Férias em Marialva

Marialva

Uma das magnificas doze aldeias históricas de Portugal, Marialva goza de uma localização única, sobre penhascos de difícil acesso, situados na margem esquerda do rio Alva.

AHP

Em virtude da sua localização estratégica e de difícil acesso, Marialva foi uma praça bastante importante na idade média que entrou em declínio na altura em que as batalhas passaram a ser feitas com armas de fogo.

Onde Ficar na Aldeia Histórica de Marialva:

 

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Marialva

Hotéis com desconto em Piódão

Marialva é uma povoação de raízes muito antigas, que já era habitada no séc. VI a. C. pela tribo dos Aravos sendo posteriormente ocupada por Romanos, Suevos e Árabes que se instalaram no seu castro defensivo.

Terá sido Fernando Magno, rei de Leão, que reconquistou Marialva em 1063, quem lhe deu nome de Malva, mais tarde Marialva. Também se conta que o rei de Portugal, D. Afonso II teria doado a povoação em 1217 a uma sua apaixonada, D. Maria Alva, que estaria na origem do nome da aldeia.

O castelo foi reedificado por D. Sancho II de Portugal, cerca do ano 1200, sobre as ruínas do castro romanizado. É um dos maiores da região, oferecendo hoje um magnífico panorama sobre a Serra da Marofa e a região envolvente.

Calçadas medievais ladeadas de paredes e de portas góticas conduzem a um pequeno largo onde se encontra um elegante pelourinho todo em granito, do séc. XV, a antiga cadeia e o tribunal. A igreja matriz, com um portal manuelino, é dedicada a Santiago e data do séc. XVI.

Antiga rota de peregrinos, Marialva ainda celebra no dia do Apóstolo (25 de Julho), a feira anual de Santiago.

Marialva é uma freguesia do concelho da Meda, no distrito da Guarda, Beira Interior Norte. Tem 19,15 km² de área e 255 habitantes (2011).

A nossa App Android

Hotelbooking QR

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Online

Temos 147 visitantes e 0 membros em linha