Férias no Dubai é sinónimo de uma incrível viagem ao exotismo cosmopolita no seu expoente máximo. Um destino cujo encanto e as diferenças vão conquistá-lo no que será certamente umas férias inesquecíveis.
Natureza e entretenimento
O Dubai oferece aos seus visitantes múltiplas atracões e atividades quer em terra quer na água. Desde os mistérios do deserto, com as suas dunas majestosas e os seus oásis, às montanhas que o rodeiam, das praias de areias prateadas até aos imponentes edifícios, o Dubai tem sempre algo que vale a pena explorar.
Compras no Dubai
Apesar das múltiplas atrações que vai encontrar no Dubai certamente passará muito do seu tempo de férias nos centros comerciais do Dubai ou nos típicos souks.
O Dubai é um autêntico paraíso para as compras pois o fato da comercialização dos seus produtos serem livres de impostos faz com que seja possível a compra de muitos artigos, nomeadamente artigos eletrónicos, câmaras, relógios, perfumes, cosméticos e joalharia a preços bem mais baixos comparativamente aos países europeus.
Para além das compras, encontrará ainda nos gigantescos centros comerciais um sem numero de atrações que o vão surpreender.
Quando e como ir
A melhor altura para visitar o Dubai é entre os meses de Novembro a Março, “Inverno” no Dubai porque as chuvas que possam cair refrescam o ambiente, já que durante o Verão as temperaturas são extremamente elevadas.
Várias companhias europeias voam diariamente ou até 2 vezes por dia para o Dubai, e em cerca de nove horas fazem a ligação Lisboa - Dubai, via Londres, Paris, Frankfurt ou Amesterdão. A Emirates, companhia aérea do Dubai, também possui inúmeros voos a partir de várias cidades europeias.
Os encantos do Dubai são surpreendentes e o contraste entre o seu estilo cosmopolita e as suas tradições é único.
Zonas de interesse - As Atrações do Dubai
Com a sua mistura única entre o tradicional e o moderno, descanso e aventura, o Dubai é um dos destinos mais excitantes do mundo.
No Dubai podem encontrar-se uma miscelânea de ambientes que vão desde os dourados e os aromáticos souks aos hotéis e resorts ultramodernos em frente ao mar.
Existem três locais arqueológicos no Dubai. Estão localizados em Al Ghusals, Al Sufooh e Jumeirah. Al Ghusals e Al Sufooh têm túmulos com mais de 2000 anos, e podem encontrar-se artefactos dos séculos VII ao XV.
Bastakiya
O velho distrito de Bastakiya com as suas ruas estreitas e as suas enormes torres de vento dá um tentador vislumbre do que era o antigo Dubai. Estas torres não eram meramente decorativas já que eram a única forma de refrescar as casas antes do aparecimento da electricidade.
Gold Souk
Diferente de tudo que você já viu no mundo, o Gold Souk de Dubai é um mercado que apresenta uma quantidade incrível de joias de ouro. Com mais de 300 joalheiros no local para atender qualquer das suas necessidades relacionadas a ouro, as ruas lotam de visitantes do mundo inteiro, impressionados com tanto ouro em exposição, e claro, com os maravilhosos preços do souk.
Seja querendo comprar ou apenas ver, o Gold Souk certamente vale a sua visita. Com uma média de 10 toneladas de ouro disponíveis no local, você com certeza vai ficar maravilhado com tanto brilho, em praticamente qualquer estilo que você possa imaginar e disponível em uma variedade de cores, incluindo branco, dourado e rosa.
Se você vier para comprar, prepare-se para pechinchar: é totalmente esperado que você negocie o preço de qualquer produto.
Burj Khalifa, o mais famoso Ícone do Dubai
Com os seus 828 metros de altura o que faz com que seja o mais alto edifício do mundo, o Burj é o mais famoso ícone do Dubai.
