Booking.com

 
 
 

Guia Turístico de Lisboa

 

Guia Turistico de Lisboa

Lisboa a Capital de Portugal é um dos mais destinos europeus mais atrativos para visitar em qualquer altura do ano.

 

Férias em Lisboa / Férias em Portugal

Guia Turistico de Lisboa

Centro cultural, politico, económico e financeiro de Portugal, Lisboa conta não só com um património histórico e arquitetónico fascinante e um movimento incrível, aliado a condições climatéricas bastante amenas, como também inúmeros eventos culturais ao longo de todo o ano que atraem milhares de visitantes.

As inúmeras ligações aéreas com os principais países da Europa faz com que milhares de visitantes escolham Lisboa para descobrir ao pormenor, numas férias que têm praticamente tudo para serem inesquecíveis.

Lisboa é a cidade mais populosa de Portugal, com uma população de 547 733 habitantes dentro dos seus limites administrativos, uma área de 100 km².

Cerca de três milhões de pessoas vivem na Grande Área Metropolitana de Lisboa o que torna Lisboa a 20.ª área urbana mais populosa da União Europeia.

Lisboa é a grande cidade e a capital mais a Ocidente do continente europeu, além de ser a única capital ao longo da costa atlântica dentre os países europeus.

 

 

Como chegar

Aeroporto de Lisboa

Não terá quaisquer dificuldades em encontrar um voo a preço competitivo de qualquer aeroporto europeu para o Aeroporto da Portela, também chamado de Aeroporto de Lisboa, (código IATA: LIS, código ICAO: LPPT), que situa-se maioritariamente na freguesia de Santa Maria dos Olivais, em Lisboa e é o maior aeroporto português com maior volume de tráfego.

Aberto ao tráfego em 15 de Outubro de 1942, o Aeroporto da Portela servido, desde 1962, por duas pistas, uma a 03/21 com 3805 m de comprimento e outra a 17/35 com 2400 m de comprimento, ambas asfaltadas e com 45 m de largura. Dispõe de dois terminais civis (T1 e T2) ainda de um terminal militar, conhecido como Aeroporto de Figo Maduro.

Transferes do Aeroporto e transporte por terra em Lisboa

 

Se vive em Portugal ou noutro país europeu poderá também deslocar-se a Lisboa de Carro ou de comboio ou ainda de Autocarro, já que existem várias empresas que fazem a ligação rodoviária para Lisboa.

 

 

Onde ficar

À semelhança de outras grandes cidades europeias, Lisboa dispõe de uma vasta e variada oferta de alojamento para férias espalhada pelos mais variados pontos da cidade, oferta essa que vai de encontro a todos os orçamentos pelo que poderá conseguir estadas das económicas às mais luxuosas.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Lisboa

banner 320x50 pt

 

Os melhores locais para ficar em Lisboa

Alfama

Alfama

Se pretende ficar hospedado num dos Bairros mais Tradicionais de Lisboa, Alfama é uma das muitas opções.

Percorra as íngremes e estreitas ruas de pedras lapidadas de Alfama e vislumbre um lado mais tradicional de Lisboa. Passe um tempo em um café ao longo do caminho e experimente a boémia local sem o movimento turístico.

De manhã cedo é o melhor momento para capturar um cenário mais tradicional, quando as mulheres vendem peixe fresco de suas portas. Para uma verdadeira atmosfera típica, visite durante as Festas dos Santos Populares, em junho.

Já no século V, Alfama era habitada pelos visigodos - os restos de uma muralha desse tempo permanecem na cidade -, mas foram os mouros que deram ao distrito a sua atmosfera. Naquele tempo, esta era uma área residencial de classe alta. Depois de terremotos derrubarem muitos de seus casarões e igrejas, o local foi revertido em um bairro operário e de pescadores. Este foi um dos poucos distritos a superar o terremoto de 1755.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias no Bairro de Alfama, Lisboa

banner 320x50 pt

 

 

 

Avenida da Liberdade

Avenida da Liberdade

Um dos locais mais centrais de Lisboa.  Estendendo-se por mais 1100 metros, as suas arborizadas ruas de paralelepípedo ligam a Praça dos Restauradores com a Praça do Marquês da Pombal.

Sua largura de 90 metros diz-se ter sido inspirada na Champs Elysees de Paris. As árvores fornecem sombra para passarelas de pedestres, com pequenas fontes, mosaicos e estátuas espalhados por toda parte, enquanto que as lojas, restaurantes, teatros e até mesmo universidades a tornam uma das avenidas mais importantes da cidade. Grandes hotéis, casas de moda, bancos e outros varejistas sofisticados também fazem da avenida seus lares.

Algumas mansões históricas ainda podem ser vistas ao longo da avenida, somando-se à arquitetura elegante. Há também um Monumento aos Caídos da Grande Guerra, honrando os 50 mil soldados portugueses que perderam suas vidas na Primeira Guerra Mundial, localizado no meio da sua extensão.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias na Avenida da Liberdade, Lisboa

banner 320x50 pt

 

 

 

Bairro Alto

Bairro Alto

Lar do fado de Portugal, o Bairro Alto de Lisboa, com seus 500 anos de idade, fica na área central popular da cidade, um distrito de ruas íngremes e estreitas ladeadas por casas apertadas, uma mistura peculiar de lojas, barbeiros, bares, restaurantes e casas noturnas. Sem dúvida outra das boas opções para fira hospedado numa das várias opções de alojamento disponíveis aqui.

Durante o dia, as atrações do Bairro Alto incluem o Instituto do Vinho do Porto - o melhor lugar para provar e comprar porto em Lisboa - acessível a partir da via circular feita pelo famoso elétrico turístico de Lisboa, a rota 28.

Uma vez no Bairro Alto é essencial uma visita à igreja jesuíta de São Roque no Largo Trindade Coelho; construída no auge do governo dos jesuítas em Portugal, no século XVI, a sua branda e caiada fachada esconde um interior de indulgência barroca impressionante. A profusão de pinturas do teto, ornamentação dourada e a capela de João Batista, que é repleta de mosaicos de marfim, ouro e prata, lhe rendeu a reputação de igreja mais caro do mundo.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias no Bairro Alto, Lisboa

banner 320x50 pt

 

 

Baixa / Chiado

Baixa e Chiado

Baixa

Reconstruída após o terremoto de 1755, a Baixa de Lisboa, propriamente dita, situa-se entre as colinas de Alfama, Chiado e Bairro Alto.  As suas largas avenidas são excelentes locais para fazer compras no comércio tradicional ou simplesmente tomar café ou deliciar-se com uma refeição numa das muitas esplanadas dos cafés ou restaurantes existentes.

O destaque da região é o Elevador de Santa Justa. Este imponente elevador de ferro oferece um caminho conveniente até o Bairro Alto, além de um café no terraço com vistas maravilhosas.

Construído em 1902 por um seguidor de Gustave Eiffel, Raul Mesnier du Ponsard, o elevador tem mais de uma semelhança passageira com a Torre Eiffel.

 

 

Chiado

Espremida entre o centro de Baixa e a agitada região de vida noturna do Bairro Alto, Chiado fica a uma curta distância das ruínas românticas da Igreja do Carmo e os tesouros escondidos da Igreja de São Roque. Lar de gloriosas lojas Art Nouveau, antigos cafés Lisboa com vitrines repletas de deliciosos doces, e livrarias antiquário atemporais.

Por entre belas construções século XIX, com fachada e varandas de ferro em praças com calçadas de mosaico incrivelmente estampados situam-se lojas de designers de moda, joalheiras, teatros, salas de concertos e luxuosos hotéis. Uma mistura eclética de restaurantes - de estrelas Michelin a lanches bem básicos em bares de tapas da vizinhança - acrescenta à miscelânea cultural desta elegante encosta.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Baixa / Chiado, Lisboa

banner 320x50 pt

 

 

Lapa

Lapa

A Lapa é um bairro rico em Lisboa, às vezes referido como o bairro diplomático. Ele é o lar de muitos prédios residenciais, bem como uma alta concentração de embaixadas representando mais de uma dúzia de países. Muitos casarões antigos alinham as ruas, tornando-se uma área interessante para um passeio. São Bento Manor, a residência oficial do primeiro-ministro de Portugal, também fica neste bairro. A Basílica da Estrela, uma basílica barroca do final dos anos 1700, está localizada aqui.

