Multifacetada e cosmopolita são os melhores adjetivos para descrever a cidade de Brisbane, a capital de Queensland.
Espalhados entre os meandros de um rio com o mesmo nome (“River Brisbane”), a cidade rapidamente se transforma numa mescla de estilos arquitetónicos, variando entre o moderno e o clássico, perfeitamente visível em edifícios baseados em vidro e aço, ou então belas construções datadas do século XIX, como por exemplo a “Old Government House”, a “Parliament House”, a Camara Municipal, ou até mesmo a Central dos Correios de Brisbane, um atraente edifício neoclássico datado de 1890, que felizmente conseguiu sobreviver ao frenesim de demolições de antigos edifícios que ocorreu nas décadas de 70 e 80.
É no coração da cidade que se ergue o símbolo de Brisbane, o Centro Cultural ou, regularmente designado de Centro Artístico de Brisbane. Este impressionante complexo engloba um museu, um centro de arte interativa, uma biblioteca e uma galeria de arte, sendo esta última a mais conhecida e visitada, essencialmente pela sua bela coleção de arte australiana, com obras de Sydney Nolan e Margaret Preston, juntamente com arte aborígene.
Com fácil acesso desde Brisbane, uma visita à Costa Sul de Queensland, e aos seus inúmeros Parques Naturais em lugares inóspitos, que preservam intocados, a pureza no seu âmago é algo imperdível. Recomenda-se a visita ao Parque Natural de Wooroonooran, uma oportunidade única para relaxar num verdadeiro paraíso natural, repleto de paisagens únicas em todo o mundo, desde as montanhas mais altas em todo o território de Queensland, passando por espécies vegetais mais antigas do mundo.
Cairns e a Grande Barreira de Coral – Férias em Cairns / Férias na Grande Barreira de Coral
Embora Brisbane seja a capital de Queensland, é no Far North (Topo Norte) que se situa a capital “turística” por excelência, Cairns. Parte do seu encanto tropical e remoto deu lugar ao rápido crescimento de infraestruturas turísticas, não obstante continua a ser um dos melhores locais para basear uma exploração às riquezas deste território, ou não fosse este a cidade ideal para se iniciar a visita àquela que é uma das maiores maravilhas do mundo, a Grande Barreira de Coral.
Os recifes de coral figuram entre as formas de vida mais ancestrais, remontando, á pelo menos 500 milhões de anos e, a Grande Barreira de Coral é o melhor exemplo desta pequena grande maravilha. Declarada Património da Humanidade em 1981, os seus 2900 arrecifes coralinos, as suas 2000 ilhas e a sua incalculável biodiversidade fazem deste recanto um local único no nosso planeta.
Guia Turistico da Austrália
Férias em Brisbane
Férias na Austrália