Concelho de Lagos
É uma pequena praia entre falésias, com interessantes formações rochosas e cujo formato lembra uma concha.
As suas águas são límpidas e calmas, é uma praia vigiada e com boas condições balneares. Chegando ao miradouro, pela estrada da Ponta da Piedade, o acesso à praia é feito por uma longa e renovada escadaria. Conta com apoios de praia e vigilância.
A esplanada no topo da arriba oferece uma fabulosa vista panorâmica sobre a linha de costa entre Lagos e Albufeira, com uma ampla perspetiva sobre o oceano salpicado pelos triângulos brancos dos veleiros.
Uma longa escadaria de madeira dá acesso à praia, percorrendo uma zona de matos com plantas típicas do barrocal algarvio: carrascos, aroeiras, roselhas e sargaços.
Na face da arriba mais exposta ao mar, dominam a salgadeira e a barrilha, plantas bem adaptadas à salsugem.
Uma enorme formação rochosa divide o areal; é possível atravessá-la através de um túnel estreito e húmido, escavado à mão.
Nesta formação rochosa e também nas que delimitam a praia do Camilo, impressionam os tons ocres e o rendilhado das arribas talhadas em calcarenitos, onde se podem apreciar relevos típicos do carso como leixões, arcos e grutas.
Inúmeras aves apreciam as plataformas rochosas dos leixões, inacessíveis a predadores, sendo comum observar nesta praia corvos-marinhos, gaivotas e guinchos.
Dada a possibilidade de ocorrência de derrocadas e de desprendimento de pedras, recomenda-se que mantenha uma distância de segurança relativamente às arribas. A praia está classificada como praia de uso limitado uma vez que larga extensão do areal se encontra inserida em zona de risco de derrocada.
Acesso viário alcatroado a partir de Lagos seguindo as indicações para “praias” e Ponta da Piedade. A Praia do Camilo está sinalizada. Estacionamento ordenado e de pequena dimensão. Equipamento de apoio (restaurante e wc) e vigilância na época balnear. Orientação: leste.