Outra construção que vale a pena ver é o Palácio de São Bento, que abrigava a Assembleia da República Portuguesa e data do final dos anos 1400. Também há alguns museus na área, incluindo a Casa Museu Amalia Rodrigues, que é onde a Rainha do Fado viveu por 50 anos, e o Museu Nacional de Arte Antiga, que está alojado em um palácio do século XVII. No bairro da Lapa você também vai encontrar o Jardim da Estrela, desenhado em estilo inglês em 1852.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias na Lapa, Lisboa

banner 320x50 pt

 

 

Parque das Nações

Parque das Nações

Situado à beira rio, próximo da Ponte Vasco da Gama, o Parque das Nações é, por assim dizer, a zona mais moderna de Lisboa,  construído para a Expo 98.

O Parque das Nações inclui o Oceanário de Lisboa, o Pavilhão do Conhecimento, e um parque paisagístico, com restaurantes e bares.

Você verá uma arquitetura moderna impressionante aqui: a estrutura Death Star da Gare do Oriente e o Pavilhão de Portugal, do mais renomado arquiteto do país, Álvaro Siza Vieira.

O teleférico à beira do rio, com mais de 1 quilômetro de comprimento e 20 metros de altura, oferece uma vista deslumbrante sobre o rio e da ponte Vasco da Gama. O parque de 2 km de comprimento pode, às vezes, dar a sensação de que você está em uma maquete, mas é um lugar divertido de visitar, especialmente para famílias.

Tendo em conta o fácil e rápido acesso quer aqui chegue de carro, de comboio ou mesmo de avião, a oferta hoteleira existente e a facilidade com que se desloca por Lisboa a partir do Parque das Nações, este é, sem dúvida um dos melhores locais para ficar em Lisboa

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias no Parque das Nações, Lisboa

banner 320x50 pt

 

 

Outros Bairros em Lisboa

Centro de Lisboa
Belém
Sete Rios
Avenida Almirante Reis
Entrecampos
Estrela
Campo Grande
Benfica
Olivais
Santos
 
 Castelo
Alcântra
Príncipe Real
Cais do Sodré
Ajuda
Alvalade
Areeiro
Arroios
Avenidas Novas
Beato
Campo de Ourique
Campolide
Carnide
Lumiar
Marvilla
Misericordia
Penha de França
Santa Maria Maior
Santo António
São Domingos de Benfica
São Vicente
   
Centro Histórico de Lisboa
 

 

 

 

Transportes em Lisboa

Lisboa é servida por uma excelente rede de transportes públicos. De metro, autocarro ou Comboio, são várias as redes de transportes públicos disponíveis que o levarão até às mais populares atrações da capital Portuguesa.

Clique aqui para ver a rede de transportes públicos de Lisboa.

Metro de Lisboa

 

 

O que fazer em Lisboa / O que visitar em Lisboa

Fique a conhecer aqui todas as excursões a atividades recomendadas em Lisboa e toda a região. Poupe tempo e dinheiro a garanta desde já a sua entrada nas atrações mais populares de Lisboa.

Clique aqui para escolher e reservar

 

 

Autocarro panorâmico / Lisboa “Sightseeing bus”.

Uma das opções mais fáceis e eficazes de modo a não perder as principais atrações de qualquer cidade. Com um único ingresso poderá percorrer as rotas disponíveis ao longo da Cidade, sair do Autocarro junto às atrações que pretende visitar, voltar a entrar no autocarro e continuar a viagem, com toda a informação relativa a cada atração no seu idioma.

Mais informação e ingressos

 

 

 

 

O que visitar em Lisboa

 

 

 

 

Atrações Populares em Lisboa:

Atrações em Lisboa: Oceanário de Lisboa, KidZania Lisboa, Jardim Zoológico de Lisboa, Labirinto Lisboa

 

Centros de convenções em Lisboa: FIL - Feira Internacional de Lisboa, Centro de Congressos de Lisboa, Centro Cultural de Belém

 

Estádios ou arenas em Lisboa: Estadio Alvalade XXI, Estádio da Luz, Estádio do Restelo

 

Instituições em Lisboa: Universidade de Lisboa

 

Locais de interesse em Lisboa: Avenida da Liberdade, Elevador de Santa Justa, Elevador da Glória, Praça do Comércio, Convento do Carmo, Chafariz do Carmo, Miradouro de São Pedro de Alcântara, Miradouro de Santa Catarina, Torre Vasco da Gama, Praça da Figueira, Praça do Rossio, Praça dos Restauradores, Praça Martim Moniz

 

Monumento ou local de interesse em Lisboa: Mosteiro dos Jerónimos, Castelo de São Jorge, Adamastor, Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos, Basílica de Estrela, Catedral da Sé, Igreja de São Roque, Igreja do Carmo, Panteão Nacional de Santa Engrácia, Palácio Foz, Palácio de Belém

 

Museus em Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, Mosteiro dos Jerónimos, Museu da Carris, Museu da Água de Lisboa, Casa-Museu Amália Rodrigues (Fundação Amália Rodrigues), Museu da Eletricidade, Museu da Marinha, Museu do Chiado, Museu do Fado, Museu do Oriente, Museu Nacional de Arqueologia, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Nacional dos Coches, Museu Nacional de Azulejos

 

Parques em Lisboa: Jardim do Torel, Jardim Botânico de Lisboa, Parque Eduardo VII

 

Áreas comerciais em Lisboa: Chiado, Centro Comercial Amoreiras, Centro Comercial Vasco da Gama, El Corte Ingles, Centro Comercial Colombo, Torres das Amoreiras

 

Áreas populares em Lisboa: Bairro Alto, Casino de Lisboa, Parque das Nações, Rossio, Lx Factory, Estação Rodoviária de Sete Rios, Estação de Metro Baixa/Chiado, Praça da Figueira, Pavilhão Atlântico, Mercado da Ribeira

 

Outros locais de destaque em Lisboa: Elevador da Bica, Elevador da Glória, Jardim da Estrela, Jardim Zoológico de Lisboa, Largo do Carmo, Miradouro da Graça, Miradouro da Senhora do Monte, Miradouro São Pedro de Alcântara, Lisboa Story Centre - Memórias da Cidade, Fundação Centro Cultural de Belém, Ponte 25 de Abril, Ponte Vasco da Gama, Porto de Lisboa, Rio Tejo, Shopping Amoreiras, Shopping Vasco da Gama, Shopping Colombo

Existem imensas atrações que aguardam a sua visita espalhadas ao longo da Cidade de Lisboa.

 

 

Destinations rio 1_400 x 400

Fica aqui uma pequena lista de atrações turísticas em Lisboa e arredores.

 

Torre de Belém - Lisboa

Torre de Belém - Lisboa

As caravelas de Portugal partiram para conquistar o desconhecido de Belém, e hoje esta arborizada cidade ribeirinha é um grandioso monumento desta nação à Época dos Descobrimentos. A Torre de Belém, um símbolo muito fotografado da glória marítima de Portugal, é um fortaleza de pedra na margem do rio Tejo que data de 1514 - 1519. Você pode subir a torre, e olhar para as masmorras de quando era uma prisão militar. A UNESCO listou-a como um Patrimônio da Humanidade.

O imponente monumento de pedra calcária também de frente para o rio, tem a forma de uma caravela e ilustra importantes personagens da época. Se você tiver tempo, aproveite e explore também os arredores do Centro Cultural de Belém, que é um dos principais espaços culturais de Lisboa e abriga o Museu do Design.

