Concelho de Lagoa
Pequeno e encantador areal abrigado entre falésias no Concelho de Lagoa.
Para chegar à praia percorre-se uma longa e suave escadaria calcetada, ladeada por vegetação frondosa: pinheiros, aroeiras e giestas.
A baía onde se insere a praia não é grande, mas o espaço desmultiplica-se em reentrâncias e abrigos proporcionados pelas arribas sinuosas e muito recortadas.
As paredes rochosas encontram-se pontuadas de verde já que se deixam colonizar por uma grande diversidade de plantas típicas do litoral: tomilho, funcho-domar, pampilho-marítimo, limónio, barrilha e salgadeira.
Um leixão a fazer lembrar um enorme navio, surge a nascente. Os leixões são núcleos rochosos mais resistentes à erosão e que permanecem destacados no mar à medida que a linha de costa vai recuando de forma mais célere. Estas plataformas sobranceiras ao mar são o habitat eleito de aves como o falcão-peregrino, o andorinhão, a gaivota-argêntea ou o corvo marinho. Outras formações rochosas, submersas na linha de banhos, aconselham cautela ao nadar e mergulhar nestas águas tranquilas.
Dada a possibilidade de ocorrência de derrocadas e de desprendimento de pedras, recomenda-se que mantenha uma distância de segurança relativamente às arribas. Embora a praia tenha uso balnear, está classificada como praia de uso limitado já que larga extensão do areal se encontra inserida em zona de risco de derrocada.
Acesso viário alcatroado a partir da EN 125, virando em Porches para sul, ou então a partir de Armação de Pêra, seguindo as indicações para a praia. Estacionamento ordenado a cerca de 200 m da praia, ao longo da via de acesso. Equipamento de apoio (apoio balnear) e vigilância na época balnear. Orientação: sul.