Férias em Almada

Cristo Rei Almada

Situada na margem sul do rio Tejo, Almada é sem dúvida o melhor miradouro sobre a cidade de Lisboa, destacando-se como pontos de observação o castelo, o elevador panorâmico da Boca do Vento, e principalmente a estátua do Cristo-Rei erguida em 1959.

 

Em séculos passados, Almada foi um local de veraneio procurado pela corte, que aqui mandou erigir alguns edifícios e casas nobres que ainda se conservam na cidade.

 

Atualmente, Almada é uma cidade que mantém um crescimento, cujo ritmo se acentuou desde a inauguração da Ponte sobre o Tejo em 1966, que veio facilitar o acesso entre as duas margens do rio. No entanto, Almada não vive apenas em função da capital onde trabalham grande parte dos seus habitantes, é uma cidade com vida própria, palco de eventos concorridos como o Festival de Teatro.

 

Ao concelho de Almada, pertence também a Costa da Caparica, muito procurada durante a época estival pelos habitantes da grande Lisboa, que são seduzidos pelas praias do extenso areal. Destaque especial merece a gastronomia da zona, em que se salientam as saborosas caldeiradas de peixe fresco, típicas de locais como Cacilhas, Porto Brandão, Ginjal ou a Costa da Caparica.

 

Onde ficar em Almada:

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Almada

banner 320x50 pt

 

 

 

O que fazer em Almada / o que visitar:

Situada na margem sul do Tejo, logo após a Ponte 25 de Abril, Almada é mais um dormitório de Lisboa do que um destino turístico propriamente dito, no entanto é uma boa alternativa para aqueles que pretendem explorar a região de Lisboa sem ter que ficar na Capital.

Hoje as pessoas fazem a travessia da capital para jantar com vista para o rio e Lisboa, ou para relaxar na longa cadeia de praias da costa atlântica de Almada.

Outra razão para vir é para a poderosa estátua do Cristo Rei, que foi inspirada no Cristo Redentor no Rio e concluída em 1959. Na estrada à beira do rio há muitos fragmentos da antiga indústria naval e pesqueira de Almada; um dos armazéns foi transformado em museu marítimo e num cais de Cacilhas encontra-se o Dom Fernando II e Glória, última fragata de madeira lançada pela Marinha Portuguesa.

 

A não perder durante as suas férias em Almada (Portugal):

Cristo Rei

Crisro Rei

 Situado numa colina 85 metros acima da margem sul do estuário do Tejo situa-se o Cristo Rei, uma estátua monumental, um pouco menor do que o marco do Rio que a inspirou e tem pouco menos de 80 metros.

Estava planeado desde a década de 30, quando o Cardeal Patriarca de Lisboa se deslocou ao Brasil, mas foi concluído em 1959, graças a Deus por ter livrado Portugal da Segunda Guerra Mundial.

No pedestal da estátua, que se sobe por um elevador e depois por um lance de escadas, avista-se todo o estuário do Tejo, os bairros históricos de Lisboa e a Ponte 25 de Abril.

 

 

 

 

Ponte 25 de Abril

Ponte 25 de Abril

Outro dos ícones históricos de Lisboa, esta ponte conduz o tráfego sobre o Tejo desde 1966. Mais de 50 anos depois da sua conclusão continua a figurar entre as 30 maiores pontes do género do mundo, com 70 metros de altura e 2,7 quilómetros de comprimento.

Você também pode notar uma semelhança com as pontes de San Francisco, e isso não é uma coincidência, pois foi construída pela mesma empresa que fez a San Francisco-Oakland Bay Bridge.

 

 

 

Cacilhas

Cacilhas

No ponto noroeste de Almada, Cacilhas é um vibrante bairro à beira-mar.

É aqui que se encontra o terminal marítimo Lisboa-Almada, e até à década de 1990 Cacilhas era a casa dos estaleiros da Lisnave – Estaleiros Navais de Lisboa.

Desde então o bairro foi revitalizado e hoje é um local para conviver, contemplar o Tejo, beber um copo ou comer numa das muitas marisqueiras.

A Rua Cândido dos Reis é pedonal e repleta de esplanadas de restaurantes, enquanto a ribeirinha Rua do Ginjol tem um ambiente único pelos seus antigos armazéns decadentes e vistas de sonho.

 

 

 

Viagem de Ferry para Lisboa

    Ferry

Existem ferries com intervalos de aproximadamente 20 minutos do porto de Cacilhas através do Tejo até ao Cais do Sodré em Lisboa.

O último barco parte apenas depois da 01h00, pelo que terá tempo de sobra para jantar ou beber um copo em Almada.

A travessia leva 15 minutos num passeio económico, dando uma nova perspetiva da maravilhosa Ponte 25 de Abril, os bairros históricos de Lisboa na margem norte e de volta ao Cristo do Rei no seu poleiro elevado.

 

 

 

 

Zona ribeirinha de Lisboa

Mercado da Ribeira

Após o desembarque no Cais do Sodré, não precisará de mais do que alguns minutos para chegar a alguns pontos turísticos e atrações incríveis.

O Time Out Market é uma praça de alimentação no Mercado da Ribeira.

Com muitas barracas e restaurante, é uma maneira diferente de provar o melhor da culinária portuguesa, que você desfrutará em mesas comunitárias sociáveis.

Logo a seguir, encontra-se a ostentação arquitetónica do século XVIII da Praça do Comércio, do Lisboa Story Centre e do Museu Nacional de Arte Contemporânea.

E então, em uma elevação acima do cais, está a Catedral de Lisboa do século XII.

