Não sendo ainda um daqueles destinos de topo no radar turístico, a Arménia está a ficar cada vaz mais popular como destino turístico, uma pequena e encantadora nação com uma rica história e alguns locais estranhos para visitar.
Capital : Yerevan Área : 29 743 km² População : 3 017 712 Governo : República semipresidencialista Língua oficial : Arménio Moeda : Dram arménio (AMD) Países vizinhos : Azerbaijão, Geórgia, Irão, Turquia |
Como chegar à Arménia
Yerevan, a capital é o principal porto de entrada internacional, já que é nesta cidade que se localiza o aeroporto internacional do país.
Não será difícil encontrar voos de Lisboa para Yerevan.
Aeroportos em Destaque
Aeroporto Internacional Zvartnots (EVN)
Shirak Airport (LWN)
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui! |
Onde ficar na Arménia
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias na Arménia
O Custo de Vida na Arménia
Não sendo ainda um destino turístico bastante concorrido, a Arménia não é um país com custo de vida muito elevado. Os preços do alojamento em Yerevan começam nuns incríveis 13 euros por noite e vão até aos 263 Euros por noite, em quarto duplo, num luxuoso hotel de 5 estrelas. O preço médio de um bom hotel de 4 estrelas ronda os 45 euros por noite em Yerevan (muito abaixo da média)
A comida é Yerevan é bastante deliciosa e ridiculamente barata. É possível comprar um quilo de fruta no mercado por 50 centimos e o preço médio de uma refeição num restaurante ronda os 5 euros por pessoa.
Para um snack rápido poderá gastar à volta de 1,50 num shwarma ou 1 euro num lahmajun. Um copo de tan (bebida de yogurte salgado) custa cerca de 25 céntimos.
Quanto às principais atrações do país, a larga maioria são de entrada livre pelo que deverá considerar a hipótese de alugar um carro ou contratar um bom guia turístico que poderá custar à volta de 40 euros por dia, um preço perfeitamente aceitável considerando que o serviço de guia com transporte apenas será necessário para longas distâncias fora da cidade.
A viagem de Portugal para Yerevan será com toda a certeza, a parte mais dispendiosa das férias, a partir de 400 euros por pessoa.
Destinos de Férias populares na Arménia
Ponto de partida ideal para explorar toda a beleza deste país, Yerevan é, de longe a maior cidade da Armênia e, com toda a certeza, um dos destinos onde irá passar grande parte das suas férias, uma vez que as atrações são imensas.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Yerevan
Tsaghkadzor / Férias em Tsaghkadzor
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Tsaghkadzor
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Dilijan
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Jermuk
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Goris
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Sevan
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Gyumri
Yeghegnadzor / Férias em Yeghegnadzor
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Yeghegnadzor
O que fazer na Arménia / o Que visitar
Os melhores locais para visitar na Arménia
A Armênia foi o primeiro país a declarar o cristianismo como religião nacional, possui algumas das vistas mais impressionantes da Europa, com o pico do Monte Ararat dominando o horizonte do país. A montanha é, inclusive, o símbolo nacional da Armênia, apesar de seu pico estar logo acima da fronteira turca. Ararat é considerado sagrado pelos habitantes locais devido à sua menção na Bíblia – como o local onde a Arca de Noé pousou.
A Armênia é o lar de inúmeros mosteiros de beleza e espetacularidade única, frequentemente localizados em áreas de beleza natural verdadeiramente notável.
A capital da Armênia, Yerevan, é uma das cidades que mais se desenvolve em toda a Europa, à medida que o país continua a abraçar o turismo.
Em poucas palavras, a Arménia é daqueles destinos turísticos que se destacam pela originalidade e diferença, um país onde umas férias resultam, com toda a certeza, numa experiência única e inesquecível.
Yerevan, Armenia / Férias em Yerevan, Arménia
Ponto de partida ideal para explorar toda a beleza deste país, Yerevan é, de longe a maior cidade da Armênia e, com toda a certeza, um dos destinos onde irá passar grande parte das suas férias, uma vez que as atrações são imensas.
Yerevan é uma das cidades mais antigas continuamente habitadas do mundo, os primeiros assentamentos populacionais remontam ao ano 782 a.C .
Localizada ao longo do rio Hrazdan, Yerevan conta com uma população de 1.1 milhões de habitantes, e é o centro administrativo, cultural, e industrial do país. É a capital desde 1918, a décima terceira da história da Arménia, e a sétima localizada dentro ou em volta da planície de Ararat.
Yerevan abriga a grande Praça da República, uma das atrações incontornáveis da cidade.
Outra das principais atrações é a Cascade ou cascata, uma escada gigante de rocha calcária que liga o centro de Kentron ao bairro Monument, onde se encontra o monumento da cidade à vitória soviética na Segunda Guerra Mundial.
