As Filipinas reúnem todas as condições para umas férias únicas e inesquecíveis, independentemente do destino escolhido, no entanto há que contar com alguns dias para conhecer a Capital, Manila.
Manila, a Capital das Filipinas não é somente uma Cidade grande, trata-se de uma grande área metropolitana composta por 4 cidades e 13 municípios.
O que começou por ser um pequeno grupo tribal, para aproveitar o porto natural, terminou por ser um centro citadino de comércio que é hoje em dia. Manila, além da capital, é a porta do país ao resto do mundo.
A capital da Filipinas está situada na costa oeste da Ilha de Luzon. Nela vive-se a vida política e económica do país.
A sua arquitetura em geral, ainda conserva retalhos da herança colonial espanhola e podem ver-se interessantes recantos históricos da época. Por outro lado, também há uma zona moderna na cidade, designada de Makati.
A Baia de Manila oferece numerosos atrativos turísticos. Intramuros é a cidade murada que está no centro antigo e conserva a sua herança com os edifícios restaurados, museus históricos, lojas de antiguidades e restaurantes. Foi o bastião de Espanha na época colonial.
O Forte Santiago foi o quartel central das tropas espanholas e a prisão para milhares de Filipinos, incluindo ao herói nacional, José Rizal.
A Catedral de Manila e a Igreja de São Agustím são as duas construções religiosas mais antigas da ilha e oferecem coleções de objetos da época. Outras expressões coloniais encontram-se conservadas no Museu Casa Manila, uma antiga mansão do século XIX restaurada e condicionada para o turismo, com objetos de decoração e mobília do século XVI ao XIX.
Fora de intramuros mais na frente da Baia há uma extensa zona verde, ideal para a expansão e o lazer. É o Parque Rizal, que dispõe de um auditório ao ar livre, inúmeras fontes, um jardim Chinês e outro Japonês, algumas zonas de jogos infantis e inclusive uma pista para patinagem.
No parque está enterrado José Rizal, debaixo de um monumento em sua homenagem.
Toda a arte da cidade encontra-se no grande complexo CCP, Centro Cultural de Filipinas, onde podem ver-se actuações diversas de teatro, ballet e concertos. E também os melhores pôr-do-sol de frente à baia. Ali está situado o Coconut Palace, construído no estilo típico do país. Nos materiais empregados usaram-se elementos nativos, misturados com os do cocoteiro.
Também no mesmo lugar encontra-se o Palácio de Congressos e o recinto de feiras para diversos eventos.
No bairro de Quiapo poderá visitar o Santuário do Nazareno Negro. Neste distrito há compra e venda dos artigos mais diversos.
Não perca também, Chinatown, que está fora das muralhas do centro histórico e onde se encontra uma grande variedade de restaurantes e pequenos comércios.
O centro de negócios é Makati, que se distingue pelas suas modernas construções e numerosos centros comerciais com exclusivos clubes desportivos. Vale a pena visitar o Museu de Ayala, que exibe parte da história do país.
Em Quezom City encontram-se enormes plantações de coco e é conhecida pelos seus festivais;
Também em Manila localiza-se a Universidade de Santo Tomás, ao outro lado do rio Pasing.
O Nayong Philipino é um parque de 23 acres, onde se pode encontrar réplicas das atracões monumentais do país, entre elas o Vulcão Mayão de Bicol, os terraços de arroz de Banaue, as Colinas de Chocolate de Bohol e a Cruz de Magalhães de Cebu, além das povoações em miniatura das distintas regiões. E por último, não esqueça visitar o Palácio Malacanhang, residência oficial do presidente das Filipinas.
Onde ficar em Manila:
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Manila, Filipinas
Excursões e atividades nas Filipinas
O que fazer em Manila / O que visitar em Manila
Manila, a capital das Filipinas, nem sempre é notícia pelos melhores motivos, mas apesar de pouco valorizada, Manila superará com toda a certeza as suas expetativas.
Em Manila encontrará uma bela cidadela murada de onde os espanhóis governaram seu império oriental por séculos, igrejas barrocas e mercados lotados e loucos que podem ser o lado errado do aromático, mas são obrigatórios da mesma forma.
E isolados do caos e das ruas congestionadas estão alguns dos maiores centros comerciais do mundo, de proporções tão alucinantes que você vai se sentir como se estivesse noutra cidade.
A não perder durante as suas férias em Manila:
Intramuros
Igrejas de Santo Agostinho / San Agustin Church
Museu de Santo Agostinho / San Agustin Museum
Chinatown
Museu Ayala
Manila Baywalk
Forte Santiago
Catedral de Manila
Parque Rizal
Museu Nacional das Belas Artes
Casa Manila
Parque Paco
Bahay Tsinoy
Igreja Quiapo
Cemitério Chinês
Mercado de Marisco Pasay
Centro Comercial Greenbelt
Capela Greenbelt
SM Megamall
Divisoria Market
Palácio Malacañang
Videoke
Passeios de Jeepney
Atrações para crianças
Especialidades locais
Os melhores passeios de um dia desde Manila
O turismo é uma indústria de extrema importância para qualquer cidade ou país e as Filipinas não são excepção.
Manila, apesar da sua fama de cidade superlotada e caótica, conta com várias atrações turísticas notáveis, incluindo parques nacionais, património cultural e museus. Esta cidade também é o principal centro comercial da Ásia, graças aos inúmeros centros comerciais localizados ao redor da metrópole.
O Cinturão Turístico de Manila é composto pelos distritos de Ermita e Malate. Estes oferecem uma grande variedade de curiosidades, antiguidades e lembranças, bem como aconchegantes salões de música e cafés. Caso esteja planeando uma viagem de férias às Filipinas e Manila faça parte do seu roteiro, aqui está uma lista dos melhores passeios de um dia que poderá fazer enquanto aqui estiver.
Palácio Malacanang
Lago do Vulcão Taal
Ilha Corregidor
Parque Rizal
Cataratas de Pagsanjan
Cratera Pinatubo
Nascentes de Hidden Valley
Tagaytay Ridge
Forte Santiago
Subic Bay
The Manila Acapulco Galleon Museum
Quezon Memorial Circle
Plantação de Villa Escudero
Ayala Triangle Gardens