Tudo a menos de dez minutos a pé do Cais do Sodré.

 

 

 

 

Dom Fernando II e Glória

Dom Fernando II e Glória

Permanentemente ancorada em Cacilhas está uma fragata restaurada do século XIX, lançada ao mar em 1843. O barco de 50 canhões esteve em serviço até 1878 e ainda teve um papel cerimonial até 1940, como o último veleiro de casco de madeira construído pela marinha portuguesa.

A partir daí foi utilizada como embarcação patrimonial e educativa até ser destruída por um incêndio em 1963 e rebocada para os lodaçais do Tejo onde o casco ficou abandonado durante 30 anos.

Em 1998 foi concluída uma restauração de oito anos e, na última década, este navio-museu esteve atracado em Cacilhas para que as pessoas pudessem embarcar e ver como a tripulação vivia e trabalhava em longas viagens às antigas colônias de Portugal.

 

 

 

 

Praia Fonte da Telha

Praia Fonte da Telha

Em Cacilhas sentir-se-á muito ligado a Lisboa, por isso o que o impressionará na praia da Fonte da Telha é o quão longe a cidade parece.

Fica a apenas 20 minutos ao longo da costa e encontra-se num extenso parque natural a sul da Costa da Caparica.

A praia, de areia branca, estende-se por vários quilómetros e é ladeada por arribas calcárias cobertas de matagais de zimbro e pinheiros.

Não há desenvolvimento aqui além da pequena aldeia da Fonte da Telha.

As ondas costumam ser surfáveis, mas se você quiser relaxar na praia, terá vistas da Serra de Sintra, enquanto golfinhos são frequentemente avistados da praia e o pôr do sol é de morrer.

 

 

 

 

Costa da Caparica

Costa da Caparica

As praias continuam até à foz do Tejo.

Esta parte norte é um pouco mais turística, mas as praias continuam amplas e naturais.

A Costa da Caparica é o principal resort por aqui, e tem uma série de praias movimentadas no verão, além de restaurantes, escolas e centros para prepará-lo para surf, windsurf, kitesurf e bodyboard.

No verão, é um lugar jovem e moderno, com uma atmosfera de festa e todos os tipos de locais legais.

E talvez o melhor é que tudo é autenticamente português, pois poucos turistas estrangeiros chegam à Costa da Caparica.

 

 

 

 

Elevador Boca do Vento

Boca do Vento Elevator

Muitos visitantes atravessam o Tejo apenas para esta atração, que se encontra encostada à falésia na frente ribeirinha.

Por uma pequena taxa, você pode pegar o elevador que o leva do topo da falésia até um jardim paisagístico à beira da água (Jardim do Rio). De dia ou de noite, a vista de Lisboa sobre a água é um tesouro.

Do lado de Almada avistam-se as ruinas dos armazéns da construção naval que ladeiam o cais.

O elevador foi um dos primeiros projetos de requalificação da zona ribeirinha e foi inaugurado em 2000. No topo existe um café também dotado de vistas deslumbrantes.

 

 

 

Casa da Cerca

Casa da Cerca

Bem acima da margem do rio fica um belo casarão antigo que foi adquirido pela cidade em 1988 e logo se transformou em um centro de arte contemporânea.

Você pode passear por aqui por algumas horas, examinando as exposições, que são principalmente para artistas locais e atualizadas a cada poucos meses.

No exterior existem jardins temáticos criativos dedicados a pigmentos (várias flores), tecidos (algodão e linho), óleos (lavanda, alecrim) e uma plantação de cerejeiras, pois estas árvores produziam a goma usada nas primeiras tintas.

Depois de tomar um chá ou café no café e encontrar um lugar no terraço para apreciar o horizonte de Lisboa, o Tejo e a Ponte 25 de Abril.

 

 

 

 

 

Museu Naval

Museu Naval

Até à década de 1990 o oceano era parte integrante da identidade e subsistência de Almada, e junto ao Tejo na Rua do Ginjal é um museu envolvente que salvaguarda algum deste património.

A atração fica em um longo armazém que pertenceu à empresa de pesca Olho-de-Boi, que já operou uma das maiores frotas de arrasto de Portugal.

Todas as antigas indústrias de Almada estão representadas, incluindo construção naval, reparação naval e pesca.

No salão, você pode inspecionar uma forja antiga e ferramentas de carpintaria, cordames, modelos de navios, um traje de mergulho vintage e foles.

 

 

 

Almada Forum

Almada Forum

O terceiro maior centro comercial de Portugal fica em Almada, mesmo ao lado do Parque da Paz.

Este elegante centro foi inaugurado oficialmente em 2002 pelo Primeiro-Ministro e foi aclamado como o “Melhor Novo Centro Comercial do Mundo” em 2004. O centro comercial, com três pisos, recebe cerca de 18 milhões de visitantes por ano e ocupa um enorme espaço o equivalente a 10 campos de futebol.

Se precisar de algo, todas as grandes lojas de moda como Zara e H&M estão aqui, além de supermercado, restaurante e cinema.

Um toque legal é o café sentado nas fontes.

 

 

 

Parque da Paz

Parque da Paz

 

 

 

 

Explorar redondezas

Belém

plain BLUE   bed 2   Rental Cars   Seguro de Viagem

Voos Baratos

 

Reserva de Hotel

 

Aluguer de Carro

 

Seguro de Viagem

.cycloweb
 
Promoções
 
 Allianz Assistance
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
 
Voos Baratos
Busca de Voos
 
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
Find Penguins 
Allianz 
 
 Accuweather Onboarding Logo