A Ilha do Sri Lanka emerge das águas verdes esmeralda do Oceano Indico, para uns como a Lágrima da Índia e para outros como a Ilha de Dharma ou A Pérola do Oriente, ou simplesmente Ceilão.
É uma terra onde pode estar frente a frente com um elefante selvagem, ver a graciosidade felina de um leopardo, ou observar uma tartaruga enquanto deposita os ovos numa praia… Pode fazer parte de um sonho, mas no Sri Lanka, é parte da realidade.
A ilha tem no seu âmago uma beleza e uma intensidade que são constantemente evocados por quem a visitou e é ai que reside o seu encanto…
A Natureza
O Sri Lanka oferece uma grande variedade de paisagens dentro do seu território. Dependendo da época, a vegetação muda, dos bosques perenes do tipo seco-misto no noroeste, para as pradarias de altos pastos no leste.
As monções influenciam de maneira notável, provocando altos índices de humidade que propiciam uma flora tropical muito variada entre elas a manga, o mangostão, palmeiras, pé de papaia, a sapodilha, o rambutão e os coqueiros. Não podemos esquecer como parte da paisagem vegetal de Sri Lanka as plantações de chá e os cafezais.
A fauna é também muito variada e, na actualidade, está fortemente protegida pelo governo que tem criado numerosos Parques Nacionais e Reservas Naturais (que não podem ser visitados, para que os animais possam viver com tranquilidade no seu próprio ambiente). Podemos contemplar cervos, javalis, numerosas raças de macacos, chacais, leopardos, ursos, búfalos, crocodilos, sambhures e, especialmente, elefantes.
Quando e como ir
A melhor época para quem quer visitar a costa oeste e sul de Sri Lanka é entre os meses de Dezembro a Março e a costa leste é no mês de Setembro.
Os meses de Maio a Agosto são igualmente recomendáveis, contudo torna-se bastante difícil visitar qualquer atracão turística ou mesmo uma cidade pela variedade de eventos religiosos, e torna-se numa missão quase impossível arranjar alojamento.
No geral, e em toda a sua costa, o Sri Lanka é um excelente destino para quem quer fazer praia.
Aeroportos em destaque no Sri Lanka
Aeroporto Internacional de Bandaranaike (CMB), Mattala Rajapaksa International Airport (HRI), Ratmalana (RML), SLAF Ampara (GOY), SLAF Anuradhapura (ADP), SLAF Batticaloa (BTC), SLAF China Bay (TRR), SLAF Palaly (JAF)
Onde Ficar no Sri Lanka
Ao longo do litoral do Sri Lanka existem vários destinos interessantes com uma interessante oferta turística de alojamento, a preços bastante competitivos e que vão de encontro a todos os interesses e orçamentos. Colombo - a Capital, apesar de ser uma grande cidade e constantes obras de melhoramento e modernização é pouco mais do que isso mas, como um dos principais pontos de entrada no Sri Lanka, é incontornavelmente um dos pontos de visita. Kandy, a cidade das montanhas e capital do budismo Cingalês tem o seu charme próprio e vale a pena a visita.
Aqui encontra a melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias no Sri Lanka
Destinos de Férias em Destaque no Sri Lanka:
Colombo / Férias em Colombo
Conhecida capital do Sri Lanka e um dos principais pontos de entrada internacional no país, a origem do nome Colombo é algo discutível. Enquanto uns defendem que a origem do nome foi uma distorção do antigo nome de Kolam, outros acreditam que teve origem na palma de coco.
Discussões à parte, Colombo é a maior e mais movimentada cidade do Sri Lanka, Capital económica e administrativa do país, um destino que funciona na maior parte dos casos como ponto de partida para umas férias incríveis no Sri Lanka e uma cidade que vale a pena dedicar uns dias das suas férias à descoberta da mesma.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Colombo, Sri Lanka
Kandy / Férias em Kandy
Segunda maior cidade do Sri Lanka e importante destino de peregrinação Budista, Kandy, conhecida localmente como Maha Nuvara, Partimónio da Humanidade UNESCO, é famosa pela sua beleza e por ser o “Coração do Budismo”.
A “Capital das Montanhas” situa-se a 115 quilómetros de Colombo e é um excelente destino para escapar ao calor das planícies.
No centro da cidade, entre ruas e bazares sempre bastante animado, localizam-se o Mercado Municipal, o Centro das Artes e Artesanato e o Dalada Maligawa, conjunto arquitetónico formado por pavilhões cor de rosa com tetos vermelhos onde encontra-se o Templo do Dente de Buda, principal centro religioso dos budistas.
