Serra da Estrela

Serra da Estrela

De verão ou de inverno, a montanha mais alta de Portugal continental é o cenário perfeito para uns dias de férias, bastante descontraídos e em permanente contacto com a natureza.

Serra da Estrela

A Serra da estrela faz parte da mais vasta cordilheira denominada Sistema Central e é uma zona de paisagem integrada no Parque Natural da Serra da Estrela, sendo a maior área protegida em solo português.

 

Com uma altitude máxima de 1993 metros na Torre, a Serra da Estrela é uma zona de rara beleza paisagística com desníveis montanhosos impressionantes onde podemos viver intensamente o silêncio das alturas.

 

Nada como aproveitar esses momentos de comunhão com a natureza para observá-la, reparando na variedade da vegetação, nas aves ou nos rebanhos de ovelhas guiados por cães da raça a que a Serra deu nome.

 

A partir da Serra da Estrela poderemos seguir o curso dos grandes rios portugueses desde as suas nascentes – o Mondego no Mondeguinho, o Zêzere no Covão de Ametade e o Alva no Vale do Rossim, locais simplesmente deslumbrantes.

 

Podemos ainda observar e descobrir ao pormenor os vales glaciares de Loriga, Manteigas, ou o Covão do Urso e o Covão Grande. Nos meses mais quentes, a melhor sugestão será decerto a Rota das 25 lagoas que nos guia por espaços refrescantes.

 

Além da neve, da fauna e flora extraordinárias, há ainda a orografia de proporções colossais, bem como pela riqueza humana, cultural, histórica e gastronómica da região.

A Serra da Estrela situa-se maioritariamente no Distrito da Guarda, tendo também uma pequena área no Distrito de Castelo Branco.

A Serra da Estrela insere-se em seis municípios: Guarda, Manteigas, Gouveia, Seia, Celorico da Beira e Covilhã. Toda a região possui uma beleza natural e paisagística de relevo e notável interesse turístico.

A Serra da Estrela atinge a sua cota de máxima altitude - 1993 m - junto da Torre. Este ponto é limite de quatro freguesias: Unhais da Serra (Covilhã), São Pedro (Manteigas), Loriga (Seia) e Alvoco da Serra (Seia). Por esta razão, o ponto mais alto de Portugal Continental é partilhado pelos três municípios aos quais estas freguesias pertencem: Covilhã, Manteigas e Seia.

 

Férias na Neve na Serra da Estrela

Férias na Neve na Serra da Estrela

Já com o tempo frio, a Serra da Estrela é o único local de Portugal onde podemos praticar esqui na neve, bem como andar de trenó, de snowboard ou de motoski. Existem diversas pistas com infraestruturas de apoio, e ainda encontramos pistas de neve sintética para esquiar em qualquer época do ano.

 

Este parque natural é excelente para passeios pedestres, a cavalo ou em bicicleta. Existem cerca de 375 quilómetros de trilhos marcados no terreno, com vários níveis de dificuldade, pelo que decerto haverá algum adequado às nossas condições físicas.

 

E quem já não sonhou voar como um pássaro? Podemos experimentar essa sensação num parapente em Linhares da Beira sobrevoando esta aldeia histórica, que também é obrigatório explorar pelo próprio pé.

 

Para retemperar forças há que provar o produto mais famoso da região – o queijo da Serra. De textura amanteigada acompanha na perfeição o pão tradicional. Saboreamo-lo em toda a região, mas em Celorico da Beira, no Solar do Queijo, essa prova será acompanhada por explicações sobre o processo de fabrico. Já em Seia é o pão que tem honras de Museu, e na Covilhã os lanifícios. As estradas mais populares para fazer a travessia da Serra ligam precisamente estas duas cidades e levam-nos às aldeias de montanha como o Sabugueiro, Alvoco da Serra ou Loriga, e a muitos outros locais imperdíveis - Penhas Douradas, Penhas da Saúde ou a Torre no topo da Serra.

 

Como sugestão de passeio, propomos um itinerário pela serra, mas como há muito para ver e fazer na maior área protegida portuguesa, o melhor será começar por visitar um dos Centros de Interpretação do Parque Natural para obter informações, de modo a aproveitarmos ao máximo a nossa estadia.

 

 

 

Destinos de férias populares na Serra da Estrela

Serra da Estrela

Quem aproveita para passar alguns dias de férias na Serra da Estrela, independentemente da altura do ano que escolhe, tenta normalmente ficar o mais perto possível do ponto mais alto da serra. Existem vários destinos bastante interessantes para ficar hospedado.

Covilhã, Seia, Fundão, Manteigas, Guarda, Unhais da Serra, Penhas da Saúde ou Belmonte são alguns dos destinos mais populares para encontrar alojamento de férias na Serra da Estrela.