Com toda a naturalidade, o imponente Burj Khalifa domina a linha do horizonte do Dubai, mas a melhor forma de apreciar toda a beleza e espetacularidade do edifício é de perto ou do seu interior. Nos dias claros, a vista a partir do posto de observação no piso 124 é absolutamente espantosa, superada apenas pela vista a partir do luxuoso At The Top Sky Lounge no 148.º piso. E para aqueles que sempre sonharam tomar uma refeição nas nuvens, o At.mosphere no piso 122 é o local ideal.
O Burj Khalifa situa-se no distrito de Downtown Dubai, uma áres repleta de atrações a curta distância.
The Dubai Mall, o Paraíso das Compras no Dubai
Para uma experiência de compras simplesmente inesquecível, nada como aproveitar a visita ao Burj Khalifa e juntar um passeio pelo Dubai Mall.
Situado mesmo ao lado do Burj Khalifa, o The Dubai Mall é muito mais que um simples Centro comercial é um verdadeiro mundo à parte, personificando na prefeição toda e excentricidade e luxo levado ao extremo neste brilhante destino.
Nem um dia inteiro será suficiente para uma visita completa ao Dubai Mall, por mais rápida que seja. Para além das suas mais de 1200 lojas e 150 restaurantes, o Dubai Mall abriga ainda um parque temático coberto, uma pista de gelo, uma enorme cascata coberta, uma fonte ao ar livre com incríveis coreografais e o gigante Aquário e Zoo Subaquático do Dubai.
The Dubai Fountain
Situada na base do icónico Burj Khalifa, mesmo à frente do Dubai Mall, a Fonte do Dubai tem o maior sistema de repuxo coreografado do mundo. Este popular espetáculo de água projeta jatos de água a uma altura de 150 metros. Cada jato iluminado colorido flutua ao ritmo de vários números musicais de todo o mundo, produzindo o que se tornou num dos espetáculos mais populares no Dubai. Existem duas exibições durante a tarde, às 13h e 13h30, exceto às sextas-feiras que é das 13h30 às 14h00. As exibições notirnas iniciam-se ao pôr-do-sol e ocorrem a cada 30 minutos até às 23h00, quando toca a última música.
Aldeias Beduínas
Uma visita a uma das aldeias beduínas é uma experiência diferente, onde pode ter um vislumbre da vida no deserto.
Acampamento Beduíno
Os beduínos são grupos étnicos que moram no deserto, encontrados em toda a Península Arábica. Enquanto a rápida modernização em toda a região levou a maioria desses ex-pastores e comerciantes nômades a buscar novos estilos de vida nas cidades, ainda é possível para os visitantes a experiência de uma noite em um acampamento beduíno tradicional.
Localizados nas dunas do deserto de Dubai, longe de qualquer sinal de habitação humana permanente, estes acampamentos oferecem aos visitantes uma perspectiva sobre como é a vida de uma família que tenta sobreviver na paisagem agreste do deserto. Uma noite típica inclui um jantar compartilhado, enquanto você se acomoda em tapetes árabes, a dança do ventre e tempo para conversar e fumar shisha.
A experiência pode terminar assim, ou você pode optar por passar a noite no acampamento no deserto sob as estrelas. Para aproveitar ao máximo o seu tempo no deserto, combine com um safari de camelo ou excursão pelas dunas.
Shopping Wafi City
Embora muitas vezes esquecido em favor dos mais novos Dubai Mall e Mall of the Emirates, o Wafi City é um dos centros comerciais mais arquitetonicamente interessantes (e menos cheios) de Dubai. O exterior inspirado na temática egípcia é um pouco exagerado, mas lá dentro, seus visitantes encontram 350 lojas e mais de 30 restaurantes, muitos deles internacionalmente reconhecidos.
Um dos destaques de uma visita ao Wafi City é o Souq Khan Murjan, uma recriação moderna de um bazar tradicional do século XIV, onde 150 vendedores exibem artes e artesanato de toda a região árabe. Dentro do shopping, as famílias podem se divertir no mini golf de 18 buracos que brilham no escuro, Tee and Putt, e as crianças podem gastar a sua energia no Kids Connection, um grande centro de lazer e galeria coberta. Todas as noites, o shopping abriga um show gratuito de luz e som no seu pátio central.