O Kanday Perahera é o momento mais movimentado para os visitantes religiosos. Durante o mês de julho, Kandy enche-se de vida durante o festival com milhares de peregrinos, elefantes magnificamente adornados, dançarinos, acrobatas e milhares de luzes.
A relíquia guarda-se num cofre rodeado de outros seis pequenos cofres em um santuário, protegido por cristais. Ao lado do Dalada Maligawa, estão o Museu Nacional e o Museu Arqueológico.
Além do Templo do Dente de Buda, destacam outras construções religiosas como o Templo de Kataragama, o Templo de Vishnu, o de Pattini, o de Natha Devala do século XIII, o Mosteiro de Asigiriya com uma interessante biblioteca e o Mosteiro de Malwata de finais do século XVI e com uma sala de cabido com tetos pintados.
Há também o encanto de estar cercado por plantações tropicais nas colinas e a cultura comercial mais importante é o chá Ceilão, cujas amostras podem ser facilmente compradas na cidade.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Kandy, Sri Lanka
Nuwara Eliya / Férias em Nuwara Eliya
Esta cidade da parte montanhosa do país destaca-se pela sua aparência e atmosfera colonial.
O clima temperado e bastante mais fresco da montanha encorajou as ingleses que colonizaram a ilha há mais de um século a estabelecerem-se por aqui.
Nuwara Eliya era, inclusive, conhecida como "Little England".
A estação de Comboio mais próxima de Nuwara Eliya é Nanu Oya, a 15 quilómetros de distância e conta com ligações diárias de comboio provenientes de Colombo e Kandy. De Nanu Oya para Nuwara Eliya poderá deslocar-se de Autocarro ou num dos muitos Tuk Tuks que estão permanentemente na estação aguardando clientes.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Nuwara Eliya, Sri Lanka
Negombo / Férias em Negombo
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Negombo, Sri Lanka
Galle / Férias em Galle
Galle é a capital da província do sul do Sri Lanka, uma das mais belas cidades do país senão mesmo a mais bela.
Cidade que tem o seu Centro Histórico e suas antigas fortificações inscritas no Património da Humanidade UNESCO, atrações responsáveis pela popularidade deste destino entre os turistas.
O Forte de Galle, construído em 1663 é um dos melhores testemunhos da presença holandesa no Sri Lanka. As suas sólidas muralhas rodeiam o promontório que forma a parte mais antiga de Galle. Entre as muralhas descobrem-se casas de típica arquitetura holandesa, vários museus e igrejas. O Hotel New Oriental, construído pelos governadores holandeses em 1684, é a maior joia colonial numa cidade onde há muito para ver e fazer.
De Colombo, apenas a 107 quilómetros de distância, poderá aqui chegar de Comboio ou de Autocarro, percorrendo a rota litoral, um percurso bastante famoso pelas vistas espetaculares existentes ao longo do caminho, numa viagem de 3 a 4 horas.
Em Galle poderá deslocar-se de Tuk Tuk embora a melhor forma de contemplar a beleza e sentir a atmosfera desta bela cidade seja através de caminhadas.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Galle, Sri Lanka
Hikkaduwa / Férias em Hikkaduwa
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Hikkaduwa, Sri Lanka
Mirissa / Férias em Mirissa
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Mirissa, Sri Lanka
Unawatuna / Férias em Unawatuna
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Unawatuna, Sri Lanka
O que fazer no Sri Lanka / o que Visitar
Colombo
A capital de Sri Lanka, Colombo, é uma cidade moderna que soube combinar elementos de oriente e ocidente. Em pleno centro da cidade encontra-se o Lago Beira ao que rodeiam os melhores hotéis. Desde o lago, passeando por Galle Face, o passeio marítimo, podemos contemplar entardecer inesquecíveis, assim como a Igreja de Santo André. Nos arredores de Lighthouse Clock Tower, situa-se a zona comercial e colonial conhecida como o Distrito do Forte porque funcionava como cidade durante a ocupação portuguesa e holandesa.
Nele podemos ver os principais órgãos do governo. Para “viver” no ambiente da cidade tem que recorrer a Perrah, onde encontrará os bazares com objectos variados e multicores.
Existem várias igrejas cristãs dignas de visitar como a Catedral de Santa Lúcia situada no topo da colina, Wolvendaal Kerk com um formoso altar, a Igreja de São Pedro com uma curiosa colecção de vasilhas sagradas e a de Santo António do século XIX.
Como templos hindus destacam Pri Ponnambala Vaneshavara o templo de Shiva mais venerado pelos hindus columbinos, Sri New Kathiresan com impressionante gopuram, o Templo de Ganesha o deus-elefante com formosas esculturas do deus e o Sri Muthumariamman morada da deusa Pattini a quem se atribui numerosos milagres.
