Concelho de Lagoa
Uma praia simplesmente encantadora, não se situasse ela junto a uma pitoresca aldeia de pescadores.
A praia surge no fundo de um vale muito cavado, junto ao pequeno porto de pesca de Benagil; já a povoação piscatória que batiza a praia dispõe-se em posição altaneira no topo da arriba.
O acesso à praia desemboca na zona reservada às embarcações de pesca, as quais também se ocupam das visitas às grutas marinhas e praias selvagens da região.
O Algar de Benagil, a curta distância da Praia de Benagil é um dos locais de visita obrigatória no Algarve
Passando os barcos coloridos, o areal estende-se para nascente até à imponente arriba de tons ocres, talhada em rochas carbonatadas muito ricas em fósseis marinhos, também chamadas de concheiros, que testemunham uma época pretérita em que o nível do mar se encontrava mais para o interior.
Estas rochas encontram-se agora muito esculpidas e modeladas pela ação conjunta da água da chuva (que promove a dissolução da rocha calcária) e da força mecânica do mar.
Em Benagil são visíveis modelados rochosos típicos das paisagens cársicas, como grutas ou algares em corte, na face da arriba.
Dada a possibilidade de ocorrência de derrocadas e de desprendimento de pedras, recomenda-se que mantenha uma distância de segurança relativamente às arribas. A praia está classificada como praia de uso limitado uma vez que larga extensão do areal se encontra inserida em zona de risco de derrocada.
Acesso viário alcatroado a partir de Lagoa ou então da EN 125, virando para sul junto à Escola Internacional do Algarve e seguindo as indicações para a praia. Estacionamento na berma da estrada. Restaurante e wc na proximidade da praia; habitualmente não possui vigilância balnear. Orientação: sul.