Porto de Cruzeiros de Dubai
Cintilantes arranha-céus e condomínios elevados emergem muito acima das areias do deserto neste porto único no coração do Oriente Médio. Enquanto os resorts de esqui indoor, hotéis de luxo, praias de areia branca e lojas duty-free fizeram de Dubai um país encantado para adultos, viajantes ainda podem experimentar alguns dos antigos charmes da cidade (e a beleza natural do deserto local) em uma excursão de um dia deste porto tão popular.
Comece o dia explorando o passado de Dubai em Dubai Creek. Este marco divide a área de negócios da área turística da cidade e é um local ideal para testemunhar onde o passado encontra o presente. Pare na Casa de Sheikh Saeed al-Maktoum para se saber como Dubai era antes do comércio de petróleo avancar por aqui. Depois vá até a plataforma de observação no andar 124 do Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, para uma vista inigualável da cidade. Termine o dia com uma parada no Burj Al Arab, o único hotel sete estrelas do planeta.
Sheikh Saeed Al-Maktoum House
Visite a antiga casa e sede do governo da família governante Al Maktoum, Sheikh Saeed Al-Maktoum House, construída em 1894 para o avô do atual governante e atualmente preservada como um museu.
No seu interior você verá fotografias históricas, documentos e móveis, mas a verdadeira emoção é apenas entrar em uma casa de tanto destaque, uma das construções mais antigas da cidade.
O prédio é um exemplo clássico da arquitetura árabe, completo com pitorescas torres eólicas para apanhar as brisas refrescantes que vem do Golfo. Da cobertura, você pode admirar uma vista panorâmica do Creek e dos arranha-céus de Dubai.
Palm Jumeirah, a famosa Ilha artificial em forma de palmeira
Uma ilha construída pelo homem com a forma de uma palmeira, "só mesmo no Dubai"! Palm Jumeirah é uma das maiores ilhas artificiais do mundo e um triunfo do engenho humano. Tanto os residentes locais como os turistas apreciam a vasta gama de hotéis de luxo do Palm, incluindo o Waldorf Astoria, Fairmont, One & Only, Jumeirah Zabeel Saray e, talvez mais notavelmente, o icónico Atlantis, The Palm. Com um monocarril que percorre o "tronco" e faz a ligação ao sistema de elétricos do continente, chegar lá não poderia ser mais fácil.
The World é outro projeto igualmente ambicioso nas águas do Golfo Pérsico, a 4 km da costa.
Aquário Lost Chambers no Atlantis The Palm
O Aquário Lost Chambers no Atlantis The Palm guia os visitantes através de uma série de labirintos e túneis enquanto eles exploram as ruínas submersas de Atlantis. Este criativo aquário abriga cerca de 65 mil animais aquáticos, incluindo 12 espécies de arraias e tubarões.
Diferentemente da maioria dos aquários, The Lost Chambers tem um passado admirável, acrescentando um contexto às visitas. De acordo com o "mito" do hotel, uma série de passagens e ruínas foram descobertas quando o resort estava sendo construído - ruínas que foram mais tarde usadas para ser a "cidade perdida de Atlantis". Ao percorrer as diferentes exposições, você não só vai obter informações sobre a vida marinha, mas também sobre história e cultura de Atlantis.
Bastakia Quarter (Bur Bastakia)
O belo Bastakia Quarter, ou Bur Bastakia, é o coração histórico de Dubai. Aqui, nas estreitas vias brancas, vistas por elevadas torres de vento das tradicionais moradias, o brilho e o glamour da Rua Sheikh Zayed e do Shopping Mall of the Emirates dão uma sensação de séculos distantes.
Este é um lugar para passear e absorver a atmosfera, vislumbrando através de portões fechados dos pátios tranquilos de casas tradicionais, ouvindo o som de fontes gotejantes e admirando os sprays de buganvílias roxas que adicionam uma pitada de cor às paredes altas e brancas dos corredores.
Muitos dos belissímos pátios dos edifcios sediam galerias de arte apresentando os trabalhos de artistas locais, e seus cafés a céu aberto fornecem um oásis relaxante. Um colorido mercado Souq é realizado aqui aos sábados, exibindo livros, artes e moda.