Colombo conta também com formosas mesquitas como as de Akbar, Devatagaha, Borah visitada principalmente por parsis, Military Mosque e Jamir-ul-Alfar, a mais importante da cidade.
O budismo desenvolve-se com os seus próprios templos e santuários: o Templo de Dipadutaramya com formosos murais que também se podem contemplar no Paramananda Purana Vihara, a Dagoba do Buda Jayanthi; construída para comemorar ao maestro que dá nome, a Dagoba e o Vihara de Isipathanaramaya e a Asokaramaya Vihara, ambas com formosos frescos e o Mosteiro de Varjirarama com uma bela dagoba rodeada por um agradável jardim.
São interessante também o Colégio de Treino de Monges em Maharagama, o Parque de Vihara Maha Devi famoso por suas árvores e por suas mansões, o Zoológico de Dehiwala com 15 hectares e mais de 2.000 animais, o Planetário, e o Museu Nacional e o Museu de Pedras Preciosas.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Colombo, Sri Lanka
Kandy
Kandy é conhecida como a capital das montanhas e está situada a 115 quilómetros de Colombo. A cidade destaca-se pela sua beleza e por ser o coração do budismo Cingalês, por ser o lugar onde se guarda o Dente de Buda.
Começando o recorrido pelo Lago, artificial e rodeado de montanhas, pode-se passear por uma vereda contemplando as árvores e as mansões.
Caminhar pela cidade é uma delícia. No meio das ruas e bazares sempre animados como o Mercado Municipal com aroma das frutas tropicais, o Centro das Artes e Artesanato e o Dalada Maligawa, conjunto arquitectónico formado por pavilhões cor de rosa com tectos vermelhos onde encontra-se o Templo do Dente de Buda, principal centro religioso dos budistas. No mês de Julho enche-se de vida durante o festival que ali se celebra com milhares de peregrinos, elefantes belamente adornados, dançarinos, acrobatas e milhares de luzes. A relíquia guarda-se num cofre rodeado por outros seis cofres num santuário protegido por cristais. Ao lado do Dalada Maligawa está o Museu Nacional e o Museu Arqueológico.
Além do Templo do Dente de Buda, destacam outras construções religiosas como o Templo de Kataragama, muito animado, Templo de Vishnú, o de Pattini, de Natha Devala do século XIII, o Mosteiro de Asigiriya com uma interessante biblioteca e o Mosteiro de Malwata de finais do XVI.
Outros lugares turísticos são a Igreja de São Paulo onde segue o culto anglicano, o Castelo da Colina de onde se avista uma magnífica panorâmica da cidade, o Santuário Udawattakele situado no bosque húmido com numerosas aves, o Jardim Botânico de Peradeniya na qual se destaca o pavilhão de orquídeas, Katugastota onde pode-se desfrutar do banho diário dos elefantes e o Templo Degaldoruwa, subterrâneo e com formosos murais.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Kandy, Sri Lanka
Dambulla
Ao norte de Kandy podem-se visitar vários lugares turísticos como os jardins de especiarias de Dambulla, com um excepcional conjunto de templos-grutas escavados na rocha, com formosas estátuas, talhas e pinturas, onde se reúnem numerosos budistas para meditar.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Dambulla, Sri Lanka
Sigiriya
Sigiriya, denominada a montanha de leão, acolhe um palácio com salões, habitações, terraços, maravilhosas pinturas do século V, lagos e jardins que se completam com uma impressionante estátua de um leão do qual somente se conserva as patas. Na base da montanha existem duas cidades fortificados rodeados pela selva.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Sigiriya, Sri Lanka
Polonnaruwa
Também nesta zona se encontra Polonnaruwa, capital do reino do século XI ao XIII. O conjunto arquitectónico levanta-se ao redor de um lago artificial e está composto por palácios, pontes, salas de reuniões, banhos reais, mosteiros, dagovas colossais e diversos templos entre os quais se destacam os de Lankatilaka e Tivanka, com formosas decorações de estuque e ladrilho e o de Vatadage, de forma circular com numerosas estátuas de Buda. Em cada uma das suas quatro entradas ergue-se uma minúscula dagova central. Os monumentos mais famosos de Polonnaruva são os Calosos de Gal Vihara, gigantescas estátuas de Buda em diversas posições talhadas em rocha.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Polonnaruwa, Sri Lanka
Nuwara Eliya
Nuwara Eliya, antigo enclave britânico, é um povoado com grande encanto que se percebe passeando pelas suas ruas onde se encontram construções tipicamente inglesas como a Casa da Rainha, o Hipódromo e a Oficina de Correios, ou navegando em bote pelo lago Gregory ou desfrutando com as árvores e jardins do Parque Vitória.
