Uma incrível viagem pela Cultura Milenar num destino com vulcões em actividade, florestas tropicais exuberantes, lagos de montanha e inúmeros sítios de ruinas maias - a Guatemala é uma incrível combinação de história e paisagens naturais que surpreende qualquer visitante, o mais difícil mesmo é decidir por onde começar.
A rica herança maia aliada ao esplêndido património ecológico, com uma vasta e variadíssima flora e fauna, em conjunto com um clima bastante agradável e ameno, faz da Guatemala um autêntico paraíso para umas férias simplesmente inesquecíveis.
Atualmente a Guatemala é um dos principais destinos turísticos da América Central e talvez o destino com o maior numero de atrativos naturais e culturais. Com vilarejos espalhados por todo o país, entre lagos e vulcões, sobrevivem tradições de três mil anos, com os coloridos mercados públicos, as roupas bordadas a mão e os incríveis artesanatos. As modernas construções acabaram com a harmonia das antigas construções de madeira e palha, mas dentro das casas ainda resiste o aconchego do fogão a lenha e da vida coletiva.
O Incrível património natural da Guatemala
Graças à sua privilegiada e extraordinária localização geográfica, a Guatemala é um autêntico paraíso para os amantes da Natureza.
Graças às condições climatéricas, nomeadamente a altitude e pluviosidade, a Guatemala conta com um manto vegetal bastante rico e variado, com numerosas e exuberantes espécies de plantas em perfeita harmonia com as diferentes espécies de animais que fazem deste paraíso natural o seu habitat natural.
Nos locais mais chuvosos e próximos aos rios existe uma selva verde de ambiente equatorial onde predominam as “ceibas” e as “caobas”, enquanto nas áreas de menor humidade, a selva é mais rara, dando lugar a espécies como o “zapote”, a “chinchona” ou a árvore de pão. Por sua vez, nas zonas das terras altas, superando os 1500 metros de altitude, encontram-se bosques de azinheiras e coníferas.
As selvas guatemaltecas estão povoadas pelos mais belos animais, entre os quais se destacam os flamingos, pumas, veados, tartarugas marinhas e no campo das aves, os pássaros pica-paus, tucanos e o quetzal, a ave divina da civilização maia e atualmente a ave nacional, de longas penas na cauda e de cores que variam conforme o reflexo da luz.
Qual a melhor altura para as suas férias na Guatemala?
Enquanto destino turístico, a Guatemala pode ser visitada em qualquer altura do ano, pois o seu clima subtropical onde as variações das estações mal se notam é bastante agradável e ameno ao longo de todo o ano. Apenas se notam variações climatéricas das diferentes estações do ano nos locais onde a altitude é maior.
Apesar de tudo a época mais agradável para se visitar a Guatemala corresponde à época seca, que decorre entre os meses de Novembro a Maio, altura em que a temperatura mínima ronda os 16ºC a máxima os 29ºC de máxima, sendo que as chuvas tropicais nos finais do mês de Maio poderão restringir algumas das principais festividades que ocorrem nesta altura do ano.
Relativamente à época das chuvas, esta ocorre entre os meses de Maio a Outubro, especialmente na Costa Atlântica, com precipitações médias entre os 274 mm e os 290 mm.
Como Chegar à Guatemala:
Principais Aeroportos da Guatemala
Aeroporto de la Aurora (GUA)
Aeroporto de Puerto Barrios (PBR)
Aeroporto Internacional Mundo Maya (FRS)
Coban Airport (CBV)
Retalhuleu Airport (RER)
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!
Onde Ficar na Guatemala:
Aqui encontra a melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias na Guatemala
Os melhores locais para apaixonar-se pela Guatemala:
Antigua Guatemala / Férias em Antigua Guatemala
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Antigua Guatemala, Guatemala
Cidade de Guatemala / Férias em Cidade de Guatemala
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Cidade de Guatemala, Guatemala
Panajachel / Férias em Panajachel
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Panajachel, Guatemala
Flores / Férias em Flores
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Flores, Guatemala
Tikal / Férias em Tikal
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Tikal, Guatemala
Quetzaltenango / Férias em Quetzaltenango
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Quetzaltenango, Guatemala
Rio Dulce Town / Férias em Rio Dulce Town
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Rio Dulce Town, Guatemala
Monterrico / Férias em Monterrico
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Monterrico, Guatemala
Cobán / Férias em Cobán
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Cobán, Guatemala
Santa Cruz La Laguna / Férias em Santa Cruz La Laguna
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Santa Cruz La Laguna, Guatemala
O que Visitar na Guatemala
Excursões e actividades na Guatemala
Cidade da Guatemala
A atual capital do país, Cidade da Guatemala, a maior cidade da América Central é ponto de visita obrigatório durante as suas férias na Guatemala, assim como a antiga Capital, Antígua, que se localiza a 45 quilómetros de distância.
Chichicastenango, uma das mais importantes comunidades maias da região é simplesmente imperdível. Escolha uma quinta-feira ou um domingo para a sua visita para ver ao vivo a principal atração desta comunidade maia - o mercado da cidade de Chichicastenango.
Panajachel, rodeada pela surpreendente beleza natural de três imponentes vulcões, o Atitlan, o Tolina e o San Pedro é outra das atrações imperdíveis. De origem vulcânica, o lago Atitlan é o ponto de partida ideal para uma visita a várias povoações maias com culturas e idiomas diferentes - Santa Catarina, San Juan la Laguna e em particular Santiago de Atitlan, um reduto tradicional da cultura Zutuhil, com indígenas vestidos com os seus coloridos trajes típicos.
A recomendar uma pequena paragem no centro da vila para se vislumbrar com a igreja de Santiago, que apresenta a mais evidente mostra de sincretismo religioso que há em toda a Guatemala: entalhada no púlpito de madeira, uma divindade Zutuhil.
Nos arredores, passando pela antiga rota que ligava Panajachel à cidade de Antigua, recomenda-se uma visita à localidade de Solóla, antiga capital dos maias Cakchiqueles do século XV, e as ruínas Ixmché, das quais se destacam as praças cerimoniais, os espaços dedicados para os jogos tradicionais e um pequeno museu.
Parque Nacional de Tikal
O Parque Nacional de Tikal, cujas origens remontam ao ano de 700 A.C., considerado um dos maiores centros cerimoniais maias é sem duvida um dos principais atrativos da Guatemala e logo, de visita obrigatória.
Cobrindo na sua totalidade uma area de mais de 16 Km2, desvenda um pouco mais da cultura maia que, misteriosamente desapareceu aquando da chegada de Cristóvão Colombo.
Não deixe também de visitar a cidade de Flores que, distanciando somente 70Km de Tikal, situa-se na pequena ilha do Lago de Peten Itza. Recomenda-se uma pequena paragem nas grutas de Actun-Can onde poderá observar, com um pouco de imaginação, diversas figuras nas formações rochosas.
Livingstone, Rio Dulce e Copan, cidade que remonta ao período pré-colombiano - um dos maiores sítios arqueológicos do período clássico da civilização maia, são também atrativos a não perder durante as suas férias na Guatemala.