Dubai Spice Souk
Dubai pode até ter o maior shopping center do mundo, mas para muitos visitantes, o melhor lugar para compras pode ser encontrado em souks (mercados) tradicionais da cidade. Cada um destes mercados históricos é especializado em um produto ou categoria de produtos, e um dos mais famosos, e um dos mais picantes, souks de Dubai, é o Spice Souk.
Localizado na parte oriental de Dubai ao lado do Gold Souk, o Spice Souk inclui uma pequena áera de ruas estreitas ladeadas por lojinhas que vendem quase qualquer tempero que você possa imaginar. Sacos e caixas enormes de especiarias coloridas e perfumadas – tudo, a partir de incenso e açafrão até pimentas secas – transbordam pelas ruas. Você também vai encontrar lojas que vendem incenso e ‘sheesha’, tipo de tabaco fumado em um cachimbo com água. Se estiver vindo para comprar especiarias, esteja preparado para negociar; saber os números básicos em árabe, vai lhe ajudar, e muito!
Shopping Mall of the Emirates
O Mall of the Emirates, o segundo maior complexo comercial de Dubai depois do Dubai Mall, abriga 560 varejistas internacionais, espalhados em um espaço de 233 mil metros quadrados. Os superlativos são abundantes por aqui - o shopping abriga o maior supermercado Carrefour da cidade e 60 lojas fizeram a sua estreia no Oriente Médio neste complexo.
Enquanto as compras continuam sendo um grande atrativo para o Mall of the Emirates, até os menos consumistas vão encontrar algo para fazer. Ski Dubai (a primeira pista de esqui coberta na região), as telas do VOX Cinemas, a galeria do Magic Planet e seu centro de entretenimento, a área de jogos Peekaboo e o Dubai Community Theatre & Art Centre também ficam aqui dentro do Mall of the Emirates. Dois hotéis cinco estrelas, o Kempinski Mall of the Emirates e o Sheraton Dubai Mall of the Emirates Hotel ficam adjacentes ao shopping.
Hotel Atlantis, The Palm
Só em Dubai um hotel pode ser considerado uma atração turística de destaque, e este é o caso do extravagante Hotel Atlantis, The Palm. Os 1539 quartos do resort, cujo tema é o oceano, se projetam acima do Golfo Persa, em torno da Palm Island, uma ilha artificial, ao longo da costa de Dubai, e o complexo incluiu 17 hectares de área de entretenimento.
Mesmo que você não seja um hóspede do resort, vale a pena passar um dia desfrutando de tudo o que ele tem para oferecer. Seguindo o tema do resort, muitas das atrações são aquáticas. O Aquaventure Waterpark abriga 42 brinquedos e atrações, incluindo um tobogã quase vertical. Dolphin Bay deixa os visitantes frente a frente com algumas das criaturas mais cativantes e inteligentes do oceano, enquanto o The Lost Chambers Aquarium envolve uma viagem através da cidade perdida de Atlantis, rodeada por milhares de espécies marinhas.
Aquário e Zoológico Subaquático de Dubai
Dubai não é um lugar para estruturas de pequena escala, e o Aquário de Dubai não é nenhuma exceção. Com um dos maiores painéis de acrílico em plataformas de observação do mundo, bem como a maior coleção do mundo de tubarões de areia, o seu maior tanque permite ver claramente mais de 33 mil animais marinhos. O tanque principal mede 51 metros de comprimento e 20 metros de profundidade, trazendo as maravilhas do mar para terra. Com um total de 10 milhões de litros d'água, ele é o maior aquário suspenso no mundo.
Os visitantes podem ficar cercados pela vida marinha em um enorme túnel subaquático, uma vista de 270 graus que conduz ao jardim zoológico subaquático. O zoológico subaquático apresenta vários habitats marinhos, com espécies impressionantes, como piranhas, crocodilos, lontras e peixes arqueiros. O aquário também oferece uma série de experiências imersivas de snorkel e mergulho em gaiolas, até passeios de barco com fundo de vidro e encontros com tubarões.