Excursões, ingressos, atividades e coisas para fazer em Lisboa

Excursões de helicóptero em Lisboa

Passeios em balão em Lisboa

Cruzeiros, iatismo e excursões aquáticas em Lisboa

Excursões culturais e temáticas desde Lisboa

Espetáculos, concertos e desporto em Lisboa

 

 

 

 

Mosteiro dos Jerónimos

Mosteiro dos Jerónimos

A descoberta de um caminho marítimo para a Índia, feita por Vasco da Gama, inspirou o glorioso Mosteiro de São Jerônimo, um Patrimônio Mundial da UNESCO, com uma exuberância arquitetónica que proclama o 'triunfo da navegação". Seu desenvolvimento começou por volta de 1501, seguindo o design gótico do arquiteto Diogo de Boitaca, considerado um criador manuelino. Depois de sua morte, em 1517, a construção foi retomada em estilo renascentista sob comando do espanhol João de Castilho e, mais tarde, com conotação clássica de Diogo de Torralva e Jerónimo de Ruão. O mosteiro foi terminado em 1541, uma obra-prima à beira-mar - e as águas, desde então, recuaram.

O mosteiro foi ocupado pelos monges da Ordem de São Jerônimo, cujo trabalho espiritual, por cerca de quatro séculos, foi oferecer conforto e orientação aos marinheiros - e rezar pela alma do rei. Quando a ordem foi dissolvida em 1833, o mosteiro foi usado como uma escola e orfanato até 1940.

Excursões, ingressos, atividades e coisas para fazer em Lisboa

Excursões de helicóptero em Lisboa

Passeios em balão em Lisboa

Cruzeiros, iatismo e excursões aquáticas em Lisboa

Excursões culturais e temáticas desde Lisboa

Espetáculos, concertos e desporto em Lisboa

 

 

 

 

Padrão dos Descobrimentos

Padrão dos descobrimentos

Ao longo da margem norte do rio Tejo fica este grandioso monumento de pedra comemorando a Era dos Descobrimentos de Portugal, no local em que os navios com destino para a Ásia costumavam partir nos séculos XV e XVI. Ele foi construído para a Feira Mundial de Portugal em 1940, inaugurado em 1960, no aniversário da morte de Henrique, O Navegador, e tem sido o Centro Cultural dos Descobrimentos desde 1985. O monumento apresenta 33 figuras históricas esculpidas, incluindo exploradores, monarcas, artistas e missionários, todos liderados pelo Infante D. Henrique logo a frente. As figuras estão espalhadas ao longo de ambos os lados de um navio, intencionalmente olhando e de frente para o mar.

Além de ver o monumento em si, há uma grande Rosa dos Ventos de mármore embutida no pavimento, contendo um mapa que ilustra os locais de várias explorações de Portugal. Há também um museu com salas de exposição no monumento, com vista panorâmica de Lisboa e do Rio Tejo do terraço.

Excursões, ingressos, atividades e coisas para fazer em Lisboa

Excursões de helicóptero em Lisboa

Passeios em balão em Lisboa

Cruzeiros, iatismo e excursões aquáticas em Lisboa

Excursões culturais e temáticas desde Lisboa

Espetáculos, concertos e desporto em Lisboa

 

 

 


 

Igreja de São Roque

Igreja de São Roque

A igreja de São Roque foi construída no auge do poder dos jesuítas em Portugal no século 16, e enquanto apresenta um simples exterior caiado renascentista, esconde astuciosamente um interior de indulgência barroca de impressionante beleza. Ela foi construída em honra ao Vasco da Gama depois que ele descobriu o caminho marítimo através do Cabo da Boa Esperança para a Índia, em 1498. A profusão requintada de mosaicos de teto e ornamentação dourada na igreja, e as suas capelas laterais ornamentadas, foram pagos pelo lucros do comércio marítimo aberto pela exploração de Vasco da Gama.

O mais belo de todos é a Capela de São João Baptista do século 18, que é ornamentada com mosaicos de marfim, ouro e prata, e ostenta a reputação de capela mais cara do mundo - extraordinariamente projetada em Roma pelos arquitetos Nicola Salvi e Luigi Vanvitelli, e embarcada para Lisboa em partes.

 

 

 

Igreja do Carmo

Igreja do Carmo

Para ver as marcas deixadas em Lisboa pelo destrutivo terremoto de 1755, o restaurado Convento do Carmo é medieval e fica ao lado das ruínas do grande celeiro de uma igreja gótica. Foi fundado em 1389 para a ordem carmelita pelo grande líder militar Álvares Pereira, que foi muito importante na garantia da independência de Portugal da Espanha, antes de ele próprio ingressar no convento em 1423.

Graças à sua devastação no terremoto, a biblioteca de milhares de livros raros e manuscritos do convento foram perdidos; e enquanto esta foi reconstruída para tornar-se a sede da Guarda Municipal de Lisboa (Guarda Republicana), a igreja nunca foi totalmente reconstruída. Foi usada como uma instalação de armazenamento de madeira antes de ser transformada em um pequeno museu arqueológico (o Museu Arqueológico do Carmo), em 1864.

Excursões, ingressos, atividades e coisas para fazer em Lisboa

Excursões de helicóptero em Lisboa

Passeios em balão em Lisboa

Cruzeiros, iatismo e excursões aquáticas em Lisboa

Excursões culturais e temáticas desde Lisboa

Espetáculos, concertos e desporto em Lisboa

 

 

 

 

Oceanário de Lisboa

Oceanário de Lisboa

A área pulsante da moderna Lisboa encontra-se no Parque das Nações, projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, construída para a 100a. Expo Mundial em 1998. A reformulação da orla que encontrava-se em ruínas em algo parecido com uma mini-Dubai foi um dos maiores projetos de reabilitação já realizados na Europa. Atualmente, o Parque das Nações serve como área residencial e um local descontraído para os turistas, que vêm em peso para passear ao redor da marina e ver os paisagísticos jardins aquáticos.

A principal atração no complexo é o ecológico Oceanário de Lisboa, desenhado por Peter Chermayeff de frente para o mar, que recebe mais de um milhão de visitantes por ano. Ele é dedicado a educar os visitantes, bem como conservar a vida marinha e oferece quatro aquários inspirados no oceano, repletos de arraias, tubarões e peixes tropicais em uma profusão de cores.

 

 

 

 


 

Casa-Museu Amália Rodrigues (Fundação Amália Rodrigues) - Lisboa

Casa-Museu Amália Rodrigues

Amália Rodrigues é uma das artistas e figuras públicas mais amadas de Portugal, um ícone do fado. Após sua morte em 1999, sua antiga residência de três andares foi transformada em um museu, que se tornou um testemunho do seu legado. Os visitantes podem ver suas fotos e guarda-roupas de peças de apresentações famosas e ouvir algumas das suas melhores gravações.

Três salas principais (de estar, de jantar e o quarto) apresentam tanto um lado profissional, com homenagens e itens de fado, quanto pessoal, com objetos utilizados pela artista. A grande coleção de instrumentos musicais, joias, roupas e prêmios fazem quase parecer que ela ainda está presente no local. Seja você um fã de Amália, um entusiasta do fado, ou simplesmente interessado em uma importante parte da cultura portuguesa, o museu oferece uma boa perspectiva sobre uma voz consagrada de Portugal.

Excursões, ingressos, atividades e coisas para fazer em Lisboa

Excursões de helicóptero em Lisboa

Passeios em balão em Lisboa

Cruzeiros, iatismo e excursões aquáticas em Lisboa

Excursões culturais e temáticas desde Lisboa

Espetáculos, concertos e desporto em Lisboa

 

 

 

 

 

 

Panteão Nacional de Santa Engrácia

Panteão Nacional de Santa Engracia

Criado por Decreto de 26 de setembro de 1836, o Panteão Nacional destina-se a homenagear e a perpetuar a memória dos cidadãos portugueses que se distinguiram por serviços prestados ao País, no exercício de altos cargos públicos, altos serviços militares, na expansão da cultura portuguesa, na criação literária, científica e artística ou na defesa dos valores da civilização, em prol da dignificação da pessoa humana e da causa da liberdade.

O branco reluzente Panteão Nacional, tem suas raízes no século 17, mas só foi finalmente concluído em 1966. Construído segundo um projeto do mestre-artesão barroco João Antunes, em Lisboa, é uma cópia da São Pedro de Roma, com um exterior de colunatas altamente complexo coberto com uma cúpula central. Suba seis lances de escada até o topo para vistas incomparáveis sobre a cidade e do Rio Tejo.