Nos arredores de Nuwara Eliya destacam-se os Jardins Botânicos de Haggala com uma formosa roseira, a Rocha da Quijada, a Reserva da Hagkala, as Plantações de chá, as Planícies de Horton, espaço natural de grande beleza onde flúem os rios Walawe, Mahaweli e Kelani, Wellimada com as cavernas de Istripura, Haputale e Bandarawela, um povoado muito pitoresco.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Nuwara Eliya, Sri Lanka
Cultura
Quando o assunto é arte e música, nenhuma divisão pode ser traçada para separar o Sri Lanka da Índia e do resto do mundo. De facto, ao longo do tempo, todas as belas artes do Sri Lanka evoluíram como parte da Maior Tradição Indiana. Atualmente as novas tendências da arte vêm do Ocidente, de forma que arrulhos portugueses e hinos cristãos combinaram-se aos "ragas" do norte da Índia e aos cantos budistas e tornaram-se parte da herança musical da ilha.
O Sri Lanka não é rico apenas em música, mas em dança também. As suas formas de danças populares associadas ás tradicionais, logo se tornaram moda. A Fundação Channa e Upuli de Dança, e artistas brilhantes como Chitrasena introduziram a rica tradição do Sri Lanka, no mundo, em forma de dança.
George Keyt era um dos maiores artistas do Sri Lanka que fez sua marca através do seu estilo único e mostrou a vida do Sri Lanka em forma de arte. Sua arte era reconhecida por sua vibração e realidade.
Festivais e eventos
O Sri Lanka conta com numerosas festas e festividades que são principalmente religiosas, o que não significa que não sejam menos animadas. As ruas vestem-se de variadas cores e os habitantes vestem suas melhores roupas, enquanto que a música toca.
Em Janeiro homenageia-se o deus Sol no Thai Ponga. A primeira procissão que congrega multidões é durante o Festival Duruthu onde se comemora a visita que Buda fez a Kelaniya.
No mês de Maio, em Vesak, durante o dia de lua cheia, comemora-se o nascimento e a morte de Buda. As casas e ruas iluminam-se com lâmpadas de papel oferecendo um bonito espetáculo ao entardecer.
Em Junho celebra-se o Poson, festival em que se agradece a entrada do budismo no país. Numerosos peregrinos dirigem-se aos adornados templos de Mihintale e Anuradhapura.
Julho e Agosto são os meses em que se celebram os principais festivais no Sri Lanka.
Em Kandy, durante os dias de lua cheia, comemora-se o Esala Perahera, o mais famoso e também o mais animado, sobre tudo na última noite. As ruas da cidade inundam-se de peregrinos que caminham em procissão até o Templo do Dente de Buda, onde se guarda essa relíquia do deus. Dos quatro santuários saem as divindades principais de Kandy, acompanhados por mais de cem elefantes formosamente adornados, enquanto os músicos, acrobatas e dançarinos com enfeites de prata, brincos, cinturões e peitorais com joias seguem o ritmo insistente e rápido da música com movimentos muito estudados. Um elefante de grande tamanho leva somente o cofre onde é guardado o Dente de Buda, já que o dente jamais abandona o santuário.
O outro evento é a Peregrinação de Skanda em Kataragama. Fiéis de todos os credos sofrem com gosto as penitencias verdadeiramente cruéis para conseguir o favor de Skanda, o destruidor dos obstáculos para o qual não há nada impossível. Podem-se ver pessoas que atravessam distintas partes do corpo, sobretudo a língua, com objetos pontiagudos, prendem fogo na sua boca com pastilhas de alcanfora, dançam com arames nas costas e cordas nas pernas ou caminham sobre brasas em chamas, chegando inclusive a lançar petróleo para atravessar as chamas. Este espetáculo religioso celebra-se nas duas semanas de Julho antes da lua cheia.
O 15 de Agosto é o Festival de Madhu onde se festeja, pelos cristãos, a Virgem Maria.
Nos meses de Outubro e Novembro celebra-se o festival das luzes, Deepavali.
O Dia de Sangamitta comemora-se durante a lua cheia de Dezembro. Crê-se que nestas datas a princesa Sangamitta chegou à ilha com a raiz da Árvore da iluminação, procedente da Índia.
De Abril a Dezembro milhões de peregrinos sobem ao Pico Adão para homenagear a marca das pegadas de Buda. Conta a lenda que Adão e Eva se refugiaram no topo desta montanha de 2.600 metros de altura depois de ser expulsos do paraíso. A subida realiza-se de noite para chegar ao pico ao amanhecer.