Férias na Ilha do Sal, um paraíso de férias de praia, e não só, em Cabo Verde, a pouco mais de 3 horas de viagem de Lisboa.
Férias na Ilha do Sal, Cabo Verde
A Ilha do Sal, em Cabo Verde é um verdadeiro paraíso de férias de praia ao longo de todo o ano.
Atualmente dedicada quase exclusivamente ao turismo, a ilha do Sal deve o seu nome à indústria do Sal que aqui prosperou entre os séculos XVIII e meados do séc. XX.
A ilha do Sal é o principal ponto turístico do país, sendo responsável por mais de 50% das dormidas de todo o arquipélago.
Férias na Ilha do Sal, Cabo Verde / Como chegarl:
Aeroportos em Destaque:
Aeroporto Internacional Amílcar Cabral
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui! |
Férias na Ilha do Sal, Cabo Verde / Onde Ficar:
A oferta turística de alojamento concentra-se em Santa Maria, no extremo sul da Ilha.
Com algumas cadeias hoteleiras internacionais aqui instaladas, como o Riu, o Robinson ou o Hilton, a oferta hoteleira na Ilha do Sal é vasta e variada.
Hotéis, aparthotéis, pensões e residenciais e outras, praticamente tudo concentrado em Santa Maria, embora em Espargos existam alternativas mais baratas e em Murdeira haja um aldeamento turístico.
Aqui encontra a melhor oferta de alojamento para férias na Ilha do Sal
Férias na Ilha do Sal, um paraíso de praia em Cabo Verde
Terra de maravilhosas praias de areia branca, de águas cálidas e transparentes e recifes de coral, a ilha do Sal oferece condições únicas para umas inesquecíveis e excelentes férias de Praia em Cabo Verde, assim como prática de uma vasta variedade de desportos ligados ao mar e à praia como o surf, windsurf e kitesurf, mergulho, pesca e natação.
Apesar da sua origem vulcânica, a ilha é plana, assemelhando-se à superfície lunar, e tem um clima quente e tropical seco, que permite ao turista desfrutar das praias paradisíacas ou das famosas salinas durante 365 dias por ano.
Férias na Ilha do Sal / Como se deslocar:
Uma estrada asfaltada percorre a ilha a todo o comprimento, ligando Santa Maria, no Sul, a Espargos sendo necessário cerce se 25 min. de automóvel a percorrer a distância.
Em Espargos, a estrada desvia para Pedra de Lume (Leste) e para Palmeira (Oeste).
Existem transportes públicos regulares entre as duas principais povoações; para Pedra de Lume e Palmeira os transportes são ocasionais e os horários imprevisíveis.
A melhor forma de se deslocar na Ilha do Sal é de táxi, de carro de aluguer ou através de excursões. De carro próprio, excluindo viagens por Santa Maria, Palmeira, Pedra de Lume e Palmeira, onde a estrada é asfaltada, torna-se complicado explorar a ilha, já que os restantes caminhos são de terra batida e alguns mal sinalizados.
Também pode alugar uma bicicleta a pedal e explorar a ilha ao seu ritmo.
Férias na Ilha do Sal / Onde Comer:
Tal como sucede com os alojamentos, também os restaurantes e bares se concentram em Santa Maria e em Espargos, com clara vantagem para a primeira. A maioria dos visitantes frequenta os restaurantes situados na pracinha de Santa Maria.
Aconselhamos que se aventure nas ruas traseiras, ou nos restaurantes situados à beira-mar, onde se cozinha bom peixe grelhado. Os hotéis também dispõem de bons restaurantes com música ao vivo.
Compras na Ilha do Sal
Em Santa Maria, Espargos e no próprio aeroporto existem várias lojas de artesanato local e artigos oriundos do continente africano. Procure saber onde é que fica situada a Oficina de Artesanato, que também funciona como escola.
Férias na Ilha do Sal: O que fazer:
A visita à baía da Murdeira, Rabo de Junco, Baia de Joaquim Petinha, Buracona, Ponta Preta, bem como a Gruta do Amor, entre outros, é obrigatória para quem visita esta ilha.