Dentro da igreja fica uma profusão de piso em mosaico altamente padronizado, reluzente mármore branco adornado com dourados, e memoriais cenotáfios para Vasco da Gama e Henrique, o Navegador. O grande órgão barroco do século 18 foi transferido da Catedral da Sé em 1940, e nomes famosos enterrados na nave incluem uma sequência de estadistas portugueses e a reverenciada fadista Amália Rodrigues.

 

 

 

Praça dos Restauradores

Praça dos Restauradores

A Praça dos Restauradores de Lisboa comemora a libertação de Portugal do domínio espanhol. Os espanhóis controlaram Portugal durante 60 anos, até a nobreza portuguesa se revoltar em 01 de dezembro de 1640, começando a Guerra da Restauração, que durou 28 anos. No centro da praça, um obelisco ergue-se a cerca 30 metros de altura com duas figuras de bronze no pedestal representando Vitória e Liberdade. O monumento foi projetado pelo artista e arquiteto António Tomás da Fonseca e construído em 1886, já as estátuas de bronze foram criadas pelos escultores Simões de Almeida e Alberto Nunes.

Vários prédios importantes estão situados na Praça dos Restauradores. O mais proeminente é o Palácio Foz, que já foi a residência do Marquês de Foz e agora abriga o escritório nacional de turismo. O antigo Teatro Éden, uma das mais belas construções art deco de Lisboa, também fica aqui. O teatro fechou em 1989 e tornou-se um hotel em 2001.

 

 

 

 

 

 

Estádio da Luz - Lisboa

Estádio da Luz

A “Catedral”, reduto do “Glorioso” – Sport Lisboa e Benfica, um dos principais clubes de futebol de Portugal, é um complexo esportivo com instalações para hóquei, vólei e basquete, além de contar com piscinas e academias.

O Estádio da Luz foi inaugurado em 2004 para o Campeonato Europeu e acomoda 65647 em suas arquibancadas cobertas por um teto retrátil. Foi projetado em concreto reforçado e é composto por três níveis de assentos, todos decorados com as cores branco e vermelho do Benfica.

Dentro do complexo existem vários restaurantes, um shopping e um premiado museu, o Museu Benfica Cosme Damião, nome de um herói no futebol que estabeleceu a liga de futebol portuguesa na década de 1920. Entre as exposições interativas distribuídas pelos três andares desta premiada coleção familiar - inaugurada em 2013 - ficam mais de mil troféus concedidos ao Benfica e um filme mostrando a história do clube.

Excursões, ingressos, atividades e coisas para fazer em Lisboa

Excursões de helicóptero em Lisboa

Passeios em balão em Lisboa

Cruzeiros, iatismo e excursões aquáticas em Lisboa

Excursões culturais e temáticas desde Lisboa

Espetáculos, concertos e desporto em Lisboa

 

 

 

 

 

Catedral da Sé

Catedral da Sé

Uma construção austera românica em sua fachada, a Catedral da Sé tem alguns tesouros adoráveis no seu interior. Ela remonta a 1150 e foi construída em tal solidez para repelir os ataques dos mouros, mas não resistiu bem aos terremotos em 1344 e 1755, e a catedral que vemos atualmente foi bastante restaurada.

No seu interior você encontrará a fonte onde Santo Antônio de Pádua teria sido batizado, em 1195, e uma capela do século 14, por Bartholomeu Joanes. Mas é na sua sacristia que os verdadeiros tesouros são encontrados: relíquias, ícones e arte religiosa dos séculos 15 e 16. Também vale a pena conferir o claustro medieval.

 

 

 

 

Praça do Comércio - Lisboa

Praça do Comércio - Lisboa

Ainda conhecida localmente como Terreiro do Paço, graças ao fato de ser a antiga localização do Palácio Real de Lisboa até a sua destruição no grande terremoto de 1755, a Praça do Comércio foi completamente reconstruída no final do século XVIII e hoje é uma elegante praça às margens do Rio Tejo.

Graças à visão do arquiteto português Eugênio dos Santos, esta vasta praça foi construída na forma de um 'U' e é cheia de arcos ornamentados e exagerados prédios cívicos. Ela é dominada por uma estátua enorme de D. José I em um cavalo, e vistas ao redor incluem o histórico Café Martinho da Arcada, que data de 1782 e ficou famoso pelos seus cafés, doces e vinhos do porto. O principal centro de informações turísticas de Lisboa fica no lado norte da praça, que encontra-se em grande parte alinhada por restaurantes ao ar livre. Ao longo das margens do rio, grandes degraus de mármore levam até o Tejo e eram, historicamente, o principal acesso para a cidade.

 

 

Praça do Rossio

Praça do Rossio

Também conhecida como Praça Dom Pedro IV, a Praça do Rossio fica no coração de Lisboa e tem sido um ponto de encontro popular desde a Idade Média. A praça é agitada, com carros, ônibus e pedestres circulando em torno dela, enquanto outros relaxam sentados em seus bancos ou cafés ao redor. Calçadas de paralelepípedos estão dispostas em ondas, um estilo que desde então se espalhou por todo o país e partes do Brasil.

A praça é cercada por duas fontes barrocas idênticas, com um monumento de Pedro IV, Rei de Portugal e o primeiro imperador do Brasil, no topo da coluna. Figuras alegóricas da Justiça, Sabedoria, Ordem e Coragem podem ser encontradas na base do monumento. Ambas as fontes e o monumento são espetacularmente iluminados à noite. O Teatro Nacional Dona Maria II situa-se no extremo norte da praça, com as colunas jônicas da Igreja de São Francisco, que foi destruída no terramoto de 1755.

Excursões, ingressos, atividades e coisas para fazer em Lisboa

Excursões de helicóptero em Lisboa

Passeios em balão em Lisboa

Cruzeiros, iatismo e excursões aquáticas em Lisboa

Excursões culturais e temáticas desde Lisboa

Espetáculos, concertos e desporto em Lisboa

 

 



 

 

Palácio da Foz

Palácio da Foz

O Palácio Foz é um palácio ornamentado construído no século 18, que hoje abriga o escritório de turismo de Lisboa e frequentemente realiza eventos locais. Construído em estilo barroco, ele tem sido restaurado pelo arquiteto italiano Francesco Saverio Fabri - dando-lhe um aspecto mais italiano.

Originalmente chamado de Palácio Castelo Melhor, ele foi renomeado no século 19 em homenagem ao Marquês de Foz, residente do palácio naquela época. Seu exterior de múltiplos andares coloridos ocupa a maior parte do quarteirão. O interior é ricamente decorado com artes, elegante mármore, tetos e paredes detalhadamente pintados, varandas de ferro e, talvez mais significativamente, com espelhos. Sua Sala dos Espelhos é um salão espelhado no estilo de Louis XIV, em Versalhes. Os visitantes podem explorar as muitas salas, desde uma sala de jantar e biblioteca, até um grande átrio, foyer e escadaria.

 

 

 

Jardim Zoológico de Lisboa

Jardim Zoologico de Lisboa

O Jardim Zoológico abriga mais de 2 mil animais de 300 espécies em seus belos jardins. Seu tema é natureza, animais e ecologia. Você vai encontrar as habituais áreas de alimentação de animais e uma fazenda para as crianças. Os jardins também oferecem áreas de piquenique à sombra, além de um show de golfinhos e barcos a remo.

Do lado de fora do zoológico fica o Animax, um parque de diversões com restaurantes, bares e lojas.

 

 

 

 

 

Museu da Marinha

Museu da Marinha

Lisboa tem uma longa tradição marítima, e este museu é focado na sua história naval, com modelos de navios, instrumentos náuticos e uniformes. Entre as frotas de modelos de barcos, este museu tem pérolas como o altar portátil de madeira de Vasco da Gama e os ricos e polidos salões privados do iate real Amélia, construído em 1900 no Reino Unido. Há também barcaças reais ornamentadas, a maior delas uma neo-Viking de 1780.

Nos finais de semana, o museu para as crianças oferece atividades criativas.

