Marrocos, a terra do sol poente, é um reino do noroeste de África, que surpreende qualquer visitante graças aos seus imensos contrastes.
Apesar de metade do seu território ser ocupado pelo deserto, a diversidade de elementos naturais como lagos e quedas de água, desertos, oásis e montanhas povoam este lugar simplesmente mágico…
Marrocos é uma autentica simbiose entre elementos modernos e tradições seculares, onde a cultura das cidades imperiais, a aventura no deserto, o desfrute de paz e tranquilidade das praias se mesclam com a agitação dos Souks, a arte de regatear, a degustação de iguarias da gastronomia marroquina e a afabilidade das suas gentes, fazendo com que o viajante se sinta fascinado por este reino.
Aqui somos submersos em contínuas ondas de novas sensações que despertam emoções e fazem com que este destino permaneça para sempre na lembrança…
A Natureza
A diversidade geográfica de Marrocos compreende uma extensa variedade de espécies animais e vegetais, repartidas equitativamente entre as marismas das costas, as dunas dos seus desertos, os elevados cumes, as áridas estepes e as refrescantes sombras do oásis.
O deserto e a estepe, embora igualmente áridos, contêm espécies diferentes e partilham muitas outras variedades, nomeadamente o doum, uma palmeira anã, e as formosas Sabal Palmetto e Datileira, entre mais de 25 espécies. A mais comum é a Datileira com uma altura até 30 metros, embora não costumam viver mais de cinco anos. O seu fruto, o dátil, constitui um dos produtos de exportação mais importantes do país.
Nos bosques de cedros e de argânias destacam-se as peonias, as alfarrobeiras, o zimbro vermelho, o alfóstigo do Atlas, enquanto que nos cumes do Atlas predominam matorrais, xerófitos espinhosos e zimbros turíferos.
A fauna conta com animais perfeitamente adequados ao seu habitat como o chacal dourado que alimenta-se de lagartos e roedores e também, nos maus tempos, de fruta, o dromedário que, no inverno se cobre com um pelo mais longo, a perdiz moruna, o salamandro, o lagarto de cauda espinhosa e cobras como a Psammophis Shokari e aves como as gangas, as galinholas, os pintarroxos., os corredores, as colhalbas e os gorriões, assim como roedores, psammomys, meriones, jerbos ou os gerbilhos. Além destes existem muitas outras espécies entre as quais destacam-se as hienas, lebres, gazelas e gatos de Margarita.
Quando e como ir
Não existe uma época considerada ideal para visitar Marrocos, pois tudo depende dos objetivos da viagem pretendida.
Se pretender visitar a costa atlântica e fazer praia, a melhor altura para fazer férias em Marrocos é de Maio e Setembro, com temperaturas amenas e os termómetros a rondar os 22ºC.
Para os adeptos dos desportos de inverno e das férias na neve, o período entre Janeiro e Abril é o mais indicado, pois o mercúrio não ultrapassa os 10ºC.
As estações da Primavera e o Outono são as mais recomendáveis para a visita de algumas cidades como Marrakech, com temperaturas amenas e agradáveis, mesmo no pico do Inverno.
Na época de veraneio marroquina, nos meses de Julho e Agosto, o mercúrio dos termómetros rapidamente atinge os 45ºC, especialmente nas regiões desérticas, motivo pelo qual não se aconselha a visita a estas áreas.
Como Chegar a Marrocos:
Destino de acesso relativamente fácil e não muito caro, de Portugal poderá inclusive levar o seu carro para Marrocos e fazer o seu próprio roteiro de viagem. É só ir até Algeciras em Espanha e daí apanhar o ferry para Tanger.
Aeroportos em Destaque
Aeroporto Internacional de Mohammed V (CMN)
Aeroporto Marrakech-Menara (RAK)
Aeroporto Agadir - Al Massira (AGA)
Aeroporto Fes-Saiss (FEZ)
Aeroporto Rabat-Sale (RBA)
Nador International Airport (NDR)
Aeroporto Tangier-Boukhalef (TNG)
Aeroporto de Ouarzazate (OZZ)
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!
Onde Ficar em Marrocos:
Outra das coisas boas de Marrocos é a considerável oferta hoteleira, a preços bastante acessíveis, ora confira por si mesmo!
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Marrocos
Destinos de Férias em destaque em Marrocos:
Marraquexe / Férias em Marraquexe
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Marraquexe, Marrocos
Casablanca / Férias em Casablanca
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Casablanca, Marrocos
Agadir / Férias em Agadir
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Agadir, Marrocos
Tânger / Férias em Tânger
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Tânger, Marrocos
Fez / Férias em Fez
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Fez, Marrocos
Rabat / Férias em Rabat
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Rabat, Marrocos
Essaouira / Férias em Essaouira
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Essaouira, Marrocos
Merzouga / Férias em Merzouga
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Merzouga, Marrocos
O que fazer em Marrocos:
Festivais e eventos
As festividades marroquinas dependem de dois calendários diferentes.
As festas civis regem-se pelo calendário gregoriano, enquanto que as celebrações religiosas dependem do calendário lunar, com doze meses também, porém, mais curto que o solar pelo qual as festividades muçulmanas variam de datas dependendo do ano da hégira em que se encontra.
O ano marroquino começa a 1 de Janeiro com a celebração do Ano Novo e no dia 11 deste mesmo mês tem lugar a Manifestação da Independência.
A 3 de Março, tem lugar a festa civil mais importante de Marrocos, a Festa do Trono, na qual, todo o país veste as suas melhores roupas para dançar, cantar e desfrutar com maravilhosos fogos e outros variados e coloridos eventos, enquanto que no mês de Abril, chega o Aïd el-Kebir, evento no qual os muçulmanos comemoram o sacrifício de Abrahám e se conhece popularmente como a Festa do Carneiro.
O 1º de Maio, como em quase todos os países do mundo, celebra-se a Festa do Trabalho e no mesmo mês, tem inicio o ano muçulmano, com o primeiro dia da hégira ou o Primeiro Moharem.
A 23 de Maio celebra-se a Festa Nacional, e a 09 de Julho, a da Juventude, sendo ainda no mês de Julho, a comemoração do Mulud, a celebração do nascimento do Profeta.
O mês de Agosto conta com vários eventos, sendo o primeiro a 14, a Festa da Vassalagem no Uade Eddahab, e a 20, o Aniversário da Revolução do Rei e do Povo. As festividades civis finalizam a 18 de Novembro com a celebração da Festa da Independência. É importante salientar que as festas muçulmanas variam cada ano de acordo com o calendário lunar.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Marrocos