Locais como o Pontão de Santa Maria, a Baía dos Tubarões, Salinas de Pedra de Lume, Buracona, Praia de Kitesurf, Cabo Verde Zipline ou a Praia do Cemitério das Conchas são de visita obrigatória, mas, para quem diz que meio dia é suficiente para conhecer toda a ilha, há muito mais para ver e fazer para além das atrações mais populares.
Férias na Ilha do Sal / Mergulhe nos recifes mais belos do mundo...
Senão um dos mais belos recifes do mundo, certamente um dos mais coloridos. Mergulhe nas águas límpidas e mágicas da Ilha do Sal e envolva-se num cenário de enorme beleza que a flora e fauna marinha desta ilha criaram para si.
As águas, tépidas e turquesas desta ilha, escondem lugares de incrível formosura, desde a Buracona à Serra Negra, passando pela Pontinha ou pelo Morro Pedra, muitos são os lugares onde se poderá perder no imenso azul deste mar.
O que Visitar na Ilha do Sal
Salinas de Pedra de Lume / Férias na Ilha do Sal
Situada na costa Leste da ilha, estas salinas ocupam o bojo de uma enorme cratera de vulcão extinto cujas paredes porosas permitem a infiltração da água do mar. O acesso faz-se por um túnel artificial construído em 1804 pelo empresário Manuel António Martins, o principal responsável pela exploração comercial intensiva das salinas do Sal.
Rejuvenesça nos banhos das salinas...
Pedra do Lume é, sem dúvida, um dos locais de visita obrigatória na Ilha do Sal. Esta localidade, situada abaixo do nível da água do mar, é um lago de sal dentro da cratera de um vulcão há muito extinto.
Inativas desde o final do século XX, as salinas conservam, ainda hoje, alguns artefactos usados na extração e transporte do sal. Deixe-se “mergulhar” nestas águas e rejuvenesça nesta memorável experiência.
Também vale a pena visitar as salinas de Santa Maria.
Buracona / Férias na Ilha do Sal
Sem dúvida uma das mais belas atrações naturais da Ilha do Sal, em Cabo verde.
Buracona é uma fantástica piscina natural encrostada na lava negra das rochas sobranceiras ao mar. Bem perto, situa-se uma outra piscina, desta vez subterrânea, que se alcança mergulhando através de um buraco no chão.
O Olho Azul da Buracona / Férias na Ilha do Sal
Outra das atrações da Buracona é o Olho Azul, uma piscina profunda cujo reflexo do sol na água dá um tom azul cristalino, assemelhando-se a um olho azul.
A buracona situa-se 6 quilómetros ao norte de Palmeira.
Miragens / Férias na Ilha do Sal
Não muito longe da Buracona, no centro norte da ilha a paisagem árida provoca autênticas miragens. Ao observar o horizonte árido e plano é possível visualizar algo que se assemelha a água no terreno. Trata-se do efeito fata morgana das ilusões de água no deserto
Baía dos tubarões / Férias na Ilha do Sal
Situada no lado nordeste da Ilha, não muito longe das Salinas de Pedra de Lume, a Baía dos Tubarões é uma área protegida por um recife onde é possível caminhar e onde terá a possibilidade de conhecer de perto os tubarões-limão no seu habitat natural.
Praia do Cemitério das Conchas / Férias na Ilha do Sal
Este pequeno areal no lado oeste de Santa Maria destaca-se pela completa ausência de areia substituída integralmente por conchas deixadas ao longo do tempo pelos mariscadores.
Palmeira / Férias na Ilha do Sal
Palmeira é uma movimentada cidade portuária responsável por muitas das importações e exportações de Cabo Verde, logo é recomendável que dedique algum tempo aqui, pelo menos para apreciar o movimento.
Há muito para atrair turistas para a cidade, incluindo muitos restaurantes, bares animados e uma bela arquitetura.
A cidade também é referenciada entre os mergulhadores que vêm de todo o mundo para explorar as muitas cavernas e recifes subaquáticos localizados ao largo da costa da cidade.
Se busca a cura para alguns músculos doloridos depois de caminhar (ou mesmo apenas explorar a cidade), os banhos de sal são perfeitos para relaxar. Definitivamente a incluir na lista dos melhores lugares para visitar em Cabo Verde.
