Booking.com

 
 
 

As praias da Costa Vicentina

As praias da Costa Vicentina

Por muita beleza que as praias do Sotavento ou parte do barlavento algarvio tenham, é no parque natural da Costa Vicentina que se localizam as mais paradisíacas praias do Algarve.

Independentemente dos gostos de cada visitante, não existem dúvidas que é aqui, no Parque Natural da Costa Vicentina que se encontra a verdadeira essência do Algarve – Praias quase intocáveis, com acessos mais ou menos fáceis envoltas em cenários únicos de uma natureza algo agreste nalguns locais mas de beleza extrema, alguns deles de cortar a respiração.

Os cheiros da vegetação, a energia que cada cenário transmite ao visitante é uma experiência única e recomendamos vivamente que, mesmo que não passe as suas férias aqui, que dedique um ou mais dias a visitar algumas das praias da Costa Vicentina.

Começamos pelas praias orientadas a sul no Concelho de Vila do Bispo. De modo a visitar a maioria delas poderá começar a sua vista às praias da Costa Vicentina percorrendo a Estrada Municipal 535 de Burgau até Salema, com a sua primeira paragem em Burgau.

 

 

Praia do Burgau

Praia do Burgau

A pequena praia de caráter urbano da pequena Povoação de tradições piscatórias de Burgau marca o inicio poente do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

O areal estende-se ao longo de uma pequena enseada abrigada das intempéries que funciona como porto piscatório e onde ainda se praticam formas artesanais de pesca. Nesta praia ainda é possível observar o regresso dos barcos à praia depois da faina e petiscar depois o polvo, a moreia ou o sargo, nos restaurantes da povoação.

Apesar de escassear a oferta de alojamento turístico para férias, Burgau é uma povoação com uma atmosfera bastante acolhedora e agradável para umas férias de verão bastante tranquilas.

 

Praia de Cabanas Velhas (Almádena)

Praia de Almádena

A praia de Cabanas Velhas ou Almádena é uma das excelentes opções para quem procura um areal tranquilo para fazer férias de praia no Algarve.

Uma pequena e acolhedora praia de aguas em tons azul cristalino e areias brancas, fazendo lembrar alguns paraísos das caraíbas. Algo estreita durante a maré-cheia, o que não é problema para os adeptos da tranquilidade à beira-mar.

 

Praia da Boca do Rio

Praia da Boca do Rio

Uma opção que tem mais interesse como local a visitar do que como praia para desfrutar do sol algarvio, a Praia da Boca do Rio é um pequeno areal localizado nas proximidades de duas ribeiras, num vale muito amplo e extremamente belo.

Em tempos a Boca do Rio foi uma importante “villa” romana, da qual subsistem vestígios de frescos e mosaicos, balneários, armazéns e uma fábrica de salga e conserva de peixe, com duas necrópoles associadas, pelo que terá possivelmente integrado um porto piscatório.

 

 

Praia das Furnas

Praia da Furnas

Localizada a nascente do Zavial a pequena Praia das Furnas é outro dos areais da costa Vicentina onde garantidamente poderá fazer praia numa atmosfera onde reina a paz e tranquilidade, mesmo nos dias mais movimentados.

A praia das furnas deve o seu nome ao recorte da arriba, onde se formam furnas: enormes sapas (cavidades escavadas na base da arriba) e grutas.

O acesso à Praia das Furnas faz-se por um caminho de terra batida a partir da povoação da Figueira (cerca de 2 Km), não possui estacionamento ordenado nem equipamento de apoio ou vigilância. Orientação: sudoeste (Zavial e Furnas).

 

 

Praia da Figueira

Praia da Figueira

O melhor exemplo das praias paradisíacas do Algarve, a Praia da Figueira é sinónimo de beleza, tranquilidade, partilha com a natureza, enfim, uma daquelas praias mais especiais do Algarve.

O estacionamento fica a cerca de 500 metros da praia, seguindo-se uma agradável caminhada por um trilho estreito atravessando um vale com uma beleza simplesmente espetacular.

O acesso viário alcatroado é feito a partir da povoação da Figueira (sinalizada na EN 125), seguindo na direção da fortaleza durante cerca de 1 km. Estacionamento pequeno e não ordenado, a 500m da praia, sem equipamentos de apoio. Orientação: sudeste.

 

 

Praia de Salema

Salema

Inserida na povoação da pequena vila piscatória de Salema a praia é das poucas que ainda funcionam como porto de pesca, estando o troço central da praia ocupado pelas embarcações e artes de pesca, como o covo ou o aparelho de anzol.