 

 

 

 

 

Parque Eduardo VII

Parque Eduardo VII

Batizado em homenagem ao rei inglês Edward VII, que visitou Lisboa para celebrar a Aliança Anglo-Portuguesa, em 1903, o maior oásis urbano em Lisboa é apresentado em uma antiga pedreira e adornado com sebes formais, estátuas e lagos ornamentais. O Parque Eduardo VII estende-se por 26 hectares inclinado entre o esplendor ornamental da Praça do Marquês de Pombal e um monumento um tanto brutal celebrando a 25ª Revolução de Abril em 1974 e projetado por João Cutileiro.

Ao lado do monumento, fica um mirante com belas vistas para o outro lado da cidade, o Rio Tejo e as colinas mais além. Um pavilhão de estilo barroco ricamente envolto em azulejos azul-e-branco fica do lado oeste do parque; e do outro lado estão as estufas cheias de palmeiras tropicais, samambaias, catos e raras orquídeas.

 

Excursões, ingressos, atividades e coisas para fazer em Lisboa

Excursões de helicóptero em Lisboa

Passeios em balão em Lisboa

Cruzeiros, iatismo e excursões aquáticas em Lisboa

Excursões culturais e temáticas desde Lisboa

Espetáculos, concertos e desporto em Lisboa

 

 

 

 

Miradouro da Graça

Miradouro da Graça

Situado acima do centro de Lisboa, na colina de Santo André, o Miradouro da Graça é um elegante terraço situado próximo a uma antiga igreja, em um dos bairros mais antigos e intrigantes da cidade. Ele oferece extensas vistas de todo o Castelo de São Jorge e para baixo sobre o Rio Tejo, com um panorama abrangendo os telhados de Alfama e Mouraria, bem como os vãos da Ponte 25 de Abril.

O miradouro é oficialmente conhecido como o Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen, em homenagem a uma poeta local, que passava os dias aqui admirando a vista e escrevendo. Não há melhor horário para visitar do que ao anoitecer, quando o privilegiado Café Do Monte ao ar livre torna-se o ponto de encontro de moradores e visitantes para ver o sol desaparecendo, enquanto as luzes começam a brilhar em toda a cidade.

 

 


 

 

Rio Tejo

Rio Tejo

Suba até o topo de qualquer uma das sete colinas de Lisboa e você será recompensado pelas vista do Rio Tejo brilhando à distância. É o maior rio da Península Ibérica, e flui por 1007 quilômetros da Serra de Albarracín, no leste da Espanha, até desaguar no Atlântico, em Lisboa, e tem sido fundamental para a cidade desde os tempos antigos. O Tejo moldou as glórias marítimas de Lisboa no passado, e continua moldando o seu futuro.

Grandes aventureiros do século 15, Infante D. Henrique e Vasco da Gama navegaram o Tejo ao partir para a exploração de mares desconhecidos, e o Monumento dos Descobrimentos à beira-mar em Belém homenageia seus sucessos marítimos. O marco favorito de Lisboa, a Torre de Belém, e seu vizinho ornamentado Mosteiro dos Jerônimos também ficam nas margens do Tejo, construídos com dinheiro arrecadado pelas colônias portuguesas.



 

 

 

Ponte 25 de Abril

Ponte 25 de Abril

Esta enorme ponte suspensa é um ícone de Lisboa, e liga a cidade à área de Almada na parte mais estreita do Rio Tejo. Sua cor, tamanho e estrutura geram comparações com a Ponte Golden Gate de São Francisco, na Califórnia, mas a ponte foi, na verdade, mais estruturalmente inspirada na Bay Bridge, também em São Francisco.

A Ponte 25 de Abril foi concluída em 1966 e na época o seu nome homenageava o ditador Salazar. Foi rebatizada após o seu deslocamento, fazendo então referência a revolução que começou em 25 de abril. Há níveis para carros e trens, mas ao contrário da Ponte Golden Gate, não há uma passagem para pedestres. A ponte tem a maior extensão da Europa Continental e a mais profunda fundação do mundo. Ao atravessá-la você confere uma das melhores vistas aéreas de Lisboa.

 

Experiencia Pilar 7

Uma experiência única que permite uma descoberta ao pormenor da Ponte 25 de Abril, disponível desde 27 de Setembro de 2017.

Localizado na Avenida da Índia, em Alcântara, este equipamento interativo permite a todos os visitantes uma descoberta única da Ponte 25 de Abril - considerada uma das pontes mais bonitas do mundo - mediante um percurso compreendido entre os espaços exteriores deste Pilar fulcral da Ponte e a experiência sensorial vivida no seu interior, numa viagem pela História da sua construção, terminando na ascensão, através de um elevador, a um miradouro panorâmico que possibilitará uma visão inédita da Cidade e do Rio Tejo.

Excursões, ingressos, atividades e coisas para fazer em Lisboa

Excursões de helicóptero em Lisboa

Passeios em balão em Lisboa

Cruzeiros, iatismo e excursões aquáticas em Lisboa

Excursões culturais e temáticas desde Lisboa

Espetáculos, concertos e desporto em Lisboa

 

 

 

 

 

Castelo de São Jorge

Castelo de São Jorge

O imponente Castelo de São Jorge é um marco icônico erguendo-se em Alfama com vistas de Lisboa e do Tejo a partir das suas muralhas e torres.

Com apenas alguns fragmentos da parede moura que datam do século VI permanecendo no local, o castelo que vemos hoje em dia foi reconstruído ao longo dos séculos que seguiram a reconquista de Lisboa, pelo Rei Afonso Henriques, em 1147.

Há o suficiente para ver no castelo para manter os visitantes ocupados por muitas horas.

Caminhadas em torno das muralhas oferecem vistas de longo alcance da cidade abaixo. Como grande parte do castelo medieval foi entregue às tropas e cercos de resistência, as muralhas fortificadas foram pontilhadas com torres de defesa. Atualmente, apenas 11 das 18 originais ainda estão de pé, e a mais interessante delas é a Torre de Ulisses, pois contém um periscópio gigante oferecendo aos visitantes uma vista de 360 graus de Lisboa.

 

 

 

Ponte Vasco da Gama

Ponte Vasco da Gama

Estendendo-se sobre o Rio Tejo, a elegante estrutura da Ponte Vasco da Gama une o modernista Parque das Nações, em Lisboa, com Samouco enquanto ele se curva por 17,2 km ao leste do centro da cidade.

Esta ponte foi construída para aliviar o congestionamento da Ponte 25 de Abril, que já não suportava mais o volume de tráfego. Custando cerca de US $ 1 bilhão, ela foi concebida por um consórcio de arquitetos e mais de 3000 trabalhadores estiveram envolvidos na sua construção, que levou 18 meses. A ponte foi concluída em 1998, em cima da hora para Expo 98 de Portugal.

 

 

 


Porto de Lisboa

Porto de Lisboa

Lisboa é a capital mais ocidental da Europa e o centro de Portugal. É uma cidade animada e divertida, com belos edifícios de azulejos e grandes lojas. A vida noturna e música são excelentes, e há uma verdadeira sensação de criatividade na cidade desde os edifícios de azulejos até a arte de rua, incluindo as lojas de artesãos do Bairro Alto.

Nenhuma das docas do porto fica particularmente próxima do centro da cidade, mas a maioria oferece o serviço de transporte até a Praça do Comércio. Existe também uma boa rede de bondes, ônibus e taxis. Algumas das atrações marítimas ficam a uma curta distância de algumas docas.

Uma coisa que você deve fazer é pegar um dos icônicos bondes amarelos de Lisboa. A rota 28 passa por muitas das principais atrações de Lisboa, e é uma opção de econômica de explorar a cidade. À beira do rio, perto da Ponte Vasco da Gama, fica o Parque das Nações, onde o popular aquário está localizado.

 

 

 

 

 

Miradouro São Pedro de Alcântara

Miradouro de São Pedro de Alcântara

Com vistas para o Castelo de São Jorge, a Baixa e as águas cintilantes do rio Tejo, o mirante de São Pedro de Alcântara é um exótico jardim em dois níveis no Bairro Alto, em Lisboa. Criado no século XIX, os jardins superiores são centrados em torno de uma grande fonte e dispersos com bancos ideais para sentar e admirar o panorama; um mapa criado em azulejos ilustra todos os marcos históricos da cidade. Os jardins mais baixos são em estilo clássico, repleto de estátuas de divindades romanas e famosas figuras históricas portuguesas.