Jumeirah Beach Park
Se você está visitando Dubai, provavelmente vai querer passar algum tempo na praia. Embora muitos dos grandes resorts à beira-mar limitem o acesso à praia a apenas os seus hóspedes, a cidade tem várias praias públicas, e Jumeirah Beach Park é de longe a melhor delas.
Jumeirah Beach Park foi inaugurado em 1989 como o primeiro parque de praia em Dubai. Hoje em dia, os 12 hectares de espaço verde à beira-mar abrigam quadras de vôlei, chuveiros, mesas de piquenique, playgrounds, quiosques de alimentação, áreas de churrasco e salva-vidas monitorando o trecho de areia da praia. As instalações são as melhores que você vai encontrar em praticamente qualquer praia pública daqui.
Sharjah
Sharjah, a "Pérola do Golfo", é o terceiro maior Emirado e o único a desfrutar de litoral tanto no Golfo Pérsico quanto no Golfo de Omã. A UNESCO designou esta cidade próxima a Dubai como a Capital da Cultura Árabe em 1998, e ela faz jus ao título, oferecendo aos visitantes uma variedade de experiências culturais, de antigos souks a museus de arte moderna.
A maioria dos visitantes começa explorando o Sharjah, a Área de Patrimônio, localizado perto de Corniche. Aqui você vai encontrar o Museu Sharjah da Civilização Islâmica, o maravilhosamente restaurado Al Hisn Fort e o Souq al-Arsah, que acredita-se ser o mais antigo souk nos Emirados Árabes Unidos. Se você veio a Dubai para fazer compras, o Sharjah vale a visita pelo seu Al Markazi Souk. Este mercado de vários andares contém mais de 600 tendas que vendem todos os tipos de roupas, lembranças e utensílios domésticos, e é considerado um dos melhores lugares da região para comprar tapetes árabes.
Burj Nahar
Burj Nahar, construída em 1870, em Deira, é uma das três torres de vigia que guardam a cidade.
Os jardins pitorescos e as torres de vigiam são o cenário perfeito para fotógrafos, profissionais e amadores que visitam estas torres magníficas.
Deira
O Souk de Deira tem mais de indiano que de árabe, com os seus têxteis coloridos, as especiarias e henna.
O Souk do Ouro é um dos maiores mercados de ouro do mundo, onde se vendem desde lingotes a peças extraordinárias de joalharia a preços bastante interessantes.
As estreitas ruas do Souk das Especiarias estão impregnadas dos aromas de cravo-da-índia, canela, gengibre e incenso, importados de todo o Médio Oriente, que se encontram expostos nas bancas, oferecendo um espectáculo de cor e aroma único.
Dubai Creek
O Dubai Creek é considerada uma das mais importantes e seguras enseadas para todos os diferentes tipos de navios.
Possui um envolvimento lindíssimo e uma atmosfera muito serena. Os “Abras” são usados como táxis aquáticos atravessando a enseada desde Deira até Bur Dubai.
Burj Al-Arab
O maior ícone de Dubai é o Burj Al-Arab, o famoso hotel em forma de vela de frente para o Golfo Pérsico. Único hotel sete estrelas do mundo, ele é realmente típico dos filmes de James Bond. Repleto de bares e restaurantes, o hotel é um mundo dentro de outro mundo, com convidados aproveitando cada serviço que você pode imaginar em suas sofisticadas suítes.
Para a maioria de nós, tirar aquela maravilhosa foto do hotel se projetando para o mar é o mais próximo que vamos chegar do Burj Al-Arab. Meros mortais podem visitar, mas antes que você possa chegar até a porta da frente você tem que fazer uma reserva com antecedência, e taxas altas são cobradas para fazer turismo.
A melhor maneira de visitar é fazer uma reserva em um dos muitos bares ou restaurantes do hotel. O restaurante Al Muntaha e o adjacente Skyview Bar são os melhores para obter vistas panorâmicas.