 

 

Praia da Ingrina

Praia da Ingrina

Com o acesso viário alcatroado a ser feito a partir da povoação da Raposeira (EN 125), seguindo na direção da Ingrina durante cerca de 4 km, esta praia apesar do seu pequeno e algo desprotegido areal é também marcada pela tranquilidade.

Com estacionamento amplo mas não ordenado, a Praia da Ingrina conta ainda com equipamentos de apoio (restaurante e WC) e vigilância na época balnear. Orientação: sul.

 

 

Praia do Zavial

Zavial

Também o seu acesso é feito a partir da povoação da Raposeira (EN 125), seguindo na direção Zavial / Ingrina, durante cerca de 5 km.

Com estacionamento não ordenado a praia do Zavial conta com equipamentos de apoio (restaurante e WC) e vigilância na época balnear.

Muito procurado por surfistas, a Praia do Zavial é, em qualquer altura do ano, uma praia relativamente tranquila, especialmente no troço nascente da praia, com arribas muito recortadas e formações rochosas a que localmente se chamam furnas.

 

 

Praia do Barranco

Praia do Barranco

 Mais um dos recantos “de luxo” em termos de tranquilidade, das praias do Algarve, no entanto esta praia é normalmente muito ventosa.

Apesar do seu acesso de terra batida a partir da povoação da Raposeira (EN 125), com cerca de 5Km de extensão, a Praia do Barranco é bastante frequentada, especialmente por surfistas e caravanistas, mesmo assim é tranquila.

 

 

As Praias da Vila de Sagres

 

Para que escolheu Sagres como destino para as férias de verão e não pretende fazer muitos quilómetros para se deslocar à praia, as Praias da Mareta, Martinhal e Rebolinhos, Tonel e Beliche serão certamente as opções, no entanto recomendamos vivamente a visitar algumas das praias orientadas a sul como a Praia de Cabanas Velhas ou Almádena, Figueira, Furnas, Ingrina ou Zavial, assim como as 3 praias situadas perto de Vila do Bispo, Castelejo, Cordoama e Barriga.

 

Praia da Mareta

Mareta

É a primeira praia da costa meridional, inserindo-se na ampla baía que nasce para leste do cabo de S. Vicente, o que a protege dos ventos e ondulações dominantes.

Inserida na vila de Sagres, a Mareta é uma praia urbana e muito frequentada, apreciada por proporcionar banhos calmos e um bom ponto de partida para fazer canoagem ou mergulho nas grutas submersas da enseada.

 

 

Praia do Martinhal e Rebolinhos

Martinhal

Localizada a nascente da vila de Sagres, a Praia do Martinhal, apesar de abrigada, é bastante ventosa.

As águas calmas, apesar do vento tornam esta praia um local ideal para a prática de windsurf. O mergulho é outra das actividades ideais nesta praia onde  é possível fazer uma visita subaquática aos ilhotes que se situam ao largo da praia e são famosos pelas  suas reentrâncias rochosas e grutas submarinas.

Para nascente do Martinhal, surge a Praia dos Rebolinhos, encaixada entre arribas e orientada a sul.

 

 

 

Praia do Tonel

Praia do Tonel

Inserida na enseada delimitada pela Ponta de Sagres e Cabo de S. Vicente, a Praia do Tonel conta com um excelente panorama da Ponta de Sagres, com as suas majestosas arribas e a Fortaleza de Sagres, construção do séc. XVI, com uma capela do séc. XIV no seu interior, onde se diz estar a sepultura de S. Vicente. Avista-se também o cabo de S. Vicente e o seu farol, no extremo oposto da enseada.

Dado a sua localização nas proximidades da vila de Sagres, é algo movimentada mas, mesmo assim, está entre os locais tranquilos para desfrutar de praia durante as férias de verão no Algarve.

 

 

Praia do Beliche

Praia de Beliche em Sagres

Uma praia abrigada dos ventos de norte e oeste que parece ter sido escavada nas arribas altas, localizada numa na ampla enseada definida pela Ponta de Sagres e Cabo de S. Vicente.

Para chegar ao areal é necessário descer uma imensa escadaria de pedra, algo que não desencoraja os amantes do Surf e Boby board que fazem da Praia do Beliche um dos locais de eleição para a prática da sua modalidade preferida.

Apesar de bastante frequentada, é uma praia com uma atmosfera bastante tranquila e agradável.

 

 

 

Praia do Telheiro

Telheiro

Apesar de relativamente abrigada da nortada fria, esta é uma praia tranquila devido aos difíceis acessos viários e ao extenso trilho pedonal até à praia, que percorre as bancadas calcárias da arriba.

