País frequentemente relegado para segundo plano na lista dos destinos de viagem, a Polónia é um destino com muita história e com uma beleza natural surpreendente.
Aeroportos em Destaque na Polónia
Aeroporto de Frederic Chopin em Varsóvia (WAW)
John Paul II International Airport Krakow-Balice (KRK)
Aeroporto de Copérnico Wroclaw (WRO)
Aeroporto Internacional de Katowice (KTW)
Gdansk Lech Walesa Airport (GDN)
Warsaw Modlin Airport (WMI)
Aeroporto de Poznan-Lawica (POZ)
Aeroporto Lodz Wtadystaw Reymont (LCJ)
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!
Onde Ficar na Polónia
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias na Polónia
Destinos de Férias populares na Polónia
Cracóvia / Férias em Cracóvia
Situada nas margens do rio Vístula, a cidade de Cracóvia remonta ao século VII e é, atualmente, um dos mais populares destinos de férias na Polónia.
Uma das mais antigas cidades da Polónia, Cracóvia conta com uma vasta história, cujos primeiros registos oficiais remontam do ano de 966.
Cracóvia foi capital da Polónia ao longo de quase seis séculos (até ao ano de 1596) e foi ainda capital do governo nazista durante a II Guerra Mundial e local do Campo de Concentração de Plaszow e da famosa fábrica de Oskar Schindler.
Uma cidade bastante pitoresca e com um charme único, Cracóvia, atualmente um dos principais centros da vida académica, cultural e artística polaca, assim como um dos polos económicos mais importantes, é certamente um dos grandes destinos de férias ou fim de semana na Polónia.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Cracóvia, Polónia
Varsóvia / Férias em Varsóvia
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Varsóvia, Polónia
Breslávia / Férias em Breslávia
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Breslávia, Polónia
Gdańsk / Férias em Gdańsk
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Gdańsk, Polónia
Poznań / Férias em Poznań
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Poznań, Polónia
Sopot / Férias em Sopot
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Sopot, Polónia
Kołobrzeg / Férias em Kołobrzeg
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Kołobrzeg, Polónia
Zakopane / Férias em Zakopane
Localizada no sopé das Montanhas Tatras, perto da fronteira com a Eslováquia, Zakopane é o mais famoso destino de férias de Inverno na Polónia.
Conhecida como a capital de inverno da Polónia, o destino turístico perfeito para esqui, snowboard e ski jumping, Zakopane conta com vários resorts de esqui nas proximidades, entre eles o Monte Gubalowka, Kasprowy Wierch e Nosal, assim como imensos trilhos de esqui cross country, ao longo das florestas ao redor de Zakopane.
O Monte Gubalowka pode ser alcançado diretamente do centro da cidade, através do teleférico.
Zakopane é também um excelente destino de férias no verão, com imensos locais para caminhadas, escalada e exploração das montanhas circundantes, bem como excursões mais longas para a Garganta do Rio Dunajec e para o Castelo Niedzica, a apenas 40 quilômetros de distância.
É também um ótimo lugar para experimentar a tradicional cultura Goral - um grupo de povos indígenas com a sua própria língua, comida, música, arquitetura e vestimentas.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Zakopane, Polónia
Wadowice / Férias em Wadowice
Terra natal do Papa João Paulo II, Wadowice é um pequeno município localizado no sul da Polônia.
Wadowice tem sido o local de colonização permanente desde o século X ou XI, e já foi um centro regional de artesanato e comércio.
Hoje, sua principal indústria é o turismo, atraindo 200 mil visitantes por ano.
As principais atrações de Wadowice são o Museu de João Paulo II, situado na casa onde viveu entre 1920 e 1938, e a vizinha Igreja da Apresentação da Santíssima Virgem Maria, local onde o papa foi batizado, crismado e que serviu na sua juventude.
Ao chegar a Wadowice, faça uma paragem no posto de turismo para levantar uma brochura que destaca um trilho de 11 pontos turísticos relacionados ao Papa João Paulo II.
Também vale a pena apreciar ao pormenor as casas do século XIX que rodeiam a Praça Papa João Paulo II, o Museu Municipal de Marcin Wadowita e o monumento ao escritor Emil Zegadlowicz, que muitas vezes escreveu sobre Wadowice.
Não saia Wadowice sem provar o kremowka, um doce famoso na cidade feito de creme, ovos, açúcar e brandy.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Wadowice, Polónia
Czestochowa / Férias em Czestochowa
Junto ao rio Rio Varta, no sul da Polônia, Czestochowa é lar do Mosteiro de Jasna Góra do século XIV, que atrai milhares de peregrinos de todo o mundo.