Museu do Dubai
O ano de 1799 marca a construção do Forte Al Fahidi, erguido para defender a cidade das invasões. Este forte é nos dias de hoje o Museu do Dubai e possui uma colecção de mapas que mostram a expansão do Dubai entre os anos de 1960 a 1980.
Aqui é possível uma viagem única à vida do deserto, às tradicionais casas árabes, mesquitas e as actividades que foram o meio de subsistência dos povos nómadas. Os artefactos obtidos dos túmulos encontrados nas zonas arqueológicas também se encontram em exibição bem como instrumentos musicais e armas mortíferas, como espadas, lanças, arcos e flechas, pistolas e machados.
Reserva de Conservação do Deserto de Dubai
Primeiro Parque Nacional dos Emirados Árabes Unidos, a Reserva de Conservação do Deserto de Dubai é a maior área dedicada a um único projeto do governo de Dubai. Esta região de dunas inconstantes e fauna do deserto já foi uma enorme fazenda de camelos, mas quando o Sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum a comprou em 1993, inspirado pelos parques nacionais da África do Sul, decidiu que Dubai precisava da sua própria reserva.
Cerca de 5% da área terrestre de Dubai (225 km2) foram cercados, como uma forma de proteger as espécies indígenas. Desde então, mais de 6 mil árvores foram plantadas, a fim de substituir o que foi devastado ou comido pelos camelos, e gramíneas e arbustos indígenas foram regenerados, para promover a biodiversidade.
Mas a verdadeira história de sucesso do Parque Nacional é o do órix árabe. Antes que ele fosse criado em 2003, o órix árabe estava ameaçado de extinção. Atualmente, bem mais de uma centena vive no local.
Ski Dubai
Instalado em um dos maiores shoppings do mundo, o Ski Dubai é o primeiro e maior resort de esqui no Oriente Médio e maior parque de neve coberto do mundo. Você pode experimentar um tobogã e corridas de trenó, escalar uma torre ou entrar na caverna de gelo. Ah, tem também os pinguins, que saem das suas tocas várias vezes ao dia.
Inaugurado em novembro de 2005, o resort de esqui tem cinco pistas de diferentes níveis de dificuldade, comprimentos e inclinações. Para os iniciantes, tem as descidas menores, e você também pode contratar o seu próprio instrutor de esqui. Quem tem mais experiência pode aproveitar o Freestyle Zone do Ski Dubai, onde é possível praticar acrobacias.
Você vai esquiar em neve de verdade por aqui, o que significa que a temperatura deve ser mantida em torno dos -4C. Roupas de inverno estão incluídas no seu passe de esqui, então você não precisa se preocupar muito com o frio, especialmente depois de pedir um chocolate quente!
Marina de Dubai
A auto-proclamada "mais luxuosa marina já feita pelo homem no mundo" também é a maior; a Marina de Dubai é um projeto que cobre 4 milhões de metros quadrados, cujo construção começou em 2003 como parte da onda de desenvolvimeto que transformou (e continua transformando) a então paisagem desértica em uma floresta de arranha-céus.
Lar de uma grande concentração de expatriados ocidentais, a Marina de Dubai também abriga atrações como o parque aquático Wild Wadi, com seus 30 brinquedos aquáticos, o Gravity Zone Bungee Jump, o Dolphin Bay e a Dubai Marina Walk, um calçadão à beira-mar lotado com mais de 300 lojas e restaurantes. Abrigando alguns dos mais luxuosos hotéis e mais famosas discotecas de Dubai, é um bairro onde muitos visitantes vem tanto para ficar quanto para se divertir.
Grande Mesquita
A mesquita, reconstruída em 1998, está localizada na parte do Bur Dubai e possui o minarete mais alto da cidade. Tem 45 pequenas cúpulas e 9 maiores, ostentando vitrais lindíssimos, o que a torna uma imagem marcante na cidade.
Mesquita de Jumeirah
A Mesquita de Jumeirah é uma das mais belas de todas e um dos mais belos exemplares da arquitectura islâmica. A sua beleza ganha um esplendor especial quando o sol se põe e os seus raios incidem na mesquita envolvendo-a com numa luz dourada.
