Tirana encontra-se junto do sopé da montanha de Datji, a cerca de 30 km do mar.
Férias em Tirana, na Albânia
Fundada em 1614, Tirana é a Capital da Albânia de 1920 e conta com cerca de 1.000.000 de habitantes.
O rápido crescimento de Tirana originou uma série de problemas, entre os quais a falta de ordenamento urbano e uma considerável poluição atmosférica.
Atualmente decorre um plano de reestruturação para embelezar a cidade com a construção de das zonas verdes com palmeiras que deverão restituir o carácter mediterrâneo da cidade.
A cidade oferece algumas belas atrações aos visitantes: vários museus, galerias, centros culturais - como por exemplo, o palácio do congresso, o palácio da cultura, a ópera, o museu nacional de história e a galeria nacional de arte. Durante um passeio pela cidade, pode-se admirar o monumento Skandenberg, na homónima praça, e a torre do relógio com 35 metros. A mesquita Et'hem-Bey é a única ainda existente. Pinturas estupendas decoram as paredes internas de sua entrada e de seu interior. E pode-se subir ao minarete, de onde o visitante tem uma vista única sobre a cidade.
Como chegar a Tirana:
Aqui encontra-se também o único aeroporto da Albânia para fins civis. Recebeu o nome de Madre Teresa de Calcutá e está a cerca de 30 km ao norte de Tirana.
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!
Onde ficar em Tirana:
A melhor seleção de Alojamento para férias em Tirana
O que fazer em Tirana / O que Visitar
As melhores coisas para fazer em Tirana
Piramida
Dajti Ekspres
Grand Park of Tirana
Largo Skanderbeg
Museu Histórico Nacional
Construído no estilo arquitetônico socialista-realista predominante na década de 1960, na ocupação soviética de Tirana, o Museu Histórico Nacional é quase tão conhecido pelo mosaico brilhante da sua fachada de concreto quanto pelas suas coleções. Representando a turbulenta história desta conturbada nação, a obra é intitulada "O Albaneses" e mostra milhares de anos de invasões do Império Romano até as lutas partidárias contra o comunismo no final do século XX; um trabalho conjunto de cinco artistas locais que foi concluído em 1980.
O museu em si foi inaugurado em 1981 e é repleto do grande legado arqueológico do país; as peças são dispostas em salas cronologicamente temáticas e os destaques incluem bustos romanos, ícones brilhantes, uma réplica da lendária espada do herói nacional albanês Skanderbeg, e cartazes impressos pelo movimento de resistência durante a II Guerra Mundial.
Parque Nacional da Montanha Dajti
Mesquita Et'hem Bey
Grand Park
Torre do Relógio
Localizada na Praça Skanderbeg, em Tirana, a Torre do Relógio é um dos grandes monumentos da capital albanesa e foi construída em 1822 por Haxhi Et`hem Bey, que também projetou a mesquita ao lado. Pouco mais de um século depois, a altura da Torre do Relógio foi aumentada para 35 metros e hoje ela compete com o minarete da Mesquita Et`hem Bey ali do lado. À noite, ambos ficam maravilhosamente iluminados, lançando sombras cintilantes sobre a praça.
A torre é praticamente veneziana no estilo, com uma torre simples de pedra coberta com relógios em todas as quatro laterais e em uma cúpula em forma de pirâmide. Vistas da varanda de ferro forjado que circundam a torre logo abaixo dos relógios - uma subida de 90 degraus de pedra - vigiam de cima a grande estátua do herói militar Skanderbeg, o Museu Histórico Nacional, o centro da cidade e até a cadeia de montanhas Dajti mais além. Um pequeno museu adjacente à torre conta com exposições sobre a vida e cultura albanesa.
Rruga Murat Toptani
Toptani Shopping Center
Ponte Tanner
Gruta Pellumbas
Esta popular atração natural localizada além dos limites de Tirana é o destino ideal para aventureiros ao ar livre em busca de uma viagem de um dia a partir da capital da Albânia.
A enorme e deslumbrante caverna apresenta um interior incrível e impressionantes formações rochosas. Estalactites e estalactites gigantes cobrem a caverna e os visitantes podem ouvir suas vozes ecoarem pelas paredes imponentes. A caverna tem cerca de 360 metros de profundidade e antigamente acreditava-se que era interminável, devido ao seu tamanho. Os pesquisadores dizem que a caverna já foi o lar de uma espécie rara de ursos e mais tarde, durante períodos de guerra, teria sido usada como um refúgio seguro pelos habitantes locais.
Bunk'Art
The Great Mosque of Tirana
The artificial lake of Tirana
Castelo Preza
Durrës