Booking.com

 
 
 

Parque Natural da Arrábida

Parque Natural da Arrábida

Situado junto ao mar, entre Setúbal e a vila piscatória de Sesimbra, o Parque Natural da Arrábida tem uma beleza incomparável, em que o azul do mar alterna com os tons esbranquiçados das falésias de calcário e com o verde do denso manto vegetal que cobre a Serra.

 

Praias douradas, penhascos de encostas íngremes, altos pinheiros e vegetação mediterrânea caracterizam o Parque Nacional da Arrábida, uma faixa de terra ao longo da costa portuguesa entre as cidades costeiras de Setúbal e Sesimbra. Do cume da Serra da Arrábida, o ponto mais alto do parque, até as praias do Portinho da Arrábida, esta área é repleta de belezas naturais.

 

A Praia da Figueirinha e a Praia do Creiro se destacam. Pequenas aldeias costeiras com antigos mosteiros e fortalezas de pedra estão presentes por toda parte.

As melhores excursõesA riqueza vegetal é um dos maiores atrativos do Parque. Aqui encontra-se um dos raros exemplos de maquis mediterrânico em Portugal e a sua preservação foi um dos motivos que levou a que a Arrábida fosse considerada uma verdadeira relíquia científica internacional. Para que ela se mantenha intacta, o acesso a algumas áreas só é possível acompanhado de um Guia indicado pela Sede do Parque. Existem também diversas empresas credenciadas que organizam atividades radicais, como a espeleologia, o mergulho e a escalada.

 

Os trilhos são uma ótima maneira de explorar o parque; muitas têm vistas deslumbrantes sobre o mar e são rodeadas por plantas e animais nativos da região. A Rota Moinho tem vários moinhos de vento tradicionais para ver no caminho. A pequena cidade de Pamela é um ótimo lugar para começar alguma das muitas caminhadas disponíveis. Em um dia claro, é possível ver até Lisboa.

 Transferes Aeroporto

Se quiser saber mais sobre a fauna e a flora, visite o Museu Oceanográfico, instalado no Forte de Nossa Senhora da Arrábida, junto à Praia do Portinho. Quase em frente, avista-se a Pedra da Anixa, uma pequena ilhota que constitui uma reserva zoológica devido à sua vegetação subaquática.

 

Além da Serra da Arrábida, o Parque engloba outras elevações como a Serra do Risco, onde se situa o ponto mais alto da costa continental portuguesa. Trata-se de uma magnífica arriba de 380 metros de altura, que se precipita sobre o mar de onde poderá apreciar uma inesquecível vista panorâmica sobre o Atlântico.

 

O encontro da serra com o mar originou um cordão de praias de areias finas e águas transparentes que julgaríamos só encontrar no Mediterrâneo como a Figueirinha, Galapos e o Portinho da Arrábida.

 

Preferida pelos frades franciscanos que entre os sécs XVI e XIX, habitaram o Convento ainda existente e meditavam nas capelas isoladas dispersas pela Serra. A Arrábida possui excelentes condições para a agricultura e a pastorícia que dão origem a produtos de grande qualidade. Destacam-se os Vinhos que poderá conhecer seguindo a Rota dos Vinhos da Costa Azul, que o leva à simpática vila de Azeitão onde poderá experimentar uns queijos deliciosos.

 

 

 

 

Sede: Praça da República - 2900-587 SETÚBAL

Tel.: +351 265 541 140 - Fax: +351 265 541 155

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Delegação: Museu Oceanográfico - Fortaleza de Stª. Maria da Arrábida - Portinho da Arrábida

Tel.: +351 212 189 791

Website: http://www.icnf.pt/portal/naturaclas/ap/p-nat/pnar

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Online

Temos 65 visitantes e 0 membros em linha