Florestas exuberantes, lagos de beleza única, montanhas e vales espetaculares, um litoral paradisíaco, tribos antigas e uma vida animal fantástica fazem do Quénia um mundo sem fim dentro de um continente espetacular.
Impossível ver tudo numa única viagem, a mesma terá que ser de várias semanas e bem planeada, de modo a não deixar para trás algumas das melhores atrações deste belo destino onde praticamente tudo é diferente daquilo que a maioria de nós está habituado.
Entre as centenas de atrações turísticas que existem, deixamos aqui apenas algumas que consideramos serem de visita obrigatória para ter uma perspetiva básica daquilo que é o Quénia.
Parque Nacional do Monte Quénia
O principal desafio para os adeptos de alpinismo e escaladas no Quénia, há que considere o segundo pico mais alto da África depois do Kilimanjaro, como o mais difícil de escalar.
Parque Nacional de Aberdare
A 100 quilómetros de Nairobi, a capital do Quénia situa-se Aberdare Range, parque nacional desde 1950, cujo máximo atrativo são, os conhecidos felinos melanísticos, cervais e leopardos.
Reserva Nacional de Amboseli
Mais um local de visita obrigatória durante as suas férias no Quénia, um destino simplesmente fascinante.
O Parque ou Reserva Nacional de Amboseli situa-se 228 km a sudoeste de Nairobi, na província de Rift Valley, junto à fronteira da Tanzânia, aos pés da maior e mais famosa montanha da África, o
Kilimanjaro.
Lago Victória
O Lago Victória é uma atração de beleza ímpar, um local qua facilmente conquista qualquer visitante.
Lago Naivasha
O Lago Naivasha oferece a possibilidade de ver nas suas águas hipopótamos, águias pescadoras e uma vegetação muito variada e a Ilha Crescent, que abriga numerosos pássaros e antílopes.
Lago Nakuru
Este lago oferece das vistas mais espetaculares do mundo de animais selvagens, como os flamingos rosa, tantos quanto os nossos olhos podem observar e é, definitivamente, um dos locais de visita obrigatória durante as suas férias no Quénia..
Reserva Maasai Mara
A Reserva de Maasai Mara é considerada como o melhor Parque Nacional do Quénia.
A sua principal fonte de vida é o rio Mara, embora esta savana esteja também banhada pelo Talek e vários afluentes. Na realidade, este parque é um prolongamento das planícies do Serengeti da Tanzânia e mudando unicamente de nome por causa das fronteiras políticas.
Reservas de Samburu e Shaba
Estas reservas ficam no norte do Quénia, a aproximadamente 320km de Nairobi, numa área muito seca, com acácias por todo o lado, com a excepção do rio Uaso Nyiro, que tem palmeiras à sua volta, abrigando grupos de araras.
Lago Turkanda
O Lago Turkanda, também conhecido como o Mar de Jade devido às águas de cor verde, oferece um espetáculo que contrasta com a paisagem desolada dos arredores. Tem 250km de comprimento e as suas águas contêm enormes peixes de água doce como as percas do Nilo, que chegam atingir com facilidade mais de 90 quilos, peixes-tigre e peixes-tambor, além de possuir também um grande número de crocodilos e numerosas serpentes.
Parque Nacional de Nairobi
Excetuando os jardins zoológicos, existem poucos lugares na Terra que deixam os visitantes cara-a-cara com animais selvagens em ambientes urbanos.
Localizado apenas a alguns quilômetros ao sul da cidade, este parque nacional é a única área protegida no mundo que fica tão perto do Capitólio de uma nação.
Giraffe Center em Nairobi
Este centro de conservação de 48 hectares no coração da maior cidade do Quênia fornece um terreno fértil natural para um dos animais mais graciosos da África. Uma visita obrigatória se ficar alguns dias em Nairobi.
Museu Karen Blixen – Nairobi
Mais conhecida pelo seu pseudônimo, Isak Dinesen, Karen Blixen é a mulher por trás da história de amor da era colonial 'Out of Africa'.
Hoje em dia, os amantes de literatura, história e da natureza podem desfrutar de uma visita a antiga casa e fazenda de Blixen. O museu, que explora sua vida dentro do contexto da rica história do Quênia, está situado em uma parte da plantação original de 1820 hectares onde as cenas do filme também foram filmadas.
David Sheldrick Wildlife Trust
Este centro de salvamento e recuperação de elefantes e rinocerontes situado em Nairobi é simplesmente imperdível, a garantia de uma experiência única e bastante gratificante no Quénia.
Lago Baringo
Este lago situado no Vale do Rift detém o recorde de maior numero de espécies de aves avistadas em 24 horas, 342, logo é um verdadeiro paraíso para os adeptos da observação de aves.
Se pretender ficar aqui alguns dias, existe oferta de alojamento a preços bastante atrativos nas redondezas e nas ilhas.
Festival Cultural do Lago Turkana
Junte-se a 12 tribos locais num evento único onde não faltam canções e danças tradicionais numa atmosfera quente, bem especial e do que mais tradicional existe no Quénia.
Mara Naboisho Conservancy
O mais recente Parque de Conservação animal da região de Mara combina a conservação da vida selvagem com o envolvimento da comunidade e é um dos locais perfeitos para observar grandes felinos, elefantes e girafas.
Observação de Hipopótamos em Mzima Springs
A cadeia de lagos em Mzima Springs, alimentada por águas subterrânea derretidas do Kilimanjaro, é um local mágico, num parque de beleza excecional - Tsavo Oeste.
Ilha de Lamu
Lamu é um lugar único, uma pacífica ilha tropical onde a vida é vivida no seu próprio ritmo descontraído, mas um lugar cuja história é tão misteriosa e fascinante como as sinuosas ruas de calçada do seu centro medieval.
A ilha de Lamu é um verdadeiro paraíso de dunas, magníficos areias e praias que parecem não ter fim, com pequenas aldeias aninhadas entre plantações de Mangas e Coqueiros. Apesar de todos os cenários e pitorescas aldeias ao longo da Ilha, a principal atração é sem dúvida a cidade de Lamu e o seu centro histórico.