Hatta – Montanhas Hajar
Hatta é uma das vilas mais antigas do Dubai, com 20 ou 30 séculos de história, e que se encontra aninhada nas Montanhas Hajar, a 96km da capital deste Emirato. Construída no meio de um oásis encanta os seus visitantes com o contraste entre os seus edifícios e a paisagem circundante. No entanto umas das suas maiores atracções são as piscinas naturais, escavadas nas rochas, com os seus imponentes corredores rochosos e as suas águas turquesas.
Wild Wadi Water Park
Entre o Burj al Arab e o Jumeirah Beach Hotel existe um parque aquático com 23 canais e escorregas, o Wild Wadi. Para o mais corajoso há um escorrega com 33m de altura em que se atingem os 80km/h. O cenário baseia-se na história de Sinbad, o marinheiro e até a loja é uma cópia da cave de Aladino.
Delfinário de Dubai
No Delfinário de Dubai você pode ver seis golfinhos e seis focas se apresentando em um espetáculo cheio de acrobacias, dança, malabarismo, saltos em aros e pinturas. Você leu certo: pinturas! O show de 45 minutos é uma popular atração de Dubai, e recebe mais de 30 mil visitantes por mês.
Aberto pelo governo de Dubai em 2008, para educar as gerações mais jovens sobre a vida e a protecção do meio marinho, o Delfinário de Dubai é o primeiro centro marinho no Oriente Médio a ser totalmente coberto e ar-condicionado. Sessões de fotos com os golfinhos e focas estão disponíveis, e você pode até nadar com os golfinhos.
Outra atração popular no Delfinário de Dubai é o Creek Park Bird Show, onde mais de 20 espécies de aves voam sobre o público. O aquário de golfinhos também é o lar do único labirinto de espelhos dos Emirados Árabes Unidos, e de um cinema 5D e 7D. Há também uma nova área temática subaquática para crianças pequenas brincarem.
Global Village
No ano passado, cerca de 5 milhões de pessoas visitaram Global Village - um brilhante centro de entretenimento de Dubai com jogos, brinquedos, comidas e muita diversão. Os viajantes podem encontrar lojas reconhecidas internacionalmente, uma grande variedade de restaurantes e shows ao vivo - desde danças folclóricas a peripécias de dublês destemidos - neste parque de diversões no coração dos Emirados Árabes Unidos.
O Global Village destaca não só o que torna a cultura e as tradições de Dubai tão únicas, mas também a obsessão deles pelo brilho e luxo. De qualquer forma, quem vem logo observa que as opções de entretenimento daqui vão muito além do sabor local. Shows infantis entretêm os mais jovens, enquanto concertos internacionais e artistas de rua oferecem algo para os adultos. E para aqueles que querem aproveitar os brinquedos, dezenas de opções no estilo parque de diversões estão disponíveis para crianças, famílias e aventureiros em geral.
iFly Dubai
Localizado no Shopping Center Mirdif, iFly Dubai é um centro coberto de paraquedismo. Se esta for a sua primeira vez, você começará com um curso teórico especializado com um instrutor qualificado, que vai te ensinar como diferentes posições podem controlar seu voo. Depois disso, você será equipado com sua vestimenta de paraquedismo, capacete e óculos de proteção, e assim você estará pronto para se jogar!
É hora de ir para o lado de dentro do túnel de vento com altura de 10 metros. Você vai sentir como se estivesse em queda livre, mas, na verdade, você estará a três metros de altura (e até mais alto quando você pegar mais prática), com colunas verticais de vento que irão te manter flutuando. Familiares e amigos poderão ver o seu progresso através da parede de vidro acrílico, e você também poderá comprar vídeos e fotos de sua experiência.
Metro de Dubai
Uma das maneiras mais rápidas e convenientes de se locomover em Dubai é o Metro. Inaugurado em 2010, o metrô apresenta trens automatizados, cada um com cinco vagões, incluindo um reservado para mulheres e crianças.
