Com um património cultural e arquitetónico único e lugares naturais de grande beleza e encanto, Laos é, sem dúvida um dos destinos espetaculares e visitar na Ásia.
O Laos foi até não há muito tempo, um dos recantos mais escondidos da Ásia, mas que agora desperta do feitiço que o mantinha aprisionado num passado recôndito.
A orografia do seu território enriquece a fertilidade dos seus vales atravessados por rios sinuosos e que durante a época das chuvas ficam com um caudal impressionante, como o Mekong que atravessa o Laos, de norte a sul, e é o eixo em torno do qual se organiza a vida deste país.
Durante muitos anos os seus povos, fervorosos seguidores do Budismo, construíram imensos centros cerimoniais que além de descrever a arquitetura da época evidenciam o carácter festivo do seu povo, que até hoje continua a manter uma estreita relação com a natureza que o rodeia.
A Cultura
O Laos tem a sua própria cultura distinta. A religião mais abundante no país, o Budismo Theravada, tem influências quer da Índia, quer da China e permanece no território à diversos séculos.
Estas influências são refletidas por todo o País e em várias formas culturais, nomeadamente na sua língua, na sua arte, na literatura e nas artes do espetáculo.
A Arte do Laos está intimamente ligada a religião, sendo que os templos (wats) representam a sua expressão arquitetónica, enquanto que, as imagens de Buda exprimem o escultural.
Festivais e eventos
O principal evento celebrado no país é o “o banquete de foguetes”. Realiza-se entre Maio e Junho e é celebrado em todo o país. Este festival simboliza o fim da estação seca e a sua atração consiste no lançamento de foguetes para o céu com o intuito de invocar as chuvas para fertilizar os terrenos. Este ato, ao manter a sua base tradicional, tem sido gradualmente melhorado.
A grande maioria das festividades celebradas no Laos são de cariz religiosas e as suas datas variam conforme o calendário lunar.
A Natureza
Apesar da principal atração de Laos ser a sua cultura e património, o destino também oferece lugares naturais de grande beleza e encanto, onde as verdes florestas, selvas, montanhas, animais selvagens e o ar fresco entusiasmam qualquer visitante.
Atualmente o Laos possui mais de 20 áreas de floresta onde mais de trezentos mil hectares foram preservados. Não possui litoral, tal como os vizinhos Vietname ou Tailândia, mas o rio Mekong e os seus afluentes, podem ser usados pelos amantes aquáticos. As montanhas, florestas, vales, cavernas, ar fresco, vento, sol e animais selvagens são maravilhas que complementam exuberantemente este destino turístico.
Quando e como ir
A melhor altura para visitar o Laos é durante a época seca e relativamente fresca, ou seja, de Dezembro a Abril, evitando assim eventuais chuvas tropicais.
Várias companhias europeias voam semanalmente para o Laos, e em cerca de catorze horas fazem a ligação Lisboa – Vientiane, com escala numa capital europeia.
Como chegar ao Laos:
Aeroportos em destaque:
Luang Prabang International Airport (LPQ)
Wattay International Airport (VTE)
Savannakhet Airport (ZVK)
Aeroporto de Pakse (PKZ)
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui! |
Onde Ficar
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias no Laos
Destinos de Férias em Destaque no Laos
Luang Prabang / Férias em Luang Prabang
Para quem procura o “coração sereno do Laos”, Luang Prabang, nas margens dos rios Mekong e Khan, é o destino ideal.
Cidade famosa pelos seus belos cafés de estilo europeu que estão localizados ao longo das margens do rio, esta área de Luang Prabang é Património Mundial da UNESCO.
Luang Prabang também conta com belos templos espalhados ao longo de toda a cidade.
Para os adeptos de caminhadas e trekking, as quedas de água Kuang Si são imperdíveis, onde encontrará cataratas azuis surpreendentes que têm piscinas profundas que são perfeitas para nadar.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Luang Prabang, Laos
Vientiane / Férias em Vientiane
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Vientiane, Laos
Vang Vieng / Férias em Vang Vieng
Situada entre Vientiane e Luang Prabang, Vang Vieng é um dos principais destinos de turistas de mochila às costas no Laos.
Vang Vieng tinha uma fama negativa, devido à vida nocturna surpreendentemente vibrante, por vezes, levada a extremos, no entanto, graças às acções tomadas pelo governo, essa imagem alterou-se bastante. Uma das principais razões para vir a Van Vieng é descer o rio Nam Song, onde é possível apreciar a exuberante paisagem da selva.
Há também outros pontos de interesse em Vang Vieng, como a Ceverna Tham Phu Kham, que é conhecido pela sua bela lagoa e estátua de bronze do Buda.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Vang Vieng, Laos
Pakse / Férias em Pakse
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Pakse, Laos
Savannakhet / Férias em Savannakhet
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Savannakhet, Laos
Thakhek / Férias em Thakhek
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Thakhek, Laos
Ban Khon / Férias em Ban Khon
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Ban Khon, Laos
Ban Dondét / Férias em Ban Dondét
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Ban Dondét, Laos
O que Visitar no Laos
Vientiane
A capital do Laos tem vindo a melhorar as suas infraestruturas nos últimos anos, como forma de melhorar as suas condições de habitabilidade, no entanto, a principal atração da cidade são os vários templos de cariz religiosos, além de algumas construções em estilo europeu. Esta mistura reflete toda a sua história e beleza peculiar, deixando agradado qualquer visitante.
