Departamento ultramarino da França , situado em plena costa atlântica da América do Sul, a Guiana Francesa, imortalizada pelo famoso “Papillon” - fascinante história verídica de Henri Charrière, a Guiana Francesa é o que se pode considerar um autentico hino à Natureza.
Ocupa uma superfície de 86 504 km² e é limitada ao norte pelo Oceano Atlântico, a leste e a sul pelo Brasil e a oeste pelo Suriname.
Se é realmente um adepto da natureza e da aventura, não deixe de incluir a Guiana Francesa na lista de destinos a visitar.
Ocupa uma superfície de 86 504 km² e é limitada ao norte pelo Oceano Atlântico, a leste e a sul pelo Brasil e a oeste pelo Suriname.
Se é realmente um adepto da natureza e da aventura, não deixe de incluir a Guiana Francesa na lista de destinos a visitar.
Como chegar
O principal ponto de entrada via aérea é o aeroporto Internacional de Cayenne-Rochambeau - Félix Eboué Airport (CAY), localizado 13 km ao sul de Cayenne, capital da Guiana Francesa, um aeroporto construído durante a Segunda Guerra Mundial, em 1943, pelos militares dos Estados Unidos que precisaram enviar bombardeiros para a África.
Por terra poderá chegar à Guiana Francesa vindo do Estado de Amapá, no Brasil ou a partir do Suriname.
Aeroportos em destaque na Guiana Francesa:
Cayenne - Félix Eboué Airport (CAY)
Saint-Georges-de-l'Oyapock Airport (OYP)
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!
A Guiana Francesa dispõe de rotas aéreas regulares com a Europa, principalmente a França. Na América do Sul, existem rotas aéreas regulares para o Brasil, Equador, Suriname e Venezuela.
A partir de St. Laurent, é possível chegar ao Suriname de balsa até Albina e, a partir daí existem estradas que ligam Albina à Capital, Paramaribo.
Onde ficar na Guiana Francesa
Não sendo um destino especialmente vocacionado para turismo, a Guiana Francesa dispõe de uma oferta de alojamento turístico bastante limitada, concentrando-se na capital, Cayenne.
Aqui encontra a melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de férias na Guiana Francesa
Destaques na Guiana Francesa:
Cayenne / Férias em Cayenne
A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de férias em Cayenne, Guiana Francesa
Sobre a Guiana Francesa
Capital: Cayenne
Cidade mais populosa: Cayenne
Língua oficial: francês
Governo: Região e departamento ultramarino da República Francesa
Área Total: 83 846 km²
População: cerca de 221 500 hab.
Moeda: Euro (EUR)
Fuso horário: -3
Clima: Tropical Equatorial
Economia: A pesca e a extração mineral, principalmente de ouro são a principal base da economia da Guiana Francesa. Existe um considerável fluxo de imigração ilegal, principalmente do Brasil, Haiti e Suriname, atraídos pelo ouro.
Geografia
A Guiana Francesa situa-se ao norte da América do Sul, tem uma extensão territorial de 89 150 km² (dos quais 12 500 km² são a Guiana propriamente dita, sendo o restante, o território interno de Inini.
A Guiana Francesas é limitada a norte pelo oceano Atlântico, a sul e a leste pelo Brasil e a oeste pelo Suriname. O perímetro de suas fronteiras soma 1 183 km e sua faixa litorânea mede 378 km.
Região maioritariamente plana e com poucas colinas, a Guiana Francesa tem como ponto mais alto Bellevue de Inini a 851 metros acima do nível do mar.
Os rios são de escassa longitude, têm enormes caudais, sendo um importante meio de transporte para o interior deste Departamento Ultramarino Francês.
Os Rios mais importantes da Guiana Francesa são o Mana, Sinnamary, Approuague e Oiapoque.
O clima, Fauna e Flora
O clima tropical, faz da Guiana Francesa um destino bastante chuvoso, quente e húmido na maior parte do ano.
Os furacões que são gerados no oceano atlântico dificilmente chegam à Guiana Francesa.
A temperatura média da Guiana Francesa é de 27 °C e a precipitação superam os 3 000 mm anuais. Um dia típico na floresta da Guiana Francesa é muito quente durante o dia e chuvoso no final da tarde.
A flora é característica da floresta tropical, extremamente diversificada e densa.
A maior parte da Guiana Francesa está coberta por uma floresta tropical densa que fica ainda mais impenetrável na proximidade dos rios.
Calcula-se que existam aqui mais de 60.000 espécies de árvores, algumas delas centenárias, como o ébano, com alturas que podem ultrapassar os 80 m.
O Ecoturismo tem conhecido algum desenvolvimento nos últimos anos, especialmente junto à região costeira
A nível de fauna, é possível encontrar considerável variedade de peixes, aves, répteis, insetos e mamíferos na Guiana Francesa, destacando-se a onça-pintada, araras e papagaios, serpentes, antas, tatus, jacarés e macacos.
Cultura
A Guiana Francesa é predominantemente Católica, o francês é a língua oficial, mas guianês crioulo, arawak, caribenho, emerillon, oyapi, palicur e wayana são também dialetos falados.
O estilo dos cafés e calçadas francesas misturam-se com os costumes locais, música e dança caribenha.
Eventos
O Carnaval é o evento mais importante do país, com desfiles e festas caribenhas misturadas com uma atmosfera francesa. Cayenne, a capital da Guiana Francesa é o melhor local para desfrutar do Carnaval.