Até agora, duas linhas estão operando; a Linha Vermelha é em sua maioria paralela a Sheikh Zayed Road e dispõe de 29 estações, com um tempo total de viagem de uma extremidade a outra de 1h12, enquanto a Linha Verde atende 20 estações entre o Dubai Airport Free Zone e Dubai Healthcare City, levando 1h23 para fazer o percurso de ida e volta. Outras três linhas estão em obras. Tanto o Dubai Metro quanto a rede de ônibus local usam os cartões regarregáveis Nol para pagar as tarifas. Cada estação de metrô tem uma máquina de venda automática de bilhetes, com instruções em inglês e várias categorias de cartão, incluindo um bilhete de 10 viagens e um passe de um dia inteiro com viagens ilimitadas.
Shiekh Zayed Road
E 11, também conhecida como Sheikh Zayed Road, é a principal via da cidade de Dubai, correndo de norte a sul paralela à costa. Batizada em homenagem ao popular primeiro presidente dos Emirados Árabes Unidos, a estrada sai de Dubai e segue até Abu Dhabi, mas a parte que se estende entre os Emirates Towers e o Dusit Thani Hotel serve como o principal acesso a quase tudo na cidade.
Lotada de arranha-céus e hotéis de prestígio (World Trade Center, The Fairmont Dubai, Shangri-La Hotel e Tower Millennium, para citar somente alguns), a via tem seis pistas em cada sentido, com a linha vermelha do metrô de Dubai percorrendo a maior parte do seu comprimento em meio à cidade.
Shopping BurJuman
Situado em Deira, o BurJuman é um dos mais antigos centros comerciais de Dubai, popular pela sua seleção de marcas da alta costura. Construído em 1991 e ampliado em 2004, o shopping agora possui mais de 300 lojas de luxo em um espaço de 200 mil metros quadrados. Ao lado das marcas populares, seus visitantes encontrarão Saks Fifth Avenue, Dior, Versace, Cartier, Louis Vuitton e Valentino, entre outras.
O shopping está passando por uma nova restauração que vai incluir um cinema multiplex, um supermercado Carrefour e uma praça de alimentação no complexo.
Shopping Mercato
Os turistas que estão precisando se entregar a terapia do varejo vão encontrar no Shopping Mercato o mais luxuoso complexo comercial da área de Jumeirah Beach Road. Projetado no estilo de uma vila italiana, o shopping é relativamente pequeno para os padrões de Dubai - ele só abriga 140 lojas em 59 mil metros quadrados -, mas ganha vários pontos pelo seu ambiente.
No centro do complexo comercial de dois andares, que também abriga um supermercado Spinneys, o VOX Cinemas, a Virgin Megastore e o centro de entretenimento familiar Fun City, fica a Piazza Grande, uma "praça" coberta cheia de cafés e restaurantes europeus. Como este não fica tão movimentado quanto alguns dos maiores shoppings de Dubai, é um ótimo lugar para escapar do calor durante a tarde.
Cultura
A cultura do Dubai é muito cosmopolita, rica e variada, englobando desde as tradições oriundas das populações do deserto às influências africanas de Oman. O Governo do Dubai, orgulhoso das suas raízes e tradições, e de acordo com a crença do Sheikh Zayed segundo a qual um povo que não conhece o seu passado não pode ter nem presente nem futuro, construiu várias aldeias onde a população local pode exibir o seu artesanato e as suas artes. Como cidade multicultural, as exibições variam desde as danças do ventre, influência turca e egípcia, às tradicionais danças com paus, das corridas de camelos e exibições de falcoaria.
Festivais e eventos
Os Emiratos ocupam uma posição de liderança na realização de eventos, festivais e exposições no Médio Oriente. O governo investe continuamente na melhoria das infraestruturas e no fornecimento de facilidades, de modo a atrair um grande número de visitantes e turistas do mundo inteiro.
E é no Dubai onde tudo acontece… e há sempre algo a acontecer… Desde o Festival Anual de Compras ao Gitex (Informação e Técnicas de Golfe), às corridas de camelos, regatas e à fantástica corrida de cavalo – a Taça do Mundo, até às melhores peças de teatro, ballet e ópera.