Ao percorrer a cidade é possível encontrar vários traços deixados pelo imperialismo, nomeadamente o dos franceses, com a venda de baguetes em pequenas confeitarias e também os vinhos de boa qualidade.
Luang Prabang
Antigamente conhecida como Lanexang, Luang Prabang, é talvez a cidade mais tradicional e melhor preservada do Sudeste asiático. Mágica e encantadora, mantém uma grande reputação como baluarte da cultura do Laos com o seu esplêndido cenário natural e eterno sentimento. Em 1995, a UNESCO incluiu Luang Prabang no seu património mundial.
A cidade de Luang Prabang, a 140 km da capital, resume de modo singular a simpatia da população e a beleza do país. Atualmente com cerca de 16 mil habitantes, ostentou até 1975, o título de capital real. Hoje, ainda conserva 32 dos 66 templos ou wats existentes antes da colonização francesa. Situa-se entre os rios Mekong e Khan e é vulgarmente classificada como a mais bela cidade do Laos.
Cascatas de Kuang Si, Luang Prabang
Estas cascatas de cor turquesa situada perto de Luang Prabang é muito popular entre os viajantes em busca de explorar a beleza natural da paisagem do Laos.
Torrentes de águas azuis despencam os cerca de 60 metros pelos penhascos rochosos até lagoas calmas que são autênticas piscinas naturais, perfeitas para se refrescar nos dias quentes.
Há que, contudo ter em conta que, nem todas as lagoas são de acesso ao publico, algumas delas são consideradas locais sagrados, pelo que, deverá conferir sempre a sinalização existente antes de entrar na água.
Os caminhos bem conservados do parque são perfeitos para percorrer as pitorescas pontes de madeira sobre a água, que são locais perfeitos para capturar imagens idílicas das quedas.
Os viajantes podem fazer um piquenique ou pegar um tradicional tuk tuk nas proximidades antes de se aventurar no topo da Kuang Si. O local também inclui um centro de resgate de ursos e o Kuang Si Falls Butterfly Park, e ambos também merecem uma visita.
Cavernas Pak Ou, Luang Prabang
As milhares de miniaturas de madeira de figuras budistas que alinham as prateleiras das grutas de Pak Ou são o que tornam este destino único um destaque entre os viajantes de Luang Prabang.
Localizadas na confluência dos rios Mekong e Nam Ou, as cavernas ficam em um penhasco de calcário e só são acessíveis através dos barcos que serpenteiam ao longo do rio cênico Mekong e complementam essa experiência.
As cavernas servem como um influente local religioso para os latinos; antes de se tornar um local popular entre os visitantes de Laos, os nativos iam às cavernas durante o Ano Novo de Laos, em abril, para, numa cerimónia, lavar as estátuas de Buda.
Isto ainda é feito, e muitos haitianos ainda vêm para deixar as suas próprias figuras aqui, muitas vezes antigas, lascadas ou simplesmente substituídas em suas casas em Luang Prabang por uma peça mais recente. As estátuas representam Buda em várias formas, tamanhos e posições, incluindo meditação, paz e nirvana, e a coleção das cavernas tem crescido continuamente ao longo dos séculos.
Monte Phousi, Luang Prabang
Há que não goste da dificuldade que é percorrer as centenas de degraus que levam ao topo do Monte Phousi, mas não há dúvidas que a melhor vista para Luang Prabang é no pico desta colina de 150 metros no centro da cidade.
O Monte Phousi é sagrado para o povo do Laos, e o grande templo Wat Chom de 1804 fica lá em cima, onde você pode orar e comprar flores para oferecer como bênçãos.
Os caminhos sinuosos passam por paisagens cênicas e templos religiosos, como o Wat Tham Phou Si, no meio da encosta e facilmente visto graças aos seus enormes santuários dourados de Buda.
A partir do pico, você vai ver os destaques mais notáveis de Luang Prabang, desde o Museu do Palácio Real até os rios Mekong e Nam Khan.
Enquanto a vista panorâmica de 360 graus de Luang Prabang e sua paisagem circundante vale a caminhada até o topo, assistir o nascer do sol sobre o rio Mekong em setembro deste local é uma experiência realmente espetacular.
Planalto Bolaven
Temperaturas frias, solo fértil, cascatas deslumbrantes e plantações de café que cobrem suas colinas - este é o Planalto Bolaven.
Esta região de altitude mais elevada no sul do Laos tem sido muito utilizada como um centro de agricultura, começando com as tribos que praticavam a agricultura rotativa no planalto. Durante o início do século XX, colonizadores franceses começaram a cultivar café, chá, frutas e cardamomo na área.
Bem fora dos passeios tradicionais, o Planalto Bolaven atrai viajantes aventureiros com as temperaturas mais amenas e um cenário maravilhoso (incluindo Tat Fan, uma das cascatas mais impressionantes do país), vilarejos de tribos em colinas e sensação de isolamento. Os viajantes podem visitar as plantações de café, nadar na base de cascatas, fazer tirolesa através das árvores e aprender sobre as minorias étnicas da região em um dos vários vilarejos que recebem os turistas.