O jeito mais cênico de chegar ao Miradouro São Pedro de Alcântara é através do Elevador da Glória, um funicular que abriu pela primeira vez em 1885, e liga o Bairro Alto à Praça dos Restauradores, no centro da cidade. No lado oposto da rua fica o quase-sagrado Solar do Vinho do Porto, onde vintages raros podem ser degustados, juntamente com uma seleção de queijos portugueses.

 

 

 

 

 

Palácio Nacional da Ajuda

Palácio Nacional da Ajuda

O Palácio Nacional da Ajuda é um monumento neoclássico, uma coleção de artes decorativas e um palácio inacabado no distrito de Belém, em Lisboa.

Excursões, ingressos, atividades e coisas para fazer em Lisboa

Excursões de helicóptero em Lisboa

Passeios em balão em Lisboa

Cruzeiros, iatismo e excursões aquáticas em Lisboa

Excursões culturais e temáticas desde Lisboa

Espetáculos, concertos e desporto em Lisboa

 

 

 

Casa-Museu Medeiros e Almeida

Casa-Museu Medeiros e Almeida

Esta casa histórica tem 25 salas de coleção privada de arte, que vão dos séculos XVII ao XX.

 

 

 

Basílica de Estrela

Basílica de Estrela

A Basílica de Estrela é uma basílica e convento em Lisboa que foi construída no final dos anos 1700 para cumprir uma promessa da rainha Maria I depois de ela dar à luz ao filho. A basílica tem uma enorme cúpula rococó branca e duas torres sineiras decoradas com estátuas de santos e figuras alegóricas. Ela fica no topo de uma colina e pode ser vista a uma distância considerável. Uma das características mais impressionantes no interior da basílica é o presépio de Natal, criado pelo escultor Joaquim Machado de Castro, e feito de cortiça e terracota com mais de 500 figuras.

A elaborada tumba de D. Maria I, no estilo Império, também fica dentro da basílica. O interior da basílica é todo decorado com mármore rosa e preto. Outra característica importante é o retábulo, que foi criado em 1870 pelo pintor italiano Pompeo Batoni. Os visitantes podem ir até o topo da cúpula para apreciar as vistas da cidade.

 

 

 

 

Elevador da Bica

Elevador da Bica

Um dos principais meios de transporte público na montanhosa Lisboa são os funiculares, e o Elevador da Bica leva os passageiros pela colina ao longo da Rua da Bica de Duarte Belo, entre a Rua de São Paulo e a Calçada do Combro, desde 1892. O Elevador da Bica tem dois carros amarelos e brancos que viajam em direções opostas, ambos com assentos e espaço para ficar de pé.

Para os visitantes das partes mais baixas da cidade de Lisboa, as viagens de funicular são uma ótima maneira de poupar os músculos da perna no caminho até o Castelo de São Jorge. Aqueles curiosos sobre a história dos funiculares de Lisboa (e outras formas de transporte público) podem aprender mais com uma visita ao Museu da Carris.

Excursões, ingressos, atividades e coisas para fazer em Lisboa

Excursões de helicóptero em Lisboa

Passeios em balão em Lisboa

Cruzeiros, iatismo e excursões aquáticas em Lisboa

Excursões culturais e temáticas desde Lisboa

Espetáculos, concertos e desporto em Lisboa

 

 

 

 

 

Jardim da Estrela

Jardim da Estrela

O Jardim da Estrela é um dos belos parques de Lisboa. Ele fica em frente à Basílica de Estrela e perto do Cemitério Inglês. O parque tem muitas plantas e árvores exóticas, canteiros de flores, catos, um pequeno lago com patos, um parque infantil temático de animais e um gazebo de ferro forjado. O gazebo é um coreto que foi construído no final de 1800. Muitos residentes vêm a este parque para relaxar e aproveitar o clima, bem como trazem suas famílias para fazer piqueniques. Também tem um café ao lado da lagoa.

Os visitantes podem ver uma variedade de esculturas em todo o parque. Há uma estátua de um fazendeiro esculpida por Costa Mota, em 1913; uma figura feminina nua em mármore chamada 'O Despertar', esculpida por Simões de Almeida; uma réplica da Guardadora de Patos de 1914; uma estátua do poeta João de Deus, e bustos do ator Silva Taborda e do poeta Antero de Quental. Não perca a fonte com um cão pulverizando água pela sua boca.

 

 

 

 

 

Labirinto Lisboa

Labirinto Lisboa

O Labirinto Lisboa é a única atração assombrada permanente em Portugal, combinando aterrorizantes atos ao vivo e efeitos especiais em 17 ambientes diferentes. Em apenas 15 minutos, explore um labirinto sinuoso que promete revelar mais personagens sombrios e lendas históricas de Portugal tentando inserir os visitantes em uma atmosfera de filme de terror.

Enfrente o Grande Inquisidor no Tribunal de Inquisição, passeie para o Caminho para o Inferno e o Ossuário, uma capela construída com ossos humanos. Aproveite uma consulta com um médico louco em uma enfermaria com tuberculose e, depois, vá para a casa de um dos mais famosos assassinos de Portugal na Guarida em Chamas. Um infame assassino de crianças se esconde em um sótão sangrento e um gigante monstro dos mares que assombrou marinheiros portugueses durante séculos o espera na Caverna do Gigante.

 

 

 

 

Largo do Carmo

Largo do Carmo

Uma praça sombreada, cercada pela arquitetura clássica, o Largo do Carmo é o lugar perfeito para fazer uma pausa enquanto se explora o Bairro Alto e Chiado em Lisboa. Bancos alinham a área, bem como pequenas mesas e alguns quiosques que servem bebidas, cervejas, sangria e lanches. No centro da praça há uma belíssima fonte, com um alto gazebo sobre ela. Durante a primavera e o verão, a praça ganha vida com as flores roxas dos jacarandás e fica sempre cheia de turistas e residentes locais, um excelente lugar para observar o vai e vem de pessoas.

A praça também é o lar do Convento do Carmo, um convento de estilo gótico construído nos séculos 14 e 15. Partes do convento foram destruídas em um terremoto em 1755, deixando ruínas para explorar. Um Museu Arqueológico fica nas partes reabilitadas do convento, e exibe artefactos e arte de toda a história portuguesa.

Excursões, ingressos, atividades e coisas para fazer em Lisboa

Excursões de helicóptero em Lisboa

Passeios em balão em Lisboa

Cruzeiros, iatismo e excursões aquáticas em Lisboa

Excursões culturais e temáticas desde Lisboa

Espetáculos, concertos e desporto em Lisboa

 

 

 

 

 

 

Miradouro da Senhora do Monte

Miradouro da Senhora do Monte

Um ponto de vista maravilhoso sobre um monte no bairro Graça de Lisboa, o Miradouro da Senhora do Monte oferece vistas panorâmicas da cidade, incluindo o castelo no topo de uma colina vizinha. Sendo o mais alto ponto de observação da cidade, é um local fantástico para fotografar - ou simplesmente apreciar - a paisagem ao redor. É particularmente popular ao pôr do sol.

O nome do mirante se refere a Nossa Senhora do Monte, e os visitantes encontrarão uma pequena capela e estátua da Virgem Maria no local. Dedicada a São Gens, a Capela de Nossa Senhora do Monte atrai mulheres grávidas em busca de proteção divina durante o parto.

 

 

 

 

 

Museu Calouste Gulbenkian

Museu Calouste Gulbenkian

O Museu Calouste Gulbenkian em Lisboa apresenta uma das melhores coleções privadas de arte de Portugal. Um homem rico chamado Calouste Gulbenkian recolheu obras de arte por mais de 40 anos, e quando ele faleceu em 1955, deixou a sua coleção para Portugal para ser exibida em um museu. A coleção inclui uma máscara de múmia egípcia de ouro, uma coleção de gatos de bronze e outros itens do Egito, uma tigela de alabastro de mais de 2700 anos, uma vasta coleção de moedas helenísticas, um vaso de 2400 anos, itens raros de porcelana chinesa, gravuras japonesas e tapeçarias persas dos séculos XVI e XVII.

