Albergaria

A Mata da Albergaria, uma reserva botânica notável pelos troços de uma antiga via militar romana é imperdível. Situa-se a 2 quilómetros a sul da Portela do Homem, alberga carvalhais representativos da vegetação original da região e é atravessada pela via romana que ligava Braga a Astorga.

 

Para procurar e reservar hotéis para a sua visita ao Parque Nacional da Peneda-Gerês, clique aqui!

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Online

Temos 104 visitantes e 0 membros em linha