Com acesso viário alcatroado a partir de Sagres, não sinalizado é possível chegar à Praia do Telheiro seguindo na direção do Cabo de S. Vicente (EN 268) para a Torre de Aspa.

Após cerca de 5 km em estrada alcatroada, percorrem-se 2 km de caminho difícil em terra batida, recomendado a veículos todo-o-terreno, na direção do mar. Não existe estacionamento ordenado, nem equipamentos de apoio ou vigilância, pelo que deverá levar a merenda e bastante água e, claro, ter os devidos cuidados em praias sem vigilância.

 

 

 

Praia da Ponta Ruiva

Ponta Ruiva

Cenário verdadeiramente paradisíaco aliado a uma grande tranquilidade numa atmosfera algo agreste, a praia da Ponta Ruiva é muito pouco frequentada, muito devido ao facto de ter um avesso difícil e praticamente limitado a veículos todo o terreno.

Existem vários acessos não sinalizados a partir de Sagres e de Vila do Bispo, todos de terra batida, percorrendo-se uma média de 6Km. A descida para a praia é particularmente difícil.

Existe um pequeno estacionamento não ordenado. Sem equipamentos de apoio nem vigilância, esta é mais umas das praias que, caso seja a sua opção para passar o dia, terá que levar merenda e bastante água e claro, requer cuidados a dobrar pois trata-se de uma praia sem vigilância.

 

 

 

 

 

Praia do Castelejo

Praia do Castelejo

Com acesso viário alcatroado a partir de Vila do Bispo (Mercado Municipal), seguindo na direção das praias sempre pelos caminhos alcatroados, ao longo de cerca 4 km., a Praia do Castelejo consiste num areal amplo que é bastante concorrido durante o verão.

Apesar de ser uma das praias mais frequentadas no Concelho de Vila do Bispo, a Praia do Castelejo é, mesmo assim uma praia onde é possível gozar o sol e o mar algarvio numa atmosfera marcantemente tranquila.

Conta com estacionamento amplo, em parte ordenado, mas insuficiente durante o pico de verão, a praia do Castelejo conta ainda com equipamentos de apoio (restaurante e WC) e vigilância na época balnear.

Durante a maré baixa é possível caminhar à beira mar desde a praia do Castelejo até à Praia da Barriga, passando pela praia da Cordoama.

Recomenda-se que, caso pretenda passar um dia de praia no Castelejo que chegue cedo à praia, de modo a conseguir estacionamento.

 

 

 

Praia da Cordoama

Praia da Cordoama

Bastante frequentada mas, mesmo assim, relativamente tranquila e com uma atmosfera única onde surfistas, naturistas e adeptos do sol e da praia se misturam numa harmonia que se pode considerar perfeita, talvez seja o aspeto agreste mas ao mesmo tempo de beleza única da natureza envolvente que contagia todos aqueles que aqui se deslocam.

O acesso para este vasto areal a perder de vista, quer para sul, quer para norte, onde as arribas com os seus mais variados recortes e tons de cor constituem um cenário único é feito através de Vila Do Bispo.

A praia conta com equipamentos de apoio (restaurante e WC) e vigilância na época balnear. Existe bastante estacionamento, no entanto, é sempre recomendável chegar cedo de modo a conseguir lugar.

 

 

Praia da Barriga

Praia da Barriga

Mais um excelente recanto para aproveitar o sol do Algarve à beira-mar e na máxima tranquilidade.

Para aqui chegar basta seguir a direção das praias a partir de Vila do Bispo (Mercado Municipal). Após o desvio para a Praia do Castelejo, encontrará um caminho de terra batida que não está sinalizado, sendo necessário seguir sempre para norte ao longo de cerca de 8 km. O estacionamento não ordenado e pequeno, sem equipamentos de apoio nem vigilância pelo que será necessário munir-se da merenda para o dia, chapéu-de-sol e bastante água.

 

 

Praia da Murração

Praia da Murração

No extremo norte do Concelho de Vila do Bispo situa-se aquela que é considerada a joia da Costa Vicentina, a Praia da Murração.

Como sempre, o que é realmente bom não é fácil encontrar, e a Praia da Murração não foge à regra, para aqui chegar terá que percorrer alguns quilómetros de estrada em terra batida e, posteriormente uma rampa bastante ingreme e nada fácil até chegar à praia.

Prepare os chapéus de sol, a merenda, bastante água e parta à verdadeira aventura que é aqui chegar para desfrutar de um dia pleno de tranquilidade numa praia verdadeiramente incrível e de beleza única.