Santa Maria / Férias na Ilha do Sal
Santa Maria é o principal destino turístico da Ilha do Sal. Uma pequena cidade animada e desenvolvida e com uma incrível oferta hoteleira para todos os gostos e orçamentos o que faz com que este destino seja não só um dos melhores locais para visitar em Cabo Verde, como o ponto de partida ideal para as suas férias neste incrível Arquipélago africano.
Os hotéis da cidade são de alto padrão, indo de encontro às expectativas dos viajantes da Europa e América do Norte.
A cidade é um dos locais ideais para umas férias clássicas em resorts de praia, em Cabo Verde. As magníficas praias de areia fina e clara ficam a apenas alguns minutos a pé dos luxuosos hotéis oferecem águas azuis cristalinas e deportos e atividades aquáticos como jet-ski e mergulho. Para os turistas que procuram cultura e história, a principal atração aqui é a Balança no antigo porto que foi usada no passado para pesar o sal antes da exportação.
Independentemente do Hotel onde esteja hospedado, não deixe de explorar Santa Maria ao Pormenor. Não perca o fabuloso pontão de madeira à beira-mar e explore ao pormenor esta pequena cidade.
Pachamama Eco Park - Viveiro Botanical Garden / Férias na Ilha do Sal
Mercado Muncipal de Santa Maria
Desfrute dos ventos quentes da África atlântica...
Sempre presentes no dia-a-dia, os ventos quentes de África ou alísios, que bem caracterizam o arquipélago, sopram com mais intensidade no período de Dezembro a Junho, proporcionando uma temperatura média anual de 25ºC e um cenário ideal e propício à prática de desportos que veem nestes ventos um amigo. E se para uns, estes ventos são ótimos para a prática de desportos, para outros são quase como um refresco natural ao sol abrasador que se sente ao longo do dia.
Viva a adrenalina dos desportos náuticos...
Os ventos, o mar e o clima fazem da ilha do Sal, tal como nalgumas outras ilhas do arquipélago, um lugar único e excecional para a prática de desportos como a vela, o windsurf e o surf, entre muitos outros. Juntam-se, ainda, as aprazíveis praias do Sal, tornando esta ilha num local paradisíaco não só para os desportistas, mas também para aqueles cuja adrenalina é um estilo de vida.
Um Pouco de História
Consta que antes de Diogo Gomes e António Noli terem avistado o Sal, em 1460, a ilha já era conhecida pelos mouros devido às suas ricas salinas – de onde, aliás, provém o seu nome. No entanto, a aridez que a caracteriza fez com que o povoamento inicial de Cabo Verde tenha passado ao lado do Sal que, durante séculos, serviu apenas de pastagem para rebanhos de cabras, habitat de flamingos e tartarugas e, esporadicamente, habitação para os escravos que exploravam as salinas ao sabor das flutuações da procura internacional desta matéria-prima.
Só em meados do séc. XIX é que a exploração intensiva do sal para exportação (Brasil e África) determinou o povoamento consistente do Sal. Mas, a prosperidade efetiva da ilha começou, realmente, em 1939, com a construção de um aeroporto vocacionado, de início, para o reabastecimento de aviões de longo curso e, depois, usado como infraestrutura para o desenvolvimento turístico da ilha.
Hoje, o Sal é a ilha do arquipélago de Cabo Verde onde o turismo está mais desenvolvido. Os seus 10 mil habitantes distribuem-se entre Santa Maria, situada no extremo Sul da ilha, e Espargos, a capital, situada no centro, a 2 km do aeroporto.
Festas Regionais na Ilha do Sal
Palmeira - Dia de São José - 19 de Março
Alto de Santa Cruz (Espargos) - Dia de Santa Cruz - 03 de Maio
Espargos - Festa de Sto. António - 09 de Junho
Alto São João (Espargos) - Dia de São João - 24 de Junho
Hortelã (Espargos) - Dia de São Pedro - 29 de Junho
Fontona - Dia de Santa Ana - Última semana de Julho
Pedra de Lume - Dia de N. S. da Piedade - 15 de Agosto
Veja Também:
Férias em Cabo Verde
Os melhores lugares para visitar em Cabo Verde