Férias na Serra da Estrela 

 

 

 

Férias na Covilhã

CovilhãProcurar hotel com desconto e promoções de Férias em Covilhã

Férias na Serra da Estrela

 

 

 

Férias em Seia

Seia

Procurar hotel com desconto e promoções de Férias em Seia

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Férias em Fundão

Fundão

Procurar hotel com desconto e promoções de Férias em Fundão

Férias na Serra da Estrela

 

 

 

 

Férias em Manteigas

Manteigas

Procurar hotel com desconto e promoções de Férias em Manteigas

Férias na Serra da Estrela

 

 

 

 

Férias na Guarda

Guarda

Procurar hotel com desconto e promoções de Férias na Guarda

Férias na Serra da Estrela

 

 

 

 

Férias em Unhais da Serra

Unhais da Serra

Procurar hotel com desconto e promoções de Férias em Unhais da Serra

Férias na Serra da Estrela

 

 

 

 

Férias em Penhas da Saúde

Penhas da Saúde

Procurar hotel com desconto e promoções de Férias em Penhas das Saúde

Férias na Serra da Estrela

 

 

 

 

Férias em Belmonte

Belmonte

Procurar hotel com desconto e promoções de Férias em Belmonte

Férias na Serra da Estrela

 

A não perder na Serra da Estrela

- Subir à Torre, o ponto mais alto da Serra da Estrela

De carro, numa caminhada ou de bicicleta, subir ao ponto mais alto da Serra da Estrela é sempre uma experiência única e imperdível. Para os amantes do Ciclismo e BTT uma subida até ao Alto da Torre, independentemente do caminho escolhido é sempre um desafio, em especial para aqueles que buscam a superação.

O Alto da Torre, na Serra da Estrela é palco de chegada da mais mítica das etapas da Volta a Portugal em Bicicleta.

- esquiar nas pistas de neve, verdadeira ou sintética

- saborear o Queijo da Serra… e claro comprar alguns para levar para casa. Os enchidos tradicionais também são uma compra excelente.

- comprar meias de lã ou peças de design contemporâneo em burel

- admirar os vales glaciares do Zêzere, Loriga e Unhais da Serra

- descobrir a frescura das praias fluviais durante o verão

- visitar o Museu do Pão em Seia

- voar de parapente em Linhares da Beira

- beber água de uma nascente

- seguir um longo percurso pedestre e descobrir o esplendor da natureza

 

A Estância de Esqui Vodafone

Nas zonas mais altas da serra situa-se a Estância de Esqui Vodafone, a única estância de esqui de Portugal, desenvolvendo-se a mesma nas encostas da serra que pertencem à freguesia de Loriga. As temperaturas mais baixas de Portugal são habitualmente registadas no cume da serra da Estrela, com mínimas que ocasionalmente podem atingir a marca de -20°C no Inverno.

 

O Saboroso Queijo da Serra da Estrela e o Cão Serra da Estrela

O mais famoso dos queijos portugueses, o queijo da Serra da Estrela, considerado o imperador dos queijos portugueses, é produzido nesta região, que também possui uma raça de cães de guarda, o cão da Serra da Estrela que se enquadra no tipo molosso tal como o seu parente São-bernardo. Ambos se encontram ligados ao tradicional pastoreio da ovelha bordalesa da Serra da Estrela. Trata-se de um pastoreio de características ancestrais e milenares, onde práticas como a transumância e a renovação de pastagens pelo fogo são comuns.

A desertificação humana da Serra tem levado ao abandono das práticas tradicionais, diminuindo consequentemente a genuinidade do produto queijo da Serra da Estrela, na sua versão de produção e venda massificadas que hoje encontramos nas grandes superfícies comerciais. É no entanto possível, ainda hoje, adquirir localmente um queijo de produção menos intensiva que mantém as características originais.

 

 

As atrações turísticas da Serra da Estrela

No que diz respeito às atrações turísticas, a principal e mais popular atração da serra da Estrela é a ocorrência abundante de neve durante o inverno. De entre os pontos mais visitados da Serra podemos destacar o Alto da Torre da Serra da Estrela, a Estância de Esqui Vodafone, o Monumento a Nossa Senhora da Boa Estrela, Casais de Folgosinho, a Pista de Ski de Manteigas, Covão d'Ametade, Cântaro Magro, Cabeça do Velho, Cabeça da Velha, Pedra do Urso, Rosa Negra, O Antigo Sanatório que é atualmente local da Pousada da Serra da Estrela, Penhas da Saúde, Penhas Douradas, Povoação de Barriosa, Povoação de Cabeça, Povoação de Casal de Travancinha, Vila de Manteigas, Povoação de Sandomil, Povoação de Folgosinho, Povoação de Valezim, Povoação de Pêro Soares, Povoação de Vide, Souto e praia fluvial de Lapa dos Dinheiros, Caldeirão, Vale Glaciar de Manteigas, Poço do Inferno, Praia Fluvial de Valhelhas, Nascente do Mondego ou Mondeguinho, Socalcos de Loriga, Lagoa Comprida (Serra da Estrela), Lagoa do Vale do Rossim, Lagoa Redonda (Serra da Estrela), Lagoa Escura, Lagoa do Urso.

 

 

A nossa App Android

Hotelbooking QR

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Online

Temos 319 visitantes e 0 membros em linha