Yerevan é uma cidade profundamente histórica e é obrigatório visitar o Memorial do Genocídio Armênio para aprender mais sobre o passado conturbado do país. Também vale a pena visitar o mercado de Vernissage - aberto aos fins-de-semana, enquanto uma caminhada pelo desfiladeiro de Hrazdan também é altamente recomendável. Muito do que a Armênia tem a oferecer pode ser explorado durante as excursões de Yerevan, conhecida como a Cidade dos Cafés. Yerevan também abriga a Mesquita Azul, a única mesquita em todo o país, bem como o Amazing Underground World de Levon, que é uma das atrações mais incomuns da Europa.
Reserva Estatal Shikahogh
A segunda maior reserva florestal da Armênia, a Reserva Estatal Shikahogh, é tão preservada que grande parte dela permanece inexplorada até hoje. Acredita-se que a floresta seja o lar de animais, incluindo leopardos, ursos, cabras selvagens e víboras, e também acredita-se que a Reserva Estatal de Shikahogh tenha cerca de 1.100 espécies de plantas, embora sua fauna ainda não tenha sido totalmente explorada. A reserva foi ameaçada por um projecto de uma estrada em 2005, mas os ambientes pressionaram com sucesso para a proteção do futuro da floresta. A reserva também tem uma série de cachoeiras muito bonitas para desfrutar.
Lago Sevan
Situado em pleno coração da Armênia, Sevan é o maior lago do país e um dos excelentes locais a visitar para uma ligeira pausa na viagem de férias pela Arménia.
O lago é cercado por alguns mosteiros impressionantes, onde se destaca o Mosteiro Sevanavank, proporcionando um cenário glorioso para uma viagem relaxante.
O windsurf está entre as atividades de recreação disponíveis no lago, que também oferece uma grande variedade de excelentes restaurantes de frutos do mar ao longo de sua costa. O lago Sevan tem várias praias populares e, como o país não tem litoral, este é o melhor lugar para se bronzear na Armênia, com a baía de Sevan e as montanhas circundantes proporcionando um cenário espetacular.
Parque Nacional Dilijan
A Armênia tem quatro parques nacionais, com o Dilijan a destacar-se por ser considerado o mais belo e espetacular dos quatro.
Criado apenas em 2002, o Parque Nacional Dilijan é famoso pelas suas fontes de água mineral medicinal, bem como por seus monumentos naturais. Muitos dos locais culturais mais importantes da Armênia podem ser encontrados nos arredores do parque, como o Mosteiro de Haghartsin, o Mosteiro de Goshavank e Jukhtak Vank, assim como o Mosteiro de Matosavank e a igreja de Akhnabat. As bacias dos rios Aghestev e Getik também estão dentro dos limites do parque nacional de Dilijan.
Mount Aragats
O Monte Aragats é um dos pontos turísticos mais impressionantes da Armênia, com o vulcão adormecido localizado no norte do país. É o pico mais alto da Armênia e há muitas obras de arte rupestre em sua base, com pinturas de animais e figuras humanas que datam de centenas de anos. A neve cobre o pico quase todo o ano, mas o Monte Aragats pode ser escalado, com julho, agosto e setembro nos melhores períodos do ano para tentar a caminhada. O extremo sul dos quatro picos é o mais fácil de escalar, enquanto o pico norte, com cerca de 4.000 metros, é o mais desafiador.
Lago Arpi
Menos concorrido do que o Lago Sevan durante a época alta, o Lago Arpi tem uma atmosfera muito mais relaxada. Utilizado para irrigação e produção de energia hidrelétrica, o Lago Arpi também é a fonte do rio Akhurian. Em 2009, um novo parque foi estabelecido ao redor do lago para proteger o ambiente natural, com cerca de 100 espécies de aves conhecidas por morar na área. O Lago Arpi também abriga rica flora e fauna e é um local protegido pela Convenção de Ramsar. O lago Arpi possui uma das maiores colônias de gaivota armênia e suas atividades recreativas incluem acampamentos e passeios a pé.
Noravank
Os Mosteiros são uma das características que melhor definem a Armênia e o exemplo em Noravank é um dos Mosteiros mais belos de todo o país.
Falésias de tijolos vermelhos protegem o mosteiro, que foi construído no século XIII. Noravank é famoso por sua igreja Astvatsatsin (Santa Mãe de Deus), enquanto a história conta que o mosteiro foi salvo pelo próprio Deus quando a Armênia foi conquistada pelos mongóis há centenas de anos atrás.
Se você optar apenas por ir a um mosteiro durante uma viagem à Armênia, o Noravank seria uma seleção extremamente boa - milhares de pessoas visitam-no todos os anos.
Gyumri
A segunda maior cidade da Armênia, Gyumri vale bem uma visita para quem visita o país pela primeira vez. Talvez o melhor lugar para apreciar as vistas de Gyumri seja a Fortaleza Negra, na colina com vista para a cidade, enquanto a enorme estátua da Mãe Armênia (a versão de Gyumri) também pode ser encontrada nas proximidades. Muitas das instituições culturais mais importantes da Armênia estão em Gyumri, como o Museu Dzitoghtsyan de Vida Social e Arquitetura Nacional de Gyumri, bem como o Museu Casa das Irmãs Aslamazyan e Museu Casa Sergey Merkurov. O distrito histórico de Kumayri é a área mais antiga de Gyumri, com mil edifícios antigos encontrados aqui.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Gyumri
Vanadzor
A terceira maior cidade da Armênia é Vanadzor, localizada no norte do país. Vanadzor é uma base ideal para explorar a bela região de Lori, que é certamente um dos melhores lugares para se visitar na Armênia.