O acesso recomendável para veículos 4x4 ( ainda que com alguma paciência e cuidado seja possível aqui chegar com um veículo normal) é feito a partir da EN 120, a norte de Vila do Bispo, junto ao Parque Eólico. O caminho não está sinalizado, é de terra e pedra solta ao longo de 6Km, difícil e com troços de maior declive. Estacionamento não ordenado e exíguo, sem equipamentos de apoio nem vigilância. Orientação: noroeste.

 

 

 

Praia do Amado

Praia do Amado

De sul para norte, a primeira praia do Concelho de Aljezur é aquela que é considerada como o paraíso do Surf no Algarve, a Praia do Amado, uma praia ampla que se estende ao longo de três vales, a curta distância do Pontal da Carrapateira.

À semelhança da grande maioria das praias deste Concelho algarvio e da Costa Vicentina, esta é outra praia que oferece muita paz e tranquilidade para aproveitar ao máximo o sol do Algarve.

O acesso viário (alcatroado) é feito a partir da entrada sul da Carrapateira, seguindo na direção do Amado, que se situa a cerca de 2 km.

É também possível chegar ao Amado através da Praia da Bordeira, seguindo para sul sobre o topo das arribas (acesso de terra batida em cerca de 500m), passando pelo Pontal, local de grande beleza cénica. Estacionamento amplo não ordenado, com equipamentos de apoio (restaurante e WC) e vigilância durante a época balnear. Orientação: oeste.

 

 

Praia da Bordeira

Praia da Bordeira

Areal vastíssimo, com mais de 3km de comprimento, mas exposto aos ventos marítimos e prolonga-se, quase sempre deserto, até à Pedra de Matez, enorme rochedo de tonalidade avermelhada, a norte. As arribas da Bordeira são famosas pelos seus pesqueiros quase inacessíveis e muito procuradas por diversas aves marinhas, que aqui encontram refúgio. Mais um recanto paradisiaco para dias de praia tranquilos durante as suas férias de verão no Algarve.

 

 

Praia de Vale Figueiras

Vale Figueiras

Dos autênticos paraísos que são as praias existentes na Costa Vicentina, a que mais nos surpreendeu e mais facilmente nos conquistou foi, sem dúvida, a Praia de Vale Figueiras.

Um vasto e tranquilo areal tanto para norte como para sul com cenários magníficos dominados pelas arribas de cor negra, ideal para momentos inesquecíveis e únicos durante as suas férias de verão e não só. Ao longe a norte é possível avistar a praia da Arrifana e, durante a baixa-mar é possível caminhar até à praia do canal.

O acesso viário é feito a partir das Alfambras (zona de povoamento disperso na EN 120, entre Aljezur e a Bordeira). O caminho é de terra batida ao longo de 3 km e não está sinalizado e qualquer erro num dos desvios do percurso poderá levá-lo à Praia do Canal.

Como é de esperar não existe estacionamento ordenado, nem equipamentos de apoio mas esta praia tem vigilância durante a época balnear.

O acesso de terra batida, não sinalizado, leva-nos a pensar que é uma praia tranquila, de facto é mas, no entanto, é uma das mais procuradas praias da Costa Vicentina pelo que, recomendamos que caso pretenda passa um dia nesta bela praia, vá para a praia cedo, se não o fizer, correrá o risco de encontrar o primeiro espaço de estacionamento a algumas boas centenas de metros da Praia.

 

 

Praia do Canal

Praia do Canal

Praia localizada a sul da Arrifana, com uma vista privilegiada sobre a Pedra da Agulha, a Praia do Canal é muito pouco frequentada e de grande beleza.

Com o seu areal essencialmente de calhau rolado, esta praia é bastante tranquila e, durante a maré vazia é possível caminhar até à praia do Vale Figueira.

Tal como a praia vizinha de Vale Figueiras, o acesso viário é feito a partir das Alfambras (zona de povoamento disperso na EN 120, entre Aljezur e a Bordeira). O caminho é de terra batida e não está sinalizado.

 

Praia da Arrifana

Praia da Arrifana

Localizada numa enseada em forma de concha, abrigada por majestosas arribas de tons negros, constituindo um cenário verdadeiramente apaixonante, a praia da Arrifana tem um areal longo mas estreito, delimitado pelas arribas negras, onde se destaca a pedra da agulha, um leixão com uma forma peculiar que se tornou um ícone da costa sudoeste.

O acesso viário alcatroado é feito a partir da entrada sul de Aljezur (EN 120), seguindo no sentido da Arrifana, que se situa a cerca de 9 km.