Também tem uma seção enorme de arte europeia, muito da qual foi comprada do Hermitage, em São Petersburgo. Obras daqui incluem trabalhos de Rembrandt, Peter Paul Rubens, Monet, Van Dyck, Ghirlandaio e Renoir. Os visitantes também podem admirar uma estátua de mármore branca de Diana esculpida por Jean-Antoine Houdon, e pratas que já foram usadas por Catarina, a Grande.

Excursões, ingressos, atividades e coisas para fazer em Lisboa

Excursões de helicóptero em Lisboa

Passeios em balão em Lisboa

Cruzeiros, iatismo e excursões aquáticas em Lisboa

Excursões culturais e temáticas desde Lisboa

Espetáculos, concertos e desporto em Lisboa

 

 

 

 

 

Museu da Eletricidade

Museu da Eletricidade

Localizado na margem do Rio Tejo, o Museu da Eletricidade, em Lisboa, é tão belo e cênico quanto interessante e educativo. Um encantador edifício de tijolos e janelas amplas com a Ponte 25 de Abril como paisagem de fundo, o Museu da Eletricidade é uma estrutura icônica de Lisboa.

Muitos visitantes param enquanto passeiam pela área ribeirinha e são surpreendidos com tudo que este museu tem para oferecer. Inaugurado em 1900, o prédio já foi uma usina a carvão que fornecia eletricidade à Lisboa. O prédio e as suas máquinas foram bem conservados e hoje o museu oferece aos visitantes uma perspetiva sobre o funcionamento interno de uma planta energética de carvão do início do século 20. Há muitos equipamentos originais, como caldeiras, alternadores, condensadores e a sala de controle, complementados com vídeos explicativos, maquetes e fotografias.

 

 

Museu do Chiado

Museu do Chiado

Também conhecido como Museu Nacional de Arte Contemporânea, o Museu do Chiado apresenta uma das melhores coleções de arte contemporânea portuguesa. Localizado no bairro homônimo, o Chiado é o centro da cultura boêmia de Lisboa. O museu existe desde 1911, mas mudou-se para a sua localização atual, um mosteiro reformado, em 1994. Grande parte da arquitetura original do mosteiro permanece, mas agora encontra-se misturada com modernas passarelas suspensas e sistemas de iluminação sofisticados.

Com obras pertencentes aos séculos XIX a XXI, as peças variam do romantismo ao naturalismo; do impressionismo ao neorrealismo. A coleção permanente é pequena e principalmente de autoria de artistas portugueses, com obras de alguns outros artistas europeus, incluindo várias esculturas pelo famoso Rodin. O Museu do Chiado recebe várias exposições rotativas, muitas das quais mostram artistas portugueses de coleções particulares ou de outros museus em todo o país.

 

 

 

 

 

Museu do Fado

Museu do Fado

O fado, um estilo musical tradicional popularizado nas ruas e tabernas de Lisboa durante os anos 1800, é a versão portuguesa do blues. Nascido em meio à classe baixa da cidade, o fado foi ganhando popularidade, saindo de tabernas e ganhando os luxuosos salões de dança e teatros antes de sair de moda no final de 1970.

O Museu do Fado ocupa uma antiga estação de bombeamento no Bairro de Alfama, em Lisboa - o bairro onde ele nasceu -, e traça a história do estilo musical através de uma coleção de gravações, posters, fantasias, recordações vintage e exposições interativas. Uma escola no local oferece cursos de letras de fado e guitarra portuguesa. A loja do museu vende álbuns de emblemáticos artistas de fado - um belo item para relembrar o tempo que você passou em Lisboa.

 

 

 

 

 

Museu do Oriente

Museu do Oriente

O Museu do Oriente data de 1988 e da época da criação da Fundação Oriente para fortalecer os laços de Portugal com a Ásia. Vinte anos mais tarde, a fundação abriu o Museu do Oriente, com o objetivo de preservar e mostrar a riqueza da influência portuguesa na arte e cultura asiática.

Instalada em um antigo armazém de bacalhau, a coleção permanente do Museu do Oriente é centrada na presença portuguesa no Extremo Oriente, com peças como estátuas de mártires jesuítas, biombos chineses e japoneses, porcelana Ming e máscaras rituais do Timor Leste. Uma segunda coleção apresenta cerca de 13 mil peças relacionadas às artes cênicas na região que vai desde a Turquia até o Japão. Um restaurante no último andar serve pratos asiáticos, com impressionantes vistas sobre o rio Tejo.

 

 

 

 

Museu Nacional de Arqueologia

Museu Nacional de Arqueologia

O Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, é o lar de sítios arqueológicos de todo o país, da Península Ibérica e mais além. O museu está ligado ao Mosteiro dos Jerônimos, construído no século XIX. Muitos visitantes param para dar uma olhada no pequeno mas interessante museu ao visitar o mosteiro ao lado e a Torre de Belém. Existem várias coleções permanentes, além de exposições rotativas.

Um destaque é a grande variedade de joias antigas, com peças da Idade do Ouro, da Idade do Bronze e da Idade do Ferro, algumas datando de milhares de anos. Outro destaque é a exposição permanente dedicada ao Egito antigo, com vários painéis de hieróglifos, esculturas e múmias. O museu abriga uma extensa coleção de artefactos que remontam aos tempos em que a moderna Portugal estava sob o domínio romano - incluindo mosaicos, vasos, ornamentos e moedas. Existem vários anéis romanos, que se acreditam ser algumas das primeiras alianças de noivado.

Excursões, ingressos, atividades e coisas para fazer em Lisboa

Excursões de helicóptero em Lisboa

Passeios em balão em Lisboa

Cruzeiros, iatismo e excursões aquáticas em Lisboa

Excursões culturais e temáticas desde Lisboa

Espetáculos, concertos e desporto em Lisboa

 

 

 

 

 

 

Museu Nacional de Arte Antiga

Museu Nacional de Arte Antiga

Instalado no Palácio Alvor, do final do século XVII e em tons de amarelo, o Museu Nacional de Arte Antiga foi criado em 1884 para proteger e exibir uma coleção de obras de arte europeias e asiáticas. A coleção atual inclui mais de 40 mil itens - pinturas, esculturas, mobiliário, cerâmica e têxteis, entre outros - a maioria datando dos séculos XV a XIX.

Os destaques da coleção permanente incluem os painéis naturalistas de São Vicente, considerada a obra-prima de Nuno Gonçalves, bem como uma série de biombos japoneses do século XVI, que retratam a chegada dos navios portugueses em Nagasaki. A Custódia de Belém, uma impressionante obra de ouro e esmalte por Gil Vicente, foi trazida para Portugal por Vasco da Gama no retorno da sua segunda viagem para a Índia, e também encontra-se em exposição no museu.

 

 

 

Museu Nacional de Azulejos

Museu Nacional de Azulejos

Uma das características mais marcantes de Portugal são os seus muitos azulejos coloridos. Detalhados azulejos podem ser encontrados em todo o país nas casas e igrejas, ruas, muros - em todos os padrões, formas, tamanhos e cores. Alguns dos azulejos mais delicados mais parecem obras de arte, ilustrando a natureza portuguesa ou eventos históricos. Acredita-se que os azulejos tenham sido introduzidos pela primeira vez em Portugal pelos mouros, em meados do século 14. Eles eram importados da vizinha Sevilha, até que a produção local começou prosperar no século 16.

O Museu Nacional do Azulejo cresceu para se tornar um museu independente, com uma impressionante exibição de azulejos ao longo dos séculos, apresentados em ordem cronológica. Os visitantes podem chegar perto dos azulejos decorativos, e conseguem ver o incrível detalhismo manual empregado na confeção de cada um deles neste patrimônio cultural de Portugal.

 

 

Museu Nacional dos Coches

Museu Nacional dos Coches

Instalado na rua em frente à antiga escola de equitação real, perto do rio Tejo, o Museu Nacional dos Coches abriga e exibe uma impressionante coleção de carruagens. Estas douradas peças datam do século XVI ao XIX, muitas sendo da Casa Real de Portugal.

Observar a coleção cronologicamente oferece aos visitantes uma visão geral da evolução - tanto tecnológica quanto artística - do transporte em veículos puxados a cavalo até os primeiros carros motorizados.