O mosteiro abriga a pintura da Madona Negra, um santuário para a Virgem Maria, que é creditado por muitos milagres, incluindo salvar o mosteiro de uma invasão dos suecos no século XVII.
Além do mosteiro, Czestochowa possui inúmeros museus, incluindo o Museu Regional de Czestochowa e o Museu da Mineração do Ferro Ore.
O museu regional consiste de várias partes: a Câmara Municipal, o Museu Halina Poswiatowska, a Galeria de Pintura dos séculos 19 e 20 e a Reserva Arqueológica da Cultura Lusatiana. Este último é um cemitério de 2500 anos de idade, que também apresenta exposições sobre a cultura lusatiana, da Idade do Bronze e do início da Idade do Ferro.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Czestochowa, Polónia
Chocholów / Férias em Chocholów
Chocholow é uma pequena vila situada na fronteira com a Eslováquia, no sul da Polônia, com uma excelente vista para as Montanhas Tatras.
Com a fundação da vila datada do século XVI, Chocholów é o lar do povo indígena Goral, e hoje representa a sobrevivência mais intacta de uma comunidade Goral tradicional. Como tal, ela tem a atmosfera de um museu a céu aberto, com uma rua principal alinhada por casas tradicionais de madeira.
As casas são protegidas pelo Museu Tatra em Zakopane nas proximidades, e não podem ser alteradas. Também são mantidas em boas condições, com manutenções e limpezas anuais.
Diz-se que a casa de nº 24 teria sido feita inteiramente com uma única árvore, e a casa de nº 75 apresenta um pequeno museu sobre a revolta em Chocholow contra o domínio austríaco em 1846. A única construção que não é de madeira na cidade é a Igreja de São Jacinto, uma igreja gótica de pedra que foi construída para substituir uma de madeira no século XIX.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Chocholów, Polónia
Património UNESCO na Polónia
Centro Histórico de Cracóvia
Por muitas que sejam as atrações existentes nesta bela cidade polaca, a mais espetacular e mais famosa é, sem dúvida o centro antigo de Cracóvia.
A Rynek Główny, a praça central, toda em paralelepípedos é a maior da Europa Central e também tem sido o epicentro da vida social, religiosa e política da cidade de Cracóvia desde a Idade Média.
Rynek Główny é ainda nos dias de hoje o coração moderno da cidade, repleta de arcadas Renascentistas esplêndidas da Sukiennce (galeria de roupas), a multi-facetada Basílica de Santa Maria e uma infinidade de cafés e bares.
Da praça, as vielas medievais se desdobram em todas as direções e atraem a atenção de praticamente todos os visitantes.
Nesse distrito encontram-se igrejas barrocas e um conjunto de arquiteturas Gótica, Renascentista e Barroca, assim como 25 museus sobre vários temas desde o Manga Japonês a fotografia e vitrais.
As coleções históricas podem ser visitadas em alguma das filiais do Museu Nacional e no Rynek Underground abaixo do Cloth Hall.
Mina de Sal Wieliczka, Cracóvia
A cerca de 14 quilómetros ao sudeste do centro de Cracóvia, situa-se Wieliczka, localidade bastante famosa pela sua profunda mina de sal que está em operação há 700 anos.
A Mina de Sal Wieliczka é um mundo misterioso de poços e câmaras, e tudo foi esculpido à mão a partir de blocos de sal.
Incluída na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 1978, a Mina de Sal Wieliczka é conhecida pelas qualidades conservantes do seu micro clima, bem como pelas propriedades rejuvenescedoras de respirar o "ar salgado" no seu interior.
Existe uma área delimitada, a uma profundidade de 135 metros, que é usada para tratamentos de onde as doenças alérgicas crônicas mediante uma pernoita no local.
Campos de Concentração de Auschwitz
O campo de concentração de Auschwitz foi fundado em abril de 1940 num quartel do exército polaco anterior à guerra, nos arredores de Oswiecim.
Originalmente destinado a presos políticos polacos, o acampamento foi "reaproveitado", como um centro dedicado ao genocídio dos judeus da Europa.
Com este objetivo, um campo muito maior em Birkenau (Brzezinka), também conhecido como Auschwitz II, foi construído a 2 km do local original, e outro em Monowitz. Estima-se atualmente que esta verdadeira fábrica de mortos tenha eliminado cerca de 1,6 milhões de pessoas, incluindo 1,1 milhões de judeus, 150 mil polacos e 23 mil ciganos.
Auschwitz foi apenas parcialmente destruída pelos nazistas em fuga, e os edifícios originais servem até hoje como um atestado sombrio da história do acampamento. Cerca de 13 dos 30 blocos prisionais ainda existentes hoje abrigam exposições, gerais ou dedicadas às vítimas de determinados países ou raças específicas que perderam seus cidadãos aqui.