Não é possível estacionar junto à praia, apenas deixar passageiros, o estacionamento processa-se no topo da arriba. Equipamentos de apoio (restaurante e WC) e vigilância durante a época balnear. Orientação: sudoeste.

 

 

 

Praia de Monte Clérigo

Monte Clérigo

Um extenso areal a norte e uma interessante plataforma rochosa a sul onde, durante a baixa-mar nem damos pelo passar o tempo entretidos a observar as curiosas formas e cores das rochas negras ou a contemplar a fauna marinha existente nas piscinas naturais, esta praia é sem duvida uma daquelas praias de eleição para um excelente dia na costa vicentina.

O acesso viário alcatroado é feito a partir da entrada sul de Aljezur (EN 120), seguindo no sentido de Monte Clérigo, que se situa a cerca de 7 km.

Com estacionamento ordenado, a Praia de Monte Clérigo conta ainda com diversos equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância durante a época balnear.

A praia possui uma rede de passadiços de madeira e é Praia Acessível. Orientação: noroeste.

 

 

Praia da Amoreira

Praia da Amoreira

Mais uma das autenticas maravilhas da Costa Vicentina, a Praia da Amoreira é mais uma das espetaculares praias envoltas numa atmosfera bastante tranquila e com cenários únicos, que em nada ficam atrás de alguns “cartões de visita” dos mais famosos destinos ditos paradisíacos do mundo.

A Praia da Amoreira nasce associada à foz da Ribeira de Aljezur, a qual forma um sistema estuarino-lagunar de grande beleza natural.

Se o lado do mar oferece uma praia igualmente fantástica, é no sistema estuarino-lagunar que se encontram os areais mais fantásticos e as águas mais tranquilas da Amoreira, ideal para horas a fio de sol e mar na máxima tranquilidade.

O acesso viário alcatroado é feito a partir da entrada norte de Aljezur (EN 120), seguindo no sentido da Amoreira, que se situa a cerca de 7 km. Estacionamento amplo e ordenado, equipamentos de apoio (restaurante e WC) e vigilância durante a época balnear. Orientação: Noroeste.

 

 

Praia de Vale dos Homens

Vale dos Homens

Praia tranquila e ampla, ideal para óptimos momentos ao sol algarvio. O acesso à praia é feito por escadas de madeira.

Acesso: Viário alcatroado através do Rogil (EN 120), seguindo na direcção da praia (Vale dos Homens – sul), que se situa a cerca de 3 km. Estacionamento amplo mas não ordenado, sem equipamentos de apoio mas com vigilância durante a época balnear. Orientação: noroeste.

 

 

Praia da Carriagem

Praia da Carriagem

O caminho para a praia segue através de pinhais e extensos campos dunares salpicados de cor-de-rosa, dada a abundância do cravo-das-areias, planta típica das areias litorais.

Acesso: Viário em terra batida a partir do Rogil (EN 120), seguindo na direcção da praia (Carreagem), que se situa a cerca de 4 km. O caminho não está sinalizado, é preciso virar sempre na direcção do mar. Estacionamento reduzido e não ordenado, sem equipamentos de apoio nem vigilância. Orientação: noroeste.

 

 

 

Praia de Odeceixe

Praia de Odeceixe

A praia é uma ampla língua de areia entre o mar e a ribeira que desagua no extremo Norte, onde se formam várias lagoas de águas baixas, apetecíveis para as crianças.

É também possível alugar canoas e passear pela ribeira, habitat de animais como a lontra, a garça-cinzenta ou o colorido guarda-rios.

As arribas que ladeiam a praia são negras, de xisto, com veios de quartzo pérola, muito estratificadas e fissuradas, a fazer lembrar construções Lego.

A sul da Praia de Odeceixe, passando os enormes rochedos de recorte curioso que a delimitam, existe uma pequena enseada, a Praia das Adegas, que é uma praia oficial de naturismo.

Em situação de maré cheia, é acessível através de um caminho pedonal que desce pela arriba, junto ao Miradouro.

 

 

A oferta de alojamento hoteleiro para férias não abunda ao longo da área algarvia do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, muito devido às limitações de construir junto ao mar. Se excetuarmos a Vila de Sagres onde existe uma oferta hoteleira relevante, com vários hotéis de muito boa qualidade, encontrar alojamento hoteleiro para férias na Costa Vicentina poderá ser uma tarefa algo difícil, especialmente durante as férias de verão.

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Online

Temos 100 visitantes e 0 membros em linha