O Jardim Botânico de Vanadzor é uma das melhores atrações turísticas da cidade, enquanto os visitantes também devem visitar o Museu de Belas Artes de Vanadzor. As muitas nascentes de água mineral da região de Lori significam que há uma grande variedade de spas fantásticos para desfrutar em Vanadzor e nos arredores. Embora Vanadzor seja essencialmente uma cidade industrial, também abriga muitos teatros, como o Teatro de Câmara Bohem de Vanadzor e o Teatro de Marionetes Vanadzor.
Amberd Fortress
Datado do século VII, Amberd Fortress é um dos lugares mais impressionantes para se visitar na Armênia.
Anteriormente entre os principais pontos de defesa militar do Reino Armênio, a fortaleza pode ser alcançada em cerca de uma hora a partir da capital Yerevan, no entanto, a queda de neve pode tornar a fortaleza inacessível durante os meses de inverno, com o clima normalmente melhorando no final de maio.
A vista do topo da fortaleza é realmente de tirar o fôlego, enquanto o próprio edifício também é impressionante. A Fortaleza Amberd fica a uma curta viagem da vila de Byurakan, casa do Observatório de Byurakan.
Tsaghkadzor
O cenário montanhoso da Armênia faz com que este país reúna condições ideais para desportos de inverno. A melhor estação de esqui do país situa-se em Tsaghkadzor, no coração do país.
Os teleféricos são pagos por viagem e estão entre os mais acessíveis da Europa em termos de preço.
Tsaghkadzor possui ainda alguns dos melhores hotéis do país, enquanto o resort também possui um dos maiores centros de entretenimento do país, na forma do complexo de casinos Senator Royale. Tsaghkadzor também tem o Mosteiro Kecharis, que é um dos complexos religiosos mais importantes da Armênia, que remonta ao início do século XI.
Vale alto de Azat
O Vale do Alto Azat é um dos locais de patrimônio mundial da Armênia, em parte devido ao incrível Mosteiro de Geghard, pelo qual a região é mais famosa. A capela principal foi construída há 800 anos, mas a história do mosteiro remonta ao século IV, quando foi fundado por Gregório, o Iluminador. Segundo a lenda, o Mosteiro de Geghard já abrigou uma das lanças que foram usadas para crucificar Jesus Cristo, trazidas para a Armênia pelo apóstolo Thaddeus e, como tal, é um dos locais religiosos mais importantes da Armênia. O Vale do Alto Azat também abriga a capela de St. Astvatsatsin (Santa Mãe de Deus), que é parcialmente esculpida na rocha.
Observatório de Karahunj
Muitas vezes referido internacionalmente como a versão da Armênia do Stonehenge da Grã-Bretanha, Karahunj é um dos lugares mais fascinantes para visitar durante uma pausa na Armênia.
Localizado perto da cidade de Sisian, na província de Syunik, Karahunj é composto por mais de 200 túmulos maciços de pedra, enquanto a área principal conta com 40 pedras em pé numa uma formação circular, supostamente construída em homenagem ao principal deus armênio, Ari.Um pequeno museu em Sisian é dedicado às descobertas feitas em Karahunj, que é considerado o observatório mais antigo do gênero no mundo.
Mosteiro Khor Virap
Vistas do Monte Ararat podem ser apreciadas de toda a Armênia, mas talvez o melhor cenário da montanha possa ser encontrado no mosteiro de Khor Virap, que também vale a pena visitar por si só.
Este é um dos locais históricos mais importantes da história da Armênia, pois foi onde Gregório, o Iluminador, foi preso por 14 anos antes de curar o rei Trdat III de sua doença. O rei então converteu-se ao cristianismo, abrindo caminho para o futuro religioso da Armênia. Como tal, Khor Virap é um local popular para casamentos armênios hoje em dia, enquanto a câmara subterrânea em que Gregory, o Iluminador preso, pode ser visitada durante uma viagem a Khor Virap, que é um dos locais de peregrinação mais visitados da Armênia.
Dvin
Dvin é uma das cidades mais antigas do país e antiga capital da Armênia nos tempos medievais.
Dvin foi lar de uma fortaleza do século VI aC, de acordo com a Unesco, enquanto artefatos incríveis são regularmente encontrados nesta parte da Armênia.
Pontos turísticos mais modernos também podem ser apreciados na cidade, como a Igreja St. Harutyun em Dvin, que foi construída em 2000. Dvin já abrigou a Catedral de St. Grigor, mas tudo o que resta do edifício hoje são as fundações de pedra que foram descobertos por arqueólogos.
Locais de Interesse em Destaque
Locais para Visitar
Arpacay Dam