Parque Nacional Białowieża / Belovezhskaya Pushcha (sítio transfronteiriço com a Bielorrússia)
Centro Histórico de Varsóvia
Patrimônio Mundial da UNESCO, esta área é obrigatoriamente incluída no roteiro de qualquer visitante que escolha Varsóvia, a capital da Polónia, para uns dias de férias.
A Praça do Mercado da Cidade Velha - ou Rynek Starego Miasta - é a parte mais antiga de Varsóvia, originalmente construída no final do século XIII.
Depois de ser destruída pelo exército alemão, foi restaurada após a II Guerra Mundial ao seu belo charme anterior à guerra, alinhada com as casas, lojas e restaurantes dos séculos XVII e XVIII.
No centro histórico de Varsóvia, os cafés estão no seu auge com vendedores ambulantes e artistas ao redor, numa atmosfera bastante agradável.
Faça uma pequena paragem aqui e prove a cerveja local assim como alguns dos pratos tradicionais polacos, enquanto admira a arquitetura incrível por todos os lados.
Cidade Antiga de Zamość
Castelo da Ordem Teutónica de Malbork
Cidade Medieval de Toruń
Kalwaria Zebrzydowska: Conjunto Arquitectónico Maneirista e Paisagístico e Parque de Peregrinação
Repousada no sopé da acidentada Cárpatos, ao sudoeste de Cracóvia, a cidade de Kalwaria Zebrzydowska cresceu para acomodar peregrinos que chegam em peso para conferir o complexo de telhados vermelhos e cúpulas de cobre das estruturas religiosas que ainda dominam a vida por lá até hoje.
Construído no século XVII, o ornamentado Santuário barroco de Kalwaria Zebrzydowska ofereceu aos católicos uma capela substituta da Santa Cruz de Jerusalém, que na época estava sob domínio turco e inacessível para os cristãos. Ele integra o Mosteiro Franciscano Bernardini e 42 capelas e igrejas, todos magnificamente localizados em vias entre bosques e simbolizando as Estações da Cruz no Calvário.
Igrejas da Paz em Jawor e Swidnica
Jawor
Świdnica
Igrejas de Madeira do Sul da Pequena Polónia
Parque Muskauer-Muzakowski (sítio transfronteiriço com a Alemanha)
Salão do Centenário em Wrocław
Tserkvas de madeira da região dos Cárpatos na Polônia e Ucrânia
Informação útil
Designação Oficial: República da Polónia
Capital: Varsóvia.
Língua oficial: A língua oficial é o polaco
População 2011: 38.441.588 habitantes.
Moeda: A moeda local é o zloty, subdividido em groszy. As caixas automáticas estão generalizadas nas grandes cidades. É possível efetuar levantamentos com cartões multibanco portugueses. Os cartões de crédito (Visa, Mastercard, American Express, Diners Club, Maestro, etc.) são aceites na maioria dos estabelecimentos das principais cidades polacas. As principais divisas podem ser trocadas nos bancos e nos cambistas (denominados “kantor”, em polaco).
Área Total: 312.679 km².
Fuso horário: UTC +1, +2.
Código telefónico internacional: +48.
Clima: O clima é caracterizado pela baixa humidade, Invernos bastantes frios e secos e Verões quentes e chuvosos. A temperatura média, no Inverno, varia entre -1ºC e -25ºC. Em Junho – Julho, a temperatura pode chegar a ultrapassar os 30ºC. Os meses de Setembro e Outubro têm temperaturas médias a situarem-se entre os 10º e os 15ºC.
Visto: Os cidadãos portugueses estão isentos de visto, sendo obrigatória a apresentação de bilhete de identidade, cartão de cidadão ou passaporte válido nos postos fronteiriços.
Restrições aduaneiras/Sanitárias à importação de produtos
Existem regulamentos quanto à importação e exportação de bens artísticos, especialmente aqueles criados antes de 1945 e considerados de valor cultural.
Ao entrarem na Polónia, casos os visitantes possuam dinheiro, cheques de viagem (“travelers checks”) ou outros meios pecuniários com valor superior a 5.000 euros, deverão requerer um formulário para declaração de bens, o qual deverá ser carimbado pelos serviços alfandegários e mantido pelo viajante até abandonar o país.
Fronteiras: Alemanha, República Checa, Eslováquia, Ucrânia, Bielorrússia, Rússia, Lituânia.
Locais a não perder: Cracóvia, Gdansk, Torun, Varsóvia, Poznan, Czestochowa, Malbork, Auschwitz, Montanhas Tatra, Floresta de Bialowieza, Dunas de Slowinski, Lublin.