Além da coleção de carruagens, o Museu Nacional dos Coches exibe itens cerimoniais e processionais relacionados com desportos equestres, bem como várias fotos da família real portuguesa.

Excursões, ingressos, atividades e coisas para fazer em Lisboa

Excursões de helicóptero em Lisboa

Passeios em balão em Lisboa

Cruzeiros, iatismo e excursões aquáticas em Lisboa

Excursões culturais e temáticas desde Lisboa

Espetáculos, concertos e desporto em Lisboa

 

 

 

 

 

Palácio de Belém

Palacio de Belém

O Palácio de Belém era a residência oficial dos monarcas de Portugal, e desde 1910 tem sido o lar dos presidentes do país. Ele está localizado no bairro de Belém em uma colina perto das margens do Rio Tejo. É composto por cinco prédios e foi construído no final do século XVI. Há jardins bem cuidados e uma estátua de Afonso de Albuquerque, vice-rei da Índia, de pé sobre um alto pedestal de 20 metros em frente ao palácio. A troca da guarda ocorre às 11h no terceiro domingo de cada mês, perto da entrada do Pátio dos Bichos.

Hoje em dia, o palácio abriga também o Museu da Presidência, que examina a história da República Portuguesa e os seus presidentes. Ele tem uma exposição permanente que explica a história dos símbolos do país, como a bandeira e o hino nacional. Outra seção analisa o papel dos presidentes através de uma coleção de fotografias.

Excursões, ingressos, atividades e coisas para fazer em Lisboa

Excursões de helicóptero em Lisboa

Passeios em balão em Lisboa

Cruzeiros, iatismo e excursões aquáticas em Lisboa

Excursões culturais e temáticas desde Lisboa

Espetáculos, concertos e desporto em Lisboa

 

 

 

 

 

Praça da Figueira

Praça da Figueira

A Praça da Figueira fica no bairro de Baixa de Lisboa. Em 1755, houve um forte terremoto que danificou bastante um hospital localizado onde a praça fica hoje em dia. A praça foi construída algumas décadas após o terremoto, quando o hospital foi destruído. A praça é cercada por pousadas, lojas e cafés, incluindo a conhecida Confeitaria Nacional e a Pastelaria Suíça.

Além dos enormes bandos de pombos, uma estátua de bronze do rei D. João I sentado em um cavalo também pode ser encontrada na praça. Embora a estátua pareça antiga, ela só remonta a 1971. A partir daqui os visitantes podem ver o histórico Castelo de São Jorge, que vigia de cima a praça em uma colina ali perto. Turistas e residentes locais costumam passar pela Praça da Figueira, já que ela é um grande centro de transportes, e muitas excursões da cidade também começam aqui.

 

 

 

 

Praça Marquês do Pombal

Praça Marquês do Pombal

Localizada no centro de Lisboa, a Praça Marquês do Pombal é um marco da cidade, tanto geográfico quanto histórico. A estátua serve para honrar Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês do Pombal, um estadista que é creditado pela reconstrução da cidade após o terramoto devastador de 1755. A escultura de bronze do Marquês fica no alto da plataforma de pedra branca, com um leão ao seu lado. O marquês fica de frente para a zona de Baixa, uma das áreas mais afetadas pelo terremoto, onde ele liderou os esforços de reconstrução.

Várias avenidas principais levam à Praça Marquês do Pombal, formando uma rotatória que circunda o monumento. A praça está localizada em uma das principais áreas comerciais de Lisboa, tornando-se uma pausa agradável no itinerário das lojas e boutiques. Este é um importante reduto para os transportes: há duas linhas de metrô, várias linhas de ônibus, e também é o ponto de encontro para a maioria dos passeios de ônibus conversível de Lisboa.

 

 

 

 

Praça Martim Moniz

Praça Martim Moniz

Localizada no centro da cidade de Lisboa, a Praça Martim Moniz é ampla, cheia de árvores, e bares e restaurantes com mesas ao ar livre. Fantásticas fontes e piscinas ficam em meio a esculturas modernas espalhadas por toda a praça. Algumas das fontes são abertas para as crianças brincarem e são bem populares nos dias quentes.

O design contemporâneo da praça contrasta com os prédios centenários que compõem a paisagem de Lisboa. A praça é o lar de outras obras de arte modernas, incluindo uma escultura de um frango feita em grande parte de jornal. A praça e as suas fontes são bem iluminadas à noite, tornando-se um lugar envolvente para um jantar ou drinques. Frequentemente aos sábados e domingos, a praça se transforma em um mercado ao ar livre conhecido como Mercado Fusão. Barracas de comida de rua servem especialidades do mundo inteiro, e representam o lado multicultural de Lisboa.

Excursões, ingressos, atividades e coisas para fazer em Lisboa

Excursões de helicóptero em Lisboa

Passeios em balão em Lisboa

Cruzeiros, iatismo e excursões aquáticas em Lisboa

Excursões culturais e temáticas desde Lisboa

Espetáculos, concertos e desporto em Lisboa

 

 

 

 

 

Shopping Amoreiras

Shopping Amoreiras

O Shopping Amoreiras, localizado ao oeste da Praça Marquês de Pombal, em Lisboa, tem atendido às necessidades de consumo da capital portuguesa por duas décadas. Os clientes encontrarão 219 lojas, representando uma variedade de marcas de médio e alto padrão, como Zara, Coach, Hugo Boss, Guess, Swarovski e Benetton.

Além das oportunidades de compras, o Amoreiras também é o lar 50 restaurantes, um cinema com sete salas e dois centros estéticos, distribuídos por seus dois andares. Residentes de fora da UE podem conseguir a restituição do imposto de 15% em muitas lojas (pergunte no caixa), e acesso Wi-Fi está disponível em todo o espaço.

 

Ribeira das Naus

Uma das novas paragens obrigatórias em Lisboa, uma praia fluvial, com uma escadaria ampla, que atrai cada vez mais  lisboetas e turistas em busca de sol quente temperado pela brisa do rio Tejo.

 

 

Estádio José Alvalade / Alvalade XXI

O Estádio José Alvalade é um complexo único com capacidade para receber os mais diversos eventos corporate e particulares.. Muito mais do que um estádio, o José Alvalade é um espaço polivalente, devidamente equipado e preparado para receber todo o tipo de eventos com a máxima qualidade.

 

 

Lisboa Story Centre - Memórias da Cidade

Situado no Terreiro do Paço, este equipamento interativo que nos conta, do passado ao presente, os principais eventos da cidade.

Erguida sobre as colinas banhadas pelo Tejo, e de olhos postos sobre o Oceano Atlântico, Lisboa é um fascinante mosaico de memórias, estórias e influências que ainda hoje marcam a paisagem urbana desta cidade única.

Os vários episódios que compõem a sua História e alguns dos seus protagonistas são agora apresentados no Lisboa Story Centre, onde todos os que visitam a capital portuguesa são convidados a realizar uma viagem no tempo e descobrir as memórias de Lisboa, desde a sua fundação até dias de hoje.

 

 

Fundação Centro Cultural de Belém

O Centro Cultural de Belém foi concebido como uma “cidade aberta” para celebrar a cultura, abrindo a sua intensa programação a todas as formas de manifestação cultural.

O Centro Cultural de Belém, da autoria dos arquitetos Vittorio Gregotti e Manuel Salgado, foi concebido como uma “cidade aberta”, formado por edifícios, ruas, praças e pontes. Em diálogo com o rio Tejo e com a monumental Praça do Império, ladeada pelo Mosteiro dos Jerónimos e por extensos jardins, celebra a cultura, abrindo a sua intensa programação a todas as formas de manifestação cultural. Mas este Centro Cultural de referência nacional e internacional, esta microcidade de monumentalidade contemporânea, é também o espaço ideal, em Lisboa, para a realização de congressos, de conferências e de todo o tipo de acontecimentos institucionais e empresariais. Com efeito, um dos três módulos que o constituem, o Centro de Reuniões, que configura a fachada da Praça do Império, com vista para o Mosteiro dos Jerónimos e o rio Tejo, foi concebido especialmente para esse uso.

 


 


 

 

 


 

 


 

 

 

 

 

 


Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Online

Temos 